5 dias pelo Alentejo-Sugestões e ajuda dos mais experientes

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

5 dias pelo Alentejo-Sugestões e ajuda dos mais experientes

Mensagempor Andrei » terça fev 09, 2016 9:40 pm

Prezados Srs(as), boa tarde

Conforme escrevi no tópico de minha apresentação, estarei de passagem por Portugal por 10 dias, de fim de abril a início de maio. Reservei 5 dias, para, junto com minha esposa e filho de 7 anos, fazermos um "tour" com uma autocaravana pelo país, pois gostamos muito de viajar e conhecer novos lugares.

Apesar de não conhecer Portugal, escolhi para nossa viagem a região do Alentejo, pois tudo que li e vi através da internet me faz crer que essa é uma região rica em história e arquitetura, assunto que gosto muito.

Partiremos de Lisboa numa segunda-feira pela manhã, onde aluguei uma autocaravana com a empresa Camperline, e tentarei seguir o seguinte roteiro:
LISBOA - ÉVORA - MARVÃO - REQUENGOS DE MONSARAZ - MOURÃO - ELVAS - ALBUFEIRA - SILVES - LISBOA

Esse roteiro é apenas um rascunho, sujeito a mudanças conforme eu achar melhor, mas pelo que pesquisei, vi que estas cidades/vilas representam muito bem o Alentejo e penso que são de passagem obrigatória.

Portanto, peço ajuda aos mais experientes a fim de que sugiram mudanças (se acharem o caso) bem como me informem o que bem acharem necessário para esta empreitada, pois qualquer informação será muito bem recebida de bom grado.

Aproveito para perguntar como é o clima/temperatura dessa região nessa época do ano (de início de maio)

Muito obrigado e um grande abraço

Andrei
Andrei
 
Mensagens: 4
Registado: terça fev 02, 2016 11:35 pm

Re: 5 dias pelo Alentejo-Sugestões e ajuda dos mais experien

Mensagempor bragadosreis » quarta fev 10, 2016 1:10 am

Boa noite!

Acabámos agora de chegar de uma escapadinha pelo Alentejo! Foram apenas dois dias mas valeu cada minuto!
Estivemos precisamente em Reguengos de Monsaraz onde existe uma limpíssima área de serviço de autocaravanas e seguimos para o Castelo de Monsaraz onde existe um parque de autocaravanas com uma magnífica vista sobre o Grande Lago da Barragem do Alqueva, dali a Mourão são talvez uns vinte minutos...

Vejo que o Andrei tem parte do seu itinerário dentro da "Rota dos Castelos de Portugal"...
A minha sugestão passa pelo seguinte:
Sair de Lisboa em direcção a Marvão, descer por Portalegre que é sede de distrito(visitar o castelo e a sé de Portalegre), continuar em direcção a Arronches e de seguida Elvas onde o Castelo e Praça Forte são património da humanidade.
Ali bem perto fica Borba e Estremoz; não pode falhar uma visita a Vila Viçosa onde deve visitar o Paço Ducal (residência oficial dos Reis de Portugal e Casa-Mãe da dinastia de Bragança), já a caminho de Évora pode ainda visitar o Castelo e vila de Redondo.
Em Évora deve reservar um dia tal é a oferta da cidade...
De Évora poderá descer a Monsaraz e Mourão já na zona do Grande Lago (a barragem de Alqueva proporcionou o maior lago artificial da Europa), para de seguida rumar a Moura onde supostamente se produz o melhor azeite do mundo!
De seguida descer para Serpa e logo Mértola, cujo castelo albergou durante um século a sede nacional da Ordem de Santiago.
Daqui apanhar a estrada directa a Castro Marim (Castelo e salinas tradicionais) e Vila Real de Santo António já no Algarve, ambos os sítios com bons apoios para autocaravanistas.
Daqui para Silves é bastante fácil...

Desculpe se me alonguei na sugestão mas quem ama o património e o seu país...

Deixo-lhe ainda a sugestão de consultar bem os percursos e as localizações de áreas de serviço e areas de pernoita para autocaravanas.
Nessa altura do ano aqui é Primavera... Ás vezes chove, não faz frio mas as noites são frescas...

Boa viagem!

PS: Quanto à gastronomia e vinhos... Não há igual!
bragadosreis
 
Mensagens: 19
Registado: sexta ago 21, 2015 10:39 pm
Localização: Lisboa, Penha de França

Re: 5 dias pelo Alentejo-Sugestões e ajuda dos mais experien

Mensagempor Andrei » quinta fev 11, 2016 9:55 am

Prezado Bragadosreis,

Por favor fique à vontade para se alongar o quanto quiser, pois suas informações são de extremo valor. Suas sugestões já foram anotadas e tentarei aproveitar ao máximo esses 5 dias de viagem que terei com minha família.

Muitíssimo obrigado pelas dicas e, por favor, não deixe de me informar de algo novo, caso lembre-se.

um grande abraço

Andrei

P.S: quem souber de boas áreas de estacionamento e pernoite nos locais indicados, por favor, mantenha-me informado. Grato.
Andrei
 
Mensagens: 4
Registado: terça fev 02, 2016 11:35 pm

Re: 5 dias pelo Alentejo-Sugestões e ajuda dos mais experien

Mensagempor José Conceição » sábado fev 20, 2016 1:47 pm

Boa tarde. Quero apenas acrescentar que as sugestões dadas, todas elas, são muito interessantes, todavia e uma vez que irá a Marvão, pois é excelente, também deve passar por Castelo de Vide, que fica relativamente próximo e depois Portalegre; Castelo se Vide é considerada a Sintra do Alentejo, muito calmo e tranquilo, existindo um parque junto ás muralhas onde pernoitar é seguro , aliás outros locais existem para tal.

Boa viagem.
Aproveita cada dia como se fosse o ultimo...................pois um dia ele será.
José Conceição
 
Mensagens: 68
Registado: terça mar 04, 2008 9:07 pm
Localização: Lagoa/Algarve


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes