Mantimentos de/em viagem

Receitas simples e práticas, truques e sugestões

Mantimentos de/em viagem

Mensagempor EMAN » quinta jun 21, 2007 4:16 pm

Boas

Este tópico em parte poderá não se enquadrar muito neste post, mas no fundo como tem a ver com "comida", poder-se-á aceitar.

Assim serve o mesmo para que possamos aqui deixar as nossas dicas em relação ao modo/meio que utilizamos (procedimento) no abastecimento antes e durante as nossas viagens tanto cá por dentro como "por esse mundo fora".

No fundo como é que nos programamos em relação à "alimentação/refrigeração do nosso motor" :wink:
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Teresa » quinta jun 21, 2007 4:32 pm

Nós tentamos levar o máximos possível desde batatas a cebolas bebidas etc.
Quanto ás refeições em viagem,nos 1ºs 2/3 dias,o frigorífico vai devidamente abastecido com sopas, bolinhos de bacalhau e carne picada etc,quando acaba claro recorremos aos Hiper,pois lá encontramos facilmente comida já cozinhada o que de facto se torna pratico quando em viagens fora do país ,já à noite ,toca a arregaçar as mangas e comidinha portuguesa.
Conclusão Mercearia Portuguesa além fronteiras,é que isto de andar a perder tempo com compras,é um desperdício, compras só mesmo do pão ,fruta e legumes e claro está .


Fiquem bem
Teresa
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jun 22, 2007 12:09 am

Boa noite,

De todos os preparativos que faço para as viagens, foi sempre a alimentação e tudo o que lhe diga respeito, que me preocupou mais por estas razões:

1º Somos dois adultos e duas crianças de 7 e 14 anos. (que são umas frieiras a comer :roll: ) que ainda estão a crescer. Eu já só cresço para os...lados!!! :roll:

2º Nunca gostei de comer comida fora de casa, ainda por cima noutros países. A mim quem me tira a paparoca Portuguesa tira-me tudo!

3º O dinheiro gasto em compras, poderia ser usado noutras coisas de relativa importância. Embora não passemos fome, considero que ao trazer comida Portuguesa, me mantém em "casa".

Por isso 15 dias antes de partirmos, passamos pela Makro, compramos embalagens de 1000ml descartávéis em plástico ou aluminio (e poupamos água, porque não é necessário lavá-las, e vão para o lixo ecológico) e a partir dái todas as refeições que fazemos cá em casa destinamos uma porção para congelar.

Com isso, permite-nos levar frango estufado, arroz de pato, lombos de pescada de caldeirada, Lombo de porco assado, Arroz de polvo á moda de Viana do Castelo, Moussaka, Lasanha de Salmão, Salsichas com couve lombarda, peito de perú, feijoada de salsichas frescas, Lasanha de carne, carne á bolonhesa, feijão verde estufado, lulas estufadas, empadão de bacalhau e como não podia faltar bacalhau já demolhado e congelado. Sopas: Caldo Verde, Cenoura, Feijão Verde e de Tomate.

Todos os pratos, que necessitem, o acompanhamento é feito/preparado na altura, como massas, arroz,batatas, grão e feijão frade.
Para isso tenho forno a gaz e microondas. Em relação ás mercearias levo tudo o que levaria como estivesse em casa.
Em relação ás sobremesas, levo todas as frutas que aguentem temperaturas altas amadurecendo pelo caminho. Como melôes,melancias e melôas. legumes frescos, nos super,hiper e quintas (neste caso só em Itália).

Como tenho uma m... de um frigorifico de 103 Litros, investi algum dinheiro em duas arcas congeladoras de compressão de 50 e 25 Litros, que funcionam a energia solar, além de 12 e 220V com temperaturas entre os +10º e -18º, com sistema de segurança, que desligam mal as baterias atinjam sub-carga.
Básicamente a única coisa que compro diáriamente, é o maravilhoso pão, que infezlimente não encontramos em Portugal.

Se tiverem dúvidas, posso-vos ajudar naquilo que precisarem.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Teresa » sexta jun 22, 2007 8:50 am

Bem ,e eu que pensava que levava o super mercado às costas,pelos vistos o companheiro A748-2 leva mesmo o hipermercado :lol:


Cumprimentos e muitos bons passeios :wink:


Teresa
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta jun 22, 2007 9:11 am

Pois aqui o fanático da simplicidade/preguiça culinária :oops: pouca coisa leva. Como viajo sosinho, levo umas latinhas de comida pre-cozinhada (la vai a Teresa dar-me na cabeça), sumos, cervejas, sopas de pacote (vou ouvir pouco vou...), sobremesas, yogurtes e flocos para o pequeno almoço. Onde chego compro só as carnes e o leite. Verduras...bom, verduras fica para o almoço (sempre em restaurante :wink: ).
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jun 22, 2007 10:01 am

Bom dia,

Teresa costuma-se dizer, que quem vai para o mar,avia-se em terra.
E como sempre encarei a AC, como a minha casa de férias, só tenho que investir no bem estar da nossa familia. Claro que neste caso, o espaço que dispômos é 1ª condição para se levar o Hiper :lol: , mas com imaginação, tudo se consegue.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Nanda » sexta jun 22, 2007 12:31 pm

Olá, cá está a tagarela, mas aqui não vou tagarelar mt :lol:

Tb levo o que posso, mercearia, algumas bebidas, etc.

Os frescos compro por onde vou passando.

Quanto a levar comida congelada, não dá geito porque o frigorifico da caravana não é lá mt grande.


:wink:
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Mensagempor EMAN » sexta jun 22, 2007 1:07 pm

Boas

Como diz o A748-2, também aproveito para levar o que posso cá do burgo (mas nenhum super ou hiper :) ) e +/- assim:

Frigorifico c/ alguma carne congelada +/- acondicionada por doses (dura até acabar).
Fruta que seja resistente e que vai amadurecendo.
Batata frita, croissantes.
Yogurtes, os que se puder (calor) e também as verduras.
Massas, arroz, batata, cebolas ....
Lataria diversa (peixe, fruta, legumes)
Bojecas
Pão caseiro que dure uns 1ºs dias.
Café (porque o nosso por muito mau é sempre o nosso)

Durante a viagem há sempre umas visitinhas a locais de compra, porque sempre tem que se comprar sempre o pãozinho, uma frutinha, uns legumes, carne e algumas outras coisas , porque não se pode levar um armazém (mas pelos vistos há quem leve :D ), isto independentemente da falsa ideia que muita gente tem, de que "estes gajos das AC's" não compram nada em lado nenhum.

E pode acontecer que durante a viagem aconteça uns petiscos em parque de piquenique (por exemplo umas moulles francesas, mas cozinhadas à portuguesa) humm, nhac nhac :D :D .

E então quando temos uma superfície comercial c/ AS-pernoita? É uma classe logo pela manhãzinha comer um paozinho/croissantes/.... fresquinhos.

Bom fiquemos por aqui.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Mario » sexta jun 22, 2007 1:37 pm

A minha encarregada da logística já respondeu a este tópico no entanto não posso deixar de acrescentar o seguinte,Em viajem" bolangerie" vou sempre atento então em pequenas localidades encontram-se verdadeiras maravilhas
claro que compro logo daqueles com mais de meio metro.
Nos supers enquanto a Teresa procura o que precisa gosto de visitar a secção garrafeira e escolher sempre uma ou duas pois não convêm andar a seco(já chega nos dias de condução aí só água)depois claro a peixaria mas nada de carapaus há por lá mexilhões camarões e afins coisas light que depois ao fim da tarde nos entretemos a preparar para testar as" botelhas"ou melhor o liquido lá contido,é por estas e por outras que não troco o Autocaravanismo por nada.Claro que nestas coisas a companhia é fundamental e a minha pendura é espectacular quando assim é está tudo dito :D
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Mcas » sexta jun 22, 2007 6:29 pm

Caro Pluma:

Desta vez o "carôlo" é comigo...

Leia os rótulos da comida enlatada...só uma vez mas com muita atenção.
Só os -----antes e os -----atos são mais de x.
Uma coisa é certa: ainda bem que viaja sozinho. Com tantos compostos o resultado só pode ser....flatulência!!! Quantas janelas tem a Pluma?

Abraço depois do "carôlo"
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor Mario » sexta jun 22, 2007 6:48 pm

Vá lá companheiro Mcas o Pluma vai ficar baralhado com essa análise química :lol: não irá perceber se vai levar um carolo(na cabeça)ou almoçar carolo (papa de farinha)que obviamente para o nosso companheiro Pluma estará ciosamente guardado numa lata :roll: um especial cumprimento para estes dois companheiro.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jun 22, 2007 11:06 pm

Boa noite,

Não acho certo...o PlumaW. que já se preparava para nos dar as receitas de:

Batatinhas fritas...á moda da Lays
Atumzinho á...Bom petisco
Feijãozindo com dobrada...á moda da Compal
Sopinha de legumes...á moda da Tia Maggi
Geladinho...da revista Olá :wink:

Eman, diga-me lá o que são as "moulles" cozinhadas á Portuguesa.
Já vi é que ninguém se esquece da...pomada!!! 8)
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Mario » sexta jun 22, 2007 11:24 pm

Rendo-me nunca julguei ser possível encontrar assim uns companheiros tão divertidos :lol: :lol:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sábado jun 23, 2007 7:33 am

Caro companheiro Mcas, a Pluma tem 3 janelas (das pequenas) e uma claraboia da fiamma. Normalmente chega :wink:

Será que eu devia ter uma empresa de enlatados? Secalhar ainda me dava bom dinheiro e tinha a experiencia prática do que vendia :lol: :lol:
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Teresa » sábado jun 23, 2007 7:55 am

Uma coisa é certa,um cliente teria certamente garantido :lol: :lol: :lol:

Passemos então a algo mais sério.
Não esquecer mesmo de um kit de medicamentos para emergências,principalmente para quem viaja com crianças ,e para quem viaja pela Europa,o cartão Europeu de Seguro e Doença,mais vale prevenir do que remediar :?


Fiquem bem

Teresa
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Próximo

Voltar para «Gastronomia Itinerante»

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes