por Hugoft » quinta jun 23, 2016 5:16 pm
Boa tarde
Em termos de classificação energética, indicam serem mais eficientes.
O indice de carga é o mesmo, mas coloco a seguinte duvida:
um pneu para um furgão está sujeito a elevadas cargas mas por curtos periodos de tempo, o que não acontece com uma autocaravana, só o tempo poderá dizer como é que será o comportamento se a viatura ficar imobilizada com o seu elevado peso durante mais tempo.
Quem me vendeu os pneus, coloquei a questão se os pneus camper/camping se não seriam apenas uma manobra comercial, e os pneus dos furgões não seriam iguais no entanto muitas vezes com preços mais económicos, ao que me respondeu que existe diferenças devido à função dos mesmos e próprio processo de fabrico, no que diz respeito à borracha, nº de telas e malha de aço, pois tratam-se de pneus que têm sempre sobre si um peso constante ao contrário dos furgões.
No entanto quanto ao mesmos ovalizarem se a viatura não permanecer parada no mesmo local por muito tempo, penso que não existirá problema, quanto à resistência ao peso constante com possivél consequência de rebentamento já será um factor que não tenho condições para me pronunciar.
E como se cosruma dizer cada cabeça sua sentença, e acredito que face à rigidez da borracha dos camper e a própria resistência destes serão por si só factores que penalizam em termos de eficiência, conforto, e até mesmo sensação de aderência
Mas acho que existindo a opinião de um amigo, ainda para mais com experiência própria deve ser também levada em consideração, aproveite é a baixa do preço do petroleo para comprar os pneus, pois estão num preço inferior ao que eu paguei em Junho de 2015
um abraço
Cumprimentos
Hugo