II Encontro autocaravanista do ACP 3, 4 e 5 de Junho

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Mensagempor maprista » quinta jun 02, 2011 7:28 am

Acho que com este tipo de conversa não vamos a lado nenhum.Lembre~-se dos ajuntamentos que havia em Tavira com mais de uma centena de autocaravanas sem condições e praticando autocaravanismo selvagem.Alem disso o momento é de pensar no futuro,e deixar esses pormenores para tras,a atitude em si demonstra tudo,e garanto que o Engº macario Correia desde a primeira hora deu sempre o seu apoio a este projecto.
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
Avatar do Utilizador
maprista
 
Mensagens: 165
Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm
Localização: Faro,Estoi

Mensagempor caraujo » quinta jun 02, 2011 9:30 am

Bom dia,

Nunca estive em Tavira, como autocaravanista, e por isso não posso comentar nada directamente.
A minha observação tem por base aquilo que está descrito aqui no forúm, em que a quem lê (não por experiência própria) fica-se com a ideia de se ter feito uma caça ao Autocaravanista.

Se a questão se põem no sentido da utilização de grandes espaços para o AUTOCAMPISMO, então tenho que ser o primeiro a juntar-me ao Sr. Eng. Macário Correia!
Se assim for peço desculpa pelo meu post, ou melhor, pelo "espírito" do meu post.

Sobre os grandes ajuntamentos:

Esse é um facto lamentável, pois faz transparecer aquela ideia dos autocaravanistas fazerem "Acampamentos de Ciganos" (aqui o termo Cigano a ser utilizado sem qualquer conotação racista), mas esta situação não vai ser fácil de resolver.
Ora vejamos o rácio AC/LOCAL vai ter é a tendência para aumentar, uma vez que só aos pouco, aqui e acolá vão surgindo locais no Algarve para as AC, mas que não consegue acompanhar o défice do número de AC, que é cada vez maior (estrangeiros e portugueses).
O outro lado da questão, e que em muito contribui para esta situação, é o sentimento de segurança (real ou fictício) que os AC sentem aos se juntarem uns aos outros...e a pouco e pouco a galinha enche o papo...e quando se dá conta existem 30,40 ou 50 AC aglomeradas. Nestas condições é fácil haver a mistura de AUTOCAMPISTAS com AUTOCARAVANISTAS e logo paga o justo pelo pecador.
Falo por mim, em certas zonas prefiro antes dormir acompanhado do que sozinho (vá nada de pensamentos indignos! :lol: ).

Não há dúvida que só aumentando em muito as zonas apropriadas para AC, podemos aos poucos e poucos dimínuir o rácio AC/LOCAL e não há dúvida que existe gente com espírito de luta que o tem feito, e aqui vai um grande bem haja a todos esses.

PS- já agora, sabem que por lei nenhum de nós pode fazer "Campismo Selvagem", mas se for um Acampamento Cigano, está aprovado???? São coisas da lei!

Um abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Reflexão e opinião

Mensagempor alexandrechora » quinta jun 02, 2011 10:19 am

Boas a todos

Sem querer de forma alguma acusar ou defender ninguém, certo é que a politica autarquica pouco está directamente relacionada com a tutela central, pelo menos nestas questões. Isto ao ponto da perseguição muitas vezes solicitada á medida ás forças de segurança publica locais, por quem? pelas autarquias, e porquê? e aqui surge o fulcro da questão, o ônus regular afirmado em estandarte é o impacto ambiental que os autocaravanistas originam, como se fossemos todos um grandes porcos.... o estacionamento abusivo... como senão pagassemos os nossos impostos pelo uso da autocaravana, depois vem a questão do impacto visual... para mim são meras questões....

A grande questão e fulcral é que as autarquias creêm que nós somos turistas de segunda e que pouco ou nada beneficiamos a economia local, e por isso preferem os verdadeiros turistas de hotéis e que alugam apartamentos, segundo a opinião das autarquias estes sim devem ser recebidos de braços abertos.... e esta foi a postura inicial dos autarcas das regiões litorais especialmente o Algarve, e o Sr. Eng. Macário não é excepção á regra, bem pelo contrário..... Actualmente este sr. e outros autarcas com o mesmo carisma, reposicionam-se.... Porquê?

Chegaram á conclusão; que os turistas de segunda (ACs) deixam mais receitas locais do que os turistas de Hotel e de Apartamentos. E como estes são cada vez mais escassos e poupadinhos.... pudera que não fossem com os tempos actuais, finalmente perceberam que as autocaravanas poderiam complementar e ajudar a quebra de receitas....

Ou seja, a coerência destes senhores politicos é sempre muito volatil...
"Mas mais vale tarde do que nunca"... como reza o velho ditado...

Quer queiramos ou não teremos sempre de viver com este tipo de perfil, e a melhor forma é confrontar e sensibilizar, abrir horizontes pensar no futuro e acreditem ou não o autocaravanismo faz parte do futuro...

Por isso é de louvar o esforço destes companheiros que tentam e concretizam estes espaços em colaboração com as autarquias.... mas eu não esqueço o passado aprendo a viver com ele.... mas não temos alternativa, se queremos mais locais destes....

Um abraço para os intervenientes deste post, que acredito que sabem de onde vêm e para onde querem ir, apenas por vezes existem caminhos diferentes a percorrer, em que cada um escolhe o seu, mas que quase todos os acs responsaveis encontram-se no final....

Mas por favor, apenas em meu nome o peço... politica aqui só nos prejudica.... penso eu de que.....

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Reflexão e opinião

Mensagempor António Esteves » quinta jun 02, 2011 5:56 pm

alexandrechora Escreveu:Boas a todos

,
Por isso é de louvar o esforço destes companheiros que tentam e concretizam estes espaços em colaboração com as autarquias.... mas eu não esqueço o passado aprendo a viver com ele.... mas não temos alternativa, se queremos mais locais destes....

Um abraço para os intervenientes deste post, que acredito que sabem de onde vêm e para onde querem ir, apenas por vezes existem caminhos diferentes a percorrer, em que cada um escolhe o seu, mas que quase todos os acs responsaveis encontram-se no final....

Mas por favor, apenas em meu nome o peço... politica aqui só nos prejudica.... penso eu de que.....

Cumps

Alexandre


Subscrevo na totalidade a opinião do companheiro Alexandre,
Quem faz autocaravanismo, sabe que não há muitos anos quem quisesse fazer a manutenção da autocaravana tinha que ir pernoitar a parques de campismo, ou então desenrascava-se nas casas de banho publicas de parques de estacionamento. Ainda hoje existe esta ideia, só que, se de repente, todos os autocaravanistas se lembrassem de passar a pernoitar em parques de campismo, estes já não chegavam para o número de ac que se observam em certos locais.
A curto prazo será necessário arranjar condições para acolher estas ac e as autarquias poderiam tirar um rendimento desta necessidade.
Será neste sentido que tenho a certeza que a mentalidade está a mudar.
Agora não podemos é (na minha opinião) associar esta necessidade a favores politicos, porque como diz o Alexandre só ficaremos a perder...
António Esteves
 
Mensagens: 84
Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm
Localização: Portela

Mensagempor ZecaSantos » sexta jun 03, 2011 3:44 pm

Companheiros boa tarde,

Tem-se atacado muito as autarquias esquecendo-se do mau comportamento dos proprietários de autocaravanas que deram origem a mal entendidos, e como todos sabemos ainda dão.

Hoje os autarcas estão a mudar de opinião, muitas vezes não só pelo lucro que as AC trazem mas pela defesa do ambiente.

É a defesa do ambiente aliada às vantagens económicas que tem feito as autarquias mudarem de mentalidade. Mas isto leva tempo e nós nem sempre temos disponibilidade para chegarmos à fala com eles, e há quem nunca a tenha.

Vamos ver o que vai ainda aparecer até ao fim deste ano.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Anterior

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes