[Projecto] "Férias"

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

[Projecto] "Férias"

Mensagempor scorcher » quarta jan 01, 2014 5:29 am

Em busca de uma solução para enfrentar um longo período de férias em modo "low cost" e com vontade de iniciar um projecto alternativo ao que tenho feito onde pudesse meter em prática umas ideias que tenho tido para viver "off the grid", meti-me à procura de algo que preenchesse estes requisitos e cheguei à conclusão que tinha de arranjar uma autocaravana..

Estive inicialmente inclinado para pegar numa iveco daily comercial e converte-la, ou seja, pegar nisto:

Imagem

Imagem

E montar isto lá dentro:

Imagem

Imagem

-sofá/cama (falta uma mesa grande)
-fogão/forno
-frigorífico
-lava louças
-chuveiro/casa de banho
-mesa para refeições com bancos para 4 pessoas

Projectei a planta à escala e com as dimensões do interior da caixa para ter noção do espaço útil.

Exemplo de uma iveco convertida: http://www.ebay.co.uk/itm/Iveco-Daily-camper-motorhome-3-4-berth-2006-Not-Mercedes-camper-not-VW-camper-/161177344762?pt=UK_Campers_Caravans_Motorhomes&hash=item2586eb1afa

Imagem

Imagem


Comecei então a procurar uma iveco em bom estado que servisse o propósito, mas após analisar o custo e processo da legalização, materiais para a transformação e principalmente tempo exigido fui forçado a adiar a ideia e continuar à procura de uma alternativa..


Até que me deparei com uma relíquia de 1979 legalizada como autocaravana de fabrica pela ford, portanto.. uma ford transit, motor 2,4 diesel anunciada como "sem interior, boa para quem quiser remodelar a seu gosto".. bem, estava apenas a 20km de casa e depois de meses a procurar algo decidi dar uma oportunidade ao negócio tendo em conta principalmente o preço pedido.. e lá fui ver do que realmente se tratava..

Depois de ter falado com o anunciante fico a saber que a autocaravana foi toda desmontada algures na década de 90 pelo dono original que a comprou nova (tinha uma oficina auto em lisboa), onde reconstruiram toda a mecânica e pintaram desde longarinas ao interior da cabine numa cor no mínimo peculiar a gosto da esposa, e que ficou por acabar até 2007 ano em que o actual proprietariado a trouxe de lisboa para a acabar de montar. Algo que acabou por não acontecer e continuou em standby até aos dias de hoje.



A assinalar:

- Não há registos de IPO desde que a desmontaram, mas a matricula não está cancelada.

- Marca 260km feitos da viagem de lisboa até coimbra e o óleo tem pouco uso.

- Está efectivamente homologada como autocaravana, mas não há projecto no IMTT com dimensões de carroçaria o que significa que tenho liberdade total para "remodelações" e prolongamentos.

- Relembro "pintaram desde longarinas ao interior da cabine numa cor no mínimo peculiar a gosto da esposa"



Chegado ao local onde ela estava guardada deparo-me com este aparato:


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Admito que fiquei algo afectado ao ser confrontado perante tal caos :lol: .. mas fiz um esforço por me focar no potencial disto, no que pretendia fazer e "esquecer" o estado caótico em que a autocaravana estava.
scorcher
 
Mensagens: 7
Registado: domingo mai 19, 2013 6:41 am

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor scorcher » quarta jan 01, 2014 5:30 am

Após ponderar bem a oportunidade de finalmente ter uma base para fazer o que queria, decidi ir busca-la com o espirito "ah e tal gosto de desafios" :-D .. já em casa:

Imagem

Imagem


Sim, está tudo pintado a rosa :lol: ..

Imagem


Inicio das obras, descarregar toda a tralha, limpar tudo e identificar sítios que metam água.. problema Nº 1, a autocaravana não me entra em casa, não tenho outro sitio disponível coberto para trabalhar e é dezembro..

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


- Cama

Imagem

Imagem

- Limpezas

Imagem


- Infiltrações

Imagem

Imagem

Imagem


- Reforços das laterais, isto sem móveis abana tudo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


- Montagem das janelas

Imagem

Imagem

Imagem


-Tratar das infiltrações enquanto n chove, optei por uma abordagem provisória e urgente para depois no verão resolver em definitivo o problema, apliquei então silicone em todas as uniões com 4 passagens de fita de alumínio.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


- A fita de aluminio a cumprir já a sua função de canalizar a agua.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


- Anulei a porta traseira por já terem montado uma lateral.

Imagem


- E claro, tive de lhe dar um banho de branco meio à pressa por não estar o tempo mais adequado, a tinta não é grande coisa e sai bem das borrachas e assim, no verão pinto isto como deve ser.

Imagem

Imagem

Imagem


- Fogão operacional

Imagem


E pronto, a mecânica e parte eléctrica está tudo a funcionar, falta trocar os filtros de ar/óleo/gasóleo assim como o óleo, depois levo-a à IPO pela primeira vez em praí 20 anos, vamos ver como corre :lol: ..
scorcher
 
Mensagens: 7
Registado: domingo mai 19, 2013 6:41 am

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor Mario » quarta jan 01, 2014 11:10 am

Olá
A autocaravana necessita de um trabalho ciclópico :shock: :shock: para ficar funcional, admiro a coragem de agarrar num projecto de férias dessa envergadura :!: :!: .
Boas Férias. :wink: :wink:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor curto » quarta jan 01, 2014 4:43 pm

Companheiro.
Admiro a coragem, eu teria fugido a sete pés. Mas fico a aguardar daqui a uns meses o seu orgulho em mostrar o resultado do seu trabalho. Dá para ver que sabe o que quer e como lá chegar. Como será facilmente identificável, ficarei curioso em visita-lo quando nos cruzar mos. Bom trabalho
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor jaimemgon » quarta jan 01, 2014 10:33 pm

Vendi uma carrinha por muiiiiitooooo menos do que isso e muito mais recente...
Adoro ver este pessoal com vontade para levar um projeto tão ambicioso para a frente...(eu não era capaz e tenho veia de "arranja tudo")
Um bom trabalho!
Poste mais fotos do desenvolvimento :!:
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor Luismbmp » quinta jan 02, 2014 7:55 pm

Grande projecto sem duvida.
Tem aqui um forum ingles de um tipo que restaurou uma travelhome como a sua, poderá tirar umas ideias daqui.

http://fordtransit.org/forum/viewtopic.php?f=27&t=70721


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor curto » quinta jan 02, 2014 7:59 pm

Apenas mais uma nota em relação ao que escrevi antes. Cuidado com os materiais que vai usar pois para alem da óbvia qualidade deverá ter em conta o peso. Embora a viatura não pareça muito grande, os 3,500 Kg atingem se facilmente. Com tracção atras e rodado duplo, já leva um grande avanço na tara. Bom trabalho companheiro
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor freitas27 » quinta jan 02, 2014 9:56 pm

Admiro-lhe a coragem, principalmente pela envergadura do projecto.

vou seguir os acontecimentos deste tópico ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
freitas27
 
Mensagens: 4
Registado: terça mai 27, 2008 2:55 pm
Localização: Vila Nova Famalicão

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor fluis » terça jan 28, 2014 4:38 pm

Boa tarde,

Companheiro scorcher, como estão a decorrer os trabalhos? Existe alguma evolução?
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor jaimemgon » terça jan 28, 2014 11:43 pm

Também estou interessado...
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor benjamim antonio » quarta jan 29, 2014 11:34 am

Bom dia companheiro em 1º lugar a minha admiração pela coragem o que prova que quando um homem quer... Como foi alertado por outro companheiro atenção ao peso e diria mais á segurança e ao isolamento (por vezes é perferivel gastar mais qualquer coisa). Quando andar por aí a alimentar este nosso vicio, tenha sempre presente as regras de ouro. Vá dando noticias e disponha. Abraço Benjamim:-ter uma autocaravana, por si só, não é ser autocaravanista
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio
 
Mensagens: 95
Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm
Localização: arcena, alverca do ribatejo

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor scorcher » segunda fev 17, 2014 7:51 am

Imagem

Uma actualização algo tardia..

Hoje foi dia de IPO.. foi tal e qual como está na foto, aborreci-me e quis saber até que ponto me iam dificultar a folha verde e inviabilizar a continuação do projecto..


Segui pela A1, aprox 20km de viagem até ao centro, e devo dizer que o único pessoal que ultrapassei foram os que estavam a sair duma estação de serviço :lol:  ..


Engatada em 4ª (caixa de 4) deu isto:

Imagem


Desengatada já deu isto:

Imagem

A luz vermelha é a de pressão de óleo que já estava assim desde que a fui ver, 99% certeza que é o sensor avariado, chega óleo à cabeça e o motor já fez perto de 100km sem gripar.. por isso deve ser do sensor   :lol:  ..

Um pequeno video que fiz do "reasonable top speed" a caminho da ipo: http://www.youtube.com/v/8ulCTuUDbbQ

O som do motor traduzido para PT fica: "mais 1mm de acelerador e deito as bielas fora"..


Chegado ao destino.. tudo a olhar.. e inspectores com ar desconfiado..

Imagem


Lá entrei para a recepção, entrego o DUA, pedem a folha da ultima ipo.. não há... selo?.. tb não..  OK.. começam a introduzir os dados no pc e não há registo de nenhuma IPO.. o tipo levanta-se e foi falar não sei com quem durante 10 minutos.. pronto, já não passo daqui pensei eu.. mas não, o tipo lá diz que como não há registo de nada esta vai ser a "primeira" IPO.

Lá me chamaram meio a olhar de lado, expliquei ao que ia.. ver em que estado estava isto a nível mecânico e o que é que tinha de arranjar ao certo para passar na ipo, piscas, stops, luzes, tudo ok.. até que me pergunta os km´s, 315.. o inspector regista os 315 e vai para meter mais três zeros, alto!.. 315.. quilómetros  :lol: .. fica a olhar para mim.. mas é o que marca portanto siga.. teste dos gases, passou neste.. travões tb tudo ok.. Mas mesmo assim não me livrei duma folha vermelha a caminho de duas :roll: .. oito anotações nível 2 e sete nível 1.. no entanto nada grave nem de dispendioso.. tudo detalhes e umas reparações em casquilho desfeitos e assim.. curioso tb foi o facto da folha com as anotações demorar mais tempo a "sair" do que a própria inspecção em si.. o tipo n parava às voltas a falar com os colegas para ajudar no suspense..

Bem.. de volta a casa para resolver isto mas como não podia faltar.. primeira viagem, primeira paragem num parque de autocaravanas.

Imagem

Imagem


E pronto.. novidades para breve..
scorcher
 
Mensagens: 7
Registado: domingo mai 19, 2013 6:41 am

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor luis.sousa.6 » segunda fev 17, 2014 11:37 am

O amigo não se chateie, a velocidade máxima é mesmo essa, mesmo quando era mais nova, o meu pai teve uma assim ( versão de caixa aberta de mercadorias com toldo), já tinha saudades de ver esse tablier, de repente vieram-me imensas recordações à memória.....as viagens Porto Lisboa de madrugada com um cobertor sobre os joelhos por causa do frio.....quando fizeram mais km de auto-estrada a monotonia da viagem com o motor sempre à mesma rotação ( a subir e a descer carregada ou vazia, 90% das vezes circulava-se a 80, excepto quando se retirava o toldo, aí chegava aos 100)

Espero que esta lhe traga tantas memórias felizes com as que guardo da do meu pai.
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor danibeja » segunda fev 17, 2014 6:52 pm

Boa tarde,

Vai ver, que se fizer os trajetos em nacionais, as diferenças de velocidades não são muitas, a subir é que é stress...

Como está o interior / célula ? o interior é que é importante, a comodidade, para usufruir da cama quando e onde quiser, sem ter que fazer reservas de hotéis/pensões... parar para almoçar sem horas marcadas.... etc...

Força...
Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: [Projecto] "Férias"

Mensagempor RMartins » segunda fev 17, 2014 7:59 pm

mais um grande projecto!
Admiro bastante a coragem destes companheiros em restaurar praticamente a 100% um "carro" destes.
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes

cron