Ligação de Alarme a bateria da célula

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ligação de Alarme a bateria da célula

Mensagempor RicardoG » segunda dez 26, 2016 5:43 pm

Boa tarde,

Comprei recentemente um alarme de intrusão que pensei que funcionava com um pilha de 9v. Como comprei online, o vendedor, na descrição do produto, dizia que dava para autocaravanas e para a residência, esquecendo-se de avisar que, se estiver unicamente a funcionar com a pilha de 9v apenas dura 18H...

No manual diz que funciona a 12V.. e a minha questão é se posso liga-lo diretamente à bateria da célula e se isso não me irá desgraçar a bateria (que funciona através de um painel solar).

Obrigado
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ligação de Alarme a bateria da célula

Mensagempor Rcopt » terça dez 27, 2016 10:32 am

A 12v era sem problema, mas a 9v já nao sei!!
Ligacao directa devera queimar o alarme por excesso de tensão. No livro de instrucoes indica a tensao maxima a que pode trabalhar?
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Ligação de Alarme a bateria da célula

Mensagempor RicardoG » terça dez 27, 2016 3:12 pm

no manual não fala nada sobre tensão.. tem um transformador de 12v para ligar à tomada (220V) e depois leva uma pilha de 9v para o caso de falhar a corrente eléctrica (pelo que percebi). Ou seja, ele deveria estar ligado à corrente com o transformador e a pilha será apenas para falhas de corrente
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ligação de Alarme a bateria da célula

Mensagempor albi » domingo jan 01, 2017 7:57 pm

Pode arranjar uma ficha igual a do transformador e ligar a bateria tendo em conta as polaridades, por ai não queima o alarme. Agora se o alarme tiver um consumo elevado e a bateria for de pouca capacidade pode vir a ressentir-se na carga e uso da mesma.

albi
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Re: Ligação de Alarme a bateria da célula

Mensagempor RicardoG » segunda jan 02, 2017 12:18 pm

será que é possível verificar o consumo do alarme com algum medidor? A bateria é de 110AMP
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Ligação de Alarme a bateria da célula

Mensagempor Rodadossaurus » terça jan 03, 2017 9:31 am

Se tem uma bateria de 9v que dura 18h, então de certeza que o consumo é muito baixo.
Além disso, sendo um alarme (dispositivo electrónico, não mecânico) não consigo ver como iria consumir por aí além. Certamente as lâmpadas ligadas à noite numa utilização consumirá mais.

Se fosse meu, pegava no transformador de 12v e cortava-lhe a ficha para reutilizar (a parte que liga ao alarme). Depois procurava um regulador que tivesse sempre 12v de saída, com a amperagem mínima que o transformador actual tem (há-de ser 2A ou 3A, desconfio...). No fim ligava a bateria ao regulador e este à ficha cortada, e por fim esta ao alarme e ficava com uma instalação permanente.
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Ligação de Alarme a bateria da célula

Mensagempor RicardoG » sexta jan 06, 2017 5:53 pm

Ok, obrigado!
Avatar do Utilizador
RicardoG
 
Mensagens: 128
Registado: sábado jun 28, 2014 10:57 pm
Localização: Vila Nova de Famalicão


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 44 visitantes