Em busca de uma solução para enfrentar um longo período de férias em modo "low cost" e com vontade de iniciar um projecto alternativo ao que tenho feito onde pudesse meter em prática umas ideias que tenho tido para viver "off the grid", meti-me à procura de algo que preenchesse estes requisitos e cheguei à conclusão que tinha de arranjar uma autocaravana..
Estive inicialmente inclinado para pegar numa iveco daily comercial e converte-la, ou seja, pegar nisto:
E montar isto lá dentro:
-sofá/cama (falta uma mesa grande)
-fogão/forno
-frigorífico
-lava louças
-chuveiro/casa de banho
-mesa para refeições com bancos para 4 pessoas
Projectei a planta à escala e com as dimensões do interior da caixa para ter noção do espaço útil.
Exemplo de uma iveco convertida:
http://www.ebay.co.uk/itm/Iveco-Daily-camper-motorhome-3-4-berth-2006-Not-Mercedes-camper-not-VW-camper-/161177344762?pt=UK_Campers_Caravans_Motorhomes&hash=item2586eb1afaComecei então a procurar uma iveco em bom estado que servisse o propósito, mas após analisar o custo e processo da legalização, materiais para a transformação e principalmente tempo exigido fui forçado a adiar a ideia e continuar à procura de uma alternativa..
Até que me deparei com uma relíquia de 1979 legalizada como autocaravana de fabrica pela ford, portanto.. uma ford transit, motor 2,4 diesel anunciada como "sem interior, boa para quem quiser remodelar a seu gosto".. bem, estava apenas a 20km de casa e depois de meses a procurar algo decidi dar uma oportunidade ao negócio tendo em conta principalmente o preço pedido.. e lá fui ver do que realmente se tratava..
Depois de ter falado com o anunciante fico a saber que a autocaravana foi toda desmontada algures na década de 90 pelo dono original que a comprou nova (tinha uma oficina auto em lisboa), onde reconstruiram toda a mecânica e pintaram desde longarinas ao interior da cabine numa cor no mínimo peculiar a gosto da esposa, e que ficou por acabar até 2007 ano em que o actual proprietariado a trouxe de lisboa para a acabar de montar. Algo que acabou por não acontecer e continuou em standby até aos dias de hoje.
A assinalar:
- Não há registos de IPO desde que a desmontaram, mas a matricula não está cancelada.
- Marca 260km feitos da viagem de lisboa até coimbra e o óleo tem pouco uso.
- Está efectivamente homologada como autocaravana, mas não há projecto no IMTT com dimensões de carroçaria o que significa que tenho liberdade total para "remodelações" e prolongamentos.
- Relembro "pintaram desde longarinas ao interior da cabine numa cor no mínimo peculiar a gosto da esposa"
Chegado ao local onde ela estava guardada deparo-me com este aparato:
Admito que fiquei algo afectado ao ser confrontado perante tal caos
.. mas fiz um esforço por me focar no potencial disto, no que pretendia fazer e "esquecer" o estado caótico em que a autocaravana estava.