Ligação de gás. Redutor/Adaptador/Lyra's ....

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ligação de gás. Redutor/Adaptador/Lyra's ....

Mensagempor PedroC » quarta mai 03, 2017 11:23 am

Bom dia a todos,

Adquiri a minha primeira AC há uns dias e estou com algumas dúvidas relativamente à instalação do gás. A AC não era nacional e por isso (provavelmente) o redutor não é compatível com as nossas garrafas (quer em termos de geometria do encaixe, quer em termos de pressão).
O Redutor existente na AC trazia é de 50mbar e pelo que sei o normal são 30mbar cá em Portugal, qual será o processo normal a fazer nestas situações? Algum de vós já se deparou com alguma situação do género?
Dirigi-me a uma casa de ferragens/drogaria e expliquei o problema e disseram-me para simplesmente mudar o redutor que está caravana por um compativel com a garrafa e tinha o problema resolvido, tinha inclusive que cortar a mangueira que liga ao redutor que está na AC, ligar o compativel com as nossas garrafas com uma abraçadeira e não tinha mais problemas. Pareceu-me simples e inseguro demais (afinal é de gás que se trata).
Outra questão é o tal redutor para as nossas garrafas. Será um redutor normal, de uso doméstico? Porque comprei um e no manual diz que não é para ser usado em caravanas/autocaravanas. As garrafas também garrafas normais? De uso doméstico?

Muito obrigado !
PedroC
 
Mensagens: 4
Registado: terça mai 02, 2017 3:38 pm

Re: Ligação de gás. Redutor/Adaptador/Lyra's ....

Mensagempor fluis » quarta mai 03, 2017 1:47 pm

Boa tarde,

Essa informação é errada. Os aparelhos que equipam a autocaravana estão preparados para trabalharem com uma pressão de serviço de 50 MBar, ao baixar para 30 MBar, poder dar origem a que não funcionem correctamente. Deverá manter esse redutor e adquirir um adaptador de pressão livre. Aconselho o da repsol, porque é compatível com BP butano, com as garrafas da PRIO, e ainda com todas as bilhas comercializadas em Espanha.

Tem é que garantir que a ligação entre o referido adaptador e o redutor de 50 MBar fique correta, porque estamos a falar de altas pressões. nalguns casos dá para enroscar directo o adaptador ao redutor, caso contrário terá de comprar lyras de alta pressão, as quais poderá adquirir nas casas de acessórios de autocaravanas.

Dê uma vista de olhos no documento o "gás nas autocaravanas", que se encontra na página principal do portal (http://www.campingcarportugal.com/tecnicasBricolage).

Dê uma vista de olhos nestes tópicos também:
http://campingcarportugal.com/forum/vie ... =17&t=8014
http://campingcarportugal.com/forum/vie ... =17&t=7850
http://campingcarportugal.com/forum/vie ... =17&t=7247
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Ligação de gás. Redutor/Adaptador/Lyra's ....

Mensagempor PedroC » quarta mai 03, 2017 2:47 pm

Esclarecido,

Muito Obrigado!
PedroC
 
Mensagens: 4
Registado: terça mai 02, 2017 3:38 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes