Marrocos

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Marrocos

Mensagempor Haddock » sábado ago 15, 2009 9:09 pm

Primavera de 2010. Marrocos. O projecto está aì.
Compra de cartas e guias; consulta intensiva de blogs e forums, principalmente franceses.
Haverá algum companheiro com vontade e possibilidades de fazer companhia.
E alguém que já tenha feito e possa dar algumas dicas?
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Haddock

Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm

Ok

Mensagempor decarvalho » sábado ago 15, 2009 10:26 pm

semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor majv » domingo ago 23, 2009 8:29 pm

Chegado hoje do sul de Espanha, e levar com um tópico destes....
Companheiros Haddock e Decarvalho...não me torturem...PLEASEEEEEEEE..... :cry:
Tal como já escrevi em MP ao Haddock, o meu "dossier" fica á sua inteira disposição.
Já passou pelas mãos do Companheiro Menezes, de Aveiro, o qual, ou ainda anda lá por Marrocos, ou já andará na Tunisia, pois tinha esse objectivo (e tempo....)
Voltaremos a Marrocos logo que seja possivel, mas quanto a Primavera não vai ser possivel.
A nossa ida este ano, foi retardada uma semana e o regresso antecipado em igual periodo...não era nada que não fosse previsivel, aconteceu.
Agora há que ter pensamentos positivos, e prova disso foi esta semana entre Isla Cristina e Punta Umbria, mas isso será descrito noutro tópico.
Um abraço a vocês, e quando quiserem, o "dossier" está á disposição...
MV
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

marrocos

Mensagempor decarvalho » terça Oct 13, 2009 3:26 pm

Ora vivam...

mais uma informaçao de visitas organizadas a Marrocos e com custos... obviamente.

quem quiser ver tem um video de 25 minutos de uma das viagens organizadas pela empresa comercial buena ruta----limite de 6 autocaravanas de cada vez....no fim do ano, março e maio proximos

ora vejam
http://www.buenaruta.com/articulos/BR-N ... L-PLUS.asp
semovente...
em:
decarvalho

Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

sem desistir...

Mensagempor decarvalho » quarta nov 04, 2009 11:49 pm

Ora vivam potenciais interessados...

mais uma dica

Imagem
semovente...
em:
decarvalho

Re: Marrocos

Mensagempor ANTRES » quinta jan 21, 2010 12:57 pm

Haddock Escreveu:Primavera de 2010. Marrocos. O projecto está aì.
Compra de cartas e guias; consulta intensiva de blogs e forums, principalmente franceses.
Haverá algum companheiro com vontade e possibilidades de fazer companhia.
E alguém que já tenha feito e possa dar algumas dicas?

Estou finalmente a ultimar as minhas viagens a Marrocos 2006 e 2007.
Em 2008 e 2009 - foi apenas de passagem para a Guiné-Bissau.
Poderão colher dicas (ainda actuais) - AQUI:

2006 - http://autocaravanaspt.blogspot.com/200 ... chive.html

2007 - http://autocaravanaspt.blogspot.com/200 ... chive.html
ANTRES

Registado: domingo dez 23, 2007 11:21 am

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado jan 23, 2010 12:29 am

A todos os companheiros que já visitaram Marrocos, coloco aqui a seguinte equação:
Só disponho de um período de férias suficientemente longo (duas a três semanas) no mês de Agosto. A minha AC não dispõe de ar condicionado, problema que não tem solução porque entronca no problema do excesso de peso. Algum dos companheiros viajou por Marrocos nestas condições de "déficite refrigeracional" durante o mês de Agosto? Será recomendável fazê-lo? O que podem dizer-me sobre isto?
Obrigado.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor majv » sábado jan 23, 2010 10:31 am

Companheiro,
Marrocos em Agosto e sem ar condicionado...aconselho-o a não se meter nessa.
No ano passado, em Junho, já eu cheguei a apanhar 45 graus, e valeu-me o ar condicionado.
Sei de quem, também em 2009, mas em finais de Julho, tenha apanhado 50...
Por outro lado, atenção que Julho, e principalmente Agosto, pelos relatos já lidos, aquilo é "demasiado" movimentado.
Os meses mais calmos, igualmente pelo que li, e soube por lá, são entre Abril e Junho.
E, realmente, tivémos dias, de não nos cruzarmos com uma unica AC, pois em Junho já práticamente não há franceses por lá.
Este ano, tenciono lá ir 3 semanas em Maio.
Boas voltas
Manuel Vitorino
majv

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado jan 23, 2010 12:15 pm

Obrigado pelas informações.
Vou seguir o seu conselho e, com toda a probabilidade, viajar para Norte. Já me bastou o verão passado no norte da Itália, íamos morrendo com tanto calor e humidade...
Boas rotações.
Henrique Fernandes

Mensagempor majv » sábado fev 20, 2010 4:17 pm

Falando de Marrocos.
Após as férias-2009 um pouco "atribuladas", mas nada que não estivéssemos já á espera, voltaremos a Marrocos no próximo mês de Maio.
Tal como ficou combinado no momento de decidir o regresso no passado dia 21 de Junho, será no mesmo local, Mouley Bousselham, que iremos pernoitar dia 1 de Maio, partindo á descoberta de lovos locais e não deixando de voltar a visitar alguns já conhecidos.
A experiência do ano passado, só possivel graças á consulta de blogs e fóruns sobre Marrocos, levou-nos a tomar a iniciativa de fazermos a "limpeza" a alguns materiais didáticos que havia cá por casa e já não eram, nem seriam mais, utilizados.
Aqui e ali, fomos distribuindo pelas crianças que viamos dirigirem-se ou regressarem das escolas.
O sorriso e satisfação que vimos naqueles muitos pares de olhos, levou-nos a decidir fazer este ano a mesma coisa, ou ainda algo mais.
Se em 2009, apenas levámos material escolar, para este ano, já fomos preparando alguns sacos com roupas de criança, brinquedos e algum calçado, que de nada já servem cá por casa.
Diria que é "2 em 1", faz-se limpeza e vai-se dar a quem muito precisa.
Quanto a material escolar, este ano, e face á "limpeza" feita no ano passado, estou pior, mas ainda se vai arranjando qualquer coisa.
Se algum de vocês quiser ver-se livre de algum material desse, e se quiser que o mesmo siga até Marrocos, poderá enviar-me uma MP, e logo se arranjará maneira de o recolher a tempo.
Mas atenção: eu vou de autocaravana, e não de camião ou numa qualquer caravana humanitária...portanto, limitado a peso e volume, isto é, tudo o que puderem e quiserem disponibilizar, nunca poderá ser em grandes quantidades.
A preparação da minha viagem já começou, esperando sinceramente que, lá pelo meio, o meu caminho se cruze com o do nosso companheiro Hadock, quanto mais não seja para bebermos uns "canecos".
Boas voltas
MV
Manuel Vitorino
majv

Mensagempor José Fernandes » sábado mar 06, 2010 4:28 pm

Caros companheiros, acedi ao blog do companheiro ANTRES e fiquei agradavelmente surpreendido por saber que durante o inverno um grande número de autocaravanistas resolvem permanecer no continente africano (alguns até ao limite dos 6 meses, conforme li).

Confesso que já visitei Marrocos, mas daquelas visitas com guia, ou seja, visitas que me obrigam a ir para os locais que eles querem e não o que eu desejaria ir. Fiquei com vontade de conhecer mais e depois de ter consultado o blog, a minha vontade aumentou vertiginosamente. :D

Contudo, verifico que o companheiro ANTRES nunca foi sozinho para Marrocos, e uma das minhas dúvidas principais é a segurança que existe, pois, uma vez ao visitar uma Medina na Tunisia confesso que fiquei com MEDO quando me perdi e me vi rodeado de pessoas com aspecto, no mínimo estranho, naquelas vielas estreitas.

Companheiros, alguns de vós ja viajaram sozinhos para África de autocaravana? Se já o fizeram seguiram algum trajecto mais seguro? Que conselhos me poderão dar? Grato pela vossa ajuda.

Cumprimentos.
José Fernandes
José Fernandes

Registado: segunda mai 18, 2009 9:51 pm

Mensagempor time_out » sábado mar 06, 2010 9:35 pm

José Fernandes Escreveu:... uma vez ao visitar uma Medina na Tunisia confesso que fiquei com MEDO quando me perdi e me vi rodeado de pessoas com aspecto, no mínimo estranho, naquelas vielas estreitas...

Caro

As pessoas com aspecto, no minimo estranho, são seguramente tunisinos. Não é o aspecto que o terá de preocupar quando viajar sozinho por terras africanas ou outras paragens.
Em qualquer parte do mundo, inclusive neste cantinho à beira mar plantado, há que ter cuidados relativamente com a segurança, nas quais o senso comum é o que deverá ser mais frequentemente usado.

Relativamente a Marrocos faz anos que o visito quer só quer em grupo, não de autocaravana mas para o efeito é igual, e nunca tive problemas. Claro que evito algumas zonas, tal como por cá tambem as evito!
Conheço pessoalmente marroquinos (os tais tambem de aspecto no minimo estranho) que visito sempre que ando pelas suas zonas.

Com a autocaravana é perfeitamente possivel ir-se até às portas do deserto já que cada ano que passa a rede viaria de Marrocos aumenta.

Cuidados a ter:
Excessos de velocidade - Controles frequentes nas autoestradas, estradas, povoações e dentro das principais cidades. Possuem radares fixos e pistolas. A multa é paga na hora.
Caminhos de montanha - Em caso de estar a chover cuidado com as enxurradas, frequentes e com efeitos devastadores. Cortes de estradas frequentes.
Viajar de noite - Evitar conduzir de noite (excepto nas cidades ou autoestradas). Carros sem luzes, carroças, etc...
Alimentação - Nunca beba água sem ser engarrafada (mesmo no duche fechar bem a boca e lavar os dentes com água mineral ou desinfectada), verduras lavadas e desinfectadas.
Crianças - Se parar e se vir rodeado de crianças mantenha todas as portas fechadas, as suas mãos são muito rápidas....
Combustivel - Para sul evite colocar gasóleo sem ser nas estações de grande movimento. Os motores de nova gração agradecem que só use gasóleo de qualidade (gasóleo mais caro). Para se usar o outro deverá dotar o circuito de alimentação de um filtro extra.

Heverá muito mais mas deixo as restantes para quem já viveu Marrocos em autocaravana.

Um abraço
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor majv » domingo mar 07, 2010 6:43 pm

Colocada: Dom Jun 14 2009, 19:25 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Depois de contra-tempos de ultima hora, semi-inesperados, não nos foi possivel sair dia 30, tal como previsto.
Todavia, dia 5, ao final da tarde, lá nos fizémos á estrada, e ás 10h da manhã de sábado, já estávamos a embarcar em Algeciras.
De momento estamos em Sidi-Ifni.
Tem sido maravilhoso.
Ver o pôr do sol e o nascer do mesmo nas dunas de Merzouga, com deslocação "dromedárica", é algo para não se esquecer na vida.
Dar uma volta em torno dessas dunas, e estar em contacto com Nómadas e com uma colónia Sudanesa...idem, idem...
Falar das Cascatas d'Ouzoud...só mesmo vendo, porque em palavras é dificil.
Já começei a publicar qualquer coisa no Blog, mas começar a sério a descrição desta aventura, ainda não.
São tantas as belas imagens guardadas nas nossas memórias, que nem sei quando conseguirei passá-las a escrito.
Até lá,
Um abraço e boas voltas

Nota:
Apenas por curiosidade, neste Camping em que me encontro em Sidi-Ifni, paga-se 60 Dh (5,43€), por AC+2 pessoas+electricidade+duches de água quente+despejos de cassetes+despejos de águas cinzentas+ internet.....
Acho que não me esqueci de nada.
Até parecem os preços de Portugal.....

Isto foi o que escrevi no dia 14 de Junho de 2009, num outro tópico.
Andámos sozinhos, tivémos dias de não ver nem uma unica AC.
Momentos de susto: ZERO
Momentos de medo: ZERO
Momentos em que arriscámos alguma surpresa: ZERO
Não será por acaso que voltamos lá em Maio, e de novo avançamos sózinhos.
Dado que este ano, vamos um mês mais cedo, temos esperança de encontraramos por lá ainda alguns franceses, para além de um encontro OBRIGATÓRIO com o nosso Companheiro Hadock, que, também ele, vai avançar sózinho, para uma viagem de 2 a 2,5 meses.
A viagem constará de 5.000 kms, 3.200 dos quais em solo Marroquino.
Travessia para Tanger, dia 1 de Maio, e regresso dia 29 ou 30 do mesmo mês.
Manuel Vitorino
majv

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo mar 07, 2010 8:36 pm

Bolas, bolas, bolas!!
O Manuel Vitorino é um torturador nato!
É tudo a fazer-nos inveja. E nós aqui neste Portugal com este tempo apodrecido...
Boas rotações, do fundo do coração.
Henrique Fernandes

Mensagempor José Fernandes » domingo mar 07, 2010 8:48 pm

Caro time_out e demais companheiros, quando me refiro a aspecto no mínimo estranho estou a tentar dizer que este caso passou-se numa Medina e numa ruela mais recondita que realmente era assustadora e já vi imensos muçulmanos que em nada me amedrontam. Foi apenas um caso que me aconteceu e já fui 3 vezes à Tunisia e a Marrocos 2, e tudo absolutamente normal, fiquei fascinado pelos costumes, tradições, feiras, etc etc. Daí a minha enorme vontade em conhecer mais e agradeço desde já as opiniões e conselhos dados, que me estão a ser bastante úteis.

Cumprimentos.
José Fernandes
José Fernandes

Registado: segunda mai 18, 2009 9:51 pm

Próximo

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes