Termometros instalados no frigorifico + ventoinhas

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Termometros instalados no frigorifico + ventoinhas

Mensagempor Luismbmp » terça jul 18, 2017 5:07 pm

Boas,

Instalei uns termometros no frigorifico para ver a temperatura do mesmo, tanto na parte de baixo como no congelador. parece que está a funcionar bem, -8.2º no congelador e 5.1º na parte de baixo.
Instalei tambem 2 ventoinhas para expulsar o calor da parte de trás do frigorifico, penso que ajuda a fazer melhor o frio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As ventoinhas, fiz uma ligação directa á bateria, e coloquei um fusivel no circuito de 5A, assim mesmo com o painel desligado e o frigorifico a trabalhar a gaz, as ventoinhas tambem ficam ligadas.

Abraço
Editado pela última vez por Luismbmp em quinta jul 20, 2017 11:21 am, num total de 4 vezes.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Termometros instalados no frigorifico + ventoinhas

Mensagempor tgferreira » quinta jul 20, 2017 9:50 am

Boas,

Nota que as ventoínhas façam muito ruído?

Já instalei no meu mas só a ligo em momentos de maior calor porque fazem algum barulho. Estava a pensar comprar um potenciómetro para regular a velocidade e assim descer o nível de ruído.

Encastrou os termómetros no frigorífico, correcto? É uma ideia interessante! Talvez encomende e coloque um no "painel de controlo" do próprio frigorífico.

Bom trabalho!
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra

Re: Termometros instalados no frigorifico + ventoinhas

Mensagempor Luismbmp » quinta jul 20, 2017 11:27 am

Nota que as ventoínhas façam muito ruído?


Boas,
a ventoinha de 120mm, ou seja a maior, não faz qualquer ruido, a de 90mm a menor, faz um pouco de ruido, nota-se mais á noite. Mas o efeito é mesmo so quando está muito calor, á noite pode-se desligar.
Tambem tive a ponderar colocar um potenciometro, mas ficou assim.

Encastrou os termómetros no frigorífico, correcto? É uma ideia interessante! Talvez encomende e coloque um no "painel de controlo" do próprio frigorífico.


Sim, é uma boa ideia.
Eu copiei tal e qual como neste video e correu bem a instalação :)
https://www.youtube.com/watch?v=DSJmRDSkdWE

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Termometros instalados no frigorifico + ventoinhas

Mensagempor fj2011 » sexta ago 11, 2017 2:15 pm

Ops!! estragou a porta do frigorifico...podia ter feito apenas um furinho para passar o fio ou aproveitar o proprio tubo de escoamento da agua , também há termometros desses que se colam no interior sem fio.
Ventoinhas durante 24 horas a trabalhar sem intervalos.. isso gasta, não parece mas gasta energia
No meu caso, instalei-as com um termostato que só deixa ligar as ventoinhas quando atinge uma determinada temperatura...( regulada por mim)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Termometros instalados no frigorifico + ventoinhas

Mensagempor Luismbmp » sábado ago 12, 2017 9:56 am

fj2011 Escreveu:Ops!! estragou a porta do frigorifico...podia ter feito apenas um furinho para passar o fio ou aproveitar o proprio tubo de escoamento da agua , também há termometros desses que se colam no interior sem fio.
Ventoinhas durante 24 horas a trabalhar sem intervalos.. isso gasta, não parece mas gasta energia
No meu caso, instalei-as com um termostato que só deixa ligar as ventoinhas quando atinge uma determinada temperatura...( regulada por mim)


Boas,
sim pode gastar sem se dar conta, mas na minha ex- autovivenda, so tinha uma bateria de 100A, e era tudo ligado constantemente, ventoinhas do frigorifico, pc´s, tablets, tv, e o humificador dirna quase sempre no maximo, chegou uma vez a acencer só uma luz da carga da bateria, mas no dia a seguir mesmo antes do almoço já tinha a luzes todas da carga da bateria acesas, e era sempre a gastar, nunca fiquei sem bateria.
Nesta AC tenho 2 baterias na celula, duvido que esgote a carga delas mesmo se tiver estancionado num local mais de 3 dias, o painel solar da conta do recado.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Termometros instalados no frigorifico + ventoinhas

Mensagempor tgferreira » domingo ago 13, 2017 9:11 pm

Em média, cada ventoínha destas gasta 0.12Ah o que quer dizer que para uma bateria de 100Ah de chumbo (em que usáveis temos apenas 50Ah - para dar saúde à bateria) e usando duas ventoínhas demoraríamos cerca de 208 horas para a gastar (~8.6dias). Sinceramente pelo que se ganha, eu não me preocupo com este gasto.

O frigorífico da nossa AC fez gelo na última saída tendo as ventoínhas ligadas durante o dia. Está a funcionar muito bem e estou muito contente com o mesmo!
Rimor Korsaro 1994
tgferreira
 
Mensagens: 48
Registado: sexta ago 28, 2015 1:35 am
Localização: Coimbra


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes