Extensão elétrica ligação AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor Lealbino » sexta mai 06, 2016 3:41 pm

Boa tarde

Na altura de compra da minha 1ª AC precisei de comprar uma extensão e após algumas dúvidas acabei por comprar uma simples de enrolar com 25m e secção de 1,5mm2, sendo que a AC da altura tinha pouquíssimos equipamentos e mesmo bomba de água, tv led, etc eram todo equipamentos de inferior potência.

Sempre serviu sem problemas, e tinha a vantagem do enrolador que hoje em dia até acho que ocupa mais espaço/peso e não me poupa assim tanto tempo.

Entretanto troquei de AC em que os equipamentos/luzes/bomba/tv são mais potentes, e passei a notar recentemente um problema na tv led em que sempre que ligo a AC a 220V (testei em casa e em 2 parques campismo) o som emite um zumbido muito incomodativo, não permitindo mantê-la com som. :?: Testei a 12V e não existe qualquer problema no som da tv, e tudo funciona normalmente sem zumbidos, então foquei-me no adaptador/extensão (houve num anterior episódio na outra AC um adaptador que deixou de funcionar).

Troquei o adaptador mas ligando a 220V mantem-se o zumbido, como tal das duas uma, ou seria de algum problema na extensão (que por vezes trabalhou enrolada, e não desenrolada como deveria) ou então de alguma parte no circuito da AC. Já aconteceu a alguém algo semelhante?

Li vários artigos acerca de se dever utilizar as extensões com secções 2,5mm2 e como tal de forma a ter a melhor instalação possível vou alterar a que tenho, seguindo os conselhos de entre outro os companheiros RuckFules e Timeout na altura vou preparar-me para comprar as fichas Ficha CE16 e cerca de 25m de cabo de 2,5mm2 e construir a minha própria extensão, de forma a de futuro ficar servido com extensão que não me deixe na dúvida.

Ou seja, a juntar ao kit de "compras" a serem feitas em breve será o material para a extensão e uma bateria nova para a célula, que acaba neste momento por só aguentar um mínimo de carga (ou então quando o p. solar está em pleno).
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor RMGM » sexta mai 06, 2016 4:33 pm

Essa ressonância deve ter origem em algum transformador que está ligado ao circuito da AC
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor Salazar » sábado mai 07, 2016 12:57 pm

Eu uso um enrolador de exterior com duas fichas cee16 e 3x1,5. Enrolado diz aguentar 1000w e desenrolado 3000w. Como não usamos torradeiras, nem máquinas de café e o secador de cabelo da parceira é de 12V, serve perfeitamente mesmo enrolado. Antes de se por a gastar dinheiro em 25m de cabo 3x2,5 (que não é nada barato), eu aconselhava a experimentar outra extensão, mesmo uma de 3x1.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor Lealbino » terça mai 10, 2016 12:16 pm

:wink:

Obrigado pelas dicas, pensando bem tenho mesmo de encontrar uma extensão para testar primeiro, não vá eu contruir o cabo e fazer tudo e mais alguma coisa e depois ser de algum transformador como disse o companheiro RMGM, estava era a pensar que equipamento poderia ter sido o causador desde que passei a detetar o barulho...

Na parte elétrica as alterações que houveram terão sido só a bateria praticamente ter ido à vida, e ter mudado para lâmpadas led no wc...
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor RMGM » terça mai 10, 2016 3:44 pm

Companheiro Lealbino
Desligue todas as lâmpadas de led e então ligue a TV e verifique se há ressonância,
depois vá ligando uma a uma e veja o que acontece
Quando liga a AC a 220v a TV continua a estar ligada a 12v assim como a iluminação, correto?
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor Lealbino » quinta mai 12, 2016 8:57 am

Já a liguei para testar só ligando a extensão a tomada 220V de casa sem nenhuma das luzes ligadas (só tenho no wc), por isso é que à partida estava excluir essa hipótese...

Em relação à alimentação ligo normalmente toda a instalação da AC só com a diferença de estar ligada a 220V, mal desligo a extensão e fica só a 12V a tv não faz ruido, ligo de novo a extensão e...volta o barulho.

:|
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor RMGM » quinta mai 12, 2016 11:50 am

Ao ligar a AC a 220v faz com que entre em funcionamento um transformador 220v/12v ac que terá uma ponte de rectificação para transformar os 12v ac em 12v dc
Essa ponte rectificadora deve ser de meia onda e não de onda completa o que provoca essa ressonância na TV
quando desliga os 220v dc a fonte de alimentação passa a ser as baterias que são 12v dc pura sem oxilação de tenção.
O acto de usar uma extensão para ligar a AC a 220v mesmo que ela tenha uma secção inferior á adequada não tem condições para causar essa ressonância, o que poderia acontecer era um aquecimento da mesma
Esta é a minha opinião
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor Lealbino » quinta mai 12, 2016 1:27 pm

Obrigado companheiro, vou tentar despistar com base nesta informação adicional. :wink:

Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor RMGM » domingo mai 29, 2016 8:41 pm

Boa Noite
companheiro Lealbino
Já chegou a alguma conclusão quanto ao ruído da TV
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor Lealbino » terça jun 14, 2016 10:59 am

Bom dia

Ainda não consegui dedicar-me à AC porque regressei hoje de férias com outro meio de transporte, mas em breve tenho de despistar este assunto e logo que encontre a causa e solução posto aqui para servir de orientação a outros companheiros :wink:


Abraço
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor Lealbino » segunda jun 20, 2016 9:57 am

Finalmente consegui testar uma extensão nova (sem enrolador, simples de 25m e 1,5 de secção) e o problema mantém-se, o passo seguinte que espero fazer durante esta semana é conseguir desmontar o banco do condutor para tirar a bateria da célula para ver medidas e comprar uma nova (a antiga praticamente não funciona).

À partida não estou a associar este problema da ressonância à bateria "nas lonas" ainda pra mais por ser a 220V que surge, mas pelo menos vou conseguir andar ali às voltas à procura sem ter de ser só de dia. :D

Ainda houve a questão de a minha mulher a conduzir a AC ter batido com a antena da TV enquanto conduzia, e ter sido talvez nessa altura que surgiu o problema do barulho na TV quando está a 220V...

A ver vamos nos próximos episódios :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor RMGM » segunda jun 20, 2016 2:50 pm

Boa tarde
Companheiro Lealbino
A sua TV funciona a 12V Certo?
Então se assim for ela vinha acompanhada de um transformador para ligar a 220V
Faça o teste .Ligue a TV com esse transformador (através de uma extensão) mantendo a AC desligada dos 220V. Verifique se há ruído Se a antena que usa estiver ligada á corrente estará assim ligada ás baterias.Sem alterar a ligação da TV ligue a AC aos 220V e Verifique se há ruído,se houver é sinal que o problema está nos 12v transformados pelo transformador da AC
Desligue a extensão e ligue a TV normalmente á AC e verifique o resultado,se houver ruído será mesmo dos 12v da AC que não estão retificados

Faça este teste com os circuitos que tenham lâmpadas de led desligados
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor Lealbino » terça jun 21, 2016 8:47 am

8) :wink:

Obrigado pelas dicas companheiro RMGM, de facto ía testar a TV ligada em casa para perceber se o que se passava era em qualquer tomada 220V, mas da forma como diz abranjo ainda mais análise do problema, obrigado!

A ver vamos, espero conseguir testar até ao próximo fim de semana :wink:
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Extensão elétrica ligação AC

Mensagempor Lealbino » quinta jul 21, 2016 10:42 pm

Finalmente consegui comprar bateria nova, instalar o painel solar no local que queria, e ligar a extensão normal (vou vender a com enrolador) a 220V...e não é que a TV passou a funcionar sem ruído de interferência? :idea:

Ou era algo associado à bateria "morta", ou então a algum outro fenómeno que desapareceu, o que é certo é que voltou tudo ao normal.


Obrigado pela ajuda e pelas dicas!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes