Desfolhada em Covas do Monte

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Mensagempor PJCC » quinta Oct 16, 2008 10:41 am

salome dias Escreveu: :D :D :D q idade têm as suas pestinhas?


O pestinha tem 1 ano e 8 meses e a pestinha tem 4 anos e 9 meses.

Mas têm um elevado indíce de mobilidade, penso que são os efeitos secundários das passeatas na Serra de Sintra :?

E agora até já acordam a horas mais decentes porque estamos a entrar no Inverno, porque de Verão, às 6 horas já estamos a mexer, o que vale é que a sesta é sempre de 2-3 horas :D
Vimara/Knaus 500 TKM
Toyota Hilux 3.0 D4D
Avatar do Utilizador
PJCC
 
Mensagens: 105
Registado: segunda mar 03, 2008 3:19 pm
Localização: Algueirão/Sintra

Mensagempor salome dias » quinta Oct 16, 2008 11:07 am

PJCC Escreveu:
salome dias Escreveu: :D :D :D q idade têm as suas pestinhas?


O pestinha tem 1 ano e 8 meses e a pestinha tem 4 anos e 9 meses.

Mas têm um elevado indíce de mobilidade, penso que são os efeitos secundários das passeatas na Serra de Sintra :?

E agora até já acordam a horas mais decentes porque estamos a entrar no Inverno, porque de Verão, às 6 horas já estamos a mexer, o que vale é que a sesta é sempre de 2-3 horas :D


então imagine 3 metralhas de 3 anos e meio, outro de 5 anos e 10 meses e ainda outro com 8 anos, q p além de n pararem, à noite nunca têem sono e de manha o galo acorda com o barulho deles. vai ser bonito vai.... :D
parece que já tou a ver as cabras a fugirem pelos montes acima 8)
salome e Cª, Lda
(Hymer C-CL 662)
Avatar do Utilizador
salome dias
 
Mensagens: 24
Registado: quinta jun 12, 2008 9:59 am
Localização: carcavelos

Mensagempor zejorge » quinta Oct 16, 2008 1:47 pm

Boa tarde a todos

Contra ventos e tempestades, :) :) confirmo a minha presença, e lá estarei no Inter de S.Pedro aguardando a vossa chegada.

Quantos somos a desfolhar o milho ????


Se não for antes, até amanhã, façam uma boa viagem.....


Cumprimentos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor PJCC » quinta Oct 16, 2008 4:07 pm

Caríssimos,

Para quem vem de Gondosende/Aldeia do Codeçal, qual será o melhor percurso?

É que ando a ver mapas 1/25.000 e até existe uma rede de caminhos apetecível, mas tenho de lembrar-me constantemente que não levo a pickup :? e tenho algum receio de desenhar um "track" para o GPS (levo sempre o que fala e o que se usa para navegação pura) que depois acabo por descobrir que não é exequível.

Quem for da terra e souber, agradecia!
Vimara/Knaus 500 TKM
Toyota Hilux 3.0 D4D
Avatar do Utilizador
PJCC
 
Mensagens: 105
Registado: segunda mar 03, 2008 3:19 pm
Localização: Algueirão/Sintra

Mensagempor Mario » quinta Oct 16, 2008 6:48 pm

Olá .
Contra ventos e marés lá estaremos em Covas do Monte na esperança ,aliás na certeza da colaboração do S.Pedro.

Até lá 8)
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Dematos » quinta Oct 16, 2008 7:40 pm

...do SãoPedro e do São Macário.
Boa estadia.
Saudações
Dematos
Dematos
 
Mensagens: 91
Registado: segunda Oct 02, 2006 10:34 am

Mensagempor vitorandrade » quinta Oct 16, 2008 10:14 pm

Olá companheiros!

Então parece que está tudo combinado.
Falei ao S.Macário para que ele fizesse diligências ao seu colega S. Pedro e ele segredou-me que no sábado vai haver sol em Covas do Monte.
Respondi-lhe que se tal não vier a acontecer iremos protestar quando passarmos à sua porta.

Companheiro PJCC eu gostava de o poder ajudar, mas o meu problema é que não sei onde fica Gondosendo/Aldeia do Codeçal. Se é ali para os lados de Castro Daire dá para atravessar o rio Paiva em Nodar/S. Martinho das Moitas e a estrada é acessível a qualquer carro, até a AC.

Até ao encontro na terra do grande rebanho

Vítor
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor Teresa » domingo Oct 19, 2008 9:39 pm

Boa noite
Covas do Monte ultrapassou de longe as nossas expectativas,experiência única,que ficará marcada para sempre na minha memória .

Parabéns ao Victor e a todos que com ele têm trabalhado neste projecto.

Fica a promessa de lá voltar,disposta a uma vez mais" regaçar as mangas"
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Mario » domingo Oct 19, 2008 10:29 pm

Olá.
Covas do Monte revelou-se uma agradável surpresa.
Excedeu as minhas expectativas, não tem espaços ajardinados, nem avenidas, quase nenhuma daquelas estruturas ou monumentos a que estamos habituados, desenganem-se os que pretendem visitar a Aldeia de máquina a tiracolo na expectativa do comum turista.

Covas do Monte é um território independente onde quem impõe as regras são a natureza, rude e agreste da serra á qual se junta o elemento humano configurado no punhado de habitante que com o seu saber ancestral retiram da terra tudo.

Este "tudo" tem um sentido muito mais abrangente que o normal ,é o centro do mundo .

Povoação isolada , com acessos dignos desse nome há pouco mais de uma vintena de anos é fulcral a interacção do visitante com os locais, aí é que começam as minhas surpresas alguns companheiros autocaravanistas são já considerados filhos da terra, confiança conquistada com trabalho ,o povo de Covas do Monte retribui com simpatia.

A nada disto será alheio o trabalho desenvolvido pelo companheiro Victor que culminou com a organização da desfolhada á qual aderiram os participantes com alegria e um desempenho frutuoso.

Boa disposição ,convívio, foram nota dominante neste fim de semana que para mim foi diferente ,aprendi muito escutei algumas explicações do Victor que me ajudaram a perceber um mundo que desconhecia por completo, em suma uma experiência inolvidável , a repetir.

Agradeço ao Victor o facto de ter lançado o convite que em boa hora aceitei, agradeço aos restantes companheiros e á população de Covas do monte.

Espero sinceramente que este tipo de iniciativas ajudem Covas do Monte a resistir e contribuam para a fixação de população jovem, garantia da sua continuidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor PJCC » segunda Oct 20, 2008 10:59 am

Nós também adorámos.

Uma aldeia a "sério"!!! Com um chão coberto de matéria típica de quem vive da terra e dos animais (surpeendentemente, sem grande cheiro), pessoas com outros modos de pensar e de estar na vida.

Deve ser um modo de vida saudável, pois aquelas "pastoras" demonstravam grande mobilidade :D

Gostei do grupo, pessoas simpáticas, interessadas e abertas. Ainda nos vamos ver mais vezes...

No Domingo, já não fomos ter a Covas do Monte, pois a noite foi uma surpresa de que não estávamos à espera. O convite partiu do dono das casas rurais e estendeu-se a todos os "clientes".

Música ao vivo, arroz picão e trutas de escabeche (nem sei qual estava melhor mas que abusei na quantidade não tenho dúvida), ampla selecção de vinhos (uffff, não havia morangueiro, só maduros do Douro e consegui introduzir dois ribatejanos para "arejar" o palato), das sobremesas já não consegui experimentar mais de 3, música ao vivo, amigos das redondezas a entrar e sair, conversa animada.

Os miúdos e esposa eram 9 horas estavam na cama, eu fui um "bocadinho" mais tarde, estava a 50 metros de "casa", e a festa acabou às 6 da manhã. E começaram às 2 da tarde de Sábado :shock: , que pedalada...

Mas no Domingo ainda comi cabrito, mas em Castro Daire/Mezio.

Penso que passei por dois elementos do Fórum, um na A1 às 16.30, ainda apitei, e outro na 2ª circular (uma RIMOR).

Deixo algumas fotos e votos de que se continue com estas iniciativas

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Vimara/Knaus 500 TKM
Toyota Hilux 3.0 D4D
Avatar do Utilizador
PJCC
 
Mensagens: 105
Registado: segunda mar 03, 2008 3:19 pm
Localização: Algueirão/Sintra

covas do monte

Mensagempor salome dias » segunda Oct 20, 2008 1:40 pm

o vinho não embebeda.... o vento não zurra.... afinal o q é q me empurra???
valeu mm a pena voltar a covas do monte. ai o q eu me ri.... ai tanta cabra....
obrigados a todos q tornaram possivel esse convivio, foi muito engraçado. divertimo-nos imenso na nossa primeira "desfolhada". esperamos q haja mais convivios destes, podem contar connosco. gostamos muito do grupo, do pessoal de covas do monte que mais uma vez nos recebeu muitissimo bem. tb mais uma vez obg ao s. pedro e s. macário pelo tempo q esteve muito bom.
ficamos a saber como era feito o vedante, e outras coisas, é sp bom saber.....
esperamos q para na proxima ida a "rotunda" :lol: esteja feita....

[/img]
salome e Cª, Lda
(Hymer C-CL 662)
Avatar do Utilizador
salome dias
 
Mensagens: 24
Registado: quinta jun 12, 2008 9:59 am
Localização: carcavelos

Mensagempor zejorge » segunda Oct 20, 2008 2:35 pm

Sensacional !!!!

Quero começar, por agradecer ao Victor, esta experiência fabulosa que me tornou muito mais rico no meu saber.
Foi efectivamente um fim de semana maravilhoso, principalmente por ser diferente, o contacto com aquele punhado de gente, que diáriamente e à custa de muito trabalho consegue sobreviver, a saída das 2.500 cabras, a desfolhada, as visitas guiadas ao lagar e aos moinhos, e por ùltimo aquela comida caseira feita em forno de lenha.........
Gostaria também saúdar o Graciano e o Serafim pela colaboração que têm prestado ao Vitor, e óbviamente a todo o restante grupo que foi maravilhoso.
Julgo que já esgotei todos os adjectivos qualificativos, mas peço ao Vitor que me faça um grande favor......... organize mais, desfolhadas, vindimas ou aquilo que entender, porque, eu, se me deixarem, direi presente !!!

Um grande abraço para todos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor vitorandrade » segunda Oct 20, 2008 7:50 pm

Antes de mais queria agradecer a todos os companheiros que participaram na desfolhada em Covas do Monte.

É claro que fazer o que fizemos este fim de semana em Covas do Monte não é turismo como o entendem as agências que o dominam e talvez por isso, nós AC, não somos bem vindos porque não nos temos deixado organizar/dominar por eles.

O que se pretende em Covas do Monte são turistas/visitantes que participam e por isso re/constroem o próprio lugar. Não é por acaso que alguns companheiros referem que ficaram admirados com a relação que outros já têm com as pessoas. Eles já fazem parte do processo, não são meros consumidores do que quer que seja, são participantes. São o outro lado da “moeda” andam juntos. Estando do lado de “fora” dão ideias que começam a ser aceites porque vêm de alguém que já faz parte da “família”.

O que se está tentar criar é um espaço que não sendo nosso nos possamos rever porque também o ajudámos a recriar. Assim quando ali vamos e deixamos lá algum dinheiro não só estamos a ajudar a sustentabilidade daquele espaço como estamos a dar sentidos para a mudança e a consequente adaptação daquelas gentes a uma coisa nova.

Quando avancei com a ideia da desfolhada tive algum receio porque, por um lado tinha a necessidade de alargar o grupo e por outro não sabia como os “novos “ aceitariam o que lhes ia ser proposto. Como puderam verificar a desfolhada não foi uma actividade etnográfica feita para turista ver e consumir, foi uma actividade agrícola a sério. Ora! Isto pode ser feito diariamente porque todos os dias há muitas coisas para fazer em Covas do Monte.

Gostei de ver que gostariam de lá voltar. É isso mesmo! Voltar lá muitas vezes e sempre com a alegria de quem quer mudar o mundo…

Agora para recordar http://picasaweb.google.pt/vtor.andrade/Desfolada#
Um abraço e até sempre
Vítor
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor ampguerra » segunda Oct 20, 2008 9:33 pm

Do companheiro Victor, já conhecíamos os dons e a vontade de promover as populações ditas mais abandonadas e que não conhecem o seu próprio valor e potencial.
Do lugar terei as melhores recordações impregnadas de um odor e alfalto muito peculiares. a paisagem... um deslumbre! A estrada, uma surpresa!
Das gentes recordarei a vivência (do que se pode conhecer em dois dias), a harmonia homem/natureza.
Do grupo fiquei com a melhor referência, tanto dos que tratam Covas do Monte por tu, como dos outros. Foi um grupo excelente, não podendo deixar de referir os pequenitos com uma autonomia fabulosa e um gosto espectacular pelo chão que pisavam.
Estaremos prontos para novos desafios venham eles do Victor, venham de quem precisar de companhia para zarpar por aí fora.
Saudações autocaravanistas
Avatar do Utilizador
ampguerra
 
Mensagens: 4
Registado: quarta Oct 15, 2008 8:09 pm
Localização: Coimbra

Mensagempor Aleluia » segunda Oct 20, 2008 10:22 pm

Amigo Victor, as fotografias são bem ilústrativas de um fim de semana bem passado e diferente.

Só tenho pena, é de uma coisa. Estar cá na ponta de baixo, deste nosso Portugal, que tem zonas tão belas e viveres tão diferentes.

Isto é que é, como diz o nosso companheiro Nuno Pires, o Portugal profundo.

Saudações companheiros;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

AnteriorPróximo

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 53 visitantes