Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor plopes » domingo nov 17, 2013 11:07 pm

Olá companheiros,

Lançar aqui o pedido a uma pequena ajuda, pois na recuperação da minha Fiat Ducato / Granduca de 1994 recém adquirida, estou a encontrar algumas dificuldades com o aquecedor Trumatic:

Imagem

Imagem

Imagem

Primeiro, este não dava qualquer sinal de vida - toca a desmontar!
Encontrei muito lixo, fios partidos, e um fio eléctrico enrolado na "ampola de cobre" à frente do radiador - embora naquela altura ainda não tivesse pesquisado sobre aquele sensor, duvidei logo daquilo...

Imagem

Entretanto descobri mais ou menos o funcionamento daquele sensor, que ao que parece contem um gás dentro que dependendo do calor gerado pelo radiador vai variar a pressão dentro deste sensor que por sua vez regula a válvula do aquecedor.

Veio-me logo a dúvida se o facto de o sensor não estar lá ia permitir a passagem de gás ou não.
Rectificados todos os fios partidos, consegui pôr o aquecedor a trabalhar... pronto, o sensor afinal até nem vai fazer grande falta por agora, pensei eu - basta-me manter o aquecedor no mínimo e não irei ter problemas! O problema é que rodando o selector, nada muda na intensidade de chama, parece que está sempre no máximo, inclusivamente na posição 0 em que se devia apagar ele mantém a chama.

Haverá mais alguma coisa que me esteja a escapar, ou aquele sensor influencia também na regulação da intensidade?
Sei que o ideal seria trocar todo o conjunto da válvula que inclusivamente até já encontrei à venda net, mas existe alguma solução para pelo menos ter a regulação a funcionar mesmo que de forma temporária?

É que tenho previstas umas saídas nos próximos fins de semana, e com este frio... :D
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor RuckFules » domingo nov 17, 2013 11:42 pm

Boa noite companheiro plopes.

Esse aquecimento parece-me igual ao meu (Trumatic SL5002) embora de cor diferente (o meu é castanho).

Se o funcionamento for idêntico ao SL5002, a regulação da temperatura não funciona por mais ou menos passagem de gás (como nos fogões por exemplo). O aquecimento tem um sensor que o faz ligar e desligar até atingir a temperatura seleccionada (um funcionamento idêntico aos radiadores a óleo, em que ligam e desligam conforme a temperatura seleccionada).

Portanto para um correcto funcionamento do aquecimento terá provavelmente que adquirir as peças defeituosas.

Tenho o manual de instruções do meu, mas em nada ajuda em questões de reparação.

Espero que consiga resolver o seu problema por um valor justo e aceitável.

Um abraço e em mais alguma coisa que possa ajudar disponha.
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor RuckFules » domingo nov 17, 2013 11:45 pm

Depois de olhar melhor para as fotografias verifiquei que não é igual ao meu (o meu tem dois corpos de aquecimento), portanto não sei se o funcionamento será igual, pelo que não o quero induzir em erro. Pelo menos o meu (SL5002) funciona da forma que descrevi. Liga e desliga até atingir a temperatura seleccionada, mas a intensidade de chama é sempre igual.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor plopes » segunda nov 18, 2013 9:03 am

RuckFules Escreveu:Depois de olhar melhor para as fotografias verifiquei que não é igual ao meu (o meu tem dois corpos de aquecimento), portanto não sei se o funcionamento será igual, pelo que não o quero induzir em erro. Pelo menos o meu (SL5002) funciona da forma que descrevi. Liga e desliga até atingir a temperatura seleccionada, mas a intensidade de chama é sempre igual.

Viva, o meu é um 3002. O 5002 é realmente de duplo corpo, mas o principio de funcionamento é igual. Tem lógica o que refere sobre a regulação controlada por sensor... provávelmente será mesmo aquela sonda de cobre cujo filamento desapareceu...
Fiquei com essa ideia sobre o regulador, pois na minha caravana (que ainda tenho) e que tem um aquecedor igual, pareceu-me que o regulador interferia na intensidade da chama. Só estanho é este mesmo sem a sonda não desligar na posição "zero".
Entretanto se houver alguém que tenha por ai um aquecedor/valvula perdida a um canto, estou comprador dessa válvula! :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor RMGM » segunda nov 18, 2013 11:59 am

bom dia
Companheiro polpes essa peça que parece uma ampola devia estar ligada à válvula do gás por um finíssimo tubo que mais parece um arame e tem a função de abrir e fecha-la de forma a manter a temperatura escolhida no botão sem ela terá de tentar regular manualmente,não será fácil.
Se ele estiver no máximo então tem o queimador aceso em todo o comprimento
Se estiver no mínimo então o queimador só acende num comprimento +- de 1 centímetro.
O facto de ele ficar aceso no 0 "penso" que devia ser no mínimo ou então o 0 corresponde a uma temperatura e ele fica à espera da informação do tal censor .
O botão é na parte superior do aquecedor e está ligado à válvula por uma vareta na vertical?

Se for veja se carregando ou puxando o dito ele desliga ou aumenta a intensidade.

Já não ligo o meu a muito tempo mas tenho uma ideia que para o apagar tenho de carregar no botão e para ligar tenho de o puxar
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor plopes » segunda nov 18, 2013 3:21 pm

RMGM Escreveu:O botão é na parte superior do aquecedor e está ligado à válvula por uma vareta na vertical?

Se for veja se carregando ou puxando o dito ele desliga ou aumenta a intensidade.

Já não ligo o meu a muito tempo mas tenho uma ideia que para o apagar tenho de carregar no botão e para ligar tenho de o puxar

Sim, o botão é no topo com a dita vareta até abaixo à válvula.
No meu tenho que baixar para ligar e só posso largar depois do electropar estar quente ou o aquecedor desliga por segurança. Não noto diferença na intensidade da chama entre ter o botão em cima ou carregar nele.

Também estou aqui eu a falar de intensidades da chama, mas o que realmente se vê é mesmo só o piloto, e este secalhar está sempre igual e só muda mesmo é no queimador... será?
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor RMGM » segunda nov 18, 2013 4:19 pm

O que se vê por essa janela é o piloto e o queimador também porque ele é a continuação da mesma peça
no meu o queimador é a continuação da peça para o lado direito mas como vejo nas fotografias que o seu está na posição simétrica ao meu será para o lado esquerdo

Eu depois de rodar o botão para aumentar a temperatura por vezes tenho de puxar o botão para cima para que ele acenda o queimador depois já funciona normalmente ligando e desligando o queimador automaticamente (a velhice não perdoa)
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor jpsantos » quinta jun 22, 2017 4:47 pm

Boa tarde.

Tenho exactamente o mesmo aquecimento (SL3002) que descobri agora não dar qualquer sinal.

Segundo o manual, assim que rodo o controlador de temperatura a luz que está ao lado da caixa das pilhas deveria de começar a piscar e nada. Já coloquei pilhas novas e nada.

O anterior dono disse-me que já não o liga à muito tempo, tirei a tampa e aparentemente parece estar tudo certo (mas disto sei pouco ou nada).

O que me aconselham fazer?


Obrigado.
jpsantos
 
Mensagens: 20
Registado: segunda jun 19, 2017 11:33 am

Re: Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor fluis » segunda jun 26, 2017 10:47 am

Bom dia,

Não tenho esse aquecimento, por isso é difícil dar-lhe uma ajuda.
Uma das avarias frequentes e de fácil resolução é de fato as pilhas. Como já fez isso, não sei o que possa ser feito. Confirme que a torneira do gás (deve haver uma só para o aquecimento) não se encontra fechada e que o gás está a chegar ao aquecimento.
Eventualmente o melhor será tentar ir a uma oficina de autocaravanas, para que o ajudem a resolver a situação.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor jpsantos » segunda jun 26, 2017 11:33 am

Bom dia,

Obrigado pelo comentário Fernando.

Depois de começar a suar, com receio de que o aquecimento estivesse realmente avariado, fui com a minha calma tentar mais uma vez e ao pressionar um pouco a caixa das pilhas fez-se luz :D
Trata-se apenas de um mau contacto na caixa das pilhas.

Está tudo operacional felizmente.
jpsantos
 
Mensagens: 20
Registado: segunda jun 19, 2017 11:33 am

Re: Aquecedor Trumatic ano 1994 - Válvula

Mensagempor fluis » segunda jun 26, 2017 12:27 pm

Boa tarde,

Boas noticias então.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 9 visitantes