Les plus beaux villages de France

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Les plus beaux villages de France

Mensagempor Papa Léguas » domingo ago 09, 2009 4:18 pm

AS MAIS BELAS ALDEIAS DE FRANÇA

Les plus beaux villages de France (As mais belas aldeias de França) são referidas numa página electrónica que pode ser consultada em http://www.les-plus-beaux-villages-de-france.org/ e que é da responsabilidade da Associação « Les plus beaux villages de France » que não obstante só ter sido criada em 6 de Março de 1982 já tem, embora poucas, associações congéneres noutras partes do mundo.

O Papa Léguas decidiu viajar pelas Aldeias mais belas de França e, na impossibilidade de visitar de uma só vez todas as aldeias, optou por um enquadramento Regional.

Ao sul de França situam-se as regiões de Aquitaine, de Midi Pyrénées, de Languedoc Roussillon e de Provence Alpes Côte d’Azur que englobam 74 das consideradas mais belas aldeias francesas. Simultaneamente foi incluída na viagem a visita às “capitais” dos Departamentos inseridos nas regiões referidas, bem como algumas outras cidades de notoriedade assegurada.

A viagem, que teve lugar entre 1 de Julho e 5 de Agosto de 2009, demorou 36 dias ao longo de 7626 Kms e teve um custo global de, aproximadamente, 1800 euros, dos quais os gastos com combustível se aproximaram dos 1000 euros.

A reportagem fotográfica constituída por 3274 fotografias pode ser vista na FOTO GALERIA IV do Blogue do Papa Léguas.

A sequência do itinerário foi programada pelo “Microsotf AutoRoute 2007” e a opção das estradas a seguir foi deixada à “responsabilidade" do GPS “TomTom”, ajuda por vezes preciosa na descoberta de caminhos alternativos aquando de engarrafamentos. O recurso a mapas foi muito pontual (talvez uma ou duas vezes) mais para nos situarmos do que para encontrarmos uma rota.

Os locais de pernoita, decididos diariamente em função do sitio onde nos encontrávamos e sempre a partir das 18 horas, estavam já inseridos no GPS (POIS/PDIs), bastando “pedir” uma relação das Áreas de Serviço, Parqueamentos e/ou Parques de Campismo mais próximos para optarmos. Muito esporadicamente recorremos ao livro “Aires de Services Camping-Car”.

A utilização de Parques de Campismo foi extremamente diminuta, não obstante se considerar obrigatória, de 10 em 10 dias, para lavagem e secagem de roupa e para um pouco mais de repouso.

Nas Áreas de Serviço (na sua maioria gratuitas) constatámos que os franceses (na generalidade) não abriam toldos, não cozinhavam fora das caravanas, mas colocavam mesas e cadeiras e comiam ao ar livre. O Papa Léguas e apenas em algumas áreas mais recolhidas, utilizou as cadeiras para um “relax” de fim de dia.

Coibimo-nos de relatar as emoções de toda uma viagem que aconselhamos a fazer. As fotos que dispensamos na FOTO GALERIA IV do Blogue são uma muito leve amostra da beleza com que nos deparámos. Contudo, nenhuma foto, nos transmite as emoções que são diferentes de pessoa para pessoa, já em função da respectiva cultura, já em função da respectiva sensibilidade, nem nos transmite os sons, os cheiros, toda uma atmosfera que só é possível sentir presencialmente.

No Blogue do Papa Léguas estão disponíveis para serem "descarregados" 7 documentos contendo informações sobre toda a viagem, nomeadamente os locais de pernoita.

Nos diferentes trajectos entre os diferentes destinos desejaríamos fixar e poder transmitir toda a inenarrável beleza que tivemos o privilégio de por pequenos momentos encher as nossas “almas”.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes