por Fernando Dias Santos » sexta dez 15, 2017 3:20 pm
Boa tarde companheiros,
Antes de mais, aproveito esta oportunidade para desejar um Santo Natal e um próspero 2018 a todos os companheiros registados no fórum.
Passando agora ao assunto relacionado com a troca de pneus, partilho convosco a minha experiência nesta matéria. Em 2015, na viagem de ida que fiz a Roma, ia eu em França quando um dos pneus traseiros rebentou em autoestrada simplesmente porque a rolarem a uns simples 80 Km/hora estes aqueceram de tal forma que um deles não aguentou. A idade dos meus pneus era de aproximadamente 7 anos. Bem sei que dói a alma trocarmos 4 pneus de uma assentada só mas, seguramente, teria doído muito mais se os estragos provenientes de um rebentamento fossem avultados ou colocassem a nossa vida em perigo.
Chegado a Portugal, aproveitei um dos 3 pneus sobrantes para lhe aplicar uma jante comprada na sucata e, talvez devido ao trauma, presentemente, viajo sempre com 4 pneus no alcatrão e 2 arrecadados como suplentes.
Recordo-me bem da dificuldade que tive no estrangeiro para me colocarem um simples taco. As oficinas olhavam para a matrícula e, sendo estrangeiro, a sugestão era sempre a mesma.. A de só me venderem 2 pneus novos a preços proibitivos que roçavam a extorsão. Valeu-me a ajuda de um português de Barcelos (a quem fiquei muito grato) que foi incansável em ajudar-me a encontrar uma solução ajustada à realidade. Quando estamos empanados ou "fragilizados" num país que não é o nosso, tudo é mais difícil para nós, mesmo dominando um idioma que não é o nosso.
Partilhada esta minha experiência, sugiro a troca de todos os pneus de 5 em 5 anos (recomendação feita pela rapaziada que lida diretamente com estes assuntos no seu dia-a-dia) bem como a de trazer, pelo menos, um pneu suplente.
Um bem-haja a todos os companheiros,
Saudações autocaravanistas.
Fernando Santos.