Croácia

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Croácia

Mensagempor Mcas » segunda dez 10, 2007 12:04 am

Vivam!

Que tal a Croácia?

Depois de ter lido alguma coisa sobre o assunto, é unânime aqui em casa que a Croácia será o destino Verão 2008.

Que por lá andou não quer deixar-me um itinerário possível, aquela informação sempre útil (pernoitas, rest.; o " a não perder", etc.)? Quem sabe, fazer um relato?

A propósito de relatos, o da minha viagem à Noruega está quase pronto. Falta escolher as fotos (que são milhar e meio!!!).

Boa semana.

Mcas
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

croacia

Mensagempor decarvalho » segunda dez 10, 2007 10:36 pm

carissimo mcas

ja passei pela croacia mas ha uns anos...cinco...
se se dá bem com o frncês espreite este link que tem fotos e informaçao interessante...

e boas leituras e bons projectos!
http://errances.ovh.org/sloveni1.htm
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Paulo » segunda dez 10, 2007 10:44 pm

Mcas,

Se bem me lembro( :?: ), o nosso companheiro João esteve na Croácia no ano passado. Assim sendo, logo logo ele dará notícias.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor nuno soares » segunda dez 10, 2007 10:59 pm

A croácia é também para mim uma das possibilidades de destino de férias para 2008.



O joão já fez um pequeno relato da viagem em um dos tópicos do forum, era optimo se possivel fazer um relato mais detalhado, se não for pedir muito, com fotos, percursos, sugestões, etc.,e este ser disponibilizado na devida secção do CAMPINGCAR PORTUGAL. Fica o desafio...

Boas viagens,

NUNO SOARES
(BLUCAMP SKY 20)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor João » segunda dez 10, 2007 11:31 pm

E já são dois porque perdoa-me a inconfidência o Luís Camelo também está a pensar passar por lá.
Pois é verdade as férias passadas passei 11 dias na Croácia. A ideia inicial era realmente a Croácia mas um relato do Toni de Ros em viajarenautocaravana.com que dava conta da pouca hospitalidade para os AC fez-me pensar em ficar por Itália.
Acontece que depois de ver Sirmione, Pádua e Veneza a minha filha "atirou-se ao ar" quando lhe disse que a seguir tinhamos Florença,Pisa,Roma (mais monumentos).
Vai daí, não é tarde nem é cedo resolvi rumar à Croácia.
Afinal não é assim tão mau como se pintava para ficar fora de Campings (dormi 3 noites em Camping).
A zona por onde se entra, pegado a Itália, é uma península em triângulo invertido totalmente virada ao turismo de massas (montes de Alemães, Austríacos, Italianos). Os campings ocupam sempre a primeira linha de praia e é gente "aos pacotes". O lado leste desta penínsulanão está tão massificado porque não tem praias mas a paisagem é muito bonita. Dormi em Pula mesmo em frente ao Porto de onde saem os Ferrys. De manhã passa um tipo da câmara para cobrar o estacionamento. Pula tem um anfiteatro Romano muito bem conservado.
De Pula subi a costa, passei em Opatija (casas de férias espectaculares do tempo do império austro-hungaro) e Rijeka, uma cidade industrial sm nada para ver.Fui à ilha de Krk através de uma ponte com portagem muito alta e acho que não vale a pena. A seguir começa-se a descer pela estrada costeira, do lado esquerdo montanha e do direito o Adriático sempre com as ilhas de Krk, Cres , Rab e Pag como pano de fundo. Nessa noite fiquei em Karlobag no porto de pesca, num estacionamento com mais umas 15 AC's.
Passagem por Zadar e Sibenik sem parar e pernoita em Trogir que é património da Unesco e de noite é simplesmente espectacular. Gostei tanto que no regresso fiz lá mais uma escala. Para pernoitar é atravessar a ponte , virar à esquerda e seguir a estrada uns 500 metros, lado esquerdo.
Split é outra cidade a não perder por causa do Palácio do Imperador Diocleciano muito bem conservado e toda a zona da baixa com edifícios muito bonitos.
Sempre para sul entre Split e Dubrovnik encontramos Drvenik (uma aldeia, nada mais) onde apanhei o ferry (duas horas!) para a ilha de Korcula que aconselho a visitar por causa da capital e mais uma vez da paisagem. O regresso ao continente fi-lo pela península de Peljesac atarvessando para Orebic.
No caminho de Orebic para Dubrovnik existe uma cidade, Ston, com uma muralha gigante que protegia o acesso a um monte.
Eu fiz este trajecto de ir a Korcula e saltar para Peljesac porque com isso evitei de passar na zona de Neum que pertensc à Sérvia (11 km de costa)porque não tehho passaportes para a família e tinha lido que para a Croácia não precisava mas na Sérvia era aconselhável. No regresso fui pela Sérvia sem problemas.
Dubrovnik é o que se sabe,espectacular, monumental mas também teve o apoio da Unesco para a reconstrução. è melhor deixar a AC longe e ir de autocarro, mesmo para a minha AV foi complicado parar perto do centro.
No regresso e dependendo do tempo disponível dá para visitar o parque nacional de Krka, parque nacional dos lagos de Plivtice e as centenas de ilhas do arquipélago de Kornati ,também parque nacional.
Eu infelizmente não tive tempo para tudo porque tive que tomar uns banhos de mar pelo meio por causa dos putos.
É verdade quem estiver à espera de praia como nós a conhecemos desengane-se. São poucas as praias de areia, a grande maioria é mesmo cascalho.
O câmbio é muito estável (7.24 kunas=1 euro) e o gasóleo alinha mais ao menos com o nosso preço. Os bens de supermercado têm também preços aproximados aos nossos, nalguns casos ligeiramente mais caros, estou a lembrar-me por exemplo da água.

Já vai longa a prosa, se tiverem alguma pergunta mais concreta disponham.
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Croácia

Mensagempor Mcas » segunda dez 10, 2007 11:34 pm

Obrigado a todos.

SE (maiúsculo) tudo correr como previsto (e bem) lá para o dia 25 de Julho...partida!

Obrigado DeCarvalho pela info. Com pt, fr, it, es, uk, e alemão e russo de sobrevivência dá para percorrer a europa toda!!!! Encontrei tb um relato interessante no www.campingcar-infos.com. Muito bom.

Inté
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

croacia

Mensagempor decarvalho » quarta dez 12, 2007 9:59 pm

carissimo mcas

campings na croacia...
cá estão: http://www.camping.hr/
bons planos
Imagem
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor nuno soares » quinta dez 13, 2007 9:56 pm

Caro João,

Obrigado po ter aceite o desafio.
N seu relato diz que apenas dormiu 3 noites em campings. Existem estacções de serviço para AC? Existem muitas Ac a pernoitar fora dos parques?
O que achou da segurança do país, achou ser um país seguro?

Cumprimentos,

NUNO SOARES
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor João » sexta dez 14, 2007 11:43 pm

Boa noite Nuno

Na Croácia não existem áreas de serviço para AC. AC's fora de Camping (bastantes) vi em Trogir, Karlobag e numa prais perto de Dubrovnik de que não me recordo o nome. Na ilha de Korcula também não há problema de ficar no Porto onde se apanha o ferry. Em Orebic fiquei num parque de estacionamento particular em que a senhora cobrava se bem me lembro uns 7 euros mas sem mais condiçoes que não o estacionamento.

Insegurança na Croácia nunca senti, mas em Itália em àreas de AE não me senti à vontade e cheguei a continuar viagem para a estação seguinte por não gostar do "ambiente" daquela em que estava.
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Mensagempor Luis Camelo » sábado dez 15, 2007 2:09 pm

Olá companheiros

Como o João disse, eu estou a pensar ir à Eslovénia e Croácia.
Neste momento estou a planear a viagem, pois quando já tiver tudo alinhavado eu digo alguma coisa.
Para já obrigado João pelas dicas que dás aqui e as que me deste, quando visitava-mos a Vida Natura. O meu cunhado também lá esteve,mas com viagem marcada e guia, plano esse que eu também estou a analisar :roll:
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Relato de viagem

Mensagempor Mcas » quarta dez 19, 2007 1:14 am

Vivam!

Se não têm dificuldades com o francês, aqui vai um relato de viagem à Croácia que pode ser um bom ponto de partida para uma programação mais detalhada.

http://www.campingcar-infos.com/index1.htm . Aqui deve procurar-se "Croatie Septembre 2007", abrir o link e abrir o ficheiro respectivo...
Boa leitura
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro


Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 44 visitantes