Cinto de segurança

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Cinto de segurança

Mensagempor IsidroCodinha » quarta abr 26, 2017 10:46 am

Boa tarde a todos,

Estou com uma pequena duvida pois estou prestes a comprar a minha primeira ac.
Hoje falei com o proprietário devido aos cintos de segurança e foi me dito que só tem os dois da frente. No livrete vem como tem 5 lugares.
Como tenho uma pequenina e terei que instalar cinto de segurança a minha duvida é se posso fazer isso ou terei que pedir ou ir a alguma inspecção para tal situação?
Alguém que já tenha efectuado tal operação ? preços ?

Cumprimentos
Isidro
IsidroCodinha
 
Mensagens: 6
Registado: sábado abr 22, 2017 8:04 am

Re: Cinto de segurança

Mensagempor jgomes » quarta abr 26, 2017 4:46 pm

Boa tarde.
Companheiro , consulte o Decreto - Lei 225/2001 de 11 de Agosto.
Não lhe dou a certeza mas acho que a instalação terá que ser feita por alguém credenciado.
Não sei onde reside, mas se tiver possibilidade, consulte um Agente de Autoridade (PSP ou GNR)
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Cinto de segurança

Mensagempor IsidroCodinha » quinta abr 27, 2017 2:46 pm

Boa tarde,

Pois devido a este e mais alguns factores a compra foi por agua a baixo... Tendo uma criança e complicado nao ter cintos de segurança... O vendedor também me pareceu um pouco aflito com a venda deixando-me a pensar se seria só isso.
Bem a procura vai continuar...

Cumprimentos
Isidro
IsidroCodinha
 
Mensagens: 6
Registado: sábado abr 22, 2017 8:04 am

Re: Cinto de segurança

Mensagempor danibeja » quarta mai 03, 2017 9:59 am

Bom dia,

Nesse caso é como nos veículos comerciais... coloca a criança no banco da frente ( pendura ) com a cadeirinha devidamente colocada e adaptada para o seu tamanho e peso...

Se tiver mais crianças com menos de 1,35M ou menos de 12 anos já não as pode transportar ( legalmente ) pois só tem um lugar com cinto para alem do condutor, todos os restantes ocupantes são transportados nos bancos sem cintos.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Cinto de segurança

Mensagempor rvale » quarta mai 10, 2017 9:57 pm

Boa noite
Já tive esse problema e a minha solução foi arranjar um banco da frente do pendura de 2 lugares num centro de abate indicado para a marca e o ano da minha auto caravana neste caso uma fiat ducato, pois estes já trazem os cintos e não foi preciso muita adaptação para montar os mesmos. Ficando assim com 3 lugares com cinto á frente, a meu ver muito mais confortável e seguro.
rvale
 
Mensagens: 23
Registado: quarta ago 05, 2015 12:49 pm
Localização: Loures

Re: Cinto de segurança

Mensagempor Paulo MB » quinta jun 22, 2017 9:43 pm

danibeja Escreveu:Bom dia,

Nesse caso é como nos veículos comerciais... coloca a criança no banco da frente ( pendura ) com a cadeirinha devidamente colocada e adaptada para o seu tamanho e peso...

Se tiver mais crianças com menos de 1,35M ou menos de 12 anos já não as pode transportar ( legalmente ) pois só tem um lugar com cinto para alem do condutor, todos os restantes ocupantes são transportados nos bancos sem cintos.

Grande abraço,

Danibeja


Boa noite Caro Danibeja,

É legal circular numa viatura sem cintos de segurança?
Pela sua mensagem deduzo que os passageiros adultos podem circular nos bancos traseiros sem cinto. Vindo de uma autoridade deixou-me surpreso porque sempre julguei que não era possível.
Obrigado, pois esta dúvida é-me constantemente colocada.

Abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: Cinto de segurança

Mensagempor Salazar » quinta jun 22, 2017 10:03 pm

Podem circular sem cinto, desde que a AC não esteja equipada com cintos de segurança.
Agora, crianças com menos de 12 anos ou 135 cm de altura só podem circular em lugares com cinto por causa dos SRC.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Cinto de segurança

Mensagempor José Duarte » quarta mar 11, 2020 8:12 pm

Boa noite
Algum Companheiro me poderá fazer o favor de me dizer, se existe, ou onde poderei obter informação sobre cintos de segurança no habitáculo de AC, em especial nos lugares de costas.
Isto vem a propósito do que me aconteceu hoje num CI. Sempre fui ao mesmo centro de inspeção e passados todos estes anos, sem qualquer problema, levantou-se esta situação.
Como por acaso aquele Inspetor já me tinha efetuado inspeções em anos anteriores, questionei-o sobre esse facto. Por agora não mencionou qualquer anomalia, mas fez um aviso para que fizesse o trabalho de casa.
Esta situação já me levou a procurar legislação, mas o que encontro parece que será mesmo obrigatório. Será?
A minha AC foi importada da Alemanha mas já a comprei cá com matricula Nacional. Então o que é a homologação!
Aguardo o favor de qualquer informação.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Cinto de segurança

Mensagempor tcolaco » sexta jul 29, 2022 6:00 pm

Boa tarde Autocaravanistas e entusiastas.

Tenho uma dúvida que gostava da opinião de malta um pouco mais experiente.

Tenho uma fiat ducanto de 93 á cerca de 5 anos, e na pandemia veio um membro novo para a família.
Agora que tem um ano e meio, gostava de começar a dar uns passeios, mas fico com algumas dúvidas sobre os cintos e a segurança.
Uma forma fácil era colocar a cadeira a frente, no banco do passageiro, mas também já tive algumas pessoas a dizer que não é a melhor solução por não ser muito seguro.
Nos bancos do habitáculo tem 2 cintos de segurança, mas são cintos sem os 3 pontos de fixação, são apenas de cintura.

Queria uma opinião, primeiro em saber se realmente levar a criança no banco da frente não é seguro. Se realmente não tenho alguma alternativa? Como alterar os cintos atuais ou instalar uns de 3 pontos de fixação.

Muito obrigado a todos e bons passeios.
tcolaco
 
Mensagens: 2
Registado: segunda jun 04, 2018 1:56 pm


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron