Isolamento térmico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Isolamento térmico

Mensagempor lumota » sexta set 18, 2015 2:03 pm

Boa tarde.

Estou neste momento a planear transformar um furgão numa AV, e uma questão que me parece importante será o isolamento térmico, quer face ao calor como face ao frio.

Alguém tem sugestões neste campo? Com que poderia forrar a chapa com este objetivo?

Obrigado e cumprimentos, Luís Mota
lumota
 
Mensagens: 21
Registado: terça set 15, 2015 4:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Isolamento térmico

Mensagempor carlosvaz75 » sábado set 19, 2015 4:18 pm

Ora aí está uma dúvida que partilho consigo!
carlosvaz75
 
Mensagens: 5
Registado: quarta set 16, 2015 9:45 pm

Re: Isolamento térmico

Mensagempor time_out » sábado set 19, 2015 8:20 pm

time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Isolamento térmico

Mensagempor time_out » sábado set 19, 2015 8:23 pm

time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Isolamento térmico

Mensagempor carlosvaz75 » sábado set 19, 2015 10:10 pm

Muito obrigado!

Já tenho leitura! :D
carlosvaz75
 
Mensagens: 5
Registado: quarta set 16, 2015 9:45 pm

Re: Isolamento térmico

Mensagempor Biopedro » terça set 22, 2015 10:29 pm

Boa noite,

Eu também estou a transformar um furgão em autovivenda :D

Optei pelo Roofmate de 5 cm para as laterais e para o tecto usei um equivalente mas de 2 cm porque o forro não permitia mais.
É preciso ter cuidado ao escolher com o que se vai colar o isolamento à chapa - inicialmente aconselharam-me um tipo de prego liquido que algumas semanas depois descolou completamente. Muito frustrante, quer pela perda de dinheiro quer pelo trabalho e tempo. Quanto menos solventes tiver melhor. Também encontrei uma espuma da marca soudal que é para colar telhas e que funcionou na perfeição. Para preencher os espaços vazios e de ligação entre placas optei pelo PU expansível. Mais uma vez é preciso atenção ao escolher a marca (há uma grande diferença na qualidade das marcas mais baratas para as melhores, que depois se irá reflectir na qualidade do isolamento).

Bom trabalho!!

Pedro
Biopedro
 
Mensagens: 10
Registado: sábado Oct 04, 2014 8:52 pm
Localização: Lisboa

Re: Isolamento térmico

Mensagempor lumota » terça set 22, 2015 10:30 pm

Obrigado pelas ligações, muito interessantes.

Pelo que pude concluir, as várias opiniões vão no mesmo sentido:
- lãs de vidro, minerais e de ovelha não são desejáveis, pois sofrem com a humidade;
- esferovites e semelhantes (roofmate, XPS,...) também não são ideais, por serem rígidos, e por isso dificilmente adaptáveis;
- isolantes flexíveis multi-camada (Trisodur, isodur): caros, mas eficientes e de aplicação mais fácil, daí serem os mais recomendados.

Terei percebido bem? Haverá outras opiniões?

E onde se podem comprar estes tais Trisodur's?

Cumprimentos, Luís Mota
lumota
 
Mensagens: 21
Registado: terça set 15, 2015 4:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Isolamento térmico

Mensagempor time_out » quarta set 23, 2015 7:49 am

Bom dia

Não consegui encontrar quem o distribuiu em Portugal mas se entrar em contacto com o distribuidor espanhol poderá ter alguma informação ou comprar directamente a eles.

http://www.aislamiento-actis.com/documentations/2pdf2.pdf
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Isolamento térmico

Mensagempor lumota » quarta set 23, 2015 10:37 am

Obrigado, assim já fiquei a saber mais sobre estes produtos.

A única coisa que me preocupou é que há sempre referência à colocação deste isolante entre caixas de ar, ie, não deve estar diretamente em contacto com outra superfície... Ora, no furgão não há grande margem para caixas de ar... Será que nessa caso já não funcionará tão bem?

Cumprimentos, Luís Mota
lumota
 
Mensagens: 21
Registado: terça set 15, 2015 4:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Isolamento térmico

Mensagempor carlosvaz75 » quarta set 23, 2015 8:45 pm

Muito obrigado estes dados são de uma ajuda inestimavel!

Já agora, tenho também a mesma duvida do Luis Mota.
carlosvaz75
 
Mensagens: 5
Registado: quarta set 16, 2015 9:45 pm

Re: Isolamento térmico

Mensagempor jfneves » quinta set 24, 2015 12:17 am

Boa noite,

Quero partilhar a minha experiência com a transformação integral de um furgão, Fiat Ducato 14 de 1992 em autovivenda, com execução do projecto e respectiva legalização, que utilizei em inúmeras viagens e ambientes durante 18 anos.

Apliquei como isolamento termo/acústico, a manta de lã de rocha, com a espessura de 4 cm a qual teve ao longo dos referidos 18 anos um comportamento excelente. A manta de lã de rocha foi recortada para preencher os espaços entre as "costelas" das paredes laterais e tecto do veículo, sendo aparafusados nas referidas "costelas" painéis de contraplacado marítimo de 4mm de espessura, os quais serviram de base para o posterior desenvolvimento do projecto: aplicação dos móveis, divisórias, etc..

Convém preencher todos os espaços com a lã de rocha, atacando o mais possível, por forma a que o material fique o mais compacto possível, não tendo possibilidades de se deslocar com o tempo, por acção da trepidação e da gravidade. Na altura em que realizei a minha transformação, não se utilizavam espumas expansivas de poliuretano. Dispondo-se presentemente destes materiais, convém injectar a espuma através de orifícios disponíveis ou perfurando os painéis de contraplacado marítimo em locais estratégicos, por forma a que a espuma fixe a lã de rocha, ou preencha espaços não possíveis de preencher com aplicação de lã de rocha.

A lã de rocha é um excelente material para o efeito, relativamente barato e inerte, sendo comercializado com diversas medidas e acabamentos superficiais.

Comercialização da lã de rocha: armazéns de materiais de construção civil, tais como Maxmat, Leroy Merlin, etc., sendo o fabricante..... http://www.termolan.pt/termolan/Produto ... ticas.aspx

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Isolamento térmico

Mensagempor lumota » sábado set 26, 2015 2:07 pm

Olá Fernando, obrigado pelo relato.

Posso concluir, pela apreciação positiva, que a lã de rocha não teve questões com a humidade, é assim?

Cumprimentos, Luís Mota
lumota
 
Mensagens: 21
Registado: terça set 15, 2015 4:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Isolamento térmico

Mensagempor jfneves » sábado set 26, 2015 5:53 pm

Boa tarde,

Conforme já referido anteriormente, relativamente à lã de rocha que empreguei no isolamento térmico/acústico na transformação da minha AV, nunca verifiquei qualquer anomalia relacionada com humidades ou mesmo com qualquer outra situação.

Inclusive, nas zonas das janelas e porta lateral de correr, pontos críticos onde sempre existem mais probabilidades de infiltrações pelas calhas dos vidros, nunca se verificaram vestígios de ferrugem na chapa nem empolamentos na madeira.

Fiquei 100% satisfeito com o desempenho do material. Como exemplo, posso ainda referir que ao bater nas paredes laterais da AV, ouvia-se um som abafado, sem qualquer vestígio de ressonância, prova de que a lã de rocha estava bem compactada, preenchendo todos os espaços.

Em relação ao isolamento térmico, tive a possibilidade de comparar com uma AV de um cunhado, com o qual fiz inúmeras viagens, exactamente igual à minha, mas transformada numa empresa do ramo, onde a diferença de isolamento, quer térmico quer acústico era abismal, ou dizendo de uma forma mais actual..... colossal. :D :D

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Isolamento térmico

Mensagempor lumota » domingo Oct 18, 2015 5:53 pm

Olá.

Entretanto dei com mais uma alternativa: http://www.lulukabaraka.com/fitxaProduc ... ucte=AKF10

Não sei se tem vantagem relativamente às outras já faladas.

Cumprimentos, Luís Mota
lumota
 
Mensagens: 21
Registado: terça set 15, 2015 4:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Isolamento térmico

Mensagempor Napoleão e Josefina » sexta ago 11, 2017 2:23 pm

Algum dos companheiros sabe se os isolantes utilizados nas autocaravanas incluiam fibras de amianto ? E se sim quando deixaram de ser utilizadas .
Avatar do Utilizador
Napoleão e Josefina
 
Mensagens: 62
Registado: quarta jan 27, 2010 3:23 pm
Localização: Lisboa


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes