nelson Escreveu: companheiro jfneves , o meu trás sensor de choc com afinação ,sirene ,telecomando ,botão panico ou sos ,e corta corrente ,o que chamamos de corte combustivel.
O GPS-Tracker que vou hoje mesmo instalar, também dispõe dessas "chinesices" todas, no entanto só vou aproveitar duas ou três. O meu modelo, GPS 103B, é muito semelhante ao do companheiro Nelson e custou-me cerca de 45€.
É tão completo, que o Sr. Director da AT (Autoridade Tributária), deu-se ao trabalho de me escrever a pedir informações detalhadas sobre o mesmo, pensando eu que certamente pretendia adquirir um igual. Todo solicito, enviei-lhe de imediato via email e em PDFs, fotografia com o GPS-Tracker e conjunto de acessórios, nota de encomenda com preço do ebay e comprovativo de pagamento via PayPal. O "ingrato", após toda esta disponibilidade e trabalheira, no final presenteia-me com cerca de 21€ de taxas alfandegárias!!!!!!!! Ou seja, cerca de metade do custo da mercadoria, ficando o custo final do aparelho próximo dos 66€.
Mas voltando a coisas mais concretas, no meu post anterior, o que pretendia realçar era para a conveniência dos companheiros que têm instalado este tipo de dispositivos, fazerem um pequeno ensaio relativamente à função de corte de combustível, porque, poderão pensar que realizam o corte de combustível de uma forma permanente e na realidade a mesma só perdura por cerca de três ou quatro minutos.
Tal foi o que aconteceu no ensaio que efectuei no meu dispositivo, e penso que o mesmo é similar aos demais que se compram nos mercados habituais.
O relé é instalado em série no circuito de alimentação da bomba de combustível, isto nos motores com common rail, ou no fio da electroválvula dos motores com bomba injectora. É um relé normalmente fechado, isto é, os bornes 30 e 87a estão permanentemente ligados. Mesmo que o GPS-Tracker esteja desligado, o circuito de alimentação da bomba está fechado. Um dos bornes da bobine do relé, o 85 por exemplo, está ligado ao positivo (+) e o outro, o 86, está ligado ao GPS-Tracker.
Quando é enviado o comando para o corte do combustível, no meu caso concreto ""DY+password", o dispositivo vai "injectar" o (-) no borne 86 do relé, este atraca e abre o circuito de alimentação da bomba do combustível (bornes 30 e 87a abertos), deixando esta de funcionar e por consequência o motor.
Se porventura o larápio efectuar várias tentativas para repor o motor em funcionamento, após o motor ter sido desligado, ao fim daquele tempo ( 3/4 minutos), o motor pega novamente, pensando o proprietário que o veículo está imobilizado.
Existem outras desvantagens que convém ter em atenção, tais como: 1) - O aparelho dispõe de duas antenas, uma de GSM, outra de GPS, e principalmente esta última, que têm que estar num local visível, logo facilmente detectáveis, normalmente próximo do para-brisas para poderem receber e enviar os sinais; 2) - O aparelho dispõe de um LED indicador, que de noite o torna bastante detectável, pelo que é necessário dissimular esta luz; 3)- Por cada SMS enviado, o custo ronda os 0.36€ (no meu caso o cartão Vodafone mais simples), pelo que não é propriamente barato, tendo que haver muita contenção. Só nos ensaios, gastei rapidamente os 15€ do cartão, mais um carregamento de 10€!!!!!!!!!, dado que por vezes, o aparelho envia uma série de SMS`s de "rajada". É muito trabalhador e não nos quer privar de informação.!!!!!!!!
Além de tudo isto, os "amigos do alheio" estão na maior parte das vezes um passo à frente das mais recentes tecnologias e em constantes cursos de actualização e pós-graduação.
Na minha AC disponho de bloqueador de pedais, alarme, corte de combustível dissimulado, telefone GSM com detector de movimento que efectua automaticamente uma chamada para o meu telefone em caso de entrada no interior da AC e vou instalar o GSM-Tracker.
No final de Junho, vou para Itália, país onde a ladroagem actua mais num sistema grossista, ou seja, em vez de roubar umas caixitas do TIR, levam logo o TIR e a mercadoria para o "serviço" ser mais completo e só não levam o motorista, já que normalmente são de muito alimento, por conseguinte tornam-se muito dispendiosos. Á medida que se desce para o calcanhar da bota, os perigos sobem exponencialmente e a especialização é mais refinada. Só espero que não haja uma encomenda "online" para o modelo da minha AC, caso contrário, todos os dispositivos instalados que relatei, servem pura e simplesmente para nada.
Voltando ao GPS-Tracker, e já que não sou especialista, pretendia uma ajuda de quem saiba mais do asunto.
Quando solicito a localização do veículo, o aparelho envia via SMS as coordenadas, latitude e longitude, em formato decimal e com toda a precisão, conforme confiro através do meu GPS.
Quando carrego no botão de SOS, a mensagem da localização que recebo, é com coordenadas do tipo lat: 4109.83777; lng:00837.70294, formato que desconheço. Ou seja, se colocar a casa decimal a seguir ao primeiro dígito, "atira-me" para uma localização a cerca de 40/50 Km da real.
Agradeço desde já a informação possível.
Cumprimentos,
Fernando Neves