Boa tarde companheiros, espero que esteja tudo bem por cá.
Desta vez venho pedir ajuda para um companheiro amigo - Viatura Jumper 2.5TD de 1995 montagem Hymer, adquirida à cerca de 1 ano e meio.
Na altura da compra desconfiámos que o motor teria sido mexido por algum motivo e também descobrimos pouco depois o termostato todo furado (que foi prontamente substituido), mas não aparentou mais nenhum problema de maior e foi sempre a rolar sem problemas... verão, inverno, praia, serra, etc - 8.000Km sem problemas e praticamente sem mexer nível do liquido de refrigeração e com temperaturas de funcionamento normais.
Há dois meses atrás pouco depois de iniciar viagem sentiu um cheiro a "esturro", encostou logo, manómetro ainda encostou nos 100ºC mas não passou daí. Água que tinha sido verificada no dia anterior tinha desaparecido, e estava a jorrar óleo junto à tampa das válvulas - resultado: junta queimada e cabeça estalada.
Motor foi reparado com colocação de cabeça nova, mas algo não está bom.
A carrinha pode ficar 1 hora a trabalhar sozinha que não acusa nada de anormal, manómetro fica normal nos 90ºC e ventoinhas cumprem a sua função, mas basta começar a andar e apanhar uma subida mais exigente, para facilmente começar a subir aos 100ºC e agua começar a ferver.
Substituições/verificações já feitas: termostato, radiador, válvulas da temperatura, bomba de agua, pressão do óleo, circulação de água, etc etc
Inclusivamente já foram colocadas as 2 ventoinhas a arrancar simultaneamente quando dispara a válvula da temperatura.
A carrinha até já passou por segunda oficina para tentar resolver o problema, mas ninguém dá com ele...
Alguma sugestão?
Terá algum companheiro alguma ideia do que mais possa ser?