Manifesta - Montalegre

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Manifesta - Montalegre

Mensagempor vitorandrade » quarta jul 06, 2011 9:52 am

Programa
http://manifesta2011.wordpress.com/

Como poderão ver, muita coisa acontecerá no decorrer da Manifesta.

O AC não poderia estar ausente, pois continuo a pensar que é no contato com os atores locais que se encontram as soluções para muitos dos nossos problemas.
Também, aí, nem sempre, as coisas são fáceis, mas não é simplesmente acusando que se faz seja o que for. É participando, estar lá e argumentando. Nesse sentido lá estarei dinamizando um debate sobre o tema

No espaço da Manifesta foram criadas as condições para nos receber, com local para despejos e abastecimento.

Venham daí, participem e mostrem que o AC tem potencialidades e pode dar contributos decisivos nos processos de desenvolvimento local.

Um abraço
"um povo que não é esclarecido por filósofos é um povo condenado a cair sob o domínio de charlatães" Condorcet
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor oscarsousa » sexta jul 08, 2011 8:10 pm

boas companheiro,
vi gostei segundo dizem no blog é junto ao rio ? ha mais alguma indicação?

possivel alternativa ao litural norte chuva :)
BONS PASSEIOS DE AC

______________________________
BRURSTNER A535
_______________________________

AC = SEM MARCAÇÕES SEM HORÁRIOS
Avatar do Utilizador
oscarsousa
 
Mensagens: 135
Registado: quarta ago 05, 2009 10:27 pm
Localização: Vila Verde > Braga

Mensagempor vitorandrade » terça jul 12, 2011 6:50 pm

Quando ia para a MANIfesta sabia que ia dinamizar um debate sobre o potencial que o AC pode ter nos processos de desenvolvimento local (DL). Sabia também que havia a possibilidade de fazer, lá, a manutenção da minha autocaravana. Também sabia que iria encontrar muitas pessoas amigas/conhecidas destas andanças do DL e que conhecem o que penso duma possível parceria entre o DL e o AC.
Parti com um dia de atraso, chegando mesmo em cima da hora da tertúlia. Pelo caminho, ainda longo, fui organizando as ideias, não sabendo o que me esperava.
Quando cheguei, não escondo alguma desilusão. A Manifesta não tinha assim tanta gente como me fui habituando ao longo de anteriores edições. Pela cabeça já me tinha passado essa possibilidade. Montalegre não é já ali para um grande número de pessoas e a crise, sempre presente, também não ajudava nada. Paciência, há que ir ao trabalho.
Na tertúlia estavam meia dúzia de pessoas e o dono do "Poeta", café onde se realizava, muito indignado, dizia que havia que apoiar mais este tipo de iniciativas. Os ACs quando por ali passavam dinamizavam os restaurantes e o comércio.
O debate foi interessante e quem participou ficou a conhecer mais o AC.

Terminado o debate prometi ao dono do "Poeta" falar com as entidades locais, Câmara Municipal e Eco Museu, sobre a possibilidade da AS ficar disponível para utilização futura.
Assim fiz. Sabia que iria ter essa possibilidade noutra temática em que também participava.
Assim que a possibilidade surgiu, apresentei-me e coloquei-lhes diretamente a questão.
Porque é que tendo todas as condições para receber condignamente os ACs, não o permitiam? Após alguma argumentação o único problema que subsistia era o de o espaço ser o da realização da feira e de algumas outras atividades. Esclareci-os que isso não era problema porque o que se pretende é um estacionamento sem reserva do espaço. Se o estacionamento está ocupado nessa hora e nesse dia ou se procura outro lugar ou se vai embora.
Com esta argumentação ficou decidido que a AS ficaria disponível sempre que o espaço não estivesse ocupado. Ganhámos uma AS de serviço, senão todos os dias, mas quase todos.

Aqui ficam as coordenadas - N 41º 49’ 22’’ W 07º 47’ 10’’

E algumas fotos https://picasaweb.google.com/vtor.andrade/ManifestaMontalegre?authkey=Gv1sRgCL3u14r7nZudzQE#slideshow/5628513648137253714
"um povo que não é esclarecido por filósofos é um povo condenado a cair sob o domínio de charlatães" Condorcet
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor joaquim » terça jul 12, 2011 6:59 pm

Desculpa lá Vitor, qualquer coisa me passou porque não entendi essa de existir uma AS em Montalegre e não poder ser utilizada, podes esclarecer melhor sff...?
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor vitorandrade » terça jul 12, 2011 7:41 pm

Boa tarde Joaquim,

Não existia nenhuma AS em Montalegre. Quando eu soube que a Manifesta de 2011 ia ser lá e como desde a última, em Peniche, que eu tento envolver o AC com o DL, avancei com a ideia de fazer lá um encontro de ACs no decorrer da Manifesta. Desta forma não seria apenas eu, embora já com o apoio do CPA, a tentar passar a mensagem.

O problema é que, apesar de alguns esforços nunca consegui a confirmação de que se iria inaugurar a AS.
Através da ANIMAR sabia que poderiamos ir, que iriamos ter água e sítio para despejar numa adaptação de uma estrutura de apoio a algumas atividades da feira, mas nunca consegui obter a confirmação de que poderíamos vir a usufruir daquele espaço futuramente.

Assim fui para lá sem poder fazer qualquer apelo para estarmos presentes para além de o de participar na Manifesta.
Para mim, e já para um pequeno grupo, entendo como estratégica uma aliança às instituições do DL. Serão elas, através dos seus projetos que teriam muito a ganhar connosco, mas tudo isto ainda não é perceptível no seu seio. Eu tenho vindo a fazer algum trabalho nesse sentido, mas não é coisa que se faça de forma rápida.

Foi no decorrer da própria Manifesta que houve a possibilidade de se ultrapassarem alguns obstáculos e aquilo que estava ser feito para nos receber para a Manifesta ficasse disponível para ser utilizado daqui para a frente, tendo obtido a autorização para fazer a divulgação.

Também por aqui se vê que não é suficiente ter razão, é necessária persistência e argumentação nos sitios certos.
"um povo que não é esclarecido por filósofos é um povo condenado a cair sob o domínio de charlatães" Condorcet
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor José Queirós » quarta jul 13, 2011 5:37 pm

Muitos parabéns e muito obrigado!
Montalegre e os autocaravanistas estão de parabéns. A bela Vila Transmontana porque certamente será mais visitada e como tem tantos "argumentos" certamente lá vão ficar uns eurozitos...
Os autocaravanistas porque agora têm melhores condições para serem felizes em Montalegre...
Abraço.
José Queirós.
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm


Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes