Fiamma A20 Vaso Expansão

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor emanuel_jordao » quarta set 16, 2015 1:15 pm

Boa tarde,

Tenho uma Bomba de água Fiamma Aqua 8 de 10l/minuto mas quando abro só um bocadinho a torneira para por exemplo lavar as mãos ela funciona aos solavancos. (Sei que isto é normal).

Alguém teve a experiência antes e de depois de colocar o vaso de expansão Fiamma A20 que me possa indicar se vale mesmo a pena? Passamos a poder abrir a torneira e tirar só um fio de água corrente sem a bomba de água estar no para arranca?

Já agora outra questão o vaso de expansão não precisa de ligação de 12V? Pode ser instalado em qualquer posição ou tem de ser com o vaso para cima?

Obrigado
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor time_out » quarta set 16, 2015 2:24 pm

Boa tarde

O vaso de expansão não necessita de corrente eléctrica.

Pode ver o esquema de montagem em
http://www.fiamma.com/ES/descargar/instalacion_productos/ (seleccionar na zona de busca Bombas de Agua)
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor jfneves » quinta set 17, 2015 9:24 am

Bom dia,

O vaso de expansão serve para amortecimento do choque hidráulico provocado pela bomba, uma vez que a água é incompressível. O vaso da Fiamma dispõe de uma membrana em borracha, separando a água do ar e terá de ser pré-pressurizado com cerca de 0.8 a 1.0 bar através de uma válvula que dispõe no topo.

Na minha AC tenho instalados dois vasos de expansão. Um da Fiamma, que não funciona convenientemente, já que tem que ser constantemente pressurizado e um segundo da Comet, este sem qualquer membrana, estando a água em contacto directo com o ar, muito mais eficaz e igualmente mais barato e sem qualquer manutenção.

Fui levado a instalar o segundo vaso da Comet, uma vez que o vaso da Fiamma estava permanentemente fora de serviço, não tendo desmontado este na medida em que já tinha cortado o circuito. Ficou para mera decoração.

O vaso da Comet é extremamente simples. Trata-se de uma garrafa que é montada com a "boca" voltada para baixo, em qualquer ponto do circuito de água. Funciona do seguinte modo: quando a bomba entra em funcionamento, vai comprimir o ar existente no vaso até cerca de metade do seu volume, funcionando como um amortecedor. Logo que se abre uma torneira, o ar comprimido no vaso "empurra" a água do circuito, não necessitando a bomba entrar de imediato em funcionamento. Ou seja, o diferencial de pressão da bomba, liga/desliga, torna-se mais prolongado no tempo e o funcionamento da bomba muito mais suave, devido ao amortecimento provocado pelo ar do vaso de expansão.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor emanuel_jordao » quinta set 17, 2015 10:11 am

Obrigado pela opinião.

Então acha que vale mais a pena comprar o Vaso de expansão comet em vez do da Fiamma A20.

Você colocou válculas anti-retorno na entrada e sáida do Vaso ou não?

Obrigado
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor jfneves » quinta set 17, 2015 12:40 pm

Boa tarde,

Não é necessário colocar válvulas de retenção (ou anti-retorno, é o mesmo) no vaso de expansão. Se este for montado a montante de todos os dispositivos, poderá eventualmente colocar uma válvula de retenção na entrada do mesmo, caso seja montado em qualquer outro ponto, nesse caso não deverá mesmo colocar qualquer válvula.

É aconselhável colocar uma só válvula de retenção na saída da bomba, para que esta não esteja permanentemente na carga máxima, além dessa, quanto menos válvulas colocar melhor, já que estas constituem sempre uma perda de carga, embora de pequeno valor.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor bushman » quinta set 17, 2015 9:49 pm

Boa noite,

Também tenho este A20 da Fiamma montado á uns 2 ou 3 anos.
Até ao momento nunca deu problemas, nem perde a pressão.
Não tenho nenhuma valvula e foi montado por mim.

Sobre a questão de funcionamento da bomba, ele desempenha a função dele :P se for pouca quantidade de agua utilizada a Aqua 8 nem chega a funcionar.

Acho muito util.

Cmps
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor jfneves » sexta set 18, 2015 12:10 am

Boa noite companheiro "bushman",

bushman Escreveu:
Sobre a questão de funcionamento da bomba, ele desempenha a função dele :P se for pouca quantidade de agua utilizada a Aqua 8 nem chega a funcionar.


A bomba trabalha com um pequeno diferencial de pressões, cerca de 0.6 bar. Abaixo de um determinado valor mínimo liga e atingindo um certo valor máximo desliga, valores pré-regulados.

Se gastar pouca água e a bomba não ligando, estará a fornecer água dentro do referido diferencial de pressões. Para verificar se o vaso de expansão está em serviço, deverá executar o seguinte teste: com o circuito sem pressão, abrindo completamente uma torneira até deixar de sair água, carrega no pistão da válvula que está colocada no topo do vaso. Exactamente igual a uma válvula de um pneu. Se sair algum ar, o vaso estará em serviço, necessitando agora de recolocar na pressão (0.8 a 1.0 bar). Caso não saia ar ou saia muito pouco, o vaso de expansão não está a fazer nada no circuito, necessitando de o recolocar na pressão indicada.

Com o tempo que indicou que está ao serviço, duvido muito que o vaso ainda tenha qualquer ar no interior da câmara.


Com o vaso da "Comet" (garrafa invertida), a manutenção é muito simples. Como ele é transparente, verifica-se se está ou não completamente cheio de água. O ar no seu interior vai sendo progressivamente absorvido/diluído na água e chega a um determinado momento que se esgota. Nesse caso, desmonta-se o vaso, despeja-se a água, torna-se a montar e está pronto para mais uma temporada. Esta operação é executada com o circuito de água vazio.

Há um outro aspecto dos vasos com membrana de borracha que me desagrada, que é o facto desta se deteriorar com o tempo, libertando uma goma preta, que se pega completamente nas mãos. Se alguma vez vissem uma membrana de um autoclave de uma moradia ao fim de alguns anos, pensariam duas vezes antes de beber a água da torneira. O princípio é exactamente o mesmo com as devidas proporções. Em minha casa tenho montado nas bombas um depósito de inox que funciona do mesmo modo como a "garrafa" da "Comet". Anualmente esvazio-o completamente, disponho de passadores para tal, volto a fechar tudo, ligo as bombas e está pronto para mais um ano.

Cumprimentos,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor emanuel_jordao » sexta set 18, 2015 9:18 am

Muito Obrigado pelas respostas.

Começo a estar mais esclarecido sobre o funcionamento dos Vasos de Expansão
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor bushman » quinta set 24, 2015 9:49 pm

jfneves Escreveu:Boa noite companheiro "bushman",

Com o tempo que indicou que está ao serviço, duvido muito que o vaso ainda tenha qualquer ar no interior da câmara.

Fernando Neves


Boa noite,

Obrigado pela informação, este proximo fim de semana vou verificar a pressão.

Ob
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
bushman
 
Mensagens: 158
Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm
Localização: Portimão-Évora

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor emanuel_jordao » quinta set 24, 2015 10:56 pm

Boas,

Eu já montei o Fiamma A20. Acabei por optar por este por ser mais personalizável em termos de pressão, por ter furos para fixação e porque dá-me a sensação que a membrana tem mais capacidade de aguentar as oscilações de pressão. Acredito que o Comet ao ser mais simples dure muito mais tempo!

Estou super satisfeito. Já não tenho a bomba a ligar e desligar constantemente. Já não fica aos solavancos antes de parar e já posso abrir um fiozinho de agua que a bomba só liga de vez em quando sem estar aos solavancos.

Nem percebo porque muitas Autocaravanas mais recentes como a minha já não vêm com isto de origem.

Abraço
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor TeamTurbo » segunda dez 14, 2015 10:03 pm

Olá

Também tenho instalado o Fiamma A20 imeditamente a seguir à bomba de água. No entanto continuo com pouca pressão no chuveiro e na sanita. Nos dois lavatórios tenho pressão "a mais".

É possível instalar outro vaso de expansão no chuveiro?

Cumps,
TeamTurbo Family
Rimor 700TC
MB Sprinter 318cdi V6
TeamTurbo
 
Mensagens: 57
Registado: sábado set 07, 2013 10:44 am
Localização: Quinta do Conde

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor emanuel_jordao » terça dez 15, 2015 1:17 am

Boa Noite Companheiro Team Turbo,

Após 2 meses de utilização estão muito satisfeito com o Vaso de expansão, mas olhe que ele não aumenta a pressão em algumas torneiras nem no circuito.

O Vaso de expansão funciona a uma pressão mais baixa que a bomba de água e o que faz é absorver as diferenças de pressão dado que a água não é comprimível.

As grandes diferenças são o facto de poder abrir um fio pequeno de água sem a bomba sequer ligar ou estar aos arranques.

Caso tenha diferentes pressões em torneiras a questão pode dever-se à instalação tal como valvulas de não retorno que fazem diminuir a pressão quando aplicadas em excesso ou uniões que provoquem estrangulamento ou no limite a Bomba de água que já não está nas melhores condições.

Posso-lhe dizer que tinha uma Bomba de Agua Fiamma de 7Lt que à 1 Ano que já andava com pouca pressão na sanita e duche, mas eu nem me apercebi. Só quando avariou e me recomendaram a comprar outra em vez de trocar as membranas da velha é que ao colocar uma de 10l/m me apercebi que a outra não tinha força nenhuma à já bastante tempo. Esta de 10l em conjunto com o Vaso à saída da Bomba está impecável.
emanuel_jordao
 
Mensagens: 62
Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am
Localização: Leiria - Portugal

Re: Fiamma A20 Vaso Expansão

Mensagempor Salazar » quarta abr 06, 2016 7:28 pm

Aqui está o nosso. Acabadinho de montar.

Imagem

Devo apenas chamar a atenção para a possível diferença entre a medida das mangueiras da AC e dos encaixes que vêm no vaso (13mm). No caso da Pluma, mangueiras de 8... :S
Mas nada que uma pistola de ar quente não resolva...

De resto, impecável.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes