Problema com conversor de corrente

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Problema com conversor de corrente

Mensagempor Candido Pinheiro » sexta mai 12, 2017 1:18 pm

Amigos do fórum,recorro a voçes com um problema no meu conversor de300w.ora usava-o para carregamento de telemóveis e uso de portáteis e pouco mais.o dito aparelho de repente deixou de ligar os portáteis .sempre que se liga o cabo do portátil ouve-se um "tic-tic...." constante e nao arranca o portátil.o estranho é que medi a corrente de saída e está correto(220v)agora o estranho é que se ligar um carregador de um telemóvel funciona....mas o mais estranho é que ligo uma lâmpada das económicas 220v e liga normalmente ,até lhe liguei um berbequim 220v e arranca-o mas os portáteis nao ...houve-se o tal "tic-tic...." ,tanto no conversor como no transformador do portátil.fiz vários testes embora a bateria da celula seja nova liguei-o na do motor e é igual.recentemente levei-o a um amigo que tem uma fonte de alimentação deste tipo"https://www.castroelectronica.pt/product/fonte-alimentacao-0-50v-0-5a-duplo-mostrador# " ,e ligava o portátil mas o "tic-tic "constante continuava....
Desculpem o longo texto e agradeço a alguém com conhecimento de avarias deste tipo que se me puder dar umas dicas desde já o meu agradecimento e bem ajam a todos....
Avatar do Utilizador
Candido Pinheiro
 
Mensagens: 33
Registado: quinta jul 12, 2012 9:50 am
Localização: Ponte de Lima

Re: Problema com conversor de corrente

Mensagempor becosemsaida » terça mai 16, 2017 10:27 pm

O conversor que tem e de 300W mas nao especifique se e de onda sinusoidal pura, modificada ou quadrada. Em caso de NAO ser pura podera ter um problema em que o seu carregador do pc nao "gosta" da onda. Alem disso existe a grande possibilidade de o conversor estar queimado devido a picos de consumo. Pode estar escrito no transformador do PC que "so" gasta 90W mas aquando liga na ficha tem um pico que pode ser 10X mais, ai o coitado so com 300W nao se aguenta. Ja me ia esquecer, como e o estado das baterias, carregadas ou somente "dao" .... Tudo ajuda para um conversor nao querer trabalhar.

Dou-lhe um conselho, poupa uns trocos e compra um conversor de onda sinusoidal pura e com uma potencia pelo menos de 1000W e 1500W de pico. Gastara a volta de 200-300€ mas nunca mais tera problemas deste tipo.

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Problema com conversor de corrente

Mensagempor Garrbel » quarta mai 17, 2017 8:41 am

Bom dia

Candido Pinheiro Escreveu:usava-o para carregamento de telemóveis e uso de portáteis e pouco mais


Desde que uso portatil na AC, e já lá vão uns bons anos, sempre usei pequeno conversor só para o portatil. É um pequeno e barato que transforma directamente de 12V para 14V, 16V, 18V..... Tenho-o regulado para 18V e qualquer un dos 3 portateis que com que o usei sempre funcionaram.
É muito mais logico do que usar um conversor de 300W. Converter de 12V para 230V e depois de 230V para 18V é desperdiçar energia.
O mesmo se passa com carregamento de telemoveis. Há fichas para carregar directamente de 12V. Para que usar um conversor de 230V?

O conversor para 230V uso-o só para a varinha magica, espremedor de citrinos e maquina nespresso.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Problema com conversor de corrente

Mensagempor becosemsaida » quarta mai 17, 2017 11:50 am

Garrbel Escreveu:Bom dia

Candido Pinheiro Escreveu:usava-o para carregamento de telemóveis e uso de portáteis e pouco mais


Desde que uso portatil na AC, e já lá vão uns bons anos, sempre usei pequeno conversor só para o portatil. É um pequeno e barato que transforma directamente de 12V para 14V, 16V, 18V..... Tenho-o regulado para 18V e qualquer un dos 3 portateis que com que o usei sempre funcionaram.
É muito mais logico do que usar um conversor de 300W. Converter de 12V para 230V e depois de 230V para 18V é desperdiçar energia.
O mesmo se passa com carregamento de telemoveis. Há fichas para carregar directamente de 12V. Para que usar um conversor de 230V?

O conversor para 230V uso-o só para a varinha magica, espremedor de citrinos e maquina nespresso.


Nao querendo de maneira nenhuma arranjar problemas ou parecer algo que nao sou deixo aqui uma info util para que nao haja confusoes:

Conversor: de uma voltagem baixa (12V por exemplo)DC para uma voltagem mais alta (110/220) AC,
Inversor: e o que faz o contrario AC para DC (vulgo tambem chamado de transformador)
O que voce usa para o seu portatil e DC-DC mas e um simples regulador de corrente. Certo que podem por nas embalagens o que querem mas e mesmo isso.

Usar o regulador tem vantagens visto que, como disse e muito bem, nao acontece que aumenta e tem de diminuir a voltagem desperdicando uma grande parte no processo. Uma outra coisa que o regulador tem e que nao ha "picos" visto a voltagem ser (quase) sempre o mesmo reduzindo o "impacto" na altura de ligar. So precisa de ter cuidado no consumo REAL que usa o seu pc/laptop nao o do transformador que vem incluido..

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Problema com conversor de corrente

Mensagempor Garrbel » quarta mai 17, 2017 1:55 pm

Boa tarde

becosemsaida Escreveu:Nao querendo de maneira nenhuma arranjar problemas ou parecer algo que nao sou deixo aqui uma info util para que nao haja confusoes


Comigo não arranja problemas! Eu pago para não ter problemas.

Eu de electricidade, como de outras coisas nada sei, ou melhor o pouco que sei é do muito que leio. O facto de ter chamado conversor a um regulador é prova disso.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Problema com conversor de corrente

Mensagempor becosemsaida » quarta mai 17, 2017 4:06 pm

Garrbel Escreveu:Boa tarde

becosemsaida Escreveu:Nao querendo de maneira nenhuma arranjar problemas ou parecer algo que nao sou deixo aqui uma info util para que nao haja confusoes


Comigo não arranja problemas! Eu pago para não ter problemas.

Eu de electricidade, como de outras coisas nada sei, ou melhor o pouco que sei é do muito que leio. O facto de ter chamado conversor a um regulador é prova disso.


No que posso ajudar estou disponivel para seja quem for.......

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Problema com conversor de corrente

Mensagempor Garrbel » quarta mai 17, 2017 4:45 pm

Boa tarde

Com a historia de transformador/conversor/regulador desviamos um pouco o objectivo deste post.

becosemsaida Escreveu:No que posso ajudar estou disponivel para seja quem for.......


O que interessa verdadeiramente é ajudar no que se puder e creio que se passou o pretendido
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Problema com conversor de corrente

Mensagempor jpsantos » sexta jun 30, 2017 12:39 pm

Boa tarde,

Tenho exactamente o mesmo problema com um conversor de 300W de ligar à ficha de isqueiro. Uns portáteis liga, outros não, carregar telemóveis sem problemas, quando ligo o meu portátil (um dos que não dá) também oiço o Tic Tic e nada de ligar.

Desconfio que seja o facto de o conversor não ser de onda pura uma vez que o transformador do pc só precisa de 85W.

Amigo Candido chegou a encontrar alguma solução?

O que acham deste conversor?
https://www.olx.pt/anuncio/inversor-500w-1200w-onda-pura-12v-para-220v-IDzHWgp.html#61ba97c324


Abraço.
jpsantos
 
Mensagens: 20
Registado: segunda jun 19, 2017 11:33 am

Re: Problema com conversor de corrente

Mensagempor JVMER » sexta jul 07, 2017 3:21 pm

jpsantos Escreveu:Boa tarde,

Tenho exactamente o mesmo problema com um conversor de 300W de ligar à ficha de isqueiro. Uns portáteis liga, outros não, carregar telemóveis sem problemas, quando ligo o meu portátil (um dos que não dá) também oiço o Tic Tic e nada de ligar.

Desconfio que seja o facto de o conversor não ser de onda pura uma vez que o transformador do pc só precisa de 85W.

Amigo Candido chegou a encontrar alguma solução?

O que acham deste conversor?
https://www.olx.pt/anuncio/inversor-500w-1200w-onda-pura-12v-para-220v-IDzHWgp.html#61ba97c324


Abraço.


Boa tarde!
Parece me um pouco caro!
JVMER
 
Mensagens: 25
Registado: terça ago 04, 2015 4:41 pm
Localização: Rio Maior


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes