Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor fj2011 » segunda ago 29, 2016 10:50 am

teresafonseca Escreveu:Biom dia a todos e muito obrigada pela vossa colaboração.
Então e as baterias? O colega fj2011 refere umas baterias de arranque mas isso implica usar mais do que uma, certo? É que depois coloca-se a questão do peso...
Também tinha lido algures que as baterias indicadas para esta situação seriam as de descarga lenta e que permitissem manutenção. O que aconselham?

Obrigada,


Bom dia

Teresa Fonseca, no interior das autocaravanas há sempre espaços limitados... por exemplo na minha autocaravana só posso ter baterias de 100 Ah, dado que as baterias com mais Amperes também são maiores e não caberiam no espaço que tenho disponivel para elas.
Na autocaravana da Teresa não sei o espaço que pode ter para a montagem dessas baterias maiores. Em termos de peso não há muito diferença, ou seja, de 1 bateria de 200Ah para 2 de 100Ah cada.
Eu em casa tenho baterias muito grandes com mais de 200A , bem gostaria de as usar na autocaravana, agora arranjar um espaço para as meter é impossivel...(na minha, claro)
Continuo a afirmar que o melhor para mim(repito, para mim) são as baterias (ditas normais) de acido e com possibilidade de acrescentar água. "Falo" por experiência própria, há muitos anos que as uso.
Por exemplo:
Tenho duas baterias Bosch com mais de 200 Ah cada, é preciso duas pessoas para as levantar, eram de um camião TIR do meu tio, ele já está reformado há cerca de 8/9 anos, na altura as baterias andavam em uso no camião e ainda as tenho ligadas :D só tenho que ter cuidado em ver a água de 2 em 2 meses. Já para não falar de muitas outras de 100Ah.
Só as baterias que não consigo abrir para acrescentar água é que foram há vida. ( tem a ver com o tipo de abertura das tampas, as VARTA por exemplo)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor fj2011 » segunda ago 29, 2016 11:03 am

(...)

opss, esqueci de mencionar outra diferença...a monetária. Nos tempo que decorre é muito importante.

Com o dinheiro que gasto na compra de duas baterias de 100Ah de descarga lenta compro três baterias de 100Ah das, ditas "normais" e ainda fico com dinheiro para ir jantar fora. E desenganem-se aqueles que pensam que duram muito mais tempo.
Mas continuo a afirmar que não sou técnico qualificado, mas as experiências ao longo do tempo deu-me e continua a dar muitos mais conhecimentos.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Kit Painel Solar + Bateria: Será boa escolha?

Mensagempor Rodadossaurus » sexta Oct 07, 2016 4:16 pm

Vai atrasada a resposta, mas, visto que há perigo de explosão...
Atenção às baterias de ácido no interior das ACs!! Durante a carga libertam hidrogénio, e é explosivo... e talvez não seja do melhor para respirar...

As ACs por natureza são algo... arejadas, mas pessoalmente prefiro baterias seladas no interior, ou em caixas estanques com respiradouros para o exterior...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 46 visitantes