Uso de frigorífico doméstico a 220v na AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Uso de frigorífico doméstico a 220v na AC

Mensagempor antunesr » domingo mar 11, 2018 6:52 pm

Viva,
Penso utilizar um frigorífico doméstico a 220v na AC, através de um Inversor.
Ouvi rumores de que pode ser perigoso pois o tipo de gás que utilizam é diferente e que pode explodir.
Têm conhecimento ou experiência na área? Este perigo é real?
Alguém que neste momento utilize um frigorífico de compressor doméstico na AC?
Obrigado
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm

Re: Uso de frigorífico doméstico a 220v na AC

Mensagempor fluis » segunda mar 12, 2018 1:34 pm

Boa tarde,

Alguns companheiros já utilizaram frigoríficos da linha domestico na AC, pode verificar o que foi debatido sobre esse assunto aqui:

viewtopic.php?f=17&t=4699
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Uso de frigorífico doméstico a 220v na AC

Mensagempor antunesr » segunda mar 12, 2018 1:57 pm

Obrigado pelo envio do link do tópico
É disto mesmo que estou a falar e é a solução que também tenho.
Seria bom ter um comentário de alguém que usa, se circula com ele ligado ou desligado, se da tempos de espera para ligar o frigorífico depois de estacionar...
Realmente já tinha lido e ouvido falar do uso de frigoríficos domésticos na autocaravana e dai o desenho da minha solução, também em parte pelo tópico do companheiro Danibeja e só recentemente ouvi falar deste perigo de explosão - que não sei se é real.
Mais uma vez obrigado pela informação e comentário e fico também a aguardar um comentário de algum companheiro que tenha experiência de utilização desta solução.

Obrigado e boas viagens!
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm

Re: Uso de frigorífico doméstico a 220v na AC

Mensagempor bragadosreis » quinta mar 15, 2018 12:17 am

Boas!

Depois de ter apanhado um valente susto com o nosso já velhinho frigorifico resolvemos que gás não era para nós!
Toca então de pesquisar alternativas...
Depois de ter lido quase todos os tópicos dos companheiros que ao longo do tempo aqui deixaram as suas experiências e opiniões(obrigado a todos!!!), cheguei à conclusão que o melhor seria um frigorifico de compressor a 12v... Mas o Preço!!!!
Nova pesquisa...
Achei um motor 12v com prestações agradáveis, um frigorifico avariado e um técnico disposto a montar um no outro!
Feitas as contas cerca de 250 Euros no total.
Mas sem mais sustos com gás, e com as prestações do frigorifico lá de casa.
Até ver satisfeitíssimos!
No verão aguentou os 45 graus da Andaluzia Espanhola sem problemas, e com direito a gelados para a miúda e tudo!

Agora, se podia ter simplesmente ter ligado um frigorifico a um inversor? Podia, mas ia perder alguma energia em todo o processo e nos dias de inverno todos os amperes contam!
Além disso ia talvez gastar o mesmo...

:wink:

Já agora o nosso frigorifico está sempre ligado a partir do momento em que entramos na AC!
bragadosreis
 
Mensagens: 19
Registado: sexta ago 21, 2015 10:39 pm
Localização: Lisboa, Penha de França

Re: Uso de frigorífico doméstico a 220v na AC

Mensagempor antunesr » quinta mar 15, 2018 5:11 am

Viva,
Obrigado pela contribuição.
Sem querer fugir muito ao tema do tópico...
Achou um motor 12v? O que quer isso dizer?
Quanto a custos, o meu frigorífico doméstico em segunda mão e muito bom estado custou 50eur.
Consumo não é por aí além e como investi para ter boa produção e acumulação elétricas há que fazer uso, penso ter sempre o frigorífico ligado se não houver nenhum problema de segurança envolvido
antunesr
 
Mensagens: 14
Registado: domingo abr 05, 2015 11:42 pm

Re: Uso de frigorífico doméstico a 220v na AC

Mensagempor bragadosreis » sábado mar 24, 2018 11:59 pm

antunesr Escreveu:Viva,
Achou um motor 12v? O que quer isso dizer?
Quanto a custos, o meu frigorífico doméstico em segunda mão e muito bom estado custou 50eur.
Consumo não é por aí além e como investi para ter boa produção e acumulação elétricas há que fazer uso, penso ter sempre o frigorífico ligado se não houver nenhum problema de segurança envolvido


Bom, na verdade eu investi num motor de frigorifico que funciona a 12v porque não vi necessidade de investir num bom inversor...
comprei o motor de compressão no olx , um sikelan 12v dc equivalente aos danfoss que já tinham sido citados aqui no forum.
Tudo igual, só varia a marca.
https://www.olx.pt/anuncio/compressor-f ... 22fdb4fcdb

por exemplo...
bragadosreis
 
Mensagens: 19
Registado: sexta ago 21, 2015 10:39 pm
Localização: Lisboa, Penha de França


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes