Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor plopes » terça dez 03, 2019 8:12 pm

Obrigado companheiros pelas V/ sugestões! ;)

Salazar Escreveu:Em jeito de sugestão, apenas ponderaria substituir o armário do móvel da cozinha por uma série de gavetas. É bem mais prático do que andar agachado à procura de coisas no fundo armário. Compensa e muito o trabalho e a despesa extra.
Estou a ponderar montar depois 1 ou 2 gavetas (por trás das portas) para facilitar isso mesmo, ver primeiro como vai ficar o espaço lá dentro.

Luismbmp Escreveu:Boas, ja agora dou tambem a minha opinião.
A forração da parede da sala, da paredes das camas com essa tela tipo alcativa a meu ver não a tinha utilizado, isso com o tempo vai ser um ninho de ratos a acomolar pó. Mas gostos são gostos, apenas estou a dar a minha opinião, não quero jamais influenciar na sua escolha, apenas como digo a minha modesta opinião.
Opinião aceite :D
Como tudo tem prós e contras, além do pó também está sujeito a sujar-se mais facilmente, aliás esse até é o maior receio.
Corri várias casas, inclusive de estufadores auto, mas aqui no centro não encontrei muitas alternativas. Se repararem, o tecto até está forrado com esse material tipo napel - está menos acessível logo não vi problema... Achei o napel "frágil" e como tenho dois reguilas cá em casa, não arrisquei. Optei por mais facilmente limpar o material do que depois ter que substituir um painel por passar qualquer coisa e romper.
Este material mandei vir directamente de Inglaterra (cá não encontrei), indicado exactamente para transformações de carrinhas - lá usam muito disto.

Prós: bastante resistente, fabricado com material que aumenta o isolamento térmico, muito suave e confortável, facilmente moldável a todas as curvas, e tem uma espessura boa para cobrir pequenas irregularidades nos painéis que para um estreante como eu ajuda no acabamento final.

Contras (até ao momento): vai sujar-se mais facilmente e dependendo do tipo de sujidade pode ser difícil de limpar, no verão provavelmente vai tornar-se mais quente em comparação com outros revestimentos.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 184
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor Luismbmp » sexta dez 06, 2019 1:02 pm

Boas,
a napel que foi utilizada na minha autovivenda, era bastante resistente, tinha um toque muito suave e não era fina, nas costas da tela tinha uma camada de tipo tecido para a tornar mais resistente e que ficasse tipo almofadada depois de colada, tambem disfarçava pequenas irregularidades dos paineis de madeira. Nessa altura tambem tinha um reguila em casa que hoje já é um homem, mas os seus dedinhos na altura davam conta de tudo :).

Quando chegar á parte electrica se precisar de alguma ajuda diga.



Abraço
Avatar do Utilizador
Luismbmp
 
Mensagens: 554
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor plopes » sexta dez 06, 2019 1:25 pm

Luismbmp Escreveu:a napel que foi utilizada na minha autovivenda, era bastante resistente, tinha um toque muito suave e não era fina
Se tivesse encontrado esse material não tinha hesitado! :)
Luismbmp Escreveu:Quando chegar á parte electrica se precisar de alguma ajuda diga.
Comprei o kit completo da CBE (painel PC100) que vai facilitar o trabalho.
Neste momento só tenho uma dúvida com o painel solar...
Ainda não o vou montar já, mas tenho tentado perceber como fazer depois. Parece-me que o sistema da CBE não faz gestão do sistema solar e pelo que já pesquisei ha quem aconselhe ligar depois o painel/controlador directamente à bateria da célula. Será assim?
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 184
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto - Transformação de Furgão em AutoVivenda

Mensagempor Luismbmp » sexta dez 06, 2019 7:25 pm

Sim, eu aconselhava-lhe a ligar o painel com regulador em separado do painel cbe pc100, embora que o painel cbe esteja preparado para receber a ligação de um painel solar, digo isto porque a centralina cbe vai aquecer um bocado mais com a ligação do painel solar, embora que o painel cbe tenha 2 anos de garantia, mas é sempre chato de se resolver, pois acredito que o comprou atraves da internet.
Se comprar um regulador ou controlador e ligar o painel solar diretamente á bateria, era o que eu fazia. Um bom controlador não é assim tão caro.

No mês passado, instalei um circuito de raiz numa autocaravana com fios todos novos, com relés, caixa de fusiveis, e digo-lhe que ficou melhor que ter que adquirir um kit novo de painel + centralina, pois a centralina que estava instalada de origem queimou. Deu algum trabalho, mas por exemplo, se a centralina queimar um circuito, adeus a todo o sistema. Mesmo que um expert em eletronica consiga concertar a placa integrada, nunca fica a 100%.

Mas tambem posso lhe dizer que esse sistema da cbe pc100 é muito bom, eu ja tive uma autovivenda, e tinha montado esse painel.

Abraço
Avatar do Utilizador
Luismbmp
 
Mensagens: 554
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante