Tenho umas dúvidas acerca da instalação eléctrica na minha autocaravana que gostava de partilhar convosco.
Comprei uma autocaravana à pouco tempo. Falando para parte elétrica da célula, ainda estou a perceber o que posso ou não fazer com ela mas aproveito para dizer o que tenho atualmente.
Não sendo muito experiente dado que ainda estou a começar no mundo do autocaravanismo fui tirar as medidas ao painel solar (1,20X0,53 mais coisa menos coisa). Pelo que investiguei deverá ser um painel na ordem dos 100/120w.
Tem uma bateria da célula (Varta LED95Ah - EFB) e um inversor de 300w.
Com a ideia de poder ter um pouco mais de autonomia e poder ligar algo com mais de 300w, (máquina de café, secador) sempre de forma individual e pouco tempo.
Gostava de perceber o que posso fazer com isto daí apresento algumas questões ao fórum:
1- Vale a pena colocar outra bateria igual em paralelo de forma a ter mais amperagem?
2- Uns colegas falaram-e em adequirir um controlador solar MPPT e retirar o que tenho atualmente (PRS 240) de forma a otimizar a carregamento vindo do painel solar.
3- Colocar um inversor com mais potência (2000/2500 onda pura) faz sentido na confguração atual?
4- Devo mudar a bateria para uma com mais capacidade?
5- Ter uma bateria com mais capacidade, por exemplo com 150ah ou mais na configuração atual vai carregar? se carregar provavelmente irá demorar mais tempo?
Desculpem o texto extenso
Desde já o meu obrigado.
bmrcosta1983