Baterias

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Re: Baterias

Mensagempor Luis Agostinho » quinta dez 12, 2013 11:40 am

Bom dia jfneves,

Antes de mais Obrigado pela resposta...para chegar à conclusão que gostava de perceber tanto de electricidade como percebo de mecânica, mas já desisti, prefiro ler as explicações na minha "óptica do utilizador"...até para minha segurança!!! :oops: :oops: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
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Re: Baterias

Mensagempor jfneves » quinta dez 12, 2013 11:29 pm

Boa noite companheiro Luis Agostinho:

Relativamente ao seu comentário sobre electricidade (ainda não me rendi ao acorco ortográfico Luso/Brasileiro), não pense que por falar em Watts e Amperes, está perante um especialista em electricidade, muito longe disso. Apenas uns valentes choques de vez em quando ou de quando em vez, e umas avarias provocadas e reparadas, nada mais para além disso. Nos intervalos, lá se vai aprendendo alguma coisa, e acima de tudo com as experiências relatadas neste Forum.
No entanto, o objectivo da minha resposta não é efectivamente falar de electricidade. Despertou-me curiosidade em saber que é interessado em mecânica. Também o sou, e muito.
Por isso é que tenho o eLEARN da Fiat, o que me tem permitido percorrer as "entranhas" do motor da minha AC (Fiat Multijet 130). Penso que não me engano muito se afirmar que a sua AC também é base Fiat, ........ , talvez por MP.

Um abraço,

Fernando Neves
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Re: Baterias

Mensagempor Oliventino » sábado dez 14, 2013 11:42 pm

danibeja Escreveu:Boa noite,
AGM 2ª geração não se adequa à utilização em autocaravana quando se tem painel solar...é ótima para quem tem apenas energia do motor/alternador.
.


Porquê ?
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
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Re: Baterias

Mensagempor danibeja » domingo dez 15, 2013 12:59 am

Boa noite,

Porque não são de descarga lenta, logo, apesar de aguentarem descargas mais profundas, não são adequadas para a nossa utilização, no entanto, também à quem use baterias normais de motor e está satisfeito.....

Grande abraço,

Danibeja
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Re: Baterias

Mensagempor Oliventino » domingo dez 15, 2013 3:24 pm

danibeja Escreveu:Boa noite,

Porque não são de descarga lenta,

Danibeja


Boa tarde, companheiro danibeja.

São também de descarga lenta, excepto a vermelha.

São umas pequenas notáveis.
As baterias vermelhas da Optima são de arranque, as amarelas e as azuis juntam as duas capacidades, penso que possam ser as únicas polivalentes, o que as torna tão boas para o habitáculo como para o carro, sendo mais pequenas e leves com mais desempenho.
Informe-se mais, pode ser que actualizado acredite e não mantenha a posição radical.
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Re: Baterias

Mensagempor danibeja » domingo dez 15, 2013 5:46 pm

Oliventino Escreveu:
danibeja Escreveu:Boa noite,

Porque não são de descarga lenta,

Danibeja


Boa tarde, companheiro danibeja.

São também de descarga lenta, excepto a vermelha.

São umas pequenas notáveis.
As baterias vermelhas da Optima são de arranque, as amarelas e as azuis juntam as duas capacidades, penso que possam ser as únicas polivalentes, o que as torna tão boas para o habitáculo como para o carro, sendo mais pequenas e leves com mais desempenho.
Informe-se mais, pode ser que actualizado acredite e não mantenha a posição radical.


Boa tarde companheiro,

Está a referir-se a uma marca especifica....

As que chamo de segunda geração são as vermelhas, que anteriormente não existiam...... as amarelas e as azuis são iguais às que todos conhecem.

Se eu disse ( ou interpretaram ) anteriormente que as baterias AGM não são boas, não era essa a mensagem que queria transmitir.

Para mim, e para a minha utilização em autocaravana, uma bateria de acido descarga lenta é a que melhor se adequa, e afirmo isso com base na minha experiencia.

A diferença de preço de uma boa bateria de descarga lenta, comparativamente com uma boa bateria AGM descarga lenta é de três vezes mais a AGM, e se me perguntarem se vale a pena, eu digo que tenho muitas dúvidas... já para não dizer que as baterias de acido de descarga lenta também tem evoluído....

Não percebo, é porquê que, os companheiros (4) aqui do fórum, que me transmitiram que as suas baterias AGM não foram a melhor aposta, não aproveitam este momento para se pronunciarem...

Grande abraço,

Danibeja
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Re: Baterias

Mensagempor Oliventino » segunda dez 16, 2013 12:56 am

Boa noite.
A óptima é geração unica, e não explicou o que é a 2° geração nas outras. Também no preço está baralhado, ja disse quanto paguei pelas minhas, e onde, tenho factura .
Há muita informação, e testemunhos de fóruns em vários países, principalmente na América, são usadas nos barcos, autocaravanas, todo o terreno, tuning...
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Re: Baterias

Mensagempor danibeja » segunda dez 16, 2013 12:42 pm

Oliventino Escreveu:Boa noite.
Concordo com o companheiro Luis Agostinho, e santa pachorra, ainda mais no século XXl igual ao século lXX.
Eu comprei uma Óptima 75 amp amarela, por 250 €, está deitada sem problema, e outra de 55 amp para o carro, por 204 €, na civipartes. Excelentes.


Boa tarde,

Uma boa bateria de acido deep cicle de 75 amp tem um preço aproximado de 100€ ( logo dava para duas e meia ), no entanto deve ter em conta que lhe custou 250€ e deverá ter sido com um bom desconto ( cerca de 30% ), um utilizador normal pagaria entre os 300€ os 400€ por uma boa bateria AGM de 75 amp.

Vou tentar explicar-me melhor, as que chamo de segunda geração são as baterias AGM de arranque.

Ainda bem que somos todos diferentes e temos ideias diferentes, só assim se progride, no entanto, nem todo o progresso compensa a todos...

Por norma, o ser humano, quando as coisas correm bem, manifesta-se, quando não correm bem, tem renitência em demonstrar o seu desagrado, visto que foi uma decisão sua...

Cada Autocaravana deve ser vista individualmente, cada caso é um caso, o que é bom numa AC, pode não ser a melhor opção na outra, é esse o meu ponto de vista....

E afirmo, que quando o preço das AGM deep cicle estiver com pouca diferença para as baterias de acido, não exitarei em mudar....

Grande abraço,

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Re: Baterias

Mensagempor Luismbmp » segunda dez 16, 2013 5:41 pm

Boas,
eu tenho uma bateria de acido de descarga lenta de 100Amp, e é o que sempre vou utilizar. Tenho-a instalada no exterior da minha autovivenda, numa zona igual ás carrinhas de caixa aberta. Se por ventura algum dia tiver algum problema de rebentarem ou coisa do genero, o acido cai para o asfalto. Baterias debaixo dos bancos nem pensar.
As diferenças de durabilidade face ás de gel para mim não se justifica, como tambem o acrescimo de preço das de gel.
A minha de acido tem uma durabilidade de 5 anos, está constatemente a ser carregada pelo painel solar, ronda uma voltagem de 14,2volts. Por este andar acredito que dure o dobro.
Uma bateria de 100Amp de arranque que tenho instalado na minha iveco, tá lá desde que saiu de fabrica, ou seja, desde 2001, façam as contas :), só agora neste inverno é que a carrinha custa a pegar, a marca da bateria não sei, só sei que tem la escrito iveco.


Abraço
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Re: Baterias

Mensagempor Passeante » segunda jan 13, 2014 7:50 pm

Boa tarde

será que alguém me tira uma dúvida?
Depois de umas leituras pelo forum optei por comprar umas baterias semi-estacionárias (há muitos nomes mas acho que significam aproximadamente "descarga lenta, deep cycle, etc, etc, etc... ou não...). São umas Vechline de ácido, de 110 Ah, compradas online em empresas portuguesas de material para AC e são recomendadas precisamente para AC, barcos,.... Mas para minha surpresa quando as desembalei verifiquei que têm um pequeno tubo que sai da bateria. Nunca tinha visto nenhuma com tubo, por isso fiquei curioso. Para que serve? Gases? Ácido? Excesso de ácido? É que nesse caso terei de as colocar a respirar para o exterior.

Se alguém souber, agradeço antecipadamente o esclarecimento.
Obrigado
Bons passeios.
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Re: Baterias

Mensagempor Aleluia » segunda jan 13, 2014 8:26 pm

Boas noites, companheiras/os.
Passeante, esse pequeno tubinho, é o respirador da bateria.
Quando ela aquece, poderá produzir alguns gases e, o tubinho é o escape para os mesmos.
Esse acessório, já vem com as baterias á muito tempo.
Saudações,
Aleluia
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Re: Baterias

Mensagempor adidaspn » terça jan 14, 2014 1:30 am

Passeante Escreveu:Boa tarde

será que alguém me tira uma dúvida?
Depois de umas leituras pelo forum optei por comprar umas baterias semi-estacionárias (há muitos nomes mas acho que significam aproximadamente "descarga lenta, deep cycle, etc, etc, etc... ou não...). São umas Vechline de ácido, de 110 Ah, compradas online em empresas portuguesas de material para AC e são recomendadas precisamente para AC, barcos,.... Mas para minha surpresa quando as desembalei verifiquei que têm um pequeno tubo que sai da bateria. Nunca tinha visto nenhuma com tubo, por isso fiquei curioso. Para que serve? Gases? Ácido? Excesso de ácido? É que nesse caso terei de as colocar a respirar para o exterior.

Se alguém souber, agradeço antecipadamente o esclarecimento.
Obrigado
Bons passeios.



boas,

quer partilhar connosco o preço e o sítio onde comprou?

é q também ando à procura...
Um sonho realizado! :)
LAIKA X 694 R
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Re: Baterias

Mensagempor RMGM » terça jan 14, 2014 3:55 pm

Boa tarde a todos

O gás libertado durante a carga de uma bateria é oxi-hidrogénio (oxigénio+hidrogénio) altamente inflamável e em caso de sobrecarga da bateria é libertado em maior quantidade criando o risco de explosão
Esse tubo deve ser colocado de forma a que esses gases sejam libertados para o exterior da AC onde facilmente se dissiparão evitando que se concentrem dentro de mesma
tornando-se uma autentica bomba que pode ser activada por um simples gesto como ligar um interruptor
RMGM Rogério Miranda
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Re: Baterias

Mensagempor danibeja » terça jan 14, 2014 5:50 pm

RMGM Escreveu:Boa tarde a todos

O gás libertado durante a carga de uma bateria é oxi-hidrogénio (oxigénio+hidrogénio) altamente inflamável e em caso de sobrecarga da bateria é libertado em maior quantidade criando o risco de explosão
Esse tubo deve ser colocado de forma a que esses gases sejam libertados para o exterior da AC onde facilmente se dissiparão evitando que se concentrem dentro de mesma
tornando-se uma autentica bomba que pode ser activada por um simples gesto como ligar um interruptor


Boa tarde,

Não exageremos..... o gás libertado é muito inflamável, daí existir esse tubo, mas não é nenhuma bomba desse tipo, tudo deve ser usado com conta peso e medida, se existe esse tubo é para ser utilizado....

Para não existir sobrecarga é que os reguladores dos painéis solares quase todos tem medidor de temperatura.... carregam as baterias consoante a temperatura que existe naquele local ( e este também é um dos motivos pelo qual, o regulador do painel solar, deve estar colocado próximo da bateria)...entre outras coisas....

O gás libertado é em poucas quantidades, existindo o referido tubo torna-se inofensivo...

Mais de 80% das ACs tem ou tiveram esse tipo de baterias dentro das suas células, e desconheço que alguma tenha incendiado por esse motivo....

Agora, como a tecnologia evoluiu, e para vender essas tecnologias, é que se fala dessa perigosidade ( que existe realmente, mas não a pintem com esse negro....)

É a minha mera opinião, de quem tem esse tipo de baterias e está satisfeito, assim como já tenho alguma experiencia ( 5 anos em fevereiro )....

Grande abraço,

Danibeja
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Re: Baterias

Mensagempor emidio costa » terça jan 14, 2014 10:42 pm

Assim como tambem nos carros que circulam todos dias nas nossas estradas andavam todos a explodir por causa das baterias, pois uma grande quantidade deles usam essas baterias mas de arranque, e estatica não faltas nos nossos carros.
Abraço
Não sei para onde vou mas estou a caminho.
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