está a meter água :(

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

está a meter água :(

Mensagempor ADinis » quarta dez 14, 2016 8:09 pm

Boas noites.

Então não que é está mesmo a meter água? :( :(

A autocaravana dorme todos os dias ao "ar" e como tal, apanha com tudo, chuva sol, etc...
Na posição que costuma ficar, ela faz uma pequena poça de água entre a célula e a cabine (deve ser a união...), e como tal a água não consegue passar... fica por ali.... e então só passado uns tempos é que reparei que por cima dos armários da cozinha tinha uma pequena mancha.... mas quando abri os armários... se puser a mão no tecto, fico com a mao molhada... desumificador lá para dentro e siga...

Agora a grande questão... ainda vamos ter mais dois dias de chuva, portanto não vou conseguir fazer nada... já lá meti fita cola da boa, mas possivelmente vai entrar na mesma....

Estou a pensar quando estiver sol, deixar secar bem o tecto e meter silicone liquido por tudo o que é claraboia uniões etc...

mas a água que entrou?? como a vou conseguir tirar?? o desumificador consegue tirar alguma coisa mas parte dela já por lá fica?? para fazer a coisa bem feita teria de cortar a fibra no telhado, secar aquela treta toda e voltar a fibrar?? (devo ser maluco nao?),

sabem como os profissionais costumam fazer??

Muito obrigado.
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: está a meter água :(

Mensagempor Luismbmp » quinta dez 15, 2016 1:09 pm

Boas, para já e rápido, coloque a autocaravana com as rodas da frente em cima das rampas de plastico que tem, assim evita que crie a tal poça de agua no tecto e a agua da chuva escorre toda para a traseira da autocaravana.
Agora a infiltração é que tem que descobrir e rapido, normalmente começa sempre por uma claraboia mal vedada ou com a massa já muito ressequida e velha, depois a segunda hipotese mais frequente é nas junções do tecto e depois a ultima que pode ocorrer é nas uniões das paredes.
Nos cá em portugal somos tão poupadinhos que não nos importamos em realizar as devidas manutenções ás celulas, arrancar claraboias e janelas e colocar ''massa de burro'' nova, depois acontece isso.

Pronto mas se está com intenções de voce mesmo realizar a manutenção das claraboias e janelas, faça assim.
Ao arrancar as claraboias certefique-se que as mesmas não vão partir, com muito cuidado e com um xizato vá cortando a massa que tem devagar, ao descolar, raspe muito bem com o xizato a supertficie, depois o que ficar com um pano e com alcool, limpe até ficar bem limpo. A massa que ficar colada á claraboia, limpe tambem até ficar bem limpo, depois aplique uma boa camada de ''massa de burro'' eu só conheço por este nome :), é uma massa que ao longo dos anos nunca seca, é a melhor vedante para a agua. Ao colar a claraboia com a tal massa de burro, nas extremidades pode depois vedar muito bem vedado com cola e veda de boa qualidade. Se fizer assim tem descanso para mais uns bons 8-10anos sem lhe mexer.
Faça o mesmo procedimento para o resto das claraboias e janelas.

Para secar o que tem molhado, pode colocar o desumificador, e abrir as janelas e claraboias, aproveite quando não chove, aproveite algum tempo de sol. Pode ser que não crie mancha no interior.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: está a meter água :(

Mensagempor ADinis » sexta dez 16, 2016 9:07 pm

Boas,
Muito obrigado pela sua resposta :)

eu meti fita onde pensei que estava a meter água, mas acho que podia meter fita por todos os sitios menos por onde realmente estava a entrar... eheheh

Depois de falar com os tecnicos, acabou por ficar na oficina para os pros darem conta do recado.
Em principio é coisa simples, deve ser pela junta que está a entrar água e não pela tal "poça"-
é aquela junta que percorre a lateral toda da AC, e não pela claraboia... penso eu de que...

Se for simples, é só tirar a junta vedar e voltar a meter...
Se por a caso, a madeira onde apertam os parafusos da junta estiver podre, então têm de por madeira nova... (espero que não).

Depois dou novidades :)

Mais uma vez obrigado.
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: está a meter água :(

Mensagempor joao rafael santos » sexta dez 16, 2016 10:56 pm

Boa noite companheiro Dinis
Essa operação de tirar a massa velha e por uma nova convém ser feita com bom tempo e com a a/c bem seca ou dentro de alguma garagem para ficar bem colada entre as laterais e o tejadilho.E o companheiro já arranjou a dita massa que não seca ?
Cumps. João Santos
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: está a meter água :(

Mensagempor ADinis » sábado dez 17, 2016 10:40 am

Pelo pouco que sei e que me disseram, silicone não é aconselhado porque com a vibração parte.

falaram-me de um "quilosa 710", nem sem bem o que é, parece que é um material que nunca seca, está sempre por secar e é do melhor para as AC's...
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: está a meter água :(

Mensagempor ADinis » terça jan 03, 2017 7:26 pm

Boas.

A emenda lateral tanto a esquerda como direita, de cima a baixo foi retirada, limpa, verificada, parafusos novos em inox.

por onde supostamente apareceu agua, devia estar a entrar por um parafuso que estava com ferrugem... mas foi pouca coisa, ainda bem!!

na claraboia tambem entrou agua. para isso, tiram, limpam tudo muito bem, metem um vedante que é tipo fita cola de dupla face mas com material xpto e depois fazem o remate no tecto... pelo que disseram, silicones e cola e veda nao sao usados porque partem e nao agarram bem. a fazer o trabalho, faz-se para durar :)
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: está a meter água :(

Mensagempor danibeja » terça jan 03, 2017 10:22 pm

Boa noite,

Discordo completamente, actualmente as grandes marcas usam SikaLastomer® -710 em todas as juntas, assim como é o produto indicado pela FIAMMA para fixação de claraboias !!!

file:///C:/Users/DanielLouren%C3%A7o/Downloads/98690-580_revP%20(4).pdf ( página 5)

Infelizmente continua a existir muita falta de vontade de aprender um pouco do melhor que se faz lá fora e cá dentro, o diz que disse é muito mais importante para os clientes desinformados.....

Peço desculpa pela arrogância, mas deixem de ser retrogradas, com conta, peso e medida deixem evoluir o mundo do autocaravanismo.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: está a meter água :(

Mensagempor ADinis » quinta jan 05, 2017 10:15 pm

Eu deixo!! bota pá frente!

mas o que é que eu disse de mal? não leva um vedante é que tipo fita e depois o remate por fora com esses produtos xpto? também me falaram num "quilosa 710".

https://www.youtube.com/watch?v=vbmu7i-I_JE

o que me disseram que fizeram na minha é conforme está no video.
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: está a meter água :(

Mensagempor danibeja » sexta jan 06, 2017 10:11 pm

Boa noite,

Isso é a forma antiga de colocar claraboias, até já existem claraboias que nem tem os parafusos por baixo para esmagar o terostat, logo obriga a colocar cola e veda...

Ok, dificilmente conseguirei não vir aqui dar mais bitaites, pois nada acrescentam a um mundo já perfeito ! !

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: está a meter água :(

Mensagempor Salazar » sábado jan 07, 2017 4:10 am

Só para acrescentar ao ponto de vista do danibeja, quantos painéis solares não andam aí a 120 ou 130 km/h agarrados "apenas" com "cola e veda"?!

Aliás, estes novos selantes/adesivos de base butilica ou de poliuretano na área da construção civil e outras indústrias fazem autenticos milagres!

E verdade seja dita, num mundo a 200 à hora, a formação tem de ser constante. E esse ainda é um conceito estranho a muitas, muitas empresas portuguesas. Com isto não quero dizer que o trabalho feito na sua AC não fique bem feito e devidamente isolado, mas andar a dizer que "cola e veda" não presta porque seca e parte, para mim, é conversa de "sapateiro".
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: está a meter água :(

Mensagempor ADinis » sábado jan 07, 2017 2:41 pm

Boas.

Entendo o que me dizem em relação ao cola e veda.

então podem-me dizer qual é a maneira mais recente de colocar uma claraboia?
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: está a meter água :(

Mensagempor danibeja » segunda jan 09, 2017 9:28 pm

Boa noite,

Os passos são semelhantes aos do video mas onde se coloca terostat colocam-se dois fios de cola e veda e um fio na clarabóia, faz-se pressão sobre a clarabóia e fica estanque até se ter que substituir, com a vantagem de não necessitar de manutenção....

Engraçado que no video para garantir a estanquidade colocam cola a veda...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: está a meter água :(

Mensagempor ADinis » quarta jan 11, 2017 8:35 pm

Boas.

Só pelas juntas nas claraboias pequenas dizem que cuta 40euros (so a junta... deve ser esse terostat)...

Na claraboia grande, dizem que colocam duas juntas.

Tem documentação onde a algum fabricante de claraboias diz como se deve aplicar ?? para fazer a questão aos técnicos...
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: está a meter água :(

Mensagempor danibeja » quarta jan 11, 2017 10:24 pm

Boa noite,

Os fabricantes raramente dão essas informações, apenas costumam colocar a obrigatoriedade de uso de determinados materiais....

Hoje em dia existem claraboias que indicam no livro de instruções os dois ( Terostat e SikaLastomer® -710), quem monta as claraboias é que têm que se actualizar......

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: está a meter água :(

Mensagempor Hugoft » terça abr 18, 2017 11:44 am

Bom dia companheiros,

Este fim de semana estava previsto um passeio, no entanto outras prioridades surgiram:

Tratar de retirar 3 das 4 claraboias existêntes, estavam a necessitar de uma revisão pois por vezes em duas delas gotejava, gostava de ter feito como alguns companheiros fazem ou seja registar o trabalho com fotos, mas a falta de experiência, e o facto de estar pouco à vontade e os receio não me permitiram fazer esses registos no entanto tento descrever assim os trabalhos:

Seguindo os conselhos que li de vários companheiros mais experientes aqui no foram e algumas lições em www.chappucilas.es, iniciei os trabalhos bem cedo na 6ª feira.


- Retirar aro da claraboia no interior
- Despertar os parafusos da mesma
- Cortar cola e veda antigo no exterior
- Com espatula, ajudar a soltar a claraboia

Encontrei um produto de cor preta, peganhento penso que seja o que já ouvi falar aqui no forum de terosat, estava ainda em bom estado, pelo que mantive, numa outra encontrei um produto cinzento também peganhento, limpei o cola e venda antigo e um pouco do produto preto e cinza que tinham sujidades, permanecendo apenas o produto preto e cinza em bom estado, gostaria de realmente saber se o produto preto é o terosat e o cinzento é o dekaseal?

Após limpar o melhor possivél os produtos antigos, verifiquei que o tecto da minha autocaravana ( Hymer de 94 ) tem umas espessura inferior ao que eu julgava, cerca de 3.5cm, e é composto por poliuretano expandido, revestido a aluminio e com forro muito fino de madeira na parte interior, sinceramente julgava que fosse algo mais resistênte.

Apliquei Sikagard 570 ( pele elastica ) vulgo borracha liquida para impermeabilização de terraços, nas lateral das abertura existênte onde encaixa a claraboia onde era visivél o poliuretano expandido, bem como um pouco no rebordo superior parte do tejadilho e também na parte interior no tecto.

Apliquei dois cordões de cola e veda na claraboia, e precionei-a contra o tejadilho, aparafusei o aro inferior que fez com que o excesso de cola e veda aplicado fosse "expulso", o cola e veda expulso permitiu assim finalizar o isolamento fazendo com este excesso a junta final

Espero que o trabalho tenha ficado bem feito.

Material utilizado:

Sikagard 570

Pattex SP101 e Sika 11FC

Gostaria de ter utilizado o Sikalastomer 710, que foi aqui falado mas não consegui encontrar para comprar, agradecia que se alguém souber onde encontrar me diga, na zona de Lisboa.

cumprimentos a todos e obrigado pelos conselhos e partilha de informação
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes