camera de marcha atras - Como ligar

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

camera de marcha atras - Como ligar

Mensagempor Garrbel » quarta mai 02, 2018 1:50 pm

Boa tarde

Pretendo instalar uma camera de marcha atras.
Como vou andar com a mota pendurada gostaria de poder vigia-la com a camera. Ou seja a camera podia ser ligada a qualquer momento.
Como não quero gastar muito numa camera estou a pensar comprar uma wireless e tambem para poupar a instalação de cablagem

A minha duvida: como se instala? Ou seja o monitor fica ligado a 12V normalmente. E a camera? fica ligada em permanencia ou a instalação tem de ser feita de modo que a camera liga quando ligo o monitor? Se assim for o cabo para alimentar a camera tem de ir desde o monitor até à camera. É assim?

Camera: https://www.ebay.com/itm/Wireless-7-LCD ... SwSYpZzt7D
Que dizem desta?

Obg
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: camera de marcha atras - Como ligar

Mensagempor Salazar » quarta mai 02, 2018 3:38 pm

Eu comprei o meu set na Gearbest. Demorou umas 3 semanas a chegar, mas não paga alfândega. Câmara e monitor ficaram em cerca de €50 com portes. Pode ver como ficou no meu Instagram no link na assinatura.

Obtei por fio porque tinha lido vários reviews a falar de interferências nos sistemas wireless. Para além disso queria o monitor no espelho retrovisor central e uma câmara discreta. A alimentação da câmara seguiu com o cabo de vídeo desde o tablier. A minha liga logo com o contacto pos-igniçao e assim funciona como retrovisor. Primeiro porque é mais útil e segundo porque ia ter mais trabalho à procura de uma luz de marcha atrás. Para além do conjunto, comprei um cabo de vídeo com ficha RCA de 10 metros (o que vinha tinha 5 metros) e fichas tipo automóvel na Mauser para as ligações ficarem catitas.

Edit:

Agora com mais calma.
Fui buscar a alimentação do monitor e da câmara à ligação do auto-rádio. A câmara tem corrente e massa e o monitor tem corrente, massa e um fio verde que, quando recebe 12V, liga logo o monitor na entrada da câmara - para, p.e., ligar a uma luz de marcha atrás. No meu caso, também o liguei ao pós-contacto da ignição. Assim, quando ligo a carrinha, liga logo a câmara, o monitor e coloca o monitor no canal da câmara. Não me recordo do grau de abertura da câmara, mas como é larguito, permite que se use como retrovisor. Bem útil com aqueles amantes do drafting ou quando acabamos uma ultrapassagem. O pior é o trabalho que a instalação dá; desmontar tablier, retirar bancos e estrutura dos bancos, forro do chão, passar fios, colocar a câmara, testar, montar tudo de novo e ter a sorte de ficar tudo a funcionar à primeira e sobreviver o primeiro teste de estrada.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: camera de marcha atras - Como ligar

Mensagempor Garrbel » quarta mai 02, 2018 8:27 pm

Boa noite
Salazar Escreveu: desmontar tablier, retirar bancos e estrutura dos bancos, forro do chão, passar fios, colocar a câmara, testar, montar tudo de novo e ter a sorte de ficar tudo a funcionar à primeira e sobreviver o primeiro teste de estrada.


É a isto que eu pretendo fugir.

Vou ter de estudar melhor como fazer (ou mandar fazer)

Obg
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: camera de marcha atras - Como ligar

Mensagempor Salazar » quarta mai 02, 2018 9:12 pm

Garrbel Escreveu:Boa noite
Salazar Escreveu: desmontar tablier, retirar bancos e estrutura dos bancos, forro do chão, passar fios, colocar a câmara, testar, montar tudo de novo e ter a sorte de ficar tudo a funcionar à primeira e sobreviver o primeiro teste de estrada.


É a isto que eu pretendo fugir.

Vou ter de estudar melhor como fazer (ou mandar fazer)

Obg



Eu pus-me a fazer contas a uma média de 30€/hora mão de obra de oficina mais, no mínimo, 200€ pelo mesmo material que comprei por 50€ e cheguei à conclusão que mais valia perder um domingo de roda daquilo e garantidamente iria ficar melhor do que alguma oficina fazia.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: camera de marcha atras - Como ligar

Mensagempor Coliveira » quinta mai 03, 2018 3:13 pm

Boa tarde!
Comprei a minha no site AliExpress, demorei 30 minutos a instalar.
A que comprei foi esta, na altura estava mais barata.
https://pt.aliexpress.com/item/Onever-4 ... 0.0.3n3tXH
Coliveira
 
Mensagens: 21
Registado: quinta fev 09, 2017 11:27 am

Re: camera de marcha atras - Como ligar

Mensagempor Garrbel » quinta mai 03, 2018 8:49 pm

Boa tarde
Coliveira Escreveu:demorei 30 minutos a instalar


É tentador, mas diga-me como não é wireless além de alimentar com 12V a camera e o monitor é necessário passar os cabos entre a frente e a parte de tras. Foi assim tão simples fazer esse trabalho? O levar cabos ao longo de toda a autocaravana não é complicado e principalmente muito demorado?

A alimentação é feita separadamente ou quando liga o monitor também liga a camera?

Como serve de espelho retrovisor se calhar dá jeito ter imagem em permenencia após contacto. É assim que tem?

Obg
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: camera de marcha atras - Como ligar

Mensagempor Coliveira » sexta mai 04, 2018 1:32 pm

Boa tarde!
Aproveitei que estava num elevador para fazer a passagem dos cabos, o cabo deu mesmo à justa.
A alimentação fiz à luz da macha-trás, a camara e o monitor só ligam quando engreno a macha-trás.
https://www.youtube.com/watch?v=AmRFHWUA8Hk&t=435s
Coliveira
 
Mensagens: 21
Registado: quinta fev 09, 2017 11:27 am

Re: camera de marcha atras - Como ligar

Mensagempor Garrbel » sexta mai 04, 2018 4:43 pm

Boa tarde

Obg pelo esclarecimento
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes