Kit Solar

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Kit Solar

Mensagempor lmascarenhas » sábado abr 06, 2019 6:48 am

Olá a todos,

Tenho andado a ler todos os posts que encontro aqui no fórum sobre instalações de painéis solares e material necessário para montar o kit.

À partida vou ter ajuda de um amigo mais experiente nestas lides na montagem, mas ando a ver os preços de material e gostava do vosso aconselhamento.

Este foi o material que "escolhi":

- Painel Solar Monocristalino 150w - 188€

https://www.amazon.co.uk/ECOWORTHY-effi ... 56&sr=8-10

- Inversor 1000w Onda Pura - 150€

https://www.amazon.co.uk/EDECOA-Inverte ... 144&sr=8-8

- Leitor de Baterias - 16€

https://www.amazon.co.uk/Capacity-Water ... 151&sr=8-1

- Controlador carregador solar - 38€

https://www.amazon.co.uk/Anself-Control ... 146&sr=8-8

O que acham desta selecção ?
Acham os preços bons?

Conseguem aconselhar-me outra loja ou outro material que sirva melhor o meu propósito ?

A minha utilização vai ser o normal, carregamento de laptops, câmaras, luz interior e exterior, boiler...

Tenho também duas baterias de 100A de ácido já instaladas.


Obrigado a todos desde já

Os melhores cumprimentos
lmascarenhas
 
Mensagens: 13
Registado: sexta mar 15, 2019 8:44 pm

Re: Kit Solar

Mensagempor Salazar » sábado abr 06, 2019 10:08 pm

Em relação ao painel e ao regulador, encontra mais barato por cá. Mesmo em lojas de autocaravanismo (onde o material tende a ser mais caro...), os kits da vechline ficam pelos mesmos preços e já trazem suportes para o painel (que é algo que não tem na sua lista).
Tenho muitas reservas em relação ao inversor.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Kit Solar

Mensagempor lmascarenhas » domingo abr 07, 2019 6:43 am

Salazar Escreveu:Em relação ao painel e ao regulador, encontra mais barato por cá. Mesmo em lojas de autocaravanismo (onde o material tende a ser mais caro...), os kits da vechline ficam pelos mesmos preços e já trazem suportes para o painel (que é algo que não tem na sua lista).
Tenho muitas reservas em relação ao inversor.



Obrigado pela resposta companheiro.

Consegue aconselhar-me outra loja ou site onde possa comprar material similar (vechline por exemplo) ?
Qual a razão das suas reservas em relação ao inversor ? parece-lhe de má qualidade?

Sou muito pouco experiente neste campo de energia solar, preciso mesmo da vossa ajuda :lol:

Cumprimentos
lmascarenhas
 
Mensagens: 13
Registado: sexta mar 15, 2019 8:44 pm

Re: Kit Solar

Mensagempor Garrbel » domingo abr 07, 2019 8:37 am

Bom dia

Para a utilização que quer dar ao inversor(conversor) para quê 1000W e onda pura?

Para o carregamento de laptops porque não um pequeno aparelho que lhe passa de 12V para 18V directamente? Com o inversor será 12V-230V-18V.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Kit Solar

Mensagempor lmascarenhas » domingo abr 07, 2019 3:51 pm

Garrbel Escreveu:Bom dia

Para a utilização que quer dar ao inversor(conversor) para quê 1000W e onda pura?

Para o carregamento de laptops porque não um pequeno aparelho que lhe passa de 12V para 18V directamente? Com o inversor será 12V-230V-18V.


Boa tarde,

Tem razão no que diz, mas as necessidades de hoje podem não ser as de amanhã, prefiro fazer já esse investimento.

Sabe de algum site onde consiga comprar mais barato que as lojas de caravanismo portuguesas ?

Obrigado
Cumprimentos
lmascarenhas
 
Mensagens: 13
Registado: sexta mar 15, 2019 8:44 pm

Re: Kit Solar

Mensagempor Salazar » domingo abr 07, 2019 5:53 pm

lmascarenhas Escreveu:
Salazar Escreveu:Em relação ao painel e ao regulador, encontra mais barato por cá. Mesmo em lojas de autocaravanismo (onde o material tende a ser mais caro...), os kits da vechline ficam pelos mesmos preços e já trazem suportes para o painel (que é algo que não tem na sua lista).
Tenho muitas reservas em relação ao inversor.



Obrigado pela resposta companheiro.

Consegue aconselhar-me outra loja ou site onde possa comprar material similar (vechline por exemplo) ?
Qual a razão das suas reservas em relação ao inversor ? parece-lhe de má qualidade?

Sou muito pouco experiente neste campo de energia solar, preciso mesmo da vossa ajuda :lol:

Cumprimentos


Antes de mais, sou muito céptico em comprar material desse no eBay/Amazon.
O painel solar é um equipamento muito delicado. Eu não o queria a fazer uma viagem do uk ou da China para cá nas mãos de uma transportadora.
Não diz a região onde mora, mas, na região de Lisboa, tem a CCBS. O material tem muito bom preço e o aconselhamento é óptimo.
Para regulador, eu nem olhava para PWM. Preferia baixar no painel e escolher um MPPT.
Pelo valor desse inverter, eu comprei um de 600w. E de marca branca. Para além de duvidar que esse seja de facto de onda pura.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Kit Solar

Mensagempor satmiller » domingo abr 07, 2019 7:22 pm

Vou lhe dar a minha opinião.
O inversor eu comprei um dessa marca no ano passado quanto ao ser de onda pura isso posso garantir que e, eu medi o meu com um osciloscópio quanto aos 1000w esqueça ele com 750w já nao funciona.
Posso lhe dizer que o utilizei no Carnaval e esta semana quando estava a preparar a AC para a saída da pascoa liguei e ele estava a dar sempre excesso de temperature tenho num colega meu para reparar amanha ja devo saber o que ele tem.
Quanto ao regulador eu também sou da opinião de ir para um Mppt tem os da Epever bons e baratos ou da Victron muito melhores e pouco mais caros, mas se quiser mesmo os PWm compre antes os da Steca modelo Solsum estes sao do melhor que se fabrica.
satmiller
 
Mensagens: 26
Registado: terça jul 25, 2017 6:21 am

Re: Kit Solar

Mensagempor lmascarenhas » quarta abr 10, 2019 11:34 am

Salazar Escreveu:
lmascarenhas Escreveu:
Salazar Escreveu:Em relação ao painel e ao regulador, encontra mais barato por cá. Mesmo em lojas de autocaravanismo (onde o material tende a ser mais caro...), os kits da vechline ficam pelos mesmos preços e já trazem suportes para o painel (que é algo que não tem na sua lista).
Tenho muitas reservas em relação ao inversor.



Obrigado pela resposta companheiro.

Consegue aconselhar-me outra loja ou site onde possa comprar material similar (vechline por exemplo) ?
Qual a razão das suas reservas em relação ao inversor ? parece-lhe de má qualidade?

Sou muito pouco experiente neste campo de energia solar, preciso mesmo da vossa ajuda :lol:

Cumprimentos


Antes de mais, sou muito céptico em comprar material desse no eBay/Amazon.
O painel solar é um equipamento muito delicado. Eu não o queria a fazer uma viagem do uk ou da China para cá nas mãos de uma transportadora.
Não diz a região onde mora, mas, na região de Lisboa, tem a CCBS. O material tem muito bom preço e o aconselhamento é óptimo.
Para regulador, eu nem olhava para PWM. Preferia baixar no painel e escolher um MPPT.
Pelo valor desse inverter, eu comprei um de 600w. E de marca branca. Para além de duvidar que esse seja de facto de onda pura.



Boa tarde,

Tem toda a razão, não tinha pensado nisso do risco no transporte.

Contactei a CCBS e pedi um orçamento de acordo com as minhas necessidades. Partilho convosco assim que tiver mais notícias.
Eles disseram-me que só trabalhavam com inverters de onda pura, portanto acho que há pouco a temer nesse campo.

Obrigado mais uma vez
Cumprimentos
lmascarenhas
 
Mensagens: 13
Registado: sexta mar 15, 2019 8:44 pm

Re: Kit Solar

Mensagempor lmascarenhas » quarta abr 10, 2019 11:38 am

satmiller Escreveu:Vou lhe dar a minha opinião.
O inversor eu comprei um dessa marca no ano passado quanto ao ser de onda pura isso posso garantir que e, eu medi o meu com um osciloscópio quanto aos 1000w esqueça ele com 750w já nao funciona.
Posso lhe dizer que o utilizei no Carnaval e esta semana quando estava a preparar a AC para a saída da pascoa liguei e ele estava a dar sempre excesso de temperature tenho num colega meu para reparar amanha ja devo saber o que ele tem.
Quanto ao regulador eu também sou da opinião de ir para um Mppt tem os da Epever bons e baratos ou da Victron muito melhores e pouco mais caros, mas se quiser mesmo os PWm compre antes os da Steca modelo Solsum estes sao do melhor que se fabrica.



Obrigado satmiller, por acaso em relação ao regulador acho que não fui específico com a CCBS se queria um MPPT ou PWM, vamos ver o que eles sugerem. A minha única condição era ter um controlador que pudesse receber a ligação de um painel solar extra no futuro.

Obrigado pela sua opinião em relação ao inversor que aqui coloquei, já me salvou uns €€€ !

Cumprimentos
lmascarenhas
 
Mensagens: 13
Registado: sexta mar 15, 2019 8:44 pm

Re: Kit Solar

Mensagempor Salazar » quarta abr 10, 2019 4:03 pm

lmascarenhas Escreveu:A minha única condição era ter um controlador que pudesse receber a ligação de um painel solar extra no futuro.



Se ligar os painéis em paralelo, só precisa de uma entrada para painéis solares.
Ou compra já um regulador de 20A, ou compra um de 10A e faz o upgrade do regulador no futuro.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Kit Solar

Mensagempor lmascarenhas » quarta abr 10, 2019 9:54 pm

Entretanto já recebi a proposta da CCBS.

É importante fazer a ressalva que antes de elaborarem esta proposta fizeram-me algumas perguntas relativas à utilização que iria dar e a autonomia que queria ter .
As únicas coisas que tenho que podem pesar mais na utilização são o frigorífico (que também funciona a 12V) e o boiler que funciona a 220-230V e utiliza 1.5kW (?) - vou deixar uma imagem da etiqueta da boiler e frigorífico para esclarecer.
Pedi autonomia de 48h.

Esta foi a proposta da CCBS:

- 2 painéis solares fotovoltaicos monocristalinos 100W (200W);
- 5mt de cabo solar de 4mm2;
- 1 Regulador de carga MPPT 15A 12/24V;-
- 1 cabo de ligação da bateria ao regulador, com 1 fusível de 20A;
- 1 Inversor de onda pura 2000W 12V;
- 1 bateria 170Ah/C100 12V;

Este material anda perto dos 1200€, sem os apoios dos painéis. Sem montagem obviamente.
Foi-me comunicado também que não conseguiria ter o boiler e o frigorífico em simultâneo.

Ora, este valor está um pouco acima do que queria gastar em material.

A minha pergunta aqui é: Acham viável substituir o boiler eléctrico por um a gás? desta forma ia necessitar de menos energia e por consequência menos material. e já tenho a instalação do gás feita, para o fogão e aquecimento.
Se sim, aconselham algum ?
Terá sido a questão de pedir uma autonomia muito grande e daí colocarem 2 painéis (quando só pedi 1) e uma bateria de 170A?

Aconselharam também a compra de um combinador de baterias, que ronda os 90€.


Potência frigorífico: https://imagizer.imageshack.com/img921/2075/me9bSP.jpg
Potência boiler: https://imagizer.imageshack.com/img921/60/CEeLMB.jpg

Obrigado a todos pela vossa ajuda,
Cumprimentos
Editado pela última vez por lmascarenhas em quarta abr 10, 2019 10:08 pm, num total de 1 vez.
lmascarenhas
 
Mensagens: 13
Registado: sexta mar 15, 2019 8:44 pm

Re: Kit Solar

Mensagempor lmascarenhas » quarta abr 10, 2019 9:56 pm

Salazar Escreveu:
lmascarenhas Escreveu:A minha única condição era ter um controlador que pudesse receber a ligação de um painel solar extra no futuro.



Se ligar os painéis em paralelo, só precisa de uma entrada para painéis solares.
Ou compra já um regulador de 20A, ou compra um de 10A e faz o upgrade do regulador no futuro.


Ligar os painéis em paralelo tem algum inconveniente ou é só uma questão de ligações ?

Um regulador de 20A traz-me alguns benefícios ou só tem mais input ?

Obrigado
Cumprimentos
lmascarenhas
 
Mensagens: 13
Registado: sexta mar 15, 2019 8:44 pm

Re: Kit Solar

Mensagempor Salazar » quinta abr 11, 2019 10:49 am

lmascarenhas Escreveu:Entretanto já recebi a proposta da CCBS.

É importante fazer a ressalva que antes de elaborarem esta proposta fizeram-me algumas perguntas relativas à utilização que iria dar e a autonomia que queria ter .
As únicas coisas que tenho que podem pesar mais na utilização são o frigorífico (que também funciona a 12V) e o boiler que funciona a 220-230V e utiliza 1.5kW (?) - vou deixar uma imagem da etiqueta da boiler e frigorífico para esclarecer.
Pedi autonomia de 48h.

Esta foi a proposta da CCBS:

- 2 painéis solares fotovoltaicos monocristalinos 100W (200W);
- 5mt de cabo solar de 4mm2;
- 1 Regulador de carga MPPT 15A 12/24V;-
- 1 cabo de ligação da bateria ao regulador, com 1 fusível de 20A;
- 1 Inversor de onda pura 2000W 12V;
- 1 bateria 170Ah/C100 12V;

Este material anda perto dos 1200€, sem os apoios dos painéis. Sem montagem obviamente.
Foi-me comunicado também que não conseguiria ter o boiler e o frigorífico em simultâneo.

Ora, este valor está um pouco acima do que queria gastar em material.

A minha pergunta aqui é: Acham viável substituir o boiler eléctrico por um a gás? desta forma ia necessitar de menos energia e por consequência menos material. e já tenho a instalação do gás feita, para o fogão e aquecimento.
Se sim, aconselham algum ?
Terá sido a questão de pedir uma autonomia muito grande e daí colocarem 2 painéis (quando só pedi 1) e uma bateria de 170A?

Aconselharam também a compra de um combinador de baterias, que ronda os 90€.


Potência frigorífico: https://imagizer.imageshack.com/img921/2075/me9bSP.jpg
Potência boiler: https://imagizer.imageshack.com/img921/60/CEeLMB.jpg

Obrigado a todos pela vossa ajuda,
Cumprimentos


Desse orçamento, só para a bateria e para o inverter, são cerca de €700.

De facto, o boiler eléctrico restringe em muito a utilização offgrid. Ou implica um investimento considerável para o poder usar sem estar ligado à rede.

Um boiler a gás fica-lhe pelo preço desses dois equipamentos, mais a mão de obra da instalação.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Kit Solar

Mensagempor ilidiojrs » sábado abr 20, 2019 6:20 am

Também ando a guerra com o meu sistema solar... Nestas mini férias Páscoa rumámos a Valência para ir ver a exposição do Harry Potter. Chegados lá notei que havia um cheiro estranho a queimado e era do regulador solar (vechline 10A, pwm). Desliguei-o e abri-lo é estava mesmo queimado. Bom, fui ao Leroy merlin mais próximo que encontrei para ver se me desenrascava e acabei por comprar o único regulador que supostamente era adequado para baterias ácido, um xunzel de 4A, pwm. Acabamos por ficar num parque ligados a 220 para não correr o risco de ficar sem energia. Montei o controlador novo, acendeu uma luz verde, que é a unica que tem e pensei estar desenrascado. Ao sair de Valência é ao fazer uma primeira paragem reparo que a bateria está quase descarregada, apesar de durante a viagem tudo ter estado desligado....
Enfim, não sei se é do regulador, se é da bateria... mas não estão fáceis as férias...
ilidiojrs
 
Mensagens: 12
Registado: quarta fev 06, 2019 2:35 pm

Re: Kit Solar

Mensagempor Garrbel » sábado abr 20, 2019 7:44 am

Bom dia

Apos essa viagem em que a bateria descarregou como estava o frigorifico?

Bateria que não carrega e frigorifico que não trabalha em viagem é sinal de que o separador de baterias avariou. Isto para quem tem um separador, ou o relais que abre a corrente vinda do alternador após ignição.

É mais uma pista
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 25 visitantes