identificadores para os recuperar quando se perdem

Legislação, truques e astúcias para tornar mais agradável a vida a bordo dos nossos companheiros.

identificadores para os recuperar quando se perdem

Mensagempor cookie » quinta jul 21, 2011 11:16 am

um dos cuidados que devemos ter todo o ano e que deve ser reconsiderado em tempo de férias é:

na coleira colocar a sua identificação bem como números de contacto bem visíveis! indicar se tem chip e, no caso de animais de raça pura incluir a informação de que o animal está castrado/ esterilizado (caso esteja) para que não haja a tentação de roubo para procriação e posterior venda das ninhadas

os azares acontecem a todos e por isso mesmo devemos fazer um pequeno investimento num elemento de identificação de boa qualidade.

neste momento apenas uma das minhas cadelas anda com um identificador, é a mais maluca e usa uma destas instantâneas:

http://www.rogz.com/home.htm

dizem que resistem a tudo inclusive a água mas... pelo sim pelo não vamos comprar duas destas:

http://www.encontra-me.org/identificacao

existem inúmeras possibilidades mas julgo que a durabilidade e a facil legibilidade (e acesso à informação de contacto) devem ser aspectos a ter como primordiais.

não pretendo com este tópico fazer publicidade a nenhum identificador em concreto mas sim apelar para que todos os que temos animais de companhia recorramos a esta estratégia e que, nalgum momento de azar, possa salvar a vida dos nossos animais de estimação.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor cookie » sexta ago 05, 2011 9:56 am

para além disto e obrigatório por lei chipar todos os animais nascidos depois de junho de 2008.

o registo do animal na junta de freguesia também é obrigatório assim como o pagamento da taxa correspondente (que me parece bem já que ao menos algumas juntas - não é o caso da minha- colocam dispensadores de sacos para a recolha dos dejectos dos animais).

os dados do chip são registados em duas bases de dados: SIRA e SICAFE e convém, ao fim de 2 meses verificar se o seu cão/gato se encontra efectivamente registado nas BD pois às vezes as juntas não fazem o serviço que deveriam fazer.

o chip, a inclusão dos dados actualizados dos donos e a medalha de identificação são elementos essenciais para prevenir futuros problemas.

a castração também mas é uma questão à parte...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor fluis » sexta ago 05, 2011 11:09 am

Bom dia,

Por acaso a nossa “pequenota” está “chipada” desde 2005, o que associado ao passaporte comunitário a permite acompanhar-nos quando viajamos pela Europa desde que, claro as vacinas estejam em dia e como tal assinaladas no pasaporte. Por acaso nunca fui confirmar que estava assinalada na B.D., alguma maneira de consultar isso on-line?
Editado pela última vez por fluis em sexta ago 05, 2011 12:46 pm, num total de 1 vez.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor cookie » sexta ago 05, 2011 12:30 pm

infelizmente não :-(

terá que ligar para os seguintes números:
Sicafe 217 808 208
Sira 213 257 812

caso algum dos patudinhos se perca, por favor coloquem anúncio em:

www.encontra-me.org é um meio bastante eficaz.

também funciona caso achem algum animal perdido.

pelo que tenho percebido, infelizmente as BD não funcionam muito bem, por isso não é de mais colocar uma chapinha de identificação na sua cadelinha. pense nisso.

é que há uma grande confusão pois muitas vezes as pessoas não registam o animal na junta de freguesia pois acham que o chip e o registo que o veterinário faz são suficientes. mas não são!!! o veterinário regista no SIRA e a junta regista no SICAFE... as bases de dados não estão sincronizadas e tudo isto gerou e ainda gera confusão...

SIRA- Sistema de Identificação e Registro de Animais: esta base de dados é gerida pelo Sindicato dos Médicos Veterinários (tel: 213 430 661).

SICAFE: (tel: 213 239 763) base de dados gerida pela Direcção Geral de Veterinária, à qual as Juntas de Freguesia, as Câmaras Municipais e ainda as forças de segurança têm acesso através de uma password. (retirado de: http://apaff.net/ver.php?id=2369)


pode enviar email para o sicafe@dgv.min-agricultura.pt julgo que poderão dar essa informação por essa via. eu estou a tentar dessa forma.
Editado pela última vez por cookie em sexta ago 05, 2011 1:26 pm, num total de 2 vezes.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor cookie » sexta ago 05, 2011 12:58 pm

já agora deixo também o link da listagem dos animais perdidos e achados emitida pelo ministério da agricultura.

http://www.dgv.min-agricultura.pt/xeov2 ... download=y

sei que nem sempre a inserção dos dados dos animais perdidos se faz com a celeridade necessária/desejada/exigida pelas situações mas enfim, é mais um recurso que pode ser útil.

a listagem é actualizada periodicamente (julgo que semanalmente).
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor cookie » sexta ago 05, 2011 2:06 pm

está a ver companheiro? eu convencida que as minhas estavam registadas nas duas bd e afinal só estão no sicafe.

e com a morada errada porque ou a junta não procedeu à alteração como lhe competia (e como eu pensei que tivessem feito porque demoraram eternidades a preencher as fichas das cadelas) ou então algo correu mal...

para a semana tenho que resolver esta embrulhada.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor fluis » sexta ago 05, 2011 2:10 pm

Boa tarde,

Simplesmente lamentável o funcionamento destas entidades.

Aproveito para agradecer as dicas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor cookie » sexta ago 05, 2011 3:54 pm

novo desenrolar... isto não é fácil de compreender mas aí vai:

os animais afinal ou estão numa base (SIRA) ou noutra (SICAFE). se estão no sira, cabe ao médico veterinário proceder às alterações necessárias na ficha/registo do animal, se estão no sicafe, cabe à junta de freguesia...

as juntas, na sua maioria, ou porque não lhes apetece ou porque não ligam nenhuma, muitas vezes deixam esse trabalho "secundário" para quando tiverem tempo, que é nunca.

na 2ª as minhas cadelitas vão levar a 1ª dose da vacina da leishmaniose e os dados de uma delas que consta do sira vão ser actualizados (morada). na 3ª à noite vamos à junta tentar perceber porque é que a morada da outra não foi actualizada aquando do pagamento do registo naquela mesma junta de freguesia há mais de 1 mês atrás. do sicafe já estão à espera que nessa mesma 3ª à noite seja enviado um fax com a devida alteração de morada.

na 4ª vou ver se no sicafe receberam o fax e se está tudo em ordem.

por isso repito: quem tem animais de estimação e gosta deles, confira todos os dados... mais vale prevenir...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Mensagempor cookie » terça ago 09, 2011 10:37 pm

os dados do sira já foram enviados na 2ª de manhã. quanto aos dados do sicafe, só hoje à noite pude tratar disso (a junta só funciona à noite e apenas 2 dias por semana) e comecei por perguntar porque motivo, passado mais de mês e meio os dados não haviam sido enviados para o sicafe. depois de umas tentativas de desviar o assunto lá assumiram o erro e disse-lhes que enviassem o fax agora de noite porque a pessoa do sicafe contava com o documento logo de manhã para tratar do assunto. tentaram mas não conseguiram. ficaram de enviar de manhã e eu fiquei de confirmar junto do sicafe e da junta.

para que vejam o laxismo, a incompetência e irresponsabilidade... enfim, conto ter o problema resolvido amanhã.

deixo aqui o apelo a todos os que têm cães chipados para confirmarem junto do sira ou do sicafe se os vossos cães constam da base de dados e com as informações correctas. porque sem isso, é o mesmo que não ter chip.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...


Voltar para Os nossos animais de companhia

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron