Férias em Novembro - vamos para o Norte.

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Férias em Novembro - vamos para o Norte.

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta set 26, 2007 11:34 am

Ora pois aqui o Pluma ainda tem 2 semanitas de férias em Novembro 8) 8) 8)

Depois de arrancarem os cabelos de inveja :lol: :lol: , ajudem aqui o Pluma a dormir. Preciso apenas de algumas informações simples para pernoitar.

As localidades a visitar serão (espero eu) as seguintes: Castro Daire, Lamego, Sernancelhe, Penedono, Meda, Vila Nova de Foz Côa, Trancoso, Gouveia, Folgosinho, Linhares e Seia. Será tudo +/- por esta ordem.

Para pernoitar, estava a pensar nos parques de campismo das Termas do Carvalhal, no municipal de Lamego, na AS de Freixo de Numão e na Quinta das Cegonhas em Nabaínho. Se esta ultima já lá estive e sei que está aberto e com boas condições, já o restante não sei.

Os parques do Carvalhal e Lamego julgo estarem abertos só de verão, alguem me pode confirmar isso? Na AS de Freixo de Numão, gostaria de saber se os WC servem para as necessidades de higiene básicas e se é possivel pernoitar 3 noites consecutivas.

Para já acho que é tudo o que preciso, desde já o meu obrigado pela ajuda 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Teresa » quarta set 26, 2007 2:51 pm

Pluma,para já quero felicitar-te pelo percurso escolhido,sem duvida um bonito passeio,o problema está mesmo na pernoita,julgo mesmo que apenas a Quinta das Cegonhas estará em pleno funcionamento,(desvantagem das férias em Novembro,para quem viaja de caravana,principalmente sendo uma Pluma Weekend).Quanto à AS de Freixo de Numão ainda não tivemos o prazer de a visitar,mas existirá certamente outros companheiros que te poderão ajudar.
Já agora,em Lamego,não deixes de visitar uma Pastelaria Divinal que se situa mesmo por traz da Sé,além de bolos ainda tipicamente artesanais,fazem lá umas Bôlas :P :P mais não direi,experimenta e depois diz alguma coisa :wink:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta set 27, 2007 7:43 am

Companheira Teresa, essa da pastelaria valeu + que todas as informações sobre AS :lol: :lol: :lol:

Muito obrigado e fico a aguardar pelos restantes companheiros 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor EMAN » quinta set 27, 2007 8:46 am

Bom dia

Em 1º lugar que tenhas umas boas férias :wink:
Em 2º lugar, em Lamego tirando a Bôla (boa dica Teresa), o parque de campismo que fica bem lá no alto da serra é sazonal e só está aberto de Verão, independentemente de ser "mauzinho".
O que tem de espectacular lá no alto da serra é a vista para o rio Douro e a Régua, (visto de noite também é um espectáculo).

Em Freixo de Numão, se se mantiverem as mesmas condições, é possível utilizar os duches das instalações desportivas.
Não deixes de visitar todo o espólio arqueológico e o Museu da Casa Grande.

Em Gouveia há o parque da Federação (um pouco desviado e no alto).

Em Trancoso e estacionamento para visita, arranjas no largo em frente do mercado e onde também tens um restaurante, onde se comia bem (agora não sei).
Também tens as célebres sardinhas.

Na zona de Mêda, podes ir visitar o castelo de Marialva.
Se saires de Freixo de Numão, direcção Touça, Mêda, à entrada desta tens uma rotunda, viras à esqª ( a descer) e passados 1/2 dúzia Km tens indicação de Marialva.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Nuno Pires » quinta set 27, 2007 8:35 pm

Companheiro Pluma Weekend.
Desejo-lhe boas férias porque as minhas estão a acabar. :cry:
Falando de Parques de Campismo Castro de Aire e Lamego estão fechados, o de Lamego julgo que não abriu este ano, e o de Castro de Aire fecha no fim do mês.
Para ver Penedono, Meda, Vila Nova de Foz Côa e Trancoso, como tem caravana ( :oops: desculpe se estou a dizer uma barbaridade :oops: ), necessita de um sítio para a deixar, logo aconselho, por falta de opção, a área de Freixo de Numão ou Parque de Vila Flor.
Se for para a área de Freixo de Numão, atenção que a casa de banho é fraca (a nível de higiene), possuí três chuveiros que são comuns, e não tem sítio para lavar a louça, mas pode ficar o tempo que quiser desde que page 5€ por dia. Tem a vantagem de estar perto de todas as zonas que pretende. Em Freixo de Numão, fale com a rapariga da recepção e peça indicações de visita, foi o que fiz e correu bem, (Museu da Vila, as Ruínas Romanas e as do Prazo), se for, não leve a Caravana, pois acesso é bera. Também aconselho o Castelo de Numão e o Castelo de Marialva, são muito bons para quem gosta deste género de monumentos. No entanto chamo a atenção, se pretender visitar Foz Côa, deverá reservar com alguns dias de antecedência, pois eu fui a papo seco e voltei para trás sem ver nada.
Se precisar de mais alguma coisa diga, neste momento encontro-me no sopé da Serra da Estrela, contudo já percorri alguns sítios que procura. Mandava-lhe fotos mas não sei colocar no fórum. :?
E já agora boas férias. :D :D :D

Sítios Úteis

www.rtdaolafoes.com

www.acdr-freixo.pt

www.cmfcr.pt

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta set 28, 2007 9:08 am

Companheiro Nuno Pires, muito obrigado pelas preciosas informações. 8)

Já agora, e estando no topo de Portugal, que tal uma visita em Seia ao Museu do Pão? Os miudos (e o companheiro!) hão-de adorar, faz parte da minha lista de coisas a visitar. :wink:

A vantagem de ter caravana (não resisto a dizer isto :lol: ) é não ter de andar com um caixotão atrás o tempo todo, largo-a nos sitios onde acampo e depois dou as minhas voltinhas. Só lamento e começo a entender a falta que me fazia a caravana ser autónoma (gás, água, WC, electricidade....) mas isso pode ser que não falte muito para trocar, vamos a ver se me safo na próxima Nauticampo :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Teresa » sexta set 28, 2007 9:21 am

Pluma ,quanto ao museu do pão não deixes de fazer uma refeição no respectivo restaurante , que considero de carácter obrigatório (preferencialmente ao almoço...de certo que nesse dia não precisarás de jantar) :wink: :D
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Nuno Pires » sexta set 28, 2007 7:47 pm

Companheiro Pluma Weekend.
A Serra da Estrela não estava nos nossos planos para este ano, mas fica a dica. 8)
Se me permite, recomendo-lhe a volta que fizemos hoje: saímos do parque de Valhelhas direitos a Sortelha, (tem sítio para colocar a caravana ao início da vila), merece a pena, pois fica-se sem palavras. Vista a vila e sem perder tempo, Sabugal com um Castelo bombástico, de seguida Penamacor, cidade confusa mas com uma coisa que talvez lhe interesse, tem parque para deixar a caravana (link em anexo). Se ainda tiver forças e sem perder mais tempo (que vai precisar) Monsanto, assim que chegar ao posto da GNR logo depois da curva à direita tem um parque para estacionar (onde almocei por indicação da própria GNR que ali me deixou ficar), esse parque está quase sempre vazio, visite a cidade e se tiver pernas vá ao Castelo (quando lá chegar e olhar a sua volta o cansaço desaparece). Se houver coragem e folgo dê um salto a Idanha-a-Velha.
Do parque de Penamacor nada sei estou em Idanha-a-Nova a retemperar forças para o assalto :twisted: ao Castelo de Marvão. :twisted: :twisted:
Não sei se é o que procura, mas fica a dica, só uma pequena chamada de atenção, Monsanto e Caravana não é uma boa mistura, porque situa-se numa zona muito íngreme, a estrada é muito estreita e não tem muitos locais para fazer manobra, porque a aldeia situa-se no sopé da montanha.

Sítios Úteis: :wink:

http://www.sortelha.juntafreguesia.com/index.php

http://www.cm-sagubal.pt

http://www.cm-penamacor.pt/pcampismo/inicio.html

http://www.cm-idanhanova.pt/turismo/rot ... santo.html

http://www.cm-idanhanova.pt/turismo/rot ... velha.html

www.cm-penedono.pt

P.S. o sitio de Penedono escapou-me no outro dia. :roll:

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor albi » sexta set 28, 2007 10:34 pm

Pluma, toda a zona da serra e raia é um espectaculo para visitar, nesta altura parques de campismo esta um pouco mal.
Valhelhas fecha dia 30.
Penamacor fica a 14Km da vila e fica no meio de nada.
Ficas com Vale do Rossim (Penhas Douradas), Guarda, Covilha, Fundão, Castelo Branco e Idanha-a-Nova.
O da Covilha (tens dois) é uma boa opção para visitares o lado sul da serra, Belmonte, Sortelha e Sabugal mais a rota das aldeias de xisto da serra do Açor.
O de Idanha para visitares Penha Garcia, Penamacor, Idanha-a-velha, Monsanto.
Se pensares vir fazer esta zona e quiseres mais detalhes diz.

Saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sábado set 29, 2007 8:28 am

Muito obrigado pelas dicas, vai-se registando tudo que nunca se sabe se vai fazer falta! :wink:

Para o companheiro Nuno Pires, Marvão vale mesmo a pena, logo á entrada tem um parque de estacionamento enorme. Leve as pernas folgadas que vale a pena. :wink:
Uma voltinha em Castelo de Vide também não e nada mau, se quiser lá almoçar, perto da praça central, há um restaurante chamado "Os amigos", não se arrepende 8) Continuação de boa viagem.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures


Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 44 visitantes