Amigo Caracolambulante
Para ajudar um bocadito vou só colocar +- um roteiro de Viana a Barcelos que se pode fazer em 2 dias sensivelmente (Isto de ter uma esposa que trabalha na área de turismo facilita

)
Viana do Castelo
Pontos de interesse: Subida e regresso em elevador até ao monte de St.ª Luzia sendo que no entretanto é feita uma visita á Basílica com o mesmo nome. Além da beleza arquitectónica, é possível subir ao topo da basílica e apreciar da varanda um vasto panorama da região.
Já cá em baixo, seguimos a pé, pelos belos jardins da cidade de Viana do Castelo em direcção ao Navio Gil Eannes – este navio hospital foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955 tendo como missão, apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Nos dias de hoje está encontra-se nas docas da cidade e é possível visitar o museu do navio e as instalações da pousada de juventude que nele funciona.
Passeio em Esposende:
Chegando à zona da Foz do rio Cávado, avistamos o forte S. João Baptista, de origens seiscentistas, parcialmente destruído aquando da construção do farol. Observamos ainda a “lingua” de areia (restinga) em Ofir que separa o rio Cávado do mar, e que assim o conduz em direcção ao Atlântico.
Saída em direcção á Estação arqueológica de Belinho, também conhecida por Cividade de Belinho - povoado de pequenas dimensões da época romana formado por um sistema defensivo com três linhas de muralhas e uma zona de casas.
De volta a Esposende temos os seguintes pontos de interesse:
Monumento do Homem ao Mar (simboliza o esforço das populações que do mar tiram o sustento), Museu de Esposende (exposição de diversas colecções arqueológicas encontradas no concelho), Igreja da Misericórdia de Esposende (no interior desta, está construída a Capela do Senhor dos Mareantes.)
Início de visita ao Castro de S. Lourenço (Esposende)
Este castro é um extenso povoado fortificado ocupado numa fase inicial no período do Bronze Final e numa segunda fase na Idade do Ferro. Encontra-se perto de Vila Chã, a uma altura de 200m acima do mar, num dos esporões graníticos da arriba fóssil que se estende desde o monte de Palmeira de Faro até S. Paio de Antas. É um excelente miradouro sobre a planície litoral, o estuário do Cávado, e ainda sobre o curso final daquele rio.
Visita á Azenha do Minante, com demonstração do funcionamento e moagem de cereais.
Encontra-se em S. Paio de Antas, na margem esquerda do Rio Neiva. Actualmente só se encontra em funcionamento uma azenha para moagem de cereais, mas funcionava uma serração, actualmente sem a máquina, e um engenho de linho, do qual só restam as paredes.
Desfrutando da paisagem natural e da pureza do rio que aliado á azenha e á ponte granítica que une as duas margens, surge este local ideal para passar algum tempo à beira d’água.
Passeio Fluvial pelo Rio Cávado
Percurso pode ser realizado a bordo o “Rabumba” (embarcação da propriedade do Fórum Esposendense) ou de canoa/kayak, com saída de Esposende até a Barca do Lago em Gemeses, e regresso ao ponto de partida.
Durante este percurso pode ser observada a vasta fauna e flora, subindo o rio passa-se por baixo da ponte de ferro de Fão podemos observar as típicas casas da zona ribeirinha. Chegando á mítica Barca do Lago, local de passagem do Caminho de Santiago em barca, que hoje não existe, poderemos parar para descansar um pouco junto ao areal da margem esquerda e lanchar calmamente.
Passeio pedestre pela vila de Fão
Pontos de interesse: Igreja do Bom Jesus, Igreja da Misericórdia, Igreja da Lapa /Sr.ª de Fátima, Igreja Matriz, Museu d’Arte.
Seguindo em direcção à praia de Ofir, poderemos visitar maior necrópole medieval da Península Ibérica, demonstrando o impacto da Peste Negra.
Chegados ao lugar da Bonança, entre dunas e pinhal situa-se o facho e a capela da Bonança, que em tempos funcionou como farol para os navegantes.
Prosseguindo, chegamos finalmente á praia de Ofir, estância de veraneio, praia de areias finas, dunas e vegetação rasteira. Mas Ofir não é só praia, agradável é também a sombra do pinhal e ao longe, no mar, os lendários “cavalos de Ofir” (pedras rochosas).
De volta a Fão fazemos uma paragem para prova dos doces típicos da vila, as afamadas clarinhas de Fão e os Folhadinhos., seguimos agora em direcção a Esposende.
Barcelos (Cidade Histórica)
Passeio pedestre por Barcelos. Pontos de interesse: Passagem pela ponte medieval (faz a ligação entre Barcelinhos e Barcelos), Paço dos Condes de Barcelos (castelo apalaçado dos fins da Idade Média, onde actualmente só restam as ruínas e está instalado o Museu Arqueológico de Barcelos) Igreja Matriz de Barcelos e Pelourinho de Barcelos, edifício da Câmara Municipal - seguimos pela rua direita (rua comercial) - Torre da Porta Nova/ Centro de Artesanato, Templo do Bom Jesus da Cruz. Visita ao museu de Olaria.
É ainda relevante apreciar a variedade de galos de barro expostos pelas ruas da cidade, esta importância está associada á lenda do galo de Barcelos e ainda ao facto de este típico galo se ter tornado num símbolo português reconhecido internacionalmente.
Se a passagem for feita na ultima quinta feira do mês pode ainda passar pelo Restaurante “Bagoeira” para deliciar o prato típico que se chama “ Galo na forca” que quase retrata a história do Galo de Barcelos (Portugal) , se for em outra altura só por encomenda (um bocadito caro).
Em Barcelos aconcelho vivamente a ida ao centro de turismo para mais informações sobre o concelho, dado que seria muito longo os locais a visitar.
Km:
Viana do CAstelo - Esposende +- 30Km
Esposende - Fão +- 2km
Fão - Barcelos +- 17Km
Pode-se pernoitar em Apulia (com uns restaurantes/tascas muito bons conhecida pela "zona dos mudos" proximos de uns moinhos de vento, se lá for aconselho o "Cabana") a cerca de 3km de Fão sem qualquer problema, ficar junto á Praia na parte sul da vila junto a um pequeno campo de desportos, ou junto ao restaurante "Camelo" do outro lado da rua encostado á praia (este local é mais barulhento devido ao transito).