Substituicao AGM para LiFePo4 (200aH)

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Substituicao AGM para LiFePo4 (200aH)

Mensagempor becosemsaida » domingo jan 07, 2024 1:26 pm

Boas,

Este e um topico sobre o quela nao se encontra muita informacao, portanto vou tentar descrever o que vou fazer e como faze-lo.

A minha bateria 250aH Deep Cycle de chumbo este inverno nao gostou do frio. Ja tem uns anitos e tinha ja visto que a "performance" nao era a mesma, PDI....... Tinha de fazer uma escolha, ou comprava outra ou fazia um upgrade para LiFePo4 e supostamente ficava descansado por uns bons anos e seguintes. Hora de ler, ler, ler e ler e ver reviews, composicoes de celulas, BMS etc. etc. Enfim tirar um curso online sobre baterias. Encontrei logo um problema precisava de algo que desse mais de 100aH de descarga devido a maquina de cafe (1300W) e algo que aguenta o frigo (de 4A) por dias (nao estou para ir para parques e pagar). Portanto encontrar algo com a BMS superior a 100A era fulcral. Contactei varios empresas para cotacoes, bms/smart bms, medidas etc. etc. e obtive precos assustadoras quase me levando a desistir do projeto. Apos ter lido num forum fora do pais que afinal havia outra maneira e com a mesma qualidade voltei a procura e consegui fazer um "kit" por um preco engracado. As reviews sobre a bateria eram bons, acabei mesmo por falar com quem ja os tem e decidi fazer!! Proximo passo: carregadores e conversores dc-dc. O Eletroblock da minha Hymer nao consegue carregar baterias LiFPo4 portanto tinha de comprar um carregador (230V) mais pesquisas, mais leituras e acabei por comprar um de 20A, sei que com uma bateria de 200aH levara 10horas para carregar mas como nao estou sempre ligado "a rede" sera para uso esporadico e quando estou ligado e sempre por tempos longos, ha tempo para carregar. Proximo era o DC-DC carregador, e preciso porque a bateria "chupa" tudo o que o alternador consegue debitar e pode incendiar, avariar ou mesmo dar cabo do sistema todo. Comprei um de 40A, e deve chegar. Quem esta a ler isto deve pensar que sou maluco mas explico: tenho 700W de paineis solares no telhado e um MPPT que consegue lidar com LiFePo4 portanto estou sempre a carregar a bateria e nao me preocupo muito com o valor de carga "fixa" ou "movel" visto ter sempre o solinho a disposicao que deve "tapar" o gasto diario sobre os quais ja fiz a conta. Pior consumo que tenho e a maquina de cafe mas tambem nao funciona continuo, o arcondicionado e de uso esporadico no verao e o aquecedor a gasoleo "so" consome 10A no arranque e depois passa para 2-3A........

Proximo passo: carregamento de duas baterias diferentes nao compativeis........ Apos leituras e pesquisas tinha de arranjar uma solucao para separar os dois sistemas, habitaculo e motor. Vou fazer da seguinte maneira, parte do motor ira carregar com o alternador e o Eletroblock originais deixando separado do habitaculo por completo felizmente toda a cabelagem esta la e em condicoes portanto dai da pouco trabalho. Na parte do habitaculo vou carregar pelo novo carregador 230V, o alternador atraves do carregador DC-DC e os paineis solares. Assim tenho dois sistemas separados (os negativos do habitaculo estao todos separados do chassis) e nao devo ter problemas com correntes cruzados.

Apos instalacao do frigo fiz revisao de toda a instalacao eletrica portanto so sera preciso desligar o eletroblock e o Cyrix. Os cabos que iam da bateria do motor para a bateria do habitaculo irao servir para alimentar o carregador DC-DC e os que iam do Eletroblock para a bateria do habitaculo irao ser desligados. Assim fico descansado e nunca mais preciso de mexer. Vai ser uma aventura que o espaco e apertado, tirar a bateria "velha" de 75Kg do buraco vai ser uma aventura mas julgo que ira valer a pena.

Claro que tenho de agradecer a todos que ja fizeram algo parecido e deixaram a suas experiencias para todos lerem. Tenho de agradecer tambem ao Sr. Antonio Ribeiro (nao sei se faz parte deste forum) pela dica da bateria e espero poder ajudar alguem com este projeto relatado aqui.

Para os curiosos: bateria LiTime 200Ah PLUS, carregador 230V/20A LiTime, carregador DC-DC 40A Litime, material pequeno necessario tenho aqui, horas de trabalho nao contabilizo (e para mim) e ficou tudo por menos de 750€.

Assim que chegar tudo, tudo instalado, ligado e testado volto para dar a minha opiniao e se valeu a pena ou nao.

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Substituicao AGM para LiFePo4 (200aH)

Mensagempor becosemsaida » terça jan 16, 2024 11:34 pm

Boas,

Irei por aqui alguma info que acho importante nao so para mim para tambem para quem vem "a seguir".

Primeiro problema que aparece: ainda nao encontrei a solucao para "aproveitar" o carregamento da bateria de arranque pelo EBL SEM que carrega o do habitaculo tambem. Se desligar o do habitaculo fico so a consumir (e carregar) da bateria de arranque e vice versa. Pelo esquema nao ha maneira que consigo encontrar. Tenho duas hipoteses para manter o sistema eletrico, desligar o carregamento total das baterias e utilizar somente a EBL como bloco de fusiveis OU arranco a EBL por completo e faco um novo bloco de fusiveis para a parte eletrica a 12V. Ira sempre implicar a compra de carregador de baterias 12V para a bateria de arranque.

Embora os ditos automoveis "normais" nao tem carregadores para as baterias de arranque e so funcionam atraves do alternador sera outra hipotese e carregar somente atraves do alternador. Aqui ha outra duvida, o alternador ira carregar sempre duas baterias o do habitaculo e o do arranque embora este ultimo tera sempre a disposicao a parte dos paineis mas donde e o maior consumo e sempre tera algum tipo de descarga (frigo 24 horas por dia a ~4A). Como supostamente e pela info que tenho o alternador e de 100A e o DC-DC e so de 40A com perdas e tudo (ha os sempre) digamos que consigo produzir 70A supostamente em 1-2 horas tenho tudo carregado. Talvez seja este a melhor solucao. Neste momento o alternador carrega(va) as duas baterias um de 250aH e outro de 100aH e nunca me deixou mal.

Como ja estou a ser habituado: material encomendado no inicio do ano e enviado (com tracking) 3 parcelas que chegam as mijinhas, ainda falta o carregador AC que preciso para balancear a bateria que chegou hoje....... Paciencia nao e o meu forte MESMO. A DPD no seu melhor, 3 pecas com a mesma morada (label 1-3) e chegam com intervalos.

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Substituicao AGM para LiFePo4 (200aH)

Mensagempor becosemsaida » segunda jan 22, 2024 9:39 pm

Uffa, ja esta........ fica a info por pontos:

1- Desligar TODA a cabelagem de e para as baterias, EBL e painel solar (safety third :D ) Tirar as baterias do sitio, tanto o de arranque como o do habitaculo, que no meu caso tirar um "bicho" de 70+ Kg de um buraco nao foi tarefa facil. Verificar a ficha do EBL qual e que leva a corrente para o habitaculo e verificar se e mesmo essa. No meu caso estavam trocadas. Como o EBL nao e indicado para carregar a LiFePo e nao da para aproveitar e desligar (tirar a ficha dos 230V) e tirar o fusivel de 20A do carregamento. Acabei por isolar os cabos que vao para o vao do motor visto nao serem necessarios.
2- Marcar e identificar todo os cabos que irao ligar a "nova" bateria, assim no futuro e mais facil se houver algum problema. No meu caso metade ja estava identificado e acabei por marcar os restantes e os novos.
3- Instalar fusiveis de protecao nos cabos, cravar as fichas Anderson necessarios para a nova instalacao e verificar novamente os cabos.
4- Instalar uma bateria LiFePo no buraco, que com 22Kg parece uma pena, e comecar a arrumar cabos. Deixar tudo ja preparado para ligar aos bornes novos (NAO LIGAR AINDA NADA). Juntar os - e os + todos e voltar a verificar se nao ficou nenhum "esquecido"
5- Encontrar e instalar sitio para o DC-DC e o 230V, passar os cabos e arrumar, deixar tudo bonitinho e arrumado.
6- Ligar os cabos todos e arrumar, isolar por precaucao os bornes (parafusos M8) em caso de havaer algum "acidente"
7- Voltar a montar a bateria de arranque no sitio e ligar os cabos que irao para o carregador DC-DC, no meu caso meti um relay de separacao para eu posso escolher o que carrega: ou so a bateria de arranque ou os dois ao mesmo tempo. Voltar a verificar se esta tudo conforme.
8- Encaixar os fusiveis do LiFePo, DC-DC, e do solar ( so depois e que se volta a ligar os paineis), do inversor e rezar que nao haja fumo :lol: :lol: :lol:
9- Testar os carregadores 230V e o DC-DC, ligar os paineis solares e medir tensoes.
10- Disfrutar de uma bela fresquinha do frigo que refresca depressa........

Eu separei os dois circuitos (motor e habitaculo) por completo visto que a EBL que tenho nao estar preparado para LiFePo, assim fiquei com a bateria do motor somente a carregar do alternador e o do habitaculo com o DC-DC, 230V e o solar. Em caso de ficar "enrascado" com o do motor tenho a opcao de fazer reverse charging do LiFePo para a bateria de arranque (40A) e sera so uma questao de tempo. Para cabelagem tenho tudo sobre-dimensionado mas com fusiveis dentro das normas com as indicacoes dadas pelos fabricantes.

E trabalhoso, SIM. Convem ter nocoes basicas sobre eletricidade: SIM, SIM ,SIM....... E para qualquer um: NAO. Convem ler, ler, ler e ler, perguntar e tentar obter o maximo de info sobre o que quer fazer tanto na compra como na instalacao. Fica caro??? Pois ai esta a pergunta chave, no meu caso e fazendo eu o trabalho ficou por volta dos 750€ (nao contabilizo mao de obra que e toda minha) se comprasse uma nova AGM/Deep Cycle com 240A ficava-me em 400+€, assim sendo nao acho caro se durar pelo menos 10 anos. Vamos ver.......

Se alguem tem duvidas que posso esclarecer digam algo neste thread, assim fica para todo(a)s. O objetivo e mesmo este: ajudar quem esta com duvidas.

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Substituicao AGM para LiFePo4 (200aH)

Mensagempor fluis » sexta jan 26, 2024 2:59 pm

Boa tarde,

Excelente descrição, será de certo útil para outros companheiros.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Substituicao AGM para LiFePo4 (200aH)

Mensagempor Chaves » quinta fev 01, 2024 10:39 am

Bom dia becosemsaida, tive oportunidade de ler os seus posts sobre a troca de bateria e todo o processo. Está de parabéns.
Estou a reunir informações para tentar fazer o mesmo, mas no meu caso, será talvez um pouco mais trabalhoso, uma vez que ainda vou adicionar outro painel solar.
A bateria de habitáculo que veio na recente comprada AC é uma bateria normal de ácido e só de 80ah, claro está que já está a dar os seus últimos suspiros, pelo menos não vai dar muito trabalho a tirar.
No meu caso, a bateria encontra se debaixo do banco do passageiro, pelo que fico um pouco limitado quanto ao tamanho.

Se o companheiro me puder dar referências de algumas lojas/materiais agradecia.
O meu receio é que não estou muito familiarizado com electricidade/energia solar, é tudo novo para mim. :oops:

Mas penso que com muita pesquisa, tudo se faz.

Cumprimentos e boas voltas
Chaves
Chaves
 
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 28, 2023 7:20 pm
Localização: Lisboa/Almada

Re: Substituicao AGM para LiFePo4 (200aH)

Mensagempor becosemsaida » sexta fev 02, 2024 12:34 pm

Chaves Escreveu:Bom dia becosemsaida, tive oportunidade de ler os seus posts sobre a troca de bateria e todo o processo. Está de parabéns.
Estou a reunir informações para tentar fazer o mesmo, mas no meu caso, será talvez um pouco mais trabalhoso, uma vez que ainda vou adicionar outro painel solar.
A bateria de habitáculo que veio na recente comprada AC é uma bateria normal de ácido e só de 80ah, claro está que já está a dar os seus últimos suspiros, pelo menos não vai dar muito trabalho a tirar.
No meu caso, a bateria encontra se debaixo do banco do passageiro, pelo que fico um pouco limitado quanto ao tamanho.

Se o companheiro me puder dar referências de algumas lojas/materiais agradecia.
O meu receio é que não estou muito familiarizado com electricidade/energia solar, é tudo novo para mim. :oops:

Mas penso que com muita pesquisa, tudo se faz.

Cumprimentos e boas voltas
Chaves


Boas,

Se a sua bateria debaixo do banco esta a dar as ultimas...... e tirar fora e medir, postes de bateria incluidas. Assim sabe as medidas que pode usar para comprar outra bateria. Existem solucoes no mercado para esse efeito e deixo ca um exemplo, vi este tipo de problemas em outros foruns a coisa "boa" do LiFePo e que pode trabalhar deitado nao comprometendo a sua utilizacao a nao ser o calor se puxar demasiado por ele mas ai a BMS entra em acao. Do mesmo sitio onde comprei o meu esta este que e suposto ser mesmo para "debaixo" do banco: https://www.litime.de/products/litime-1 ... S4wLjAuMA..
E no entanto de 100aH mas visto que tem um de 80aH (AGM presumo) ira quase dobrar a sua disponibilidade.

Quanto ao painel solar, nao entendi se ja tem algum ou se ira acrescentar? Se for novo de inicio tem de medir bem o seu espaco e tentar maximizar o maximo para os paineis lembra-se quanto mais melhor e ao longo prazo ira agredecer-me por este concelho. Nao e so os paineis que requerem atencao mas tambem o carregador solar, ai tem duas hipoteses: PWM e MPPT, o PWM nao presta ha muitas perdas e nao carrega nada de jeito mesmo com exposicao solar boa. A MPPT e multi-funcional e regula e carrega melhor aproveitando quase tudo o que os paineis debitam (ate 20V normalmente que debaixo disso nao funciona). E uma opcao sua.

Marcas...... voltamos ao mesmo se consegue fazer poupa trocos e muitos e preciso ter nocoes basicas de eletricidade, ler muito e entender o que esta a fazer. Se manda fazer numa casa especializada e ja que gasta os € irao aconselhar tudo da marca Victron. E (muito) caro mas segundo quem usa e qualidade top para sistemas de autocaravanas. Se quer algo mais "budget" tem no site que referenciei todo material que necessita (MPPT para o solar, carregador DC-DC, carrregador AC e bateria). Ha muita oferta LIFePo e acessorios no mercado, passei horas e ler e ver reviews de baterias, carregador e PERIGOS (sim tambem os ha) e apos muita procura comprei tudo da LiTime. Hoje em dia e tudo "made in pais de arroz" muitos metem a marca e siga para venda. A escolha e sempre sua.

Sem saber que autocaravan tem e o que ja la esta instalado, o que gasta e o que pensa gastar no futuro nao e muito facil fazer um "projeto" para lhe ajudar muito mais. Tecnicamente posso lhe dar mais info mas tera de saber qual a solucao que pretende: DIY ou mandar fazer.

Estou sempre a disposicao,

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Substituicao AGM para LiFePo4 (200aH)

Mensagempor Chaves » terça fev 06, 2024 4:18 pm

Viva,

Sim, a bateria que vinha na AC era de 80ah de arranque... Quando comprei a AC estava ciente do que era, tanto que o preço acordado na compra já vinha descontado o valor de uma bateria nova.
Encomendei entretanto uma lifepo4 12v 200ah com bms 100a, já traz ficha Anderson e bornes de 8mm.

O mês passado já tinha comprado um MPPT SRNE 40A C/ Bluetooth, para futuramente adicionar mais painéis solares.
Para já a a AC conta com 1 painel de 100w, vai ser uma dor de cabeça, pois o espaço do tejadilho é pouco, uma vez que tenho 3 clarabóias e fico com um corredor estreito para instalar os painéis. Têm que ser estreitos, no entanto, podem ser compridos, coisa que é rara, normalmente são mais largos que 530mm, pelo menos mais 3 devo conseguir instalar.

Quanto ao carregador DC-DC, estou inclinado para o que me indicou, uma vez que tem fichas anderson é fácil de chegar e desligar em caso de emergência. Vou lhe enviar por mensagem o que pretendo comprar.

Estou mesmo inclinado em fazê-lo tudo sozinho com calma e após muita leitura.

Cumprimentos
Chaves
Chaves
 
Mensagens: 4
Registado: quinta dez 28, 2023 7:20 pm
Localização: Lisboa/Almada

Re: Substituicao AGM para LiFePo4 (200aH)

Mensagempor becosemsaida » quarta fev 07, 2024 10:46 am

Chaves Escreveu:Viva,

Sim, a bateria que vinha na AC era de 80ah de arranque... Quando comprei a AC estava ciente do que era, tanto que o preço acordado na compra já vinha descontado o valor de uma bateria nova.
Encomendei entretanto uma lifepo4 12v 200ah com bms 100a, já traz ficha Anderson e bornes de 8mm.

O mês passado já tinha comprado um MPPT SRNE 40A C/ Bluetooth, para futuramente adicionar mais painéis solares.
Para já a a AC conta com 1 painel de 100w, vai ser uma dor de cabeça, pois o espaço do tejadilho é pouco, uma vez que tenho 3 clarabóias e fico com um corredor estreito para instalar os painéis. Têm que ser estreitos, no entanto, podem ser compridos, coisa que é rara, normalmente são mais largos que 530mm, pelo menos mais 3 devo conseguir instalar.

Quanto ao carregador DC-DC, estou inclinado para o que me indicou, uma vez que tem fichas anderson é fácil de chegar e desligar em caso de emergência. Vou lhe enviar por mensagem o que pretendo comprar.

Estou mesmo inclinado em fazê-lo tudo sozinho com calma e após muita leitura.

Cumprimentos
Chaves


Boas,

A bateria que encomendou de 200aH deveria ter BMS de 200A. A diferenca e que com uma de 100A "so" consegue tirar 1280W continuo, esquece os picos anunciados, e se tiver um inversor e por ex. maquina de cafe ja nao ira chegar e a BMS desliga a bateria e ira ficar sem o cafezinho....... Quanto aos paineis, a minha "velhinha" tambem tem 3 claraboias, um deles e o ar condicionado portanto sei bem o que e "falta de espaco" no entanto consegui por 2 paineis na lateral esquerdo de 350W cada. Foi uma procura por causa das medidas mas acabei por mandar vir de Italia atraves de um conhecido. Cuidado com a ligacao dos paineis em serie ou paralelo para que nao exceda o max do MPPT. O estimado user Kimze ja me ajudou nesse aspecto e apos medicao estou "no limite" daquilo que o MPPT consegue absorver, procura no meu thread inicial que la explica tudo.

Fichas Anderson (ou similares) sao destinados para max. 50A como ja vinham com o carregador DC-DC acabei por os aproveitar mas nao seria a minha escolha!! Os cabos que passei da bateria/alternador para dentro do habitaculo sao de 16mm e nao cabem nos Anderson que sao max. 10mm. Falou em desligar por emergencia, NUNCA mas NUNCA meta os disjuntores (a venda em muito lado) que anunciam para corte DC pode ter um desgosto grande que aquilo nao faz nada que anunciam. Vale mais meter um corte geral manual de boa qualidade tanto para os paineis como para as baterias. Eu ainda ca tinha um relay com comando a distancia e aproveitei para fazer o corte motor-habitaculo, a bateria tem fusivel alem da BMS que ja testei e funciona (sou teimoso e tenho de saber que funciona: fiz um curto entre bornes) os paineis tenho ligado por relay normal com interruptor e fusivel. Portanto consigo (faco) por a minha autocaravana as escuras a pedido. Faz jeito quando esta parado por longos tempos onde somente a bateria fica a carregar pelos paineis para manter "cheio".

Quanto a fazer sozinho, a transformacao de "normal" para LiFePo nao e dificil. Basicamente com o equipamento todo e acesso a material necessario e muita leitura consegue. Nao sei donde e mas se precisar de ajuda pode-se sempre arranjar algo, afinal um "passeio" e sempre agradavel :D :D

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Substituicao AGM para LiFePo4 (200aH)

Mensagempor becosemsaida » quarta fev 07, 2024 11:08 am

becosemsaida Escreveu:Boas,

Proximo era o DC-DC carregador, e preciso porque a bateria "chupa" tudo o que o alternador consegue debitar e pode incendiar, avariar ou mesmo dar cabo do sistema todo. Comprei um de 40A, e deve chegar. Quem esta a ler isto deve pensar que sou maluco mas explico: tenho 700W de paineis solares no telhado e um MPPT que consegue lidar com LiFePo4 portanto estou sempre a carregar a bateria e nao me preocupo muito com o valor de carga "fixa" ou "movel" visto ter sempre o solinho a disposicao que deve "tapar" o gasto diario sobre os quais ja fiz a conta. Pior consumo que tenho e a maquina de cafe mas tambem nao funciona continuo, o arcondicionado e de uso esporadico no verao e o aquecedor a gasoleo "so" consome 10A no arranque e depois passa para 2-3A........

Assim que chegar tudo, tudo instalado, ligado e testado volto para dar a minha opiniao e se valeu a pena ou nao.

Beco


Update consumos..........

Por razoes varios so ha dias e que tive a oportinidade de ir dar um passeio e testar a serio todo o sistema. 48H de paragem com frigo ligado todo o tempo mais 3h da viagem, aquecedor de gasoleo 20H (10+10), inversor para aparelhos diversos inclusive a maquina de cafe 6H com consumos a rondar os 1500W (nao perguntem) durante 2H, iluminacao, tv, bomba de agua e carregamentos de telemoveis. Paineis solar ligados mas nao monitorizei a producao. Portanto um pouco mais que o "habitual" mas deu para teste.
Arranquei para a viagem de volta e liguei o DC-DC, o alternador ficou "pesado" que e normal mas apos 45min desligou o DC-DC sinal que a bateria estava cheio. Ora fazendo as contas "a grosso" e completamente errados: 40A/45min da uma estimativa de 30A que foram para dentro da bateria, e isso com algum abuso de consumo que fiz. Nunca tive avisos de excesso de consumo, nunca vi "luzes a falhar" e nunca o inversor se queixou de seja o que for, nesse aspecto a Edecoa e muito bom por ser sensivel a correntes baixas e assim que "falta a palha" apita e desliga......

A unica coisa que notei, e ja reportei a LiTime, foi um ligeiro aquecimento nos cabos que entram no DC-DC, NAO nas fichas Anderson. Talvez para um futuro proximo irao ser mudados os cabos de entrada so estou a espera de uma resposta da parte deles por causa da garantia. Como estes dias foram um pouco de abuso nos consumos no inversor mesmo assim fiquei surpreendido da capacidade e funcionamento de LiFePo se considerar que usei pelo menos 25% da bateria a tensao nunca baixou dos 13V e nem sequer aqueceu. Estou convencido que em dias de verao e com os paineis a produzir como deve ser (mesmo com as perdas!!) que ira chegar para o consumo diario podendo afirmar que posso "viver" offgrid full time........

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 60 visitantes