sistema fotovoltaico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

sistema fotovoltaico

Mensagempor Luis Gomes » segunda fev 01, 2016 5:52 pm

Bom dia gostaria de saber se com este sistema é possível alimentar um frigorifico de 90 w de consumo, durante 24 h.

1 x Painel solar fotovoltaico Ecosolar 140 W 12V.

1 x Regulador de carga 10A LED 12V.

1 x Bateria solar AGM 125Ah C100.

1 x inversor Victron 350w (12V)


Obrigado
Luis Gomes
 
Mensagens: 6
Registado: quinta set 03, 2015 6:30 pm
Localização: Vila Real

Re: sistema fotovoltaico

Mensagempor danibeja » segunda fev 01, 2016 7:57 pm

Boa noite,

Os painéis solares de 140W costumam ser demasiado grandes, e por esse motivo costumam fazer ovalização na zona central derivado à falta de sustentação nessa zona,e por vezes partem ou diminuem a sua potencia, a menos que o painel já venha preparado para autocaravanas, pois esses já trazem reforços próprios a atravessar a zona central do painel. Em relação a painéis solares para aplicar em autocaravanas continuo a achar melhor ter painéis de 100W/90W do que de 140W, pois a nível de qualidade, preço e fiabilidade são melhores, e ainda por cima são mais resistentes ás trepidações das ACs quando em viagem....

O regulador de 10 Amperes é pouco, depende do painel solar que tiver instalado, mas eu já vi o meu de 100W a ultrapassar os 10Amp.

A bateria parece-me adequada e uma excelente opção, mas como já manifestei noutro tópico, prefiro 2 baterias de acido ( 100Amp cada) que uma AGM ( 100 Amp) que ficam mais ou menos pelo mesmo preço.

O inversor de 350W não vai dar quase de certeza, a potencia de arranque do frigorífico pode chegar aos 1000W... procure em casas da especialidade conversores de 1000W, por exemplo : http://www.servelec.pt/loja-online/conv ... pki1000-12
http://www.servelec.pt/loja-online/conv ... kip1000-12

Deverá também ponderar se o frigorifico é a 12V ou 220V, pois hoje em dia existem sistemas de 12V extremamente fiáveis e com muito pouco consumo, e custa pouco mais que um inversor, por exemplo: http://www.ebay.com/itm/COMPRESSOR-SIKE ... SwYIhWiPzk

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: sistema fotovoltaico

Mensagempor fj2011 » quarta fev 03, 2016 12:34 am

Boa noite,
o inversor que o Luis refere e para o que pretende utilizar, é mesmo para esquecer. "Falo" por experiência própria, como pode ver relatado num tópico mais abaixo viewtopic.php?f=6&t=7792#p66442
Quanto ao resto o Danibeja já disse tudo e ... muito bem!
No meu caso particular, só instalo paineis solares na autocaravana com o max de 120 cm de comprimento (independentemente da potência)... e utilizo, um controlador solar MPTT de 30A, 3 baterias de 100A na célula + (quando preciso) a bateria de 100A do motor, para obter corrente electrica 220-230V tenho 2 inversores, um de 1000W para um frigorífico (combinado) e um outro de 1500w para quando preciso de mais potência para utilizar por exemplo, a placa electrica , micro-ondas ou maq de café ( neste momento o meu objectivo, é para utilizar apenas energia solar e acabar com o uso de botija de gás)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: sistema fotovoltaico

Mensagempor skynight » quarta fev 10, 2016 1:32 am

90w = 12v * 7,5A

7,5A * 24 h= 180 Ah

A bateria sozinha não aguenta mas em conjunto com o painel fotovoltaico sim de certeza.
Avatar do Utilizador
skynight
 
Mensagens: 38
Registado: quarta jun 04, 2014 9:04 pm
Localização: Tomar

Re: sistema fotovoltaico

Mensagempor Luis Gomes » quinta fev 11, 2016 10:23 pm

Muito obrigado a todos pelas respostas, fiquei muito mais esclarecido , vou rever o sistema depois das vossas preciosas dicas.

o frigorifico que pretendo ligar so funciona a 220v , de modo a que pretendo comprar um inversor de 1000 w para estar seguro que aguenta o arranque , no entanto queria um que desliga-se automaticamente quando o frigorifico não estivesse a consumir , alguém sabe de um modelo com estas especificações?

Muito obrigado
Luis Gomes
 
Mensagens: 6
Registado: quinta set 03, 2015 6:30 pm
Localização: Vila Real

Re: sistema fotovoltaico

Mensagempor Luis Gomes » quinta fev 11, 2016 10:35 pm

Gostaria de saber também como funciona o sistema de carregar as baterias através do motor e se podem ser as mesmas (do tipo solar) ,
e perguntar ao Danibeja porque prefere as baterias de ácido.

Mais uma vez , muito obrigado a todos
Luis Gomes
 
Mensagens: 6
Registado: quinta set 03, 2015 6:30 pm
Localização: Vila Real

Re: sistema fotovoltaico

Mensagempor fj2011 » sábado fev 13, 2016 12:24 am

Luis Gomes Escreveu:Muito obrigado a todos pelas respostas, fiquei muito mais esclarecido , vou rever o sistema depois das vossas preciosas dicas.

o frigorifico que pretendo ligar so funciona a 220v , de modo a que pretendo comprar um inversor de 1000 w para estar seguro que aguenta o arranque , no entanto queria um que desliga-se automaticamente quando o frigorifico não estivesse a consumir , alguém sabe de um modelo com estas especificações?

Muito obrigado


boas...
basta que seja um inversor "onda pura" de 600W.... pico de 1200w (mais que suficiente para qualquer frigorifico para montar numa autocaravana) por acaso tenho um ligado de 1000w porque já o tinha e não quero estar a gastar mais dinheiro.
Quanto à sua 2ª duvida, não existe!(que tenha conhecimento) relembro que o inversor está ligado mas tem um consumo minimo, minimo, minimo!! ;)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: sistema fotovoltaico

Mensagempor fj2011 » sábado fev 13, 2016 12:32 am

Luis Gomes Escreveu:Gostaria de saber também como funciona o sistema de carregar as baterias através do motor e se podem ser as mesmas (do tipo solar) ,
e perguntar ao Danibeja porque prefere as baterias de ácido.

Mais uma vez , muito obrigado a todos



por mim, tb sou adepto das de acido com manutenção, uso-as há muitos anos, tanto em casa como na autocaravana, são muito mais baratas e duram-me mais tempo (neste momento tenho 2 bancos de baterias com um total de + de 1000 A a funcionar, algumas com mais de 7 anos e uma delas era de um TIR de um familiar, tem mais tempo que isso)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: sistema fotovoltaico

Mensagempor danibeja » sábado fev 13, 2016 6:27 pm

fj2011 Escreveu:
Luis Gomes Escreveu:Gostaria de saber também como funciona o sistema de carregar as baterias através do motor e se podem ser as mesmas (do tipo solar) ,
e perguntar ao Danibeja porque prefere as baterias de ácido.

Mais uma vez , muito obrigado a todos



por mim, tb sou adepto das de acido com manutenção, uso-as há muitos anos, tanto em casa como na autocaravana, são muito mais baratas e duram-me mais tempo (neste momento tenho 2 bancos de baterias com um total de + de 1000 A a funcionar, algumas com mais de 7 anos e uma delas era de um TIR de um familiar, tem mais tempo que isso)


Boa noite,

parte da resposta esta no citado acima....

companheiro, as respostas a tudo o que perguntou estão espalhadas pelos varios topicos especificos do forum... dê primeiro uma grande pesquisa pelos temas que mais lhe interessam e depois coloque as suas perguntas....

não me custa nada repetir, mas é mais facil para si e para mim fazer como lhe disse....

cada um tem os seus gostos e experiencias, daí tambem as opiniões por vezes divergirem....

as minhas baterias de acido, quer de descarga lenta, quer normais de arranque sempre duraram mais de 5anos, e as outras em termos de eficiencia, qualidade, durabilidade e preço nao valem o triplo .......

grande abraço,

danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: sistema fotovoltaico

Mensagempor danibeja » domingo fev 14, 2016 7:27 pm

Boa noite,

Apesar do que escrevi abaixo, verifiquei que já não à fotos demonstrativas de sistemas montados por mim , as fotos foram-se....

Por isso pode tirar ideias aqui:
http://sterling-power.com/collections/d ... ro-split-r
http://sterling-power.com/collections/d ... -3-outputs
http://www.nautel.pt/Comercial/Mapa_Pre ... precos.htm

E o esquema que fiz na minha outra AC:
Imagem
image posting
Imagem
image upload
Imagem
post images
Imagem
picture share

Espero que tenha sido útil.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: sistema fotovoltaico

Mensagempor Luis Gomes » segunda fev 15, 2016 3:15 pm

muito obrigado a todos , fiquei completamente esclarecido , só me falta saber agora a melhor loja ou lojas para adquirir todo o material necessário para montar o sistema.

Muito obrigado
Luis Gomes
 
Mensagens: 6
Registado: quinta set 03, 2015 6:30 pm
Localização: Vila Real


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes