Detergentes biológicos

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Detergentes biológicos

Mensagempor fj2011 » sexta set 08, 2017 2:46 pm

germanii Escreveu:Boas ,em todo caso nao quis dizer para desperjamos aonde queremos è claro que se deve respeitar a Natureza ,mas se um dia despejar na natureza em ultima necessidade, nao me considero um "Criminal" pois certos (que citei) Paises fao pior e dormem Tranquilos,Cumps!



ora aí está...
o que o "germanil" diz é uma realidade e MUITOS o fazem ou já fizeram, daí tenho vindo a defender que as autarquias deveriam ser obrigadas a criar um espaço EXCLUSIVO A AUTOCARAVANAS, que permitisse o despejo das águas e das respectivas "cassetes" GRATUITAMENTE.
(EU DISSE DESPEJAR E NÃO ENCHER)

Quanto aos despejos das águas, sempre que posso faço-os nos locais próprios ou noutro local onde me é permitido...e onde reaproveito a agua.
Em minha opinião, é uma aberração pagar para despejar águas sujas ou menos limpas, até porque as autarquias sendo a entidade responsável pelo área do saneamento, ora como, no que respeita a divisão de aguas pluviais e esgoto, na maioria delas não está constituido a 100% , logo o facto de haver algum companheiro a despejar as aguas num qualquer buraco ligado ao esgoto não vejo mal nenhum... Por acaso ainda não o fiz, mas já vi fazê-lo em pleno dia sem qualquer acanhamento do seu autor.

Talvez a maioria dos srs e sras que têm ACs nunca se aperceberam que durante o inverno e inicio da primavera os terrenos de cultivo, aqui no Ribatejo, alentejo e não só, são "regados" com águas misturadas das lavagens, e com os dejectos sólidos e líquidos dos animais... estes depois de misturados na terra, aplicam-se as culturas que irão fornecer alimentos para a população consumir e pelos vistos a maioria de vocês não sabem ou não ligam.
Então qual é o problema de deitar para uma qualquer terra, as aguas de lavar as mãos, a loiça ou dos banhos, sabendo que nestas águas estão misturados detergentes bio-degradáveis ou outros equiparados e que nem sequer cheiram mal.
Deixem-se disso e defendam sim, mais áreas de serviço GRATUITAS em todos os concelhos, exclusivamente para despejos dessas ditas águas "sujas" e vão ver que deixarão de ver ACs por aí ou por acolá a fazer despejos "ilegais".
No que respeita a águas para enchimentos, aí também concordo com o seu pagamento, mesmo sabendo que as próprias autarquias deveriam fornece-la gratuitamente, pois também gastam a nossa água potável para regar relva (grama)de pseudo-jardins.
No meu caso particular, aquando do regresso a casa, os meus despejos e ocasionalmente também de um amigo meu, fazem-mo-lo num terreno meu, essa águas "sujas" passam através da terra/pedras a num nivel inferior vão ter a uma "espécie" de mini-açude, com essa água serve também para regar algumas árvores e até hoje nenhuma deixou de dar fruto ou morreu, morrem sim por falta de água ou de humidade.
Portanto para mim, continuo a defender as tais ESA(s) GRATUITAS para todas as ACs, até porque tendo eu condições para encher (200L) e despejar aguas (200L) nem tão pouco preciso de me preocupar. Pensarão alguns de vós, sou um "sortudo" nestas coisas, saio com água de nascente do terreno e volto a reutilizá-la no mesmo espaço ;)
Editado pela última vez por fj2011 em quinta set 14, 2017 2:01 pm, num total de 1 vez.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Detergentes biológicos

Mensagempor Euroviajante » sexta set 08, 2017 7:44 pm

Caro companheiro com respeito pela sua opinião, consulte a sua fatura de água e vai ver que paga em casa os despejos que faz em seu domicilio. Se paga em casa porque não pagar na utilização da sua Ac. O que se paga, onde paga. nem é muito e inclui, normalmente o enchimento do deposito de agua .
Companheiro. em minha opinião as autarquias não tem que criar nada gratuito para as AC, os impostos de todos não são para só alguns, de passagem, se servirem como querem. Nem todos os portugueses tem autacaravanas, há mais prioridades que dar água e permitir despejos gratuitos a uns quantos .
Para mim conhecedor um pouco de vários países europeus, as autarquias devem é criar ou permitir a criação de ASA, locais onde se possa estacionar, fazer o despejo de aguas cinzentas e químicas e abastecimento de agua. A questão do gratuito pode existir, depende da politica turística da localidade. Há países, na maioria das localidades, onde o sinal de ASA está na entrada das mesmas, indicando os Km que falta e bem assinalados. Eles sabem captar os autocaravanistas, há em norma, espaço para estacionar, abrir o toldo, por cadeiras, tem luz opção, pagamento a parte, e, alguns, até tem espaço para crianças. Tudo isto muita das vezes do meio das localidades.
Em minha opinião, é isso que pretendo das autarquias a criação de espaços de estacionamento próprios para as AC- ASA. Ter só estações de serviço e cada um estacionar onde "desenrascar"/ encontrar lugar, não é o futuro. Essa prática é do tempo que só circulavam 6 ou 10 AC por dia no país.
Cumprimentos
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Detergentes biológicos

Mensagempor seco » terça set 12, 2017 4:50 pm

Salazar Escreveu:
seco Escreveu:Caros Amigos

Por lei todos os detergentes são no mínimo 90% biodegradáveis logo a estória de usar um sabão xpto é treta!
Se quiserem usar um sabão ....tudo bem, até pode ser o azul e branco. No entanto o desengorduramento só se faz convenientemente com água quente.
O resultado continua o mesmo: temos como resíduo água suja com resíduos de gordura emulsionada nos dois casos!
Por isso se deve despejar em local apropriado !
Espero ter ficado claro!

seco


Permita-me que o corrija, mas as directivas europeias que regulamentam a biodegradabilidade dos detergentes, mesmo os de uso doméstico é insuficiente e foca-se sobretudo na biodegradabilidade dos tensioativos. Para um detergente poder ser considerado biodegradavel, sim, 90% dos seus constituintes devem decompostos pelo meio ambiente até 6 meses após serem libertados no meio ambiente. E mesmo a sua libertação deve ser feita de forma correcta; sempre para o solo e nunca directamente para um meio aquático. O que não quer dizer que todos os detergentes de uso doméstico que existem no mercado sejam considerados biodegraveis. E mesmo alguns biodegraveis, ao conter fosfatos, p.e., também não são tão amigos da natureza quanto isso.


Caro Amigo
Peço desculpa pelo atraso na resposta
Quanto aos fosfatos concordo consigo
Quanto ao verter para o solo não posso concordar
Julgo que quando referia "nunca directamente para um meio aquático" se referia a um curso de água ou qualquer outro meio aquático. O ideal ( e o que os autocaravanistas dignos do nome fazem ) é verter num esgoto urbano (jamais de águas pluviais) pois assim será garantido que passará por um tratamento adequado numa ETAR

Cumprimentos

seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Re: Detergentes biológicos

Mensagempor Luismbmp » quinta set 14, 2017 9:31 am

Boas companheiros,

tenho aqui uma boa solução para quem tenha sempre o deposito de aguas sujas cheio. Este atrelado cisterna leva nada mais nada menos que 8000L de residuos, tem bomba para evacuar numa area de serviço mais proxima ou então pode levar diretamente a despejar numa Etar :) e assim evita-se sempre de ficar aflito em despejar o deposito de aguas sujas, podemos estar no campo sem nos preocuparmos muito. :)

É so clicar neste link que vão gostar de certeza. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

https://s26.postimg.org/omv0tzsix/CG-_GARDA.jpg

Um mero deposito de 80-100L quando se pode transportar um de 8000L, eheheheheh.... :lol: :lol: :lol: :lol:


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Detergentes biológicos

Mensagempor fluis » quinta set 14, 2017 4:41 pm

Boa tarde,

Tenho de dar mérito ao companheiro que iniciou o tópico por dois motivos: por estar disposto a despender mais € por uma solução mais amiga do ambiente, e por admitir que apesar de evitar ao máximo, nem sempre faz a descarga nos locais apropriados.
Acredito que haja mais quem o faça, mas que nem tome providencias para minimizar o impacto ambiental, nem o admita.

Claro que nós no CampingCarPortugal (não tivéssemos até nós uma brochura de Politica Ambiental http://www.campingcarportugal.com/files ... gal-pt.pdf), defendemos que os despejos devem ser obrigatoriamente feitos no lugar adequado, o que não quer dizer necessariamente uma área de serviço, locais como grelhas de lavagem de automóveis (só para as cinzentas e não para o wc químico), ou instalações sanitárias públicas (Wc químicos, e cinzentas usando um balde ou um reservatório portátil), podem perfeitamente serem usados, o que aliado a um bom planeamento e à autonomia própria da AC, fazem com que se consiga sempre dar o destino correto às águas usadas.
Sendo o Seco, o nosso químico de serviço de longa data, dou muita atenção às suas intervenções neste domínio.

Uma coisa é certa, não me interessa discutir, que haja instalações que não tratam bem os seus resíduos, ou que os barcos de recreio que têm sistemas semelhantes às ac, não cumpram com os requisitos ambientais, isso está fora do nosso âmbito, o que nos interessa discutir é a imagem e tudo o que o autocaravanismo diz respeito, e sendo assim por mim não abro mão de defender que despejos devem sempre efetuados de modo a serem corretamente tratados, e continuo a considerar que existe sempre uma solução para tudo, seja pela antecipação da manutenção, seja por ter uma cassete suplente, seja por ter um reservatório de 20/30/40 litros para se faça despejos parciais e depois quando possível se coloca no local adequado.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Detergentes biológicos

Mensagempor Lealbino » sábado set 16, 2017 10:19 am

É de louvar de facto o post com a intenção inicial, da utilização de detergente biológico para minimizar o impacto que se possa causar, e julgo que é desta forma que se devem seguir as preocupações (pelo menos na minha filosofia, minha crença, minha maneira de agir em prol do ambiente e inerentemente doa outros à minha volta) para.mesmo sendo só um fazermos a diferença, quer pela questão do autocaravanismo quer pelas questoea ambientais.

Identificando uma potencial solução há que pesquisar e analisar, e não considero fracasso quando percebo que é melhor mas não é solução eficiente. Daí que os detergentes biológicos são melhores e com impacto menor que os "normais", mas mantêm as suas particularidades no todo detergente+resíduo.

Nas questões dos solos fertilizados para consumo de produtos hortícolas, como julgo que grande parte facilmente deduzirá (passando ao lado de um campo com uma plantação, que cheira a urina e resíduos animais, deduz-se que 1+1= produtos alimentícios => um dia isto vai estar à mesa), a análise de solos associada à legislação em vigor do Min.Agricultura (basta pesquisar) também tem grande peso no processo, e uma vez mais não é por uns fazerem que eu me sentirei aliviado e passarei a fazer cumulativamente. Mas isso sou eu.

Julgo que em breve surgirão várias medidas adicionais associadas a impacto de solos, indirectamente associadas ao autocaravanismo e à utilização de solos próprios, e diretamente associada a medidas europeias relacionadas com a sustentabilidade. Solos, despejos, furos, poços, cultivo para comercialização, lençóis freáticos e impacto ambiental.

E nessa altura será muito mais fácil e rapido punir e/ou banir infractores que adubem com valores de poluentes no solo, efetuem despejos descontrolados, e de conteolar atividades que tenham potencial de poluição.

Basta imaginar um município que identifique Autocaravanismo com esse potencial num local (fundamentando que "costumam acampar e fazem ali os despejos") e até acredito que recebam fundos para alterar a filosofia de utilização no espaço, modernizando-o e evitando a utilização dos espaço por autocaravanas.

Julgo fazer parte de cada um minimizar os argumentos que se possam usar, e esperar pelo melhor...


:?
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron