Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor Cristovão » domingo jan 10, 2016 9:55 pm

Boas companheiros.
Este ano estou a pensar ir até Itália com a ideia de visitar Roma, Veneza e Florença.
Aos companheiros mais viajados por estas paragens ficaria muito grato por toda a informação que me pudessem fornecer, tipo locais a visitar e cuidados ou problemas comuns que poderão surgir por estas paragens.

O meu obrigado e um grande abraço a todos
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor joao rafael santos » domingo jan 10, 2016 10:16 pm

Boa noite companheiro
Em Itália todos os cuidados são poucos, por exemplo utilize sempre os parques de campismo ou áreas seguras.E principalmente muito cuidado ao deixar a autocaravana estacionada na via pública por causa dos assaltos, digo-lhe isto porque roubaram-me a minha autocaravana em Milão num parque de uma grande superfície,e até agora ainda não tive noticias dela, isto é tive que regressar a Faro de avião com a roupa que tinha vestida, foi uma grande rombo.
Cumps. João Santos
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor Duarte » domingo jan 10, 2016 10:26 pm

Em Roma ficar no camping Roma, e ficar na cidade no minimo 3 dias, eu fiquei quatro, tirei um bilhete no camping que dava para todos os transportes, metro ,autocarros, por 3 dias, em roma primeiro fazer com esse bilhete a volta a roma no autocarro turístico e depois ir saindo nas diversas para visitar os diversos monumentos e praças.
Entre Roma e Florença nao perder Sienna aliás para mim a cidade que gostei mais, também no trajecto ir a San Giminiano, ao pé de Veneza têm Padova( Santo António de Lisboa) e Verona (A casa de Julieta)
Fiquei quase sempre em campings, em camping siena colleverde http://www.sienacamping.com , em Florença http://www.ecvacanze.it/it/camping/camp ... helangelo/ camping Fusina para Veneza http://www.camping-fusina.com, uma area de serviço em Verona. Como fiquei em Sienna no camping deram me um desconto que utilizei no camping fusina pois era do mesmo grupo, de referir que este camping fusina tem o barco para Veneza a porta do camping o que se torna muito pratico na partida bem como no regresso.




viewtopic.php?f=22&t=5814&hilit=Italia+2012&start=30
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor Euroviajante » segunda jan 11, 2016 7:06 pm

De Itália só viste Veneza. O camping Fusina como já foi dito, é o recomendado, apesar dos mosquitos, é bem servido pelo barco que leva diretamente a Veneza ficando a Ac estacionada e guardada no parque. A viagem de barco é muito bonita, proporciona uma fotos bem bonitas de aproximação a cidade com entrada no canal exterior.

Itália de facto é um país que tenho algum receio de visitar e principalmente deixar a Ac fora de Parques de campismo. Pelos relatos, contatos diretos, alguns companheiros narram histórias bem tristes nesse país. :cry: :( :( :( uma pena pois tem locais bem bonitos para se visitar.
Boa viagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor João Morgado » segunda jan 11, 2016 8:12 pm

Nunca tive problemas em Itália e não considero que seja pior que Espanha ou sul de França. A zona mais problemática será o sul de Itália, para baixo de Roma e mesmo assim não tenho conhecimento de situações piores do que nos países que mencionei. Claro que como em qualquer outro país, incluindo o nosso, é necessário tomar alguns cuidados. O caso do companheiro João Rafael é um caso isolado e de azar e não podemos generalizar. O norte de Itália tem zonas bonitas e bastantes áreas de serviço onde se pode ficar sem problema.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor Duarte » segunda jan 11, 2016 10:01 pm

Como o já disse o post anterior fui a vários sítios em Itália e nao senti perigo nenhum, para isso tomei as devidas precauções.
Em roma fui para o camping, em Assis para uma area de serviço para visitar a cidade que aconselho vivamente, em Siena para o camping, San Giminiano para uma area de serviço para visitar a povoação, Florença fui para o camping, Veneza também camping, Verona e Padova area de serviço, no caso de Verona pernoitei na area de serviço que era paga, no lago de Garda em Sirmione fui para o camping, e fiz mais dois campings um deles em Pisa e outro em Marina di Carrara.

O que fiz foi basicamente por a Ac em segurança nas cidades pois e nesses sitios que o perigo por vezes mais espreita. .....

De resto não tive problema nenhum, agora aceite uma sugestão, faça o que fiz ,apanhei um ferry em Barcelona, e fui direto a Roma e cheguei fresquinho pois roma no verão e muito quente e precisa de algum "speed" para visitar Roma mesmo em 3 dias depois fiz todo o trajecto por Itália e no fim apanhei o ferry em Livorno, para Barcelona e vim a descansar depois do cansaço de todo o trajecto de 17 dias em Itália.

Como tirei bilhete de ida e volta tive desconto de 30 % na AC e como fiz os ferry antes de 19 de Julho apanhei a época média.
O preço para os dois trajectos com camarote e 4 pessoas foi de 600 euros.
Para além disso enchi o depósito de gasóleo em Barcelona naquele tempo a 1,20€ enquanto na Itália estava a 1,85€, e somente pus em Itália 50€ de gasoleo pois tive a sorte de ao pé de Fusina encontrar uma bomba a 1,50€. So ai ganhei logo pelo menos 30 euros no gasóleo. Depois tem que contar as portagens dos sul de França, e o gasóleo para chegar a roma a preços mais elevados é claro. Para além disso o desgaste do motor, óleo, pastilhas de travão, etc, etc.
Também tem que contar se tiver que ir para algum camping durante o trajecto também gasta mais ainda.

Mas o melhor de tudo é como o ferry parte durante a noite e chega a Itália no outro dia pelas 18 horas se tiver o tempo da viagem limitado a um número de dias, ganha no mínimo 4 dias mais em Itália pois esse dias seriam de viagem para chegar a Roma.

Fui no grimaldi lines, agora use a ferramenta que é a world wide web (www) para procurar tudo aquilo que necessita ou mais gosta de visitar.
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor Cristovão » terça jan 12, 2016 1:56 pm

Caros companheiros o meu muito obrigado pelas vossas valiosas dicas e informações.
Ao contrario dos outros anos desta vez iremos viajar com 2 viaturas o que em termos de parqueamento noturno sempre dá um pouco mais de segurança, ainda assim, e tendo em conta os valiosos comentários dos companheiros, terei, um especial cuidado no que refere a alturas em que as ACs vão estar estacionadas sem a nossa presença, de resto é já habito meu escolher locais bem movimentados quer para estacionar como para pernoita e que transmitão alguma segurança. Pelo menos até agora a coisa tem funcionado.
Quando a dúvida existir então nem pensarei duas vezes em procurar e pagar por estacionamento ou mesmo parque de campismo.

Cumprimentos
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor mavaromeo » quinta mar 10, 2016 10:13 pm

Boa noite companheiro.
Se for a Veneza fique no camping "rialto" em Mestre. Bom.Paragem de autocarro para veneza a porta (10 minutos) sai na ultima paragem e dai comeca a visitar Veneza !!! Compre os bilhetes no camping (2 eu) se de Veneza descer para Florenca passe por Saturnia (veja no net ) tem la uma muito boa AS com transporte gratuito ate as termas de agua sulfurosa e quente gratuitamente para toda a gente. Nao se pode ir com AC. Em florenca ha muitas areas de servico (busque no net: www.camperonline.it -area sosta) Em Roma, pode utilisar uma area muito boa (O Sasonne) a 20' de comboio (apeadeiro na area!) Esta area e localisada no recinto de um convento e explorada pelo mesmo !! Pode comprar la os bilhetes de comboio para a estacao central e dai comecar a visitar Roma a pe ( se gosta de caminhar.....) Roma e belissima. Sao Pedro , fonte de trevi, coliseu, etc.etc. Vindo de Roma e se tiver tempo faca a estrada costeira ate Genova (existem muitas AS no percurso) De Genova continue ate San Remo (cidade das flores) nesse percurso existe um AS em Deiva Marina (no verao, mais de 200 ACs) De San Remo, Monte-Carlo, Franca , Barcelona, Badajoz, Elvas ......Viagem para fazer em 30 dias. Se tiver tempo....Sendo a minha mulher, italiana , conheco perfeitamente este pais. Se precisar de informacoes e so dizer !!!
Mario
mavaromeo
 
Mensagens: 16
Registado: sexta mar 04, 2011 11:29 pm
Localização: Suiça

Re: Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor Cristovão » sexta mar 11, 2016 10:54 am

Muito obrigado companheiro.
Um itinerário que vou seguir com toda a certeza.
Mais uma vez obrigado pela preciosa ajuda
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor mavaromeo » sexta mar 11, 2016 2:42 pm

O ferry e bom quando se gosta pouco de conduzir. Mas nao se ve nada do pais. Se vou de Portugal directamente a Roma, irei de aviao !!! O auto-caravanismo foi inventado justamente para podermos aproveitar da liberdade e oportunidade de conhecer outras coisas, outras "paisagens". Esta e uma opiniao meramente pessoal. Lance-se e nao se deixe influenciar por certos "mitos" ou "famas" no que respeita a seguranca em Italia. Pratico auto-caravanismo a 10 anos e so uma vez me tentaram roubar .......em Belem! Boa viagem
Mario
mavaromeo
 
Mensagens: 16
Registado: sexta mar 04, 2011 11:29 pm
Localização: Suiça

Re: Viagem até Itália (Cuidados e recomendações)

Mensagempor Duarte » sábado mar 12, 2016 3:02 pm

mavaromeo Escreveu:O ferry e bom quando se gosta pouco de conduzir. Mas nao se ve nada do pais. Se vou de Portugal directamente a Roma, irei de aviao !!!



Quem trabalha e tem os dias contados das férias que é o meu caso e têm por exemplo quinze dias para ir a itália o melhor a fazer é ir e vir de ferry (Barcelona - Itália- Barcelona) pois ganha no mínimo 4 dias e desta forma pode visitar mais locais em Itália pois o sul de França no verão para atravessar é um caos, mesmo por autoestrada e lá se vão a maior parte dos dias em estrada para lá e para cá e não se vê mesmo nada. Para além disso os custos do ferry se for na época média são inferiores aos gastos em combustível, e autoestrada, para não falar no desgaste da viatura (são 2700 km).
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes