Ajuda ligação amperimetro digital

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda ligação amperimetro digital

Mensagempor OTACUD » segunda Oct 23, 2017 9:38 pm

Boa noite,peço ajuda de quem possa saber fazer as ligações de um peq. amperímetro/voltímetro digital de duas escalas (0-100v com algarismos vermelhos) e noutra linha a azul 0-10A), entre o painel solar (150w-18v) e o regulador de carga.
O amp/vol que tenho tem dois fios finos preto+vermelho apenas para alimentação (entre 4,5-30v). esta parte até para mim é fácil :D
Tem ainda 3 fios mais grossos ,azul+preto+vermelho, já tentei varias combinações mas ainda só o consegui pôr a deitar fumo :mrgreen:
Pesquisei neste forum e no you tube mas não encontrei nada.
Tenho já ligado (e a funcionar) á alguns anos um amp analógico que eu próprio liguei fazendo entrar o positivo do painel no amp e a sua saída vai ao regulador e tudo ok.
Apesar de todos os algarismos ainda funcionarem,acredito que já o possa ter avariado.No entanto se souber como fazer as ligações, por menos de 3€, mando vir outro.
Obrigado desde já por qq ajuda.

Henrique Maia
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Ajuda ligação amperimetro digital

Mensagempor danibeja » quarta Oct 25, 2017 4:31 pm

Boa tarde,

Já montei alguns destes:
https://www.ebay.com/itm/DC-0-100V-10A- ... Ouc5ymLlOw

Como pode ver já tem aí o esquema... mas aconselho a comprar um com Shunt de 50Amp ou 100amp, para não queimar... lol :wink: :lol: :mrgreen:

Com este tipo de aparelhos com shunt vai poder ter a certeza absoluta da carga que tem nas baterias e a Amperagem correta que entra nas baterias... ( ou sai, consoante a escolha na hora da instalação...)

Se tiver mais alguma dúvida disponha.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Ajuda ligação amperimetro digital

Mensagempor OTACUD » quinta Oct 26, 2017 9:37 pm

Danibeja ,desde já o meu muito obrigado, mas como disse "disponha" eu vou aproveitar.
O meu problema de momento, é apenas a ligação entre o painel e o regulador de carga (que depois vai para as baterias).
O meu painel faz manualmente as duas rotações para acompanhamento do sol,com um amperímetro consigo regula-lo para otimizar os amperes que vão em direção ao regulador.Como o amperímetro é só de 10a e o meu painel nunca dá mais de 7a,acho que não necessita de shunt.
Dos esquemas cujo link enviou, penso que o 3º é o mais adequado ao que pretendo mas na minha eletroignorancia nem sei se o painel pode ser considerada a "power source" ou a "load" :oops:
Para alem disso no esquema tem 3 fios finos (um dos quais amarelo, que eu não tenho no meu amp) ; e apenas 2 grossos (sobra-me 1 azul)
O facto de ser voltímetro/amperímetro é que talvez esteja a complicar mais.Vou comprar um que seja apenas amperímetro para ver se é mais fácil. :cry:
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos

Re: Ajuda ligação amperimetro digital

Mensagempor danibeja » sexta Oct 27, 2017 10:24 am

Bom dia,

Permita-me discordar de 10 Amp. serem suficientes...

100 Watts medidos a 21 voltes dá 4,7 amp. ( Watt \ Voltes = Amp)
100 W \ 18 V = 5.5 Amp
100 W \ 12 V = 8.3 Amp

O que o Volt. amp vai medir é a 12V ( ou no máximo a 13,6 ), e quando se afirma que um painel solar é de 100W ele pode ter mais, não pode é ter menos.... por exemplo o meu ( de 100W ) já medi várias vezes valores de 13 Amp. e 14 Amp ( quer dizer que dá muito mais de 100W), mas estamos sempre a falar das condições mais ideais como temperatura e inclinação do sol, assim como a descarga das baterias, se não tiverem com bastante descarga o regulador não deixa passar a máxima carga admissível..... ( começa a fazer floating)

Ora independentemente de ser ou não suficiente os 10 amperes eu colocaria na mesma o shunt !!!! Desta forma fica mesmo medido correctamente.

Em relação ao seu esquema pode ser o segundo e o terceiro, mas nos fios grossos ( vermelho e preto) vai ligar o preto ao negativo que sai do controlador de carga para a bateria e o vermelho ao negativo da bateria.

Esquema dois: Os fios azul e vermelho liga directamente no positivo da bateria e deixa o preto desligado.
Ou como no esquema 3: liga o azul no positivo que sai do controlador de carga, e o vermelho e preto no positivo e negativo da bateria...

Lembre-se que deve ligar primeiro todos os negativos, se não esta sujeito a queimar o aparelho de medida.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Ajuda ligação amperimetro digital

Mensagempor OTACUD » quinta nov 02, 2017 9:00 am

Bom dia, mais uma vez obrigado pelas suas preciosas explicações.Vou aproveitar um shunt de um amp. analógico que tenho e fazer as ligações como me indicou.
Depois direi o que aconteceu .

Obrigado
Henrique
OTACUD
 
Mensagens: 21
Registado: domingo Oct 19, 2014 8:29 pm
Localização: matosinhos


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes