Rotas

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Rotas

Mensagempor ingles » domingo dez 13, 2009 7:31 pm

Olá companheiros,

Um dos locais mais apraziveis em que estive parqueado, nas minhas mini-férias, foi na Manta Rota.

Entrei na localidade, porque há vários anos não a visitava, segui a indicação de praia e qual não é o meu espanto quando me confronto com um parque de estacionamento ao longo da praia com mais de uma centena de autocaravanas estacionadas.
Há um bom super mercado com tudo o que é necessário a cerca de 150m do parque de estacionamento. Há um esgoto, no parque, onde fazem os despejos, a tampa tem uma corda para facilitar a abertura. Quem necessita de água abastece-se nos chuveiros existentes ao longo da praia.

Povàvelmente, este local é do conhecimento da grande maioria autocaravanista, no entanto aqui fica a referência.

Saudações,

Ingles
ingles
 
Mensagens: 21
Registado: domingo nov 22, 2009 7:14 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo dez 13, 2009 8:11 pm

Caro Ingles:

Resta saber se o esgoto a que se referiu conduz as águas para uma central de tratamento, ou directamente para o oceano, com os custos ambientais inerentes, como sucede em tantos casos por esse país fora. O pormenor de o abastecimento de água ser realizado a partir dos chuveiros da praia faz crer que a autarquia ainda não cuidou da existência de infraestruturas necessárias à permanência condigna de ACs, pelo que temo sobre o destino final do esgoto em causa.
Infelizmente continuamos à espera de uma política global para acolhimento de ACs.
Em todo o caso fica a sua informação, que será certamente útil a muitos de nós.
Faço votos de boas e muitas rotações.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Parqueamento em Manta Rota

Mensagempor NMartins » domingo dez 13, 2009 9:24 pm

Boa Noite a todos os companheiros.
O tópico sugere-me o seguinte comentário que aqui não traria se não viesse agora a propósito
Será que o parqueamento referido já não tem o sinal de proibição de parqueamento para AC´s?
O que me chocou foi ver, em pleno Verão, um número elevado de AC´s portuguesas e estrangeiras (é certo que uns vão atrás dos outros!) utilizando a área como autentica AS para autocaravanas, apesar dos sinais bem evidentes de proibição.
Acho que para sermos bem acolhidos temos de nos comportar de modo razoável, aceitando, mesmo que contrafeitos, as imposições legais que nos colocam.
De outro modo sujeitamo-nos a que os outros automobilistsa a quem este parqueamento se destina nos olhem de lado, e teçam comentários bem desagradáveis, como alguns que ali ouvi, e que atingem todos os autocaravanistas que procuram sê-lo na verdadeira acepção do termo.
NMartins
NMartins
 
Mensagens: 39
Registado: terça mai 29, 2007 9:57 pm
Localização: Amadora

Mensagempor Luis Camelo » domingo dez 13, 2009 9:40 pm

Olá companheiros

À cerca de 4 anos estava nesse estacionamento eu e um italiano surfista, a G.N.R. :twisted: apareceu e mandou-nos embora, eu como português vim, para não ter problemas, o italiano não ligou nenhuma, não sei se continuou lá.
Havia à chegada ao parque uma feira de artesanato, com muitos africanos e outros a dormir nas carrinhas e urinar contra as paredes, mas mesmo assim não consegui demover o guarda.
A partir daí nunca mais fui ao Algarve. :roll:
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo dez 13, 2009 9:43 pm

Companheiros:

Eu não quis chegar a tanto, mas face a este lúcido esclarecimento do NMartins, a que todos devemos dar a devida atenção, estão confirmados os meus receios de que nem tudo estaria bem...
O pormenor de os sinais de proibição de estacionamento de ACs (existentes em qualquer lugar) poderem eventualmente ser ilegais não vem ao caso, e não desmerece em nada a chamada de atenção deste nosso companheiro.
Impõe-se, mais do que nunca, uma coordenação estratégica que permita conduzir à prossecução de uma política nacional para acolhimento e pernoita de ACs.
Prometo o meu humilde contributo a todos aqueles que, tendo bem mais capacidades e conhecimentos do que eu, queiram e consigam trabalhar eficazmente para este objectivo.
Saudações a todos
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Rotas

Mensagempor ingles » domingo dez 13, 2009 10:49 pm

Companheiro,

Pareceu-me que o esgoto referido faz parte integral da própria rede de esgostos da localidade, a tampa com o cordão é idêntica às outras, embora desconheça o destino final do resíduo.

O parque de estacionamento é composto por duas áreas de estacionamento, bem definidas e separadas por uma zona de lazer e à entrada de ambas tem dois grandes distícos, que resumo: É proíbido acampar com tenda, caravana ou autocaravana ao abrigo da legislação em vigor.
Por baixo do distíco à entrada da área sul, tem uma placa que diz: É expressamente proibido estacionar autocaravanas ou autovivendas de 15 de JULHO a 15 de SETEMBRO. E, assim cada um de nós faça o juízo que entender.

Saudações,

Ingles
ingles
 
Mensagens: 21
Registado: domingo nov 22, 2009 7:14 pm

Mensagempor Aleluia » domingo dez 13, 2009 11:14 pm

Boa noite, companheiros;

Não nos podemos esquecer, que a 10Km da Manta Rota, temos a área de serviço de Castro Marim.

Boas voltas;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda dez 14, 2009 12:16 am

Companheiros:

O problema acaba por ir sempre parar ao mesmo: a confusão frequente das autoridades entre estacionamento e acampamento...
Isto só termina quando existirem suficientes áreas para estacionamento e pernoita de ACs, de preferência com pontos de descarga para águas sabonetadas e, se possível, WC químico. Isto sem prejuízo de as ACs poderem estacionar noutros locais que, então sim, face à existência de alternativas, não lhes estejam claramente interditos.
Pessoalmente tenho dúvidas de que a proibição de estacionamento de ACs seja legal. Julgo que não está prevista no Código da Estrada, o qual apenas permite interditar o estacionamento de veículos ligeiros ou pesados, ou ambos. Mas melhor dirá quem estiver mais informado e atento do que eu.
Relativamente ao esgoto, mesmo que seja encaminhado para uma central de tratamento municipal, receio que corramos sempre o risco de ser multados por ali não existir uma informação a autorizar a sua utilização para esse fim específico. Não será por acaso que na minha conta da água vem descriminada uma "tarifa de disponibilidade de saneamento (esgoto)" e ainda uma taxa de "utilização de saneamento"!!! As autarquias, sobretudo em períodos de maior sensibilidade (no verão), são por vezes muito ciosas dos seus "direitos", podendo remeter a actuação dos autocaravanistas para infracções do tipo «despejo na via pública», invocando a existência da tampa do esgoto naquele local apenas para manutenção da infraestrutura do saneamento.
É o país que temos...

Boas rotações
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor cookie » segunda dez 14, 2009 8:35 am

Efectivamente é ilegal proibir o estacionamento das AC´s. Se dormirem lá dentro sem sequer abrir as janelas ou estender o degrau, não podem ser multados por tal.

deixo URL aqui o link de um documento/esclarecimento do comando geral da GNR que encontrei no site de um companheiro.

o melhor é andar com uma cópia do documento e mostrar aos guardas caso haja problemas.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor Luis Nascimento » segunda dez 14, 2009 5:18 pm

O caricato da coisa é que muitas vezes nem as áreas de serviço podemos utilizar porque estão ocupadas por outros veículos.
Já não é a primeira vez que me dirijo à área de serviço de Aveiro e estão camionetas estacionadas em cima da zona de despejos, dificultando e às vezes impedindo as tarefas manutenção.
Afinal quem é que anda a transgredir?

Imagem

Abraço,
Luis
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

fotos..............

Mensagempor decarvalho » segunda dez 14, 2009 11:37 pm

Viva Luis Nascimento
e demais leitores do FORUM

A questao que levanta é muito interessante e neste momento (desde apenas ha cerca de um ano) ha um organismo ofical que é o INIR
que se ocupa do estudo de legislação e regulamentos sobre infra-estrturas em auto-estradas, Os IPs e estradas nacionais (tudo quanto não é centros urbanos)

Ora neste momento esta precisamente me estudo uma revisão de regulamentos sobre varios assuntos que muito interessam aos autocaravanistas, e uma associação de autocaravanistas ja foi solicitada a dar sugestões sobre alguns assuntos pendentes.

Estou certo que no inicio do ano..havera noticias e oportunidades para açções institucionais, que na falta de uma federação de autocaravanismo, nem por isso ficarão sem defesa ....institucional....e representativa, à exacta escla de quem se sinta representado.

interessante era sim, listar aqui publicamente os temas que nos preocupam a todos...eu avanço (nada de ser com S.Tomás e pregar uma coisa e fazer o inverso como tanto se ve por ai...)

aqui ficam sugestões para se debater democraticamente, quanto mais forem aprofundadas em publico e participadamente, mais elas atingirão o estatuto de questões institucionais e representativas das propostas dos autocaravanistas...

- aumento do periodo de 12h de permissao de estadia em auto-estrada (deveria ser ...de 24h? isso permitiria a pernoita, o jantar e o descanso sem problemas e receios de agravamento de portagem)

- a existencia WI FI para internet gratuita nas areas de abastecimento das auto-estradas pelo menos nas zona publicas dos restaurantes

- a definição de melhor equipamento nas zonas de repouso e torna-las mais acessiveis a veiculos do tipo autocaravanas. (estacionamento , largura e raios de viragem)

- a existencia da possibilidade de reabastecimento de electricidade ainda que pago, bem como de agua potável (garantidamente potavel) ainda que paga.

Etc, etc.

Ou não sera assim?

NOTA para o moderador
Este post, embora na sequencia de anteriores talvez devesse ser autonomizado, ou agregado a outro mais adequado, ou ainda...alterado o titulo do tópico para ser mais facilmente encontrado por quem o procura
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo


Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes