Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor joao rafael santos » segunda dez 10, 2018 9:54 pm

Boa noite companheiros
Parece que é desta que a Repsol vai acabar com as garrafas de propano,passando para serem vendidas ao publico as antigas garrafas da Shell que levam um redutor diferente e pressões diferentes.Hoje fui ao representante da Repsol onde me informaram que para aquele tipo de garrafa só tinham dois tipos de redutores um de 29 mb e outro de 37 mb ,Fiquei ma duvida qual delas é que devo colocar na minha a/c uma vez que tenho um autocolante informativo que o redutor deve de ser 30 mb.
Cumps. João Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor fluis » quinta dez 13, 2018 11:33 am

Bom dia,

Sim o redutor deve ser 30 mbar, e o mais certo é na garrafa estar um adaptador de pressão livre e o redutor estar depois. Não havendo estes redutores, normalmente o redutor da repsol laranja, com 29 mbar pode ser usado quer em propano quer em butano sendo adequado para as nossas Ac (29 mbar ou 30 mbar não tem diferença sensível de comportamento).

Não é primeira vez que se coloca a questão da repsol acabar com as suas laranjas, mas parece-me estranho essa hipótese, já que as outras só existem em Portugal, devido à repsol ter ficado com tudo o que era da Shell em Portugal, enquanto as outras são comercializadas em Portugal, Espanha (sendo que o adaptador para estas é igual para todas as garrafas comercializadas em Espanha independentemente da marca), tendo chegado a ser comercializada nalgumas zonas do sul de França.

Se a Repsol decidisse descontinuar uma das gamas, faria sempre mais lógica que fosse a da antiga shell.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor joao rafael santos » quinta dez 13, 2018 12:31 pm

Bom dia companheiro fluis
Realmente segundo uma informação do revendedor da repsol aqui em Faro é que a Cepsa tinha comprado as garrafas de gas da repsol, tendo agora a repsol começado a comercializar as antigas da shell.É uma grande confusão.Já este ano tive uma grande dificuldade em arranjar as ditas garrafas cor de laranja na zona de Nelas.
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor TeamTurbo » quarta jan 02, 2019 7:23 pm

Olá,

É verdade, as garrafas de cor laranja da repsol já não são vendidas em Portugal (uma vez que o encaixe era o mesmo, eu utilizava uma de propano e uma K6 butano de reserva).
No entanto, podem utilizar as garrafas "light" de propano da cepsa (o encaixe é o mesmo). Em comparação com as normais deve pesar quase metade.

Cumps
TeamTurbo Family
Rimor 700TC
MB Sprinter 318cdi V6
TeamTurbo
 
Mensagens: 57
Registado: sábado set 07, 2013 10:44 am
Localização: Quinta do Conde

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor time_out » quinta jan 03, 2019 4:37 pm

Boa tarde

Pelos lados de Sintra as garrafas laranja continuam à venda.

Toda a gama Repsol disponivel.

Também no site da empresa apresentam a gama habitual https://www.repsol.pt/pt/produtos-servicos/gas-da-repsol/index.cshtml
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor TeamTurbo » sexta jan 04, 2019 9:23 am

Bom dia,

A Repsol continua a vender gás.
A questão levantada, é a alteração do bocal da garrafa propano (laranja) que até então era igual nas K6, K11 e propano da Cepsa.

Cumps
TeamTurbo Family
Rimor 700TC
MB Sprinter 318cdi V6
TeamTurbo
 
Mensagens: 57
Registado: sábado set 07, 2013 10:44 am
Localização: Quinta do Conde

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor Luismbmp » sexta jan 18, 2019 12:41 pm

No entanto, podem utilizar as garrafas "light" de propano da cepsa (o encaixe é o mesmo). Em comparação com as normais deve pesar quase metade.


Boas, essas da repsol light propano serem mais leves, acho um bocado estranho, pelo menos nunca vi garrafas de gáz propano sem ser em metal, ou haverá tambem em polipropileno como as plumas butano da galp??
Se houver desconhecia, e já agora digam-me quais são que eu mudo logo de redutor :)

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor Salazar » sábado jan 26, 2019 5:51 pm

Luismbmp Escreveu:
No entanto, podem utilizar as garrafas "light" de propano da cepsa (o encaixe é o mesmo). Em comparação com as normais deve pesar quase metade.


Boas, essas da repsol light propano serem mais leves, acho um bocado estranho, pelo menos nunca vi garrafas de gáz propano sem ser em metal, ou haverá tambem em polipropileno como as plumas butano da galp??
Se houver desconhecia, e já agora digam-me quais são que eu mudo logo de redutor :)

Abraço


Não são Repsol. São Cepsa.
Usam o mesmo redutor que se usa em Espanha. E, como são iguais às garrafas vendidas em Espanha, são aceites do outro lado da fronteira, onde os mesmos 11 kg de propano custam quase metade do que custa cá.

Apenas uma nota: nas garrafas de gás Comet da Amtrol-Alfa (que equipam as K da Repsol e Pluma da Galp), o cilindro que contém o gás continua a ser de metal. Nas Light da Rubis, o cilindro é em compósito.

As garrafas que a Cepsa utiliza são as Xlite da Amtrol-Alfa. Tanto no butano, como no propano. Têm uma tara de 6,7 kg - só as Rubis Light são mais leves, mas são butano.
Se tivermos em conta que uma garrafa normal de 11 kg de propano (como as laranjas da Repsol) tem uma tara de 15 kg, estamos a falar de 26 kg por garrafa cheia. Com as da Cepsa, temos 17,6 kg por garrafa cheia. Numa viagem com duas garrafas, são menos 18 kg de ferro a transportar. Ou mais 18 kg de tralha que se pode levar...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor Mario » domingo jan 27, 2019 6:25 pm

Olá Salazar;

Obrigado pelo teu post,foi util para mim pois era um dos contemplados no desaparecimento das propano repsol laranjas,nesse caso terei o problema resolvido sem andar com trocas de regulador,com a vantagem do peso inferior,a auto-caravana,pode :!: ,eu é que nem por isso. :)
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor Salazar » domingo jan 27, 2019 8:08 pm

Mario Escreveu:Olá Salazar;

Obrigado pelo teu post,foi util para mim pois era um dos contemplados no desaparecimento das propano repsol laranjas,nesse caso terei o problema resolvido sem andar com trocas de regulador,com a vantagem do peso inferior,a auto-caravana,pode :!: ,eu é que nem por isso. :)


O problema da Cepsa é a rede de distribuição que é reduzida. Para quem quiser outra alternativa ao propano da Repsol (laranja), tem a Prio. O encaixe é o mesmo, a tara da garrafa anda pelos 10kg, mais 9 kg de propano. E o preço por kg é o mais baixo do mercado (não sei se ainda anda abaixo dos €2 por kg).
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor joao rafael santos » domingo jan 27, 2019 9:31 pm

Boa noite companheiros
É pena que a marca prio também não tem muitas bombas ~cá no Algarve. Por exemplo entre faro e Portimão 60 kms só existem 3 bombas da prio,Ou seja se estiver em Albufeira tenho que fazer 30 kms mais 30 kms para comprar uma garrafa de gás. Sai a garrafa muito cara.
Cumps João Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Fim das garrafas de gas propano da Repsol

Mensagempor Luismbmp » terça fev 12, 2019 11:06 am


Não são Repsol. São Cepsa.
Usam o mesmo redutor que se usa em Espanha. E, como são iguais às garrafas vendidas em Espanha, são aceites do outro lado da fronteira, onde os mesmos 11 kg de propano custam quase metade do que custa cá.

Apenas uma nota: nas garrafas de gás Comet da Amtrol-Alfa (que equipam as K da Repsol e Pluma da Galp), o cilindro que contém o gás continua a ser de metal. Nas Light da Rubis, o cilindro é em compósito.

As garrafas que a Cepsa utiliza são as Xlite da Amtrol-Alfa. Tanto no butano, como no propano. Têm uma tara de 6,7 kg - só as Rubis Light são mais leves, mas são butano.
Se tivermos em conta que uma garrafa normal de 11 kg de propano (como as laranjas da Repsol) tem uma tara de 15 kg, estamos a falar de 26 kg por garrafa cheia. Com as da Cepsa, temos 17,6 kg por garrafa cheia. Numa viagem com duas garrafas, são menos 18 kg de ferro a transportar. Ou mais 18 kg de tralha que se pode levar...



Amigo Salazar, desconhecia essa informação, realmente a diferença de peso entre uma e outra é enorme, sempre se pode carregar mais alguma tralha :)
Obrigado pela informação
Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 43 visitantes