Pneus novos autovivenda

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Pneus novos autovivenda

Mensagempor las2855 » segunda jul 03, 2017 12:24 pm

Caros companheiros,

A minha futura autovivenda está quase pronta na sua transormação.
Resta-me algumas questões técnicas a resolver e uma delas é que pneus novos escolher.
Lembro-me em tempos na minha antiga AC capucine ter pneus específicos para AC. Acho que eram uns Michelin.
Tratando-se de uma Autovivenda e não de uma AC serão necessários pneus específicos?
Alguma sugestão?
Trata-se de uma Citroen Jumper L3H2 de 2011.

Obrigado
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor João Morgado » segunda jul 03, 2017 1:42 pm

Companheiro, tratando-se de uma autovivenda é básicamente um furgão de mercadorias e estes não usam pneus específicos, bastando escolher um bom pneu.
É o que eu penso, no entanto haverá outras opiniões.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor jgomes » terça jul 04, 2017 6:06 pm

Boa tarde.
Atenção que a tara do veículo vai aumentar. Mesmo estacionado isto quer dizer que o peso da viatura vai aumentar o que vai implicar um peso superior nos peus. Pondere comprar uns bons pneus, se puder gastar mais algum, melhor, assim vai impedir uma possível ovalização dos mesmos devido a paragem prolongada.
Isto é uma opinião minha, sem saber o tempo e imobilização da viatura.
Boas viagens.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor ADinis » terça jul 04, 2017 6:16 pm

acho que neste tipo de coisas nao se deve facilitar...

se existem pneus específicos para camping, porque não investir?? eu sei que custam 150euros cada um

mas já perguntaram a quem vende porque são assim caros? pois, tem a sua razão de ser :)

é mais uma opiniao e vale o que vale...

já agora...
viewtopic.php?f=9&t=8098&hilit=rebentar+pneu#p68983
Editado pela última vez por ADinis em terça jul 04, 2017 6:23 pm, num total de 1 vez.
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor las2855 » terça jul 04, 2017 6:22 pm

Desde já agradeço as dicas.
Alguma marca/modelo mas recomendável ou alguma especificação em particular nos pneus?
Na designação de um pneu sei que existe um índice de carga máxima designada por uma letra. Será só isso?
Lembro-me que os pneus Michelin camping tinham paredes laterais reforçadas, daí chamarem-se 'camping', mas traduzir isto em especificações nos pneus 'vulgares' para a Jumper não sei como identificar...

Vou entretanto ver pneus de autovivendas de marca novas ou semi novas na rua para ver o que usam... :wink:

Obrigado
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor ADinis » terça jul 04, 2017 6:28 pm

eu ACHO que só existem duas marcas... ACHO!!!

digo acho porque meti 2 pneus à frente no início do ano e só tinha duas opções, ou continental ou michelin...

obtei por michelin, porque^? uso michelin no carro e estou satisfeito... também temos um carro com continental e não gosto tanto... mas... em camping só conheço mesmo michelin, se são bons ou não? não conheço outros portanto, para mim são bons :)

veja o link que deixei no post anterior


o que me disseram sobre estes pneus?

Aguentam bons periodos parados no mesmo sítio (mas tenho o cuidado de 8 em 8 dias andar meio metro para trás e assim... e por aí adiante)
quando estão ao sol, tenho uns reflectores dos vidros que adaptei para os pneus....
de mes a mes ou se for fazer uma viagem grande, verifico sempre a pressão de TODOS!! inclusive do suplente!
evito ao máximo ter os pneus nas cunhas (agora existem umas cunhas xpto que evitam a ovalização)

também, na casa dos pneus disseram-me para de 5 em 5 anos trocar os pneus, mais que não seja os de trás!

e a coisa vai rolando :)
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor las2855 » terça jul 04, 2017 6:52 pm

Caro companheiro ADinis,

Vi o post do acidente motivado pelo rebentamento de um dos pneus traseiros.
A minha Jumper tem pneus aparentemente bons mas pela minha experiência não hesito colocar uns novos e estou 100% de acordo com o que é dito tudo no post do nosso companheiro.
Tenho longa experiência em condução de motos e sei bem a importância e a diferença que faz um pneu novo, de um gasto, ou com 5 ou mais anos. É enorme.
Foi me igualmente dito que em carros com tracção frontal os pneus novos devem ser colocados atrás e serem iguais pois o risco de perda de controlo é bem maior....

Boas voltas!
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor germanii » terça jul 04, 2017 8:02 pm

João Morgado Escreveu:Companheiro, tratando-se de uma autovivenda é básicamente um furgão de mercadorias e estes não usam pneus específicos, bastando escolher um bom pneu.
É o que eu penso, no entanto haverá outras opiniões.


Estou de acordo !
germanii
 
Mensagens: 160
Registado: segunda Oct 10, 2016 7:58 pm

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor jgomes » quarta jul 05, 2017 8:00 pm

Boa noite.
A Continental tem pneus específicos para autocaravanas. CONTINENTAL VANCO CAMPER. Desconheço preços. Não quero fazer publicidade, só ajudar. Na altura comprei na Norauto e só vieram por encomenda. Coloquei-os em Fevereiro com data de fabrico de Janeiro, do mesmo ano.
Cumprimentos e boas viagens.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor Luismbmp » quarta jul 05, 2017 9:48 pm

Boas,
Eu tive uma autovivenda, e vou contar-lhe a minha experiencia. Nunca coloquei pneus camper na minha autovivenda, porque pensava que isso era so marketing, que os pneus são todos iguais, enganei-me.
Cada vez que a minha AV estava parada mais que um mês sem lhe tocar, quando pegava nela, nos primeiros kilometros que percorria, o volante trepitava todo, ou seja, sintoma de pneus quadrados por estarem muito tempo parados no mesmo sitiu. Hoje penso que um pneu camping tem a sua diferença, não só no sentido de aguentar muito tempo estancionados como tambem receberem altas pressoes de bares, não é um pneu vulgar que aguente 5.5bar como um pneu camping, que tanto precisam estes brinquedos de recreio.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor Salazar » quarta jul 05, 2017 9:52 pm

Eu prefiro rodar pneus cargo de marcas conceituadas a cada 4 anos do que gastar balúrdios em pneus camping.

Esta Primavera coloquei 4 Vredestein Comtrac 2 All Season com índice 104/102R. São M+S, por isso vamos ver como se comportam este ano na Sierra. Por menos de €90 cada pneu.

Quanto à ovalizaçao, a Fiamma tem uns calços para evitar isso durante longos períodos de paragem. Custam à volta de €15 o par nas lojas de acessórios.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor las2855 » quinta jul 06, 2017 9:05 am

Obrigado a todos os companheiros pelas úteis opiniões.
Uma das razões de escolha que faço por uma autovivenda foi o facto de ser bem mais compacta e fácil de usar no dia a dia.
Conto utilizá-la com alguma regularidade como segundo carro por isso a questão da ovalização dos pneus não me preocupa muito.
Estou mais preocupado com a segurança, estabilidade em circulação e durabilidade.
Como diz o companheiro Salazar uns pneus de boa marca com um bom índice de carga resolvam a questão pois em princípio o peso de uma autovivenda é inferior ao de uma AC...

Entretanto vou olhando para o que outros 'calaçam'... :wink:

Obrigado!
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor danibeja » sexta jul 07, 2017 9:19 am

Bom dia,

Na minha opinião estas são as melhores marcas :

Aderência + segurança em todo o tipo de condições atmosféricas : os melhores são da Yokohama , por exemplo : https://www.pneus-online.pt/pneu-auto/y ... 109-r.html
Já gastei um par destes e são fabulosos... o único aspecto negativo ( que para mim é positivo ) fazem poucos km, os meus fizeram apenas 35 000 km no eixo da frente.

Qualidade a bom preço : Bridgestone actualmente tenho estes no eixo da frente : https://www.pneus-online.pt/pneu-auto/b ... -8-pr.html, tambem gosto muito, mas não aderem tanto como os yokohama, em relação a durabilidade são excelentes + de 60 000 Km...

Péssimas experiências em autocaravanas ( nas duas ) e no meu automovel citadino a Michelin está no topo das reclamações, nos três automóveis ( todos com caracteristicas diferentes ) os pneus foram substituidos com o piso quase intacto, fizeram imensos Km mas não gastaram, o que criou problemas gravíssimos de aderência e acabaram por ser substituídos por gretas mas zonas laterais.... de salientar que o automóvel citadino comprei novo já com os pneus Michelin e ao fim de 4 anos tive que os mudar, o carro tinha 38 000 Km e o piso estava vidrado não aderia nada na estrada, dei-me ao trabalho de na casa de pneus medir a diferença em milimetros de um pneu igual novo para aqueles com 38000km e era de apenas 1mm no relevo principal.

Para sair de minha casa tenho que subir um túnel por dentro do prédio onde habito com uma inclinação de cerca de 10%, nas duas ACs tive que substituir os pneus da Michelin porque quando chovia não conseguia tirar de lá a AC... ( com os yokohama até ao relenti sobe, molhado, seco, com as condições atmosféricas que estiverem)

Não escolham pneus com base na durabilidade em Km, pois fazem poucos Km por ano e os pneus estragam-se.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor Luismbmp » sexta jul 07, 2017 5:00 pm

danibeja Escreveu:Bom dia,

Na minha opinião estas são as melhores marcas :

Aderência + segurança em todo o tipo de condições atmosféricas : os melhores são da Yokohama , por exemplo : https://www.pneus-online.pt/pneu-auto/y ... 109-r.html
Já gastei um par destes e são fabulosos... o único aspecto negativo ( que para mim é positivo ) fazem poucos km, os meus fizeram apenas 35 000 km no eixo da frente.

Qualidade a bom preço : Bridgestone actualmente tenho estes no eixo da frente : https://www.pneus-online.pt/pneu-auto/b ... -8-pr.html, tambem gosto muito, mas não aderem tanto como os yokohama, em relação a durabilidade são excelentes + de 60 000 Km...

Péssimas experiências em autocaravanas ( nas duas ) e no meu automovel citadino a Michelin está no topo das reclamações, nos três automóveis ( todos com caracteristicas diferentes ) os pneus foram substituidos com o piso quase intacto, fizeram imensos Km mas não gastaram, o que criou problemas gravíssimos de aderência e acabaram por ser substituídos por gretas mas zonas laterais.... de salientar que o automóvel citadino comprei novo já com os pneus Michelin e ao fim de 4 anos tive que os mudar, o carro tinha 38 000 Km e o piso estava vidrado não aderia nada na estrada, dei-me ao trabalho de na casa de pneus medir a diferença em milimetros de um pneu igual novo para aqueles com 38000km e era de apenas 1mm no relevo principal.

Para sair de minha casa tenho que subir um túnel por dentro do prédio onde habito com uma inclinação de cerca de 10%, nas duas ACs tive que substituir os pneus da Michelin porque quando chovia não conseguia tirar de lá a AC... ( com os yokohama até ao relenti sobe, molhado, seco, com as condições atmosféricas que estiverem)

Não escolham pneus com base na durabilidade em Km, pois fazem poucos Km por ano e os pneus estragam-se.....

Grande abraço,

Danibeja



Boas,

companheiro Danibeja, grande explicação que deu. É uma boa ajuda para cada um de nós.
Os pneus da minha autocaravana que vieram montados, ainda eram os de origem com 61000kms, com 13 anos :shock: ,o piso ainda dava para andar uns 10000kms, eram uns michelin camping, mas a lateral deles, coitados todos ressequidos. Para uma AC que anda pouco, penso que uns pneus que fazem muitos kms não compensa, acabam por vidrar e ressequir nas laterias.
Adquiri os continental vanco camper o que me parece estes com a borracha muito mais macia que os michelin.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Pneus novos autovivenda

Mensagempor las2855 » sábado jul 08, 2017 12:01 pm

Caro Danibeja,

Obrigado pelos úteis conselhos.
Pneus + macios pareceu-me a opção mais interessante mas fica uma pergunta. Qual a diferença de consumos que se pode esperar por uns mais macios? É significativa?

Obrigado
Cordialmente,
las2855
Avatar do Utilizador
las2855
 
Mensagens: 226
Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 37 visitantes