Instalação Elétrica - Pedido de opiniões

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Instalação Elétrica - Pedido de opiniões

Mensagempor bmrcosta1983 » segunda fev 24, 2025 2:29 pm

Boa tarde a Todos.

Tenho umas dúvidas acerca da instalação eléctrica na minha autocaravana que gostava de partilhar convosco.
Comprei uma autocaravana à pouco tempo. Falando para parte elétrica da célula, ainda estou a perceber o que posso ou não fazer com ela mas aproveito para dizer o que tenho atualmente.
Não sendo muito experiente dado que ainda estou a começar no mundo do autocaravanismo fui tirar as medidas ao painel solar (1,20X0,53 mais coisa menos coisa). Pelo que investiguei deverá ser um painel na ordem dos 100/120w.
Tem uma bateria da célula (Varta LED95Ah - EFB) e um inversor de 300w.
Com a ideia de poder ter um pouco mais de autonomia e poder ligar algo com mais de 300w, (máquina de café, secador) sempre de forma individual e pouco tempo.
Gostava de perceber o que posso fazer com isto daí apresento algumas questões ao fórum:

1- Vale a pena colocar outra bateria igual em paralelo de forma a ter mais amperagem?
2- Uns colegas falaram-e em adequirir um controlador solar MPPT e retirar o que tenho atualmente (PRS 240) de forma a otimizar a carregamento vindo do painel solar.
3- Colocar um inversor com mais potência (2000/2500 onda pura) faz sentido na confguração atual?
4- Devo mudar a bateria para uma com mais capacidade?
5- Ter uma bateria com mais capacidade, por exemplo com 150ah ou mais na configuração atual vai carregar? se carregar provavelmente irá demorar mais tempo?

Desculpem o texto extenso :D :D

Desde já o meu obrigado.
bmrcosta1983
bmrcosta1983

Registado: quinta jan 16, 2025 9:09 am

Re: Instalação Elétrica - Pedido de opiniões

Mensagempor Kimzé » segunda fev 24, 2025 4:55 pm

Boa tarde Bmrcosta.

Respondendo às suas perguntas, vou dar a minha modesta opinião, mas como costumo dizer, espere outros comentários para ter mais ideias.
Esse painel, acredito que deva ser entre 80W e 100W, ou seja, muito pouco ou quase nada, para lhe carregar qualquer bateria usada numa célula.

1- Vale sempre a pena aumentar a capacidade da bateria, mas só aconselho colocar mais uma em paralelo com essa, se essa tiver rigorosamente nova (máximo 6 meses e pouco uso) e teria que ser igual em marca e capacidade, caso contrário vai danificar as duas. E essa se não for AGM ou Gel, também não aconselho, porque liberta gases tóxicos e inflamáveis quando está a ser carregada.

2- Esse seu controlador é um PWM e é bom, se não aumentar a capacidade de painéis, não precisa gastar num MPPT, porque não vai tirar partido significativo.

3- Em relação ao inversor de 300W que tem, está limitado a essa potência, para usar máquina de café ou secador de cabelo, não é fácil escolher um inversor, porque o mercado está saturado com modelos e potências que 99% não aguentam e também é material muito sensível, que queimam por simpatia, tem que ponderar muito sobre isso. Mas sim sempre de onda pura e para usar o que referiu, nunca menos de 2000W constante e 4000W pico, mas vai ter que ter a certeza que aguenta pelo menos 1500W constante ( ter atenção, no manual qual a potência, isto porque na carcaça de muitos diz 1000W, 2000W, 3000W, mas é de pico, o nominal ou constante é a metade e mesmo assim poucos aguentam essa metade, outros dizem na carcaça 1000W, 2000W e essa potência é constante, e a potência de pico é o dobro).

4- Deve-se sempre ter o máximo possível em baterias, se tiver espaço, é colocar uma das grandes, na minha opinião, mínimo 200Ah, ou duas em paralelo para dar essa potência.

5- Em relação à bateria de maior potência, vai sempre demorar mais tempo para carregar. Com esse painel que tem, não vai conseguir carregar a sua bateria de 95Ah depois de usar energia no dia anterior. Vai entrar em défice muito rápido.

Companheiro Bmrcosta, não sei se o ajudei ou se ainda o baralhei mais.

Cumprimentos

Kimzé
Kimzé

Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm

Mensagempor bmrcosta1983 » segunda fev 24, 2025 8:45 pm

Boa noite Caro Kimzé.
Obrigado pelo seu feedback.
Aproveitando o conhecimento que aqui existe e tendo em conta o “fraco” material que tenho, o que aconselham?
A ideia é poder ter uma bateria na ordem dos 200aH e colocar um inversor de 2000w/4000w pico .
Para isso terei de alterar o sistema atual certo?
E já agora se não for pedir muito e se não estiver a transgredir alguma regra do fórum têm ideia de que valores estaremos a falar?

Obrigado
bmrcosta1983
bmrcosta1983

Mensagempor Kimzé » segunda fev 24, 2025 10:51 pm

Boa tarde  Bmrcosta.

Eu tenho montado e aconselhado a montar sistemas de maneira a ficar auto suficiente em energia, mas há dois pontos a relacionar, para que isso aconteça.

1º O consumo em amperes durante o dia enquanto há sol.
2º O consumo noturno, desde o pôr do sol até que ele apareça novamente.
A partir daí, consegue-se saber com exatidão a quantidade de baterias e potência de painel solar a serem usados.
Depois de saber a potência necessária de painel ou painéis, saber o espaço disponível no teto da sua autocaravana.

Em relação a preços, torna-se às vezes, mais caro a mão de obra, do que o material, dependendo de onde mandar fazer essa montagem.
Posso lhe dar uma ideia de preços de materiais, mas tem sempre variações de valores dependendo de onde compra ou manda vir, bem como as marcas.

Uma média para auto suficiência.

- Controlador solar MPPT  de 40 ou 50A  entre 120€ e 200€.
- Painel solar, desde 70€ para 410W ou 550W até 180€ vai depender do espaço disponível.
- Bateria AGM de 250Ah 350€ ou duas de 100Ah entre 380 a 420€.
- O inversor de 2000W/4000W de pico, vai variar muito dependendo da marca, entre 250€ a 1000€.
- Além deste material obrigatório, dependendo da sua instalação, fiação dimensionada para as potências utilizadas, fichas e disjuntores. 

Isto é o que vai precisar e ter uma ideia de custos.

Pode sempre colocar apenas uma bateria maior e o inversor de 2000W, mas depois não consegue carregar a mesma. Só com o alternador da carrinha ou conectado à eletricidade externa. Nesse caso não precisa alterar a instalação.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos 

Kimzé.
Kimzé

Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm

Mensagempor bmrcosta1983 » terça fev 25, 2025 11:57 am

Caro Kimzé.

Ajudou imenso. Muito obrigado pelo feedback.
Nesta fase para mim é importante perceber o que posso ou não alterar para melhorar o que tenho.
Tenho feito alguns investimentos na ótica de melhorar a autocaravana e estes serão também para realizar ainda que de forma faseada para não "doer" :D :D muito.

Mais uma vez obrigado.
bmrcosta1983
bmrcosta1983

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 70 visitantes