Ligar inverter a bateria de arranque

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ligar inverter a bateria de arranque

Mensagempor Salazar » segunda nov 13, 2017 4:39 pm

No início do ano adquirimos um mini forno eléctrico de 800w a 220V. O brinquedo é catita e dá para umas brincadeiras, mas só o podemos usar quando estamos ligados à rede.
Agora, na célula temos uma bateria de 110 ah, o que é claramente insuficiente para ligar um inverter de 1000w durante a utilização do forno - estamos a falar de um consumo de 80 ah(!). A solução passaria por ligar o inverter à bateria de arranque e usar o motor como gerador. O que na teoria até é possível, já que o nosso alternador é de 120 ah. A questão é que, das casas que já contactei, ninguém me sabe dizer se isso é possível fazer na prática. Estranho.
Alguém por aqui com um setup assim?
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Ligar inverter a bateria de arranque

Mensagempor danibeja » segunda nov 13, 2017 6:58 pm

Boa noite,

A mim não me parece exequível, no entanto se estiver-mos a falar de um tempo que não exceda cerca de 30 minutos, já se poderá tornar exequível, pois a descarga não chega a valores que estraguem alguma coisa...

Um alternador de 120 amperes ao relentin é possível carregar cerca metade da sua potencia máxima, cerca de 60 amperes, logo são apenas 720 Watt, e deveria ter uma potencia pelo menos um terço superior À que vai gastar, para não estar em esforço....

Ligar na bateria da célula ou na do motor poderá ser indiferente, desde tenha baterias de acido ou AGM Start & Stop nos dois locais, já para não falar que se tiver baterias de descarga lenta (Acido , Gel ou AGM) com essa descarga rápida vai fritar as baterias.

Boa noite,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Ligar inverter a bateria de arranque

Mensagempor caminheiro » terça nov 14, 2017 1:28 pm

Companheiro Salazar,
Dessa que ponha o motor a trabalhar, como diz o companheiro Danibeja, é indiferente a bateria a que liga o inversor. Há mais de 10 anos que o faço para fazer funcionar um microondas ou uma máquina Nespresso, mas nunca mais que 10 minutos. No entanto, recomendo que opte por ligar á bateria auxiliar.
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: Ligar inverter a bateria de arranque

Mensagempor Dias » terça nov 14, 2017 9:48 pm

caminheiro Escreveu:Companheiro Salazar,
Dessa que ponha o motor a trabalhar, como diz o companheiro Danibeja, é indiferente a bateria a que liga o inversor. Há mais de 10 anos que o faço para fazer funcionar um microondas ou uma máquina Nespresso, mas nunca mais que 10 minutos. No entanto, recomendo que opte por ligar á bateria auxiliar.


Confirmo o que o companheiro disse também já uso há uns bons anos para um micro-ondas e máquina de café e secador...e muitos gadgets só que já tive de meter uma bomba de água nova e penso que foi derivado do elevado consumo feito ao alternador, que obriga a um esforço muito grande da correia. Forçando os rolamentos da bomba de água e do alternador..a técnica que eu utilizo depois disso é acelarar um pouco o motor até ás 1500rpm para o esforço do alternador não ser tão intenso.
Espero ter ajudado.
Dias
 
Mensagens: 15
Registado: segunda nov 16, 2009 2:09 pm
Localização: Str

Re: Ligar inverter a bateria de arranque

Mensagempor Euroviajante » quarta nov 15, 2017 10:36 pm

Tudo isso é possível, contudo deixo uma nota pessoal.
O problema de por o carro a trabalhar para carregar as baterias enquanto usam os aparelhos elétricos é o incomodo que causam aos vizinhos no estacionamento, terem de ouvir um motor a trabalhar e a cheirarem os gases de escape com as acelerações.
Enfim :roll: esta prática de autocaravanismo parece-me uma falta de respeito pelos outros e a natureza.
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Ligar inverter a bateria de arranque

Mensagempor Salazar » quinta nov 16, 2017 1:31 am

Euroviajante Escreveu:Tudo isso é possível, contudo deixo uma nota pessoal.
O problema de por o carro a trabalhar para carregar as baterias enquanto usam os aparelhos elétricos é o incomodo que causam aos vizinhos no estacionamento, terem de ouvir um motor a trabalhar e a cheirarem os gases de escape com as acelerações.
Enfim :roll: esta prática de autocaravanismo parece-me uma falta de respeito pelos outros e a natureza.


Concordo a 100%. Mas como nós abominamos ajuntamentos, raramente incomodariamos outros autocaravanistas.

Tendo em conta a vossa ajuda, ficamos em stand-by.
Obrigado a todos.

Caro Dias, não sei que motor equipa a sua AC, mas, regra geral, a bomba de água é accionada pela correia ou corrente de distribuição e o alternador pela correia de acessórios.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 37 visitantes