Ajuda precisa-se (Planeamento de Viagem)

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Ajuda precisa-se (Planeamento de Viagem)

Mensagempor quic0 » quarta mar 15, 2017 1:58 pm

Bom dia a toda a comunidade.

Gostaria de pedir a vossa ajuda e contar com a vossa experiência para vos pedir opiniões numa viagem que estou a pensar realizar em familia.

O destino será Itália. Viagem directa com (penso eu) apenas 1 dormida necessária no caminho. Uma vez em Itália, visitar o máximo de zonas possíveis, sendo que muito provavelmente será maioritariamente pela costa. Os destinos ainda não estão bem definidos, mas para já queria perceber o seguinte.

Contexto:
Somos 6 pessoas (5 adultos e uma criança de 4 anos) e não temos auto caravana. A ideia inicial seria levar 2 carros, mas no outro dia surgiu em conversa com um amigo sobre uma empresa que faz aluguer de auto caravanas (Camperline).

Analisando as possibilidades, a ideia seria alugar esta caravana:
http://www.camperline.pt/paginas/705/aluguer/#classe2

Não tendo qualquer tipo de experiência de caravanismo (algumas dúvidas podem vos parecer ridículas), estruturei as minhas dúvidas para que vos seja mais fácil responder a cada temática:

1) Sobre a auto caravana:
1.1) Acham viável a nível de banhos, uso do wc, energia, etc, considerando que são 6 pessoas? Isto é, qual seria em média a duração do depósito de águas limpas e da cassete?
1.2) Qual o consumo médio de uma viatura deste calibre?

2) Sobre a viagem (principalmente em Itália, pois será onde passaremos 80% do tempo):
2.1) A caravana pode circular em todo o lado?
2.2) A caravana pode parar para dormir em qualquer lado?
2.3) Qual o preço médio para parar a caravana num parque de campismo (caso nos deparemos com impossibilidade de aparcar)?
2.4) Tenho algumas preocupações a nível de segurança. É comum haver assaltos a auto caravanas estacionadas? Quais os cuidados a ter neste aspecto?
2.5) É possível fazer uma boa viagem sem recorrer a estradas com portagens?

3) Outros:
3.1) Existe alguma aplicação para telemóvel que permita usar GPS sem utilização de dados?
3.2) Existe algum sistema de hotspot gratuito de Wifi em Espanha, França ou Itália? Como costumam fazer?
3.3) Conhecem algum website / aplicação onde eu consiga ver os sítios onde posso abastecer o depósito de águas limpas bem como esvaziar a cassete?

A minha ideia aqui é tentar perceber se realmente compensará alugar a caravana ou levar os nossos carros pessoais.

Quais as vantagens / desvantagens que se lembram na "luta" levar auto caravana VS levar 2 carros.
As que me lembro seriam:
Vantagens Auto Caravana:
- Vamos todos juntos, ninguém se perde;
- As portagens (e talvez consumo de combustível) ficariam mais em conta;
- Poupa-se em dormidas e também nas comidas, uma vez que se pode cozinhar na caravana;
- Flexibilidade de horários (menos dependência de estadias);
- Desgaste inexistente nas viaturas próprias;

Desvantagens Auto Caravana:
- Estacionamento mais complicado em centros históricos;
- Viagem mais morosa;

Por ultimo, estou receptivo a qualquer tipo de comentário ou sugestão que possam, na vossa sabedoria, fazer.

Desde já agradeço o vosso tempo e peço desculpa por tantas perguntas, mas tratando-se de uma viagem que a nível logístico tem de ser bem preparada, quem melhor que pessoas experientes para me ajudar?

Um grande abraço e muito obrigado mais uma vez!

-
quic0
 
Mensagens: 3
Registado: quarta jul 22, 2015 4:58 pm

Re: Ajuda precisa-se (Planeamento de Viagem)

Mensagempor Rcopt » quarta mar 15, 2017 3:34 pm

1) Sobre a auto caravana:

1.1) Acham viável a nível de banhos, uso do wc, energia, etc, considerando que são 6 pessoas? Isto é, qual seria em média a duração do depósito de águas limpas e da cassete?
** 6 pessoas dificilmente tem deposito de aguas limpas e sujas para mais de 1 dia (6 banhos e lavagem de louca deve esgotar a capacidade instalada), mas isto depende de varios factores, por ex quantas meninas/mulheres sao, devido ao gasto de agua nos cabelos mais compridos. Quantos litros tem os depositos?

1.2) Qual o consumo médio de uma viatura deste calibre?
** Usualmente 10-12L mas tambem depende do peso total e peso do nosso pé

2) Sobre a viagem (principalmente em Itália, pois será onde passaremos 80% do tempo):
Aconselho a estacionar nos locais proprios a autocaravanas

3) Outros:
3.1) Existe alguma aplicação para telemóvel que permita usar GPS sem utilização de dados?
Estudar /imprimir os locais que pretende no site "park4night"

3.2) Existe algum sistema de hotspot gratuito de Wifi em Espanha, França ou Itália? Como costumam fazer?
nao conheco

3.3) Conhecem algum website / aplicação onde eu consiga ver os sítios onde posso abastecer o depósito de águas limpas bem como esvaziar a cassete?
Park4night, areas ac

Italia nao posso responder porque nao conheco.
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Ajuda precisa-se (Planeamento de Viagem)

Mensagempor Garrbel » quarta mar 15, 2017 6:12 pm

Boa tarde

Para recolher pontos (Poi's) para pernoita/despejos na Italia: http://www.camperonline.it/area_di_sosta_estero.asp

A água até pode durar para varios dias mesmo sendo 6 pessoas - depende de como a gastar, agora a sanita não há volta a dar para 6 há que a despejar todos os dias.

Rcopt Escreveu:aplicação para telemóvel que permita usar GPS sem utilização de dados


Tanto para Android como para IOS há aplicações para navegar com mapas incluidos (sem utilizar dados) e onde incluir os pontos (Poi's) - gratuitos ou a pagar. Eu uso o Tomtom. O amigo google trata disso!

Rcopt Escreveu:sistema de hotspot gratuito de Wifi

Que eu saiba funciona o Meo e a FonZon

Não esquecer de levar uma mangueira e um jogo de adaptadores para as diversas torneiras que possa encontrar (2 ou 3 tamanhos de rosca, uma tetina)

Boa preparação para boa viagem
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Ajuda precisa-se (Planeamento de Viagem)

Mensagempor MigSou » quinta mar 16, 2017 4:18 pm

Boa tarde,

Para procurar áreas de serviço e onde pernoitar pessoalmente prefiro o site http://www.campingcar-infos.com/Francai ... ays=ITALIE
Apesar de ser mais para França também tem as áreas de serviço de Itália (entre outros países).
Para mim, a grande vantagem deste site é o mapa (experimente no link acima clicar numa região de Itália).

Se tenciona seguir a costa recomendo-lhe uma paragem na zona da Cinque terre.
No caminho daqui para Itália (e vice-versa) evite a todo o custo a dormida no triangulo entre Carcassone, Beziers e Narbonne (zona conhecida pelos assaltos noturnos a ACs).
Pessoalmente gosto muito de ficar na área de Avignon (um pouco longe da vila mas como levo bicicletas faz-se bem) ou Aix-en-Provence. Se procurar aqui na zona das viagens aqui do Fórum encontra viagens de outros companheiros com recomendações.

Assumindo que querem todos tomar banho todos os dias, a autonomia para a água será de apenas um dia a menos que a Campileder tenha colocado um depósito extra para essa AC (o que dúvido).
Normalmente a AC virá com um depósito de águas limpas de 125L e depósito de águas sujas de 100L. Como diz o companheiro, se houver cabelos compridos, a autonomia de água será complicada.

A sanita terá que ser despejada todos os dias (lá em casa somos 4 e depósito da sanita só dura dois dias).

Supondo que andam um pouco todos os dias, de Verão, não deverão ter problemas de autonomia eléctrica. Tenham em atenção que normalmente as autocaravanas de aluguer não trazem conversor de 12V para 220V, pelo que apenas poderão carregar telemoveis, tablets e pouco mais. Isto pode ser importante pois eu tinha uma máquina fotográfica que apenas tinha um carregador de 220V.

2) Sobre a viagem (principalmente em Itália, pois será onde passaremos 80% do tempo):
2.1) A caravana pode circular em todo o lado?
A principio pode circular em quase todo o lado, poderá aparecer algum sinal a proibir a entrada a veiculos com mais de tres metros de altura, mas deverá sempre haver alternativas.

2.2) A caravana pode parar para dormir em qualquer lado?
Poder até pode mas não lhe aconselho.
Eu tento sempre estacionar em áreas de serviço (mesmo que pagas). Segurança acima de tudo e são sempre bem mais baratas que os parques de campismo.
Em Itália, se a área de serviço for privada (e mais cara) tem quase sempre Wi-Fi (lenta, não dá para ver filmes).
Em França e Itália quase todos os cafés e restaurantes tem Wi-fi gratuita (se comer lá peça a pass que dão-lha rapidamente).
Para visitar grandes centros urbanos o melhor é ir para uma área de serviço ou mesmo parque de campismo perto de transportes (de preferencia metro) e seguir com essa alternativa.
Por vezes, especialmente em França, aparecem uns aglomerados de ACs, se não lhe parecer mal, poderá dormir aí.
Por outro lado, mesmo que seja uma área de serviço se estiver vazia (rarissimo em França no Verão mesmo no interior), é porque os locais sabem de qualquer coisa que eu não sei e vou-me embora.

2.3) Qual o preço médio para parar a caravana num parque de campismo (caso nos deparemos com impossibilidade de aparcar)?
É dificil dizer porque existem muitos tipos de parques de campismo (de 1 a 5 estrelas). Mas seis pessoas, AC e electricidade, poderá ir dos 40€ (parque tres estrelas) aos 80€ ou mais. (parque 5 estrelas)
As áreas de serviço tenderão a ser gratuitas no interior e pagas nas zonas mais concorridas (entre 5 a 15 euros por noite). Poderá no entanto, haver uma ou outra mais cara.

2.4) Tenho algumas preocupações a nível de segurança. É comum haver assaltos a auto caravanas estacionadas? Quais os cuidados a ter neste aspecto?
Já respondido.

2.5) É possível fazer uma boa viagem sem recorrer a estradas com portagens?
Depende de si! Quem tem tempo e paciência para dar, foge das portagens. Quem não tem, paga as portanges.
Pessoalmente, quando vou em transito (de Portugal para Itália, por exemplo) pago as carissimas portagens de França, chego à zona de Itália que quero conhecer, abandono as auto-estradas. Claro que por vezes levo mais tempo a deslocar-me mas o objectivo é conhecer a zona (não passar por ela), também se encontram pérolas escondidas que não estavam em nenhum guia ou estes não lhes faziam justiça.

Para mim a grande vantagem da AC é que vão todos juntos mas não porque não se perdem, simplesmente porque vai ser uma grande aventura que tão depressa não se vão esquecer (especialmente os mais pequenos se os houver).

Um abraço.
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda precisa-se (Planeamento de Viagem)

Mensagempor Salazar » quinta mar 16, 2017 5:05 pm

É verdade que cada um é como é, mas isso para mim é um cenário de caos.

Ou se pernoita todas as noites em camping, para se poder estar à vontade para por mesas e cadeiras e se estar na rua, ou isso vai ser uma viagem horrível.
Coitado de quem dormir na cama da mesa e dos outros que tem de esperar que se levante para tomarem o pequeno almoço...
Coitado de quem tem de cozinhar para 6 numa AC. E de quem tem de lavar nem que sejam os tachos.
Uma AC com 6 pessoas é pior que um A320 cheio.

Para chegar a Itália (cerca de 2000km) em menos de 48h, a viagem vai sair-lhe caríssima (da carteira e do corpo). Como consumo de uma capuchinho a cerca de 120km/h pode contar com uns 15l/100. Mais portagens. Sai bem mais barato levar 2 carros. E vão todos mais confortáveis.

Para quem se pretende iniciar no autocaravanismo, sugiro que se escolha ou uma viagem mais curta ou menos pessoas e mais tempo.

Se mesmo assim decidirem ir com isto para a frente, deixo só mais um conselho; guarde uns dias para poder tirar férias das férias.

Edit: e faltou falar do factor peso.
6 pessoas, depósito de água cheio, 2 garrafas de gás e cerca de 15/20kg de tralha por pax e mais um depósito de gasóleo cheio devemos estar aí nos 3700/3800kg. A A23 deverá ser uma boa introdução, mas a travessia dos Pirenéus é que deverá ser, no mínimo, interessante.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Ajuda precisa-se (Planeamento de Viagem)

Mensagempor jgomes » quinta mar 16, 2017 10:00 pm

Boa noite sr Quic0.
Quer uma opinião muito sincera!?
Não se meta nessa viagem sem primeiro ganhar alguma experiência. Alugue por um ou dois fim de semanas e leve as mesmas pessoas. Ficará com uma "pequeníssima" ideia do que vai enfrentar.
Se se aventurar logo de primeira, no final vai deixar de ser uma viagem de férias para ser um verdadeiro pesadelo. Não o quero desamimar mas para o que pretende...
Isto não é só pegar numa autocaravana e andar.
Boa sorte.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Ajuda precisa-se (Planeamento de Viagem)

Mensagempor EMAN » sexta mar 17, 2017 10:37 am

Bom dia

Como já foi dito, AC com 6 pax e sem experiência de utilização da dita (quer em circulação quer em todo o restante processo de "logística") e viagem até Itália em 2 dias é "obra" cujo resultado virá "à tona" posteriormente (quiçá + rápido que o previsto).

Então de verão viajar pela zona costeira sul de Itália fora das AE's é algo de muito penoso. Limitações de velocidade quase por todo o lado e muitas incompreensíveis, depois em caso de necessidade de paragem, estacionamento não muito fácil e depois os veículos de 2 rodas que parece que nascem por todo o lado (especialmente nas localidades ou em algumas) e que têm um comportamento na circulação que enfim..... :evil: .

Isto tudo para dizer que viajar para ou em Itália com tempo (muito) cronometrado, não dá (realmente depois será necessário tirar férias :D) . E sem experiência de turismo itinerante, então realmente é melhor fazer um teste como aqui já foi referido.

Ler alguns relatos de viagem e consultar "sites" com infos de locais de paragem/repouso é necessário/ajuda para que se possa planear as viagens.
Também é verdade que viagens em férias e mesmo por muito bem planeadas que sejam, sabem sempre a .....pouco :cry: , e Itália tem coisas interessantes.

quic0, não estou nem quero desanimar, mas para iniciação neste tipo de turismo começar com uma "empreitada" dessas e nessas condições, não é fácil. Penso que o provérbio "devagar se vai ao longe" não é para ser aplicado neste caso, mas sim para ser aplicado na aprendizagem deste modo de viajar.

No entanto, turismo itinerante é muiiita bom :wink: .

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: Ajuda precisa-se (Planeamento de Viagem)

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 17, 2017 2:17 pm

Boa tarde,

jgomes Escreveu:Boa noite sr Quic0.
Quer uma opinião muito sincera!?
Não se meta nessa viagem sem primeiro ganhar alguma experiência. Alugue por um ou dois fim de semanas e leve as mesmas pessoas. Ficará com uma "pequeníssima" ideia do que vai enfrentar.
Se se aventurar logo de primeira, no final vai deixar de ser uma viagem de férias para ser um verdadeiro pesadelo. Não o quero desamimar mas para o que pretende...
Isto não é só pegar numa autocaravana e andar.
Boa sorte.


Melhor que isto, só mesmo na farmácia... :wink:

O que parece ser uma viagem tentadora pode-se tornar uma carga de trabalhos...é um espaço demasiado "pequeno" para o nº de pessoas, e para tirar dúvidas nada melhor do que experimentar um fim de semana...pelo menos se houver faísca na segunda feira cada um vai à sua vida.
Para os que andam nisto há alguns anos...chamemos-lhe o "Síndroma das viagens em grupo"...que até pode funcionar, mas às vezes até com os de casa há faísca...
Siga o conselho do jGomes acho que é o mais sensato.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Ajuda precisa-se (Planeamento de Viagem)

Mensagempor Duarte » sexta mar 17, 2017 8:20 pm

Penso que já tudo foi dito.
Acrescento só um pormenor:
Eu levaria os carros pessoais e ainda iria de ferry entre Barcelona e Roma e volta pois poupa tempo, dinheiro, cansaço e evita passar o sul de França no verão que extremamente penoso.
Em Roma pode ir para os bungalows do camping Roma pois pode estacionar o carro no camping e evitar de pagar o estacionamento em Roma que custa os olhos da cara....


Edit:de ferry chega a Roma em 48 horas e chega fresquinho Roma pois no verão e uma cidade muito quente e precisa de pedalada para ver a cidade pois é grande, e no final da viagem quando estiver cansado vem a descansar entre Roma e Barcelona na piscina do Ferry a retemperar do passeio.


Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes