A menina foi à balança

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

A menina foi à balança

Mensagempor Salazar » segunda abr 25, 2016 10:04 pm

Hoje, já de regresso da volta de fim de semana, ali para os lados de Ponte de Sôr, vi uma báscula novinha e resolver pesar a menina.

Imagem

Tendo em conta que só íamos 2 pessoas e o cão (de 38 kg), um depósito de água cheio, meio depósito de gasóleo e a tralha não era muita... temos de emagrecer.
É que o PB dela é 2800 kg. Ou entanto tratar de saber se posso subir o PB para 3,5T...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: A menina foi à balança

Mensagempor jmg1969 » terça abr 26, 2016 9:25 pm

Nem quero imaginar o peso da minha AC...
já pensei em pesar também só para tirar algumas dúvidas...
Palpita-me que teria de retirar muita tralha...Só pode carregar 460kgs...
:mrgreen:
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: A menina foi à balança

Mensagempor Salazar » terça abr 26, 2016 9:58 pm

Tendo em conta que a tara da minha é 2200kg (no livrete), também fiquei surpreendido.

Hoje foi à Ipo e, aproveitando a onda dos pesos, pedi ao inspector os pesos por eixo (mais importante do que saber o peso total). 1180 à frente e 1310 a trás. Com tudo o que tinha ontem (menos o cão e a parceira). Ou seja, ou tenho cuidado, ou corro o risco de sobrecarregar o eixo traseiro. Peso máximo por eixo: 1400 em cada.

Há por aqui alguém que tenha aumentado o PB de uma Ducato chassis 10?
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: A menina foi à balança

Mensagempor Vítor guadalupe » quarta abr 27, 2016 8:46 pm

Boa noite a todos
Hoje de manhã em Coimbra, na rotunda de acesso ao parque verde, onde costumam estar dezenas de autocaravanas, lá estava a PSP a mandar parar para tirar o peso às meninas...
Abraço
Vitor
Se estivermos sempre à espera do momento certo, nunca vamos viver a vida.
Vítor guadalupe
 
Mensagens: 72
Registado: quarta jan 29, 2014 10:43 pm
Localização: Coimbra

Re: A menina foi à balança

Mensagempor Gomes de Sousa » quarta abr 27, 2016 9:41 pm

Boa noite Companheiros

Eu percebo que a PSP e a GNR tem como função fiscalizar e fazer cumprir o Código da Estrada. Nós, autocaravanistas, não queremos, nem podemos, ficar isentos desta fiscalização, tal como todos os outros automobilistas. No entanto, parece-me que as autoridades já encontraram um bom entretenimento para nos porem "à rasca" e aliviarem-nos um pouco a nossa, já débil, carteira. É que já descobriram que andamos quase todos com excesso de carga e, então, vai daí toca a pesar. Provavelmente já lhes chegou a informação e, a partir de agora, é "chumbo" para cima do pessoal. É que não há santo que nos valha. Basta pôr os depósitos de água e gasóleo cheios, o frigorífico, as garrafosas de tintol e cervejolas, alimentação, etc ... e upa que já está muita acima. Esperemos que não apanhem muito o vício da pesagem e que sejam uns "gajos porreiros", porque nós também somos e não fazemos mal a ninguém. Os companheiros que forem para a balança vão dando notícias do que vai acontecendo, que é para sabermos comoa coisa vai correndo. Boa sorte a todos.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: A menina foi à balança

Mensagempor Salazar » quinta abr 28, 2016 12:09 am

Eu até estava a estranhar a demora... As autoridades tem objectivos anuais no que diz respeito à multas, por isso têm de trabalhar. Nos, autocaravanistas, temos essa informação. Simplesmente não é prioridade para muitos. É o painel solar, a segunda bateria, as bicicletas, a TV, a máquina de cafe, mais isto mais aquilo. É o conforto. Porque a segurança... eh! O azar só acontece aos outros. E contra mim falo. A realidade é que chassis, travões, suspensão, pneus sao projectados para determinado peso. Exceder esse valor em 10 ou 20% é um risco para todos os que usam a estrada.

E uma vez que Portugal está tão badalado lá fora como destino para autocaravanistas, que comecem por fiscalizar os estrangeiros. É só entrar divisa estrangeira...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: A menina foi à balança

Mensagempor Rodadossaurus » quinta abr 28, 2016 9:09 am

A questão é mesmo essa: a estrutura foi desenhada para levar determinado peso. E o pessoal abusa.
É verdade que muitos chassis são feitos de origem para pesos superiores, e o que varia é um autocolante, mas quem somos nós para saber / avaliar isso?
Por exemplo, a diferença entre a versão de 3500 kg e 4200 kg de PB na Ducato de determinados anos é "só" reforço na suspensão dianteira.
Em alguns anos de algumas Mitsubishi é só o autocolante!
No fundo está-se a abusar da segurança...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: A menina foi à balança

Mensagempor caminheiro » sexta abr 29, 2016 9:58 pm

Tendo embora a possibilidade de aumentar o peso de 3.500 para 3.650 kg, optei por não avançar com a homologação como pesado. Voltei-me para a redução de peso, sem privação de comodidades, nomeadamente o café Nespresso, micro-ondas, toldo, mesa, cadeiras, etc. Consegui reduzir o seguinte:
-Eliminação de Fogão/ Grelhador de exterior:redução de 7kg; substituição da antepara maciça do duche por uma de policarbonato alveolar: redução de 18kg;
Substituição de 2 baterias chumbo/ácido de 100 Ah por uma de lítio da mesma capacidade efetiva: redução de 47kg; limitar a quantidade de água a 30 L quando em circulação: redução de 70 kg; limitar a quantidade de gasóleo a 50 L: redução de 20 kg;
REDUÇÃO TOTAL 163 kg.
Falta ainda ver o ganho da substituição das jantes de aço por jantes de alumínio e a substituição das botijas de gás propano por depósito GPL em alumínio.Haverá seguramente uma diminuição de pelo menos 20 kg, o que levará a redução total a aproximadamente 183 kg.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: A menina foi à balança

Mensagempor Rodadossaurus » domingo mai 01, 2016 6:11 pm

Será que o custo da redução desse peso sai mais barato que o averbamento com o PB superior?
O seguro não aumenta; aumenta o IUC; é necessário incluir o custo do averbamento do novo PB...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: A menina foi à balança

Mensagempor caminheiro » segunda mai 02, 2016 8:37 am

Não sai mais barato, bem pelo contrário, mas também não diminuiu o valor comercial da viatura ao passar a pesado, segundo informação de stands de Autocaravanas.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Re: A menina foi à balança

Mensagempor Rodadossaurus » segunda mai 02, 2016 9:02 am

Curioso... a percepção é que as AC pesadas são mais desvalorizadas?
Tinha a percepção inversa, no sentido em que a pessoa tem muito menos limitações...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: A menina foi à balança

Mensagempor Salazar » segunda mai 02, 2016 2:31 pm

A informação que tenho dada por uma pessoa do meio é que, de facto, as AC com mais 3500kg de PB são mais difíceis de vender.
As vantagens em ficar abaixo das 3,5T são muitas; custos de circulação (consumos, ferrys, até mesmo campings..), condicionantes de circulação e estacionamento,...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: A menina foi à balança

Mensagempor danibeja » segunda mai 02, 2016 6:33 pm

Boa noite,

Cada um tem a sua ideia, eu nunca passava a autocaravana para pesada!!!!!

Por exemplo nos excessos de velocidade por norma os radares estão colocados em automático para apanhar quem conduz a infringir de forma grosseira, portanto para as infracções graves dos ligeiros.... ora as infracções graves dos ligeiros e motociclos dentro das localidades é dada uma margem de 20 Km em 20 Km para passar a grave (120€) , no caso dos outros veículos é de 10 Km (até 60Km é leve) mais 10Km ( até 70Km Grave ) e apartir dos 70Km até aos 90Km é muito Grave e são 300€... o que quer dizer que as coimas começam nos 300€ para os pesados, já para não dizer que a carta de condução leva um arrombo de 4 pontos nos 12 iniciais, mais uma destas num período de 5 anos e vai fazer exames, etc......

O IUC aumenta imenso, não se pode circular no transito proibido a mais de 3,5T, na inspecção são mais 15 a 20 euros, seguros mais caros, etc....

Para mim, quem tem peso a mais deve pensar reduzir esse peso como aqui já foi dito, e com outras formas que devem ser pensadas, eu pessoalmente não sofro do problema do excesso de peso, ainda tenho 300Kg de tara livre...

É preferível apanhar a contra ordenação de 600€ por excesso de peso, desde que o peso em excesso não seja superior em mais de 25% do peso bruto, isto é, desde que não seja obrigado a cessar a condução enquanto não tiver o peso regulamentar e com todos os inconvenientes que isso acarreta.....

Este é um excerto da minha opinião acerca deste tema....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: A menina foi à balança

Mensagempor Rodadossaurus » terça mai 03, 2016 7:36 am

Realmente existem bastantes prós e contras a uma AC pesada.
Eu tenho uma, mas quando a comprei nem liguei à questão.

Vistas as coisas, basicamente se a pessoa fôr cumpridora com as velocidades (nem sempre o sou, mas tento sê-lo), paga o mesmo seguro (174€), 126€ de IUC (o dobro de uma AC "leve") e IPO ainda não sei :)

Mas anda-se à vontade! Com 7 lugares de dormida e viajem, 2 depósitos de água potável e 2 de água cinzenta e peso para dar e para vender, não tenho preocupações com o que preciso de deixar para trás (PB 4200Kg). Permite autonomias maiores...

Quem tem o pé pesado... compra um detector de radar (! ilegal !) ou anda com uma AC leve :) :) pode ser que se escape! :)
Mas também tem menores consumos (se tudo o resto se mantiver) e a questão das proibições de 3,5T podem ser interessantes.


No fundo... acho que não há uma melhor que seja melhor que a outra, ou pelo menos que evidencie grandes vantagens... cada uma tem as suas.
Provavelmente tem mais a ver com o perfil de cada um...
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: A menina foi à balança

Mensagempor Lealbino » quinta jul 21, 2016 10:57 pm

Fui recentemente à inspeção com a minha AC, que era a primeira vez na minha mão, e ía receoso com a questão do peso mesmo por considerar ter pouca margem face aos valores de livrete...

Aproveitei o facto de ter depósitos vazios e combustível quase vazio, não ter bateria montada nem painel solar e ainda retirei os materiais desnecessários que tinha a bordo e lá fui eu.

Na altura de pesagem coloquei a questão e disseram-me que o peso ficava com pouca margem e que essa situação nas autocaravanas era conhecida mesmo porque grande parte das ACs vinha já com sistemas reforçados para maiores cargas (e que era esse o meu caso) mas que depois não eram considerados, e que dado eu ainda ter algum equipamento que poderia retirar eles não complicavam porque os proprietários não deviam ser os penalizados nestas situações.

Gostei da atitude e da explicação que deram, mas uma vez mais lá está, depende de quem se apanhe numa inspeção e não deveria ser essa a forma de funcionar do sistema.

Fica a informação, pode ser que ajude a sensibilizar junto de outros inspectores, nem que seja percebendo que deveriam procurar saber mais acerca do que vai mal em vez de somente chumbarem sem procurar perceber as questões de base. :wink:
Editado pela última vez por Lealbino em sexta jul 22, 2016 11:56 pm, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes