Luzes interiores não funcionam a 220v

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Luzes interiores não funcionam a 220v

Mensagempor Coliveira » terça mai 09, 2017 1:50 pm

Boa tarde!
Sou novo nestas andanças comprei à pouco tempo uma autocaravana.
A primeira vez que liguei a AC a 220V só funcionava o frigorífico e a tomada de 220V, as luzes interiores não funcionavam nem a bomba de água só funcionam a 12v, mas de um momento para o outro sem eu fazer nada começaram a funcionar a 220v. Agora quando voltei a ligar a 220v voltou a não dar, será que me podem ajudar?
Já ouvi falar no inversor que se tem de inverter mas o mau não tem nenhum botão para mudar de 12v para 220v.
Obrigado
Coliveira
 
Mensagens: 21
Registado: quinta fev 09, 2017 11:27 am

Re: Luzes interiores não funcionam a 220v

Mensagempor José Duarte » terça mai 09, 2017 2:17 pm

Boa tarde
Na minha Ac e julgo que em todas existe um painel dentro da célula, local onde deverá existir interruptores para ligar as luzes, outros acessórios e a possibilidade de fazer leituras de verificação de estado de algumas situações, tais como as baterias, depósitos de água limpa e suja, etc.
Julgo que o sistema interior, excetuando fichas de 220V, funciona tudo a 12V. Na minha é assim.
No entanto haverá por aqui Companheiros mais credenciados que lhe poderão fornecer melhores dicas, elas surgirão. Tenho a certeza.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Luzes interiores não funcionam a 220v

Mensagempor Coliveira » terça mai 09, 2017 2:56 pm

Mas se não estiver a bateria do painel solar ligada e AC não estiver a trabalhar, as luzes não deveriam trabalhar a 220v?
Coliveira
 
Mensagens: 21
Registado: quinta fev 09, 2017 11:27 am

Re: Luzes interiores não funcionam a 220v

Mensagempor Garrbel » terça mai 09, 2017 3:09 pm

Boa tarde

Se a instalação estiver em ordem, a 230V tem tomadas e frigo. Só isto.

Tudo o resto é a 12V. E tudo a ser alimentado pela(s) bateria(s) do habitaculo. A bateria motor está fora do esquema.

Se estiver ligado a 230V está a carregar a(s) bateria(s) do habitaculo. E são estas que alimentas luzes, bomba de água e tomadas de 12V
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Luzes interiores não funcionam a 220v

Mensagempor Salazar » terça mai 09, 2017 8:45 pm

Coliveira Escreveu:Mas se não estiver a bateria do painel solar ligada e AC não estiver a trabalhar, as luzes não deveriam trabalhar a 220v?


Não.
As luzes, a bomba de água, o exaustor, a ventoinha da clarabóia, a descarga da sanita só têm uma voltagem de funcionamento. 12V.
A única luz que poderá ter a 220V será a exterior, dependendo do modelo da sua AC.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Luzes interiores não funcionam a 220v

Mensagempor Coliveira » quarta mai 10, 2017 9:51 am

Obrigado pelas dicas.
Coliveira
 
Mensagens: 21
Registado: quinta fev 09, 2017 11:27 am

Re: Luzes interiores não funcionam a 220v

Mensagempor becosemsaida » terça mai 16, 2017 10:35 pm

Aquando liga a AC a 220V existe um "carregador" que assume o fornecimento de 12V a toda a autocaravana e alem disso trata de manter as baterias carregadas, independentemente do solar que possa ou nao ter. Aquilo funciona atraves de um relay se esse relay tiver avariado nao ha nada que funciona na AC que usa 12V.... A 220V so funciona o frigo, com ja foi dito, fichas instaladas e o Ar Condicionado.

E uma peca que fica barata e mais o trabalho que da tirar o "carregador" e substituir .

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Luzes interiores não funcionam a 220v

Mensagempor Coliveira » quarta mai 17, 2017 3:29 pm

Boa tarde!
Esse relay fica nas ligações que vêm do painel ou junto ao painel de comando onde se liga as tudo a 12v?

Dentro da autocaravana tenho um aparelho que tem um fusível cilíndrico esse aparelho "não sei como se chama" é onde ligam os fios que vêm do painel solar e da bateria do painel.
Coliveira
 
Mensagens: 21
Registado: quinta fev 09, 2017 11:27 am

Re: Luzes interiores não funcionam a 220v

Mensagempor becosemsaida » quarta mai 17, 2017 4:03 pm

Coliveira Escreveu:Boa tarde!
Esse relay fica nas ligações que vêm do painel ou junto ao painel de comando onde se liga as tudo a 12v?

Dentro da autocaravana tenho um aparelho que tem um fusível cilíndrico esse aparelho "não sei como se chama" é onde ligam os fios que vêm do painel solar e da bateria do painel.


Nao sabendo bem que tipo de AC tem mas sei que os mais recentes tem um espaco dedicado somente para parte electronico, na minha que e "velhinha", Fiat Ducato, fica debaixo do tablier por cima das pernas do passageiro. Noutra AC que recentemente tive o prazer de ajudar um amigo tinha debaixo do banco do passageiro, portanto e questao de ir a procura. Ja fui possuidor de uma roulote que tinha ligacao 220V e situava-se no painel de controle, mas esse era so transformador e tambem tinha o relay estragado.

beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Luzes interiores não funcionam a 220v

Mensagempor Coliveira » quinta mai 18, 2017 9:22 am

A minha AC é uma Ford Transit de 1995, vou ver se encontro.
Muito Obrigado
Coliveira
 
Mensagens: 21
Registado: quinta fev 09, 2017 11:27 am


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes