Fiat Hymer Camp 1.9 TD

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Fiat Hymer Camp 1.9 TD

Mensagempor Lealbino » domingo Oct 06, 2013 11:39 am

Boas

Depois de várias leituras, aprendizagem (a maioria aqui convosco n o Forum), despistagem de avarias e defeitos e testes feitos ao volante, conto em breve fechar negócio e oficialmente passar a fazer parte da "comunidade" AC.

Trata-se de uma Fiat Ducato Hymer Camp 1.9 TD do inicio dos '90 (comprimento de aproxim. 4.6m), com célula e equipamentos em estado impecável, com revisão feita e com correias trocadas, mas com o motor sujeito a um ultimo check por causa de pingos de gasóleo do motor que verificámos parecer ser dos tubos de ligação (que poderão estar a arrastar sujidade com eles e a parecer pingar óleo), que serão revistos antes de ser fechado negócio. Liga bem a frio, a correia chia um pouco mas deduzo ser de ser nova, pareceu-me haver um ligeiro som "claq claq" mas pode ser impressão minha e fico limitado no conhecimento, mas amanhã conto vê-la com um amigo mecânico.

Tem alguns (pequenos) pontos de ferrugem nas suspensões e barras suspensão, pequenos pontos do chassis e carroçaria, mas não me pareceram graves. Todavia conto dar uma volta simples de forma a tentar travar eventuais evoluções...

Como terá garantia de motor e caixa (garantia escrita do stand, 12 meses) penso que esse ponto fica mais salvaguardado, e como anda pela casa dos 150 kkm fiquei na dúvida da durabilidade destes motores, mas após feedback de mecânico amigo que vai vê-la comigo e vai dar continuidade à manutenção do motor seria um motor bom (para o género/tipo), e como do que pesquisei encontrei várias com 240 kkm... pareceu-me um bom indicador. :)

Foi a escolha ponderada que fiz (fizemos) dado o espaço ser exatamente o que procurávamos (nem maior nem menor, para a utilização e ocupação que vai ter), além de ser mais "maneirinha" e de acordo com o estado de célula que procurávamos, e mesmo subindo mais devagar... para acelerar bem uso outro veículo. :wink:

Depois da ultima visita que vou fazer esta semana para verificar se os pingos ficaram resolvidos e se tudo está ok para seguir comigo para casa depois da venda, ficará só a faltar tratar de reunir a documentação para ir ao notário tratar de negócio.

Como dúvida fica se a questão dos pingos de gasóleo/óleo, poderá mesmo ser do que penso (fuga de gasóleo que arrasta a sujidade para o chão), ou se indiciará algum outro tipo de problema que tenham tido conhecimento (e se de simples resolução ou dificil), e se haverá algum outro ponto a checkar mais específico (motor Fiat 1.9 TD).

O motor em baixo está algo sujo (aparentemente óleo, ou sujidade com gasóleo), ainda pensei perguntar se eu poderia levá-la até uma "lavagem manual à pressão" para lhe dar uma lavagem e fazer género de uma lavagem de motor...

Conto em breve dar mais noticias, e se tiverem este modelo de AC ou tiverem dicas, desde já agradeço :wink:


Um abraços a todo(a)s
Editado pela última vez por Lealbino em terça Oct 22, 2013 12:23 pm, num total de 1 vez.
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor bushman » domingo Oct 06, 2013 3:07 pm

Boa tarde Lealbino,

Bemvindo ao forum.
Já sabe o ponto fraco deste motor :( falta de potencia.
Se for o sofim, é garantido que é um bom motor.
Tenho o 1.9 td com intercooler, de março 94, já fiz uns 40000kms além daqueles que ela tinha anteriormente e até agora, nada. Correia de distribuição por descuido meu, mas de resto nada. Só tem mesmo falta de força, mas como já leu noutros tópicos, devagar... mas chega-se a todo o lado 8)
Como a celula tem 4,6mtrs talvez ajude nas subidas, provavelmente a minha pese mais, normalmente anda com 2850kg.
Esse ´´claq´´ vem do motor ?? não sou mecanico e pouco percebo de mecanica, mas pode ser uma valvula desafinada e a bater??' uma ideia... digo eu...
Lavar o motor para detectar algo, pode, por vezes eu lavo o meu.

Boa sorte.
Fiat 290max 94(1.9 TDi) Imagem Granduca
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor Oliventino » domingo Oct 06, 2013 4:19 pm

Boa tarde companheiro Lealbino.
4.6m não será pouco. Correia nova não deve chiar, se os pingos forem de gasóleo nota-se pelo cheiro e viscosidade, se vierem da bomba...
Os Kms são muito fáceis de emendar, quando não conhecemos a vida do carro é melhor ignorar a informação. Comprei um carro que trazia esquecido o papel da última inspeção na Alemanha, com mais kms do que anos depois cá.
Em carros novos conto com a garantia,inevitavelmente incluída no preço, que nem sempre corre bem. Em carros usados se for em stand negoceio sempre sem garantia para não me aborrecer, apesar de escrita, quem avalia são eles e argumentam sempre. A garantia tem um custo, frequentemente o stand faz seguro, apesar de ser obrigatorio por lei, pode-se escrever na factura...
O motor 1.9 td é o 1930 cc do carro fiat, é melhor o 2500 td de 116 cv e é da iveco. Em plano todos servem, para serra nota-se muito.
Desejo-lhe sorte e que o mecânico o ajude bem, pois o stand tambem é profissional.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor RMartins » domingo Oct 06, 2013 9:27 pm

Boa noite Lealbino,


Esse "motorzinho" era o que equipava a minha ex-AC e nunca me deu um unico desgosto. Tinha uma Frankia A520 com chassis/motor 1.9TD e nos 4/5 anos que a tive ainda fiz uns kms valentes e nunca tive um unico problema!! Posso lhe dizer que a ÚNICA despesa que tive foi meio litro de oleo que lhe meti para completar o nivel :D :D
É como tudo, desde que bem cuidado leva-o a onde quiser. Claro que nunca vai dar para grandes velocidades, a "zona de conforto" será ali á volta dos 80/90 km/h, é o ideal. Não vai em esforço e os consumos irão lá para os 9/10,5Lt/100kms. Pelo menos era o que conseguia fazer com a minha a velocidades de "cruzeiro" :)
Nas subidas era pisar a berma, pisca para a direita e deixa-los passar :lol: :lol:
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor RuckFules » domingo Oct 06, 2013 10:47 pm

Boa noite companheiros e futuro companheiro Lealbino

Sobre o motor 1.9TD não lhe posso dar opiniões por experiência própria. A minha é dessa geração mas como motor 2.5TD (95cv). Dá para as voltas. Como se costuma dizer: "chega onde as outras chegam" mas, posso dizer que em voltinhas com outros companheiros com ACs idênticas com motor 2.5 aspirado (sem turbo) já se nota bem a diferença em especial nas subidas. O ser mais lenta pode não ser problema quando não há pressa de chegar. A principal desvantagem que vejo nessa motorização é o sobre-esforço a que o motor está sempre sujeito. Sobre-esforço esse que obviamente leva a um maior desgaste.

Posso dizer-lhe que a minha com mais km rodados que essa Hymer, não tem fugas nem de óleos nem de gasóleos. Recomendo mesmo que leve um mecânico para tentar verificar as origens dessas fugas. Se a AC foi importada por um stand (ou já passou por um stand que me parece ser o caso) é muito provável que tenha passado por um "dentista", daqueles que não tiram dentes mas tiram kms. No caso do motor 2.5TD Fiat (não conheço o 1.9) pela tampa do óleo dá para ver os excêntricos da árvore de cames. Um mecânico com experiência pode avaliar os mesmos e ter uma ideia aproximada do desgaste que apresentam.

As garantias dos stands são uma bela treta. Colocam clausulas e asteriscos que muitas vezes não nos damos ao trabalho de ler e depois é o cabo dos trabalhos se surgirem defeitos. Recomendo guardar religiosamente a factura ou documento de venda para eventuais anomalias.

Correias novas não chiam! Chiam se estiverem "vidradas" (e ressequidas) com a idade, se estiverem mal ajustadas (tensores) ou se aquilo que elas movem (alternadores, bombas de direcção, bombas de água, etc) estiver preso, sinais de rolamentos a entregarem a alma ao criador.

Relativamente à marca Hymer, aquilo de que me apercebi quando procurei a minha é que se trata de material de muito boa qualidade. E só a coloquei de parte pelo design exterior da célula. Mas isso é meramente uma questão de gosto pessoal.

No que lhe puder ser util estarei ao dispor. Faço votos de boa sorte na concretização desse sonho. Sei bem o que isso é :)

Cumprimentos
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor Lealbino » segunda Oct 07, 2013 8:19 am

Bom dia a todos

De facto é esta troca de informação e apoio de quem melhor conhece estes sonhos sobre rodas que faz toda a diferença para quem chega a este universo, e desde já agradeço a a todos(a)s pela ajuda/opiniões/esclarecimentos. Espero sinceramente que tudo se concretize (nesta ou outra) e que possa retribuir de alguma forma um dia. :wink:

Ah, e mesmo que seja a 80/90 km/h, que é mesmo o alvo de velocidade máxima que pretendemos em plano, nas subidas testei duas deste motor e deu para perceber até onde conto com ele (mas também isso já estava à espera) o importante vai ser mesmo o absorver a viagem e paisagem, e chegar lá. 8)

Aparte da célula e equipamentos, que segundo tudo o que testámos e ligámos funciona e está exatamente no estado em que procurávamos, e o ultimo ponto e factor decisivo é exatamente o motor e componentes...

Pela matrícula ela é importada, e à partida só teve mais 1 dono antes do stand, e como o estado interior da AC é impecável fiz a associação de que seria alguém que cuidou dela e que à partida faria o mesmo com o motor. O indicador do stand que tenho é só o de outra pessoa que lá comprou uma Acaravana, e que não teve queixas. Mas era uma Acaravana mais recente, daí que...

Na visita e ensaio que fizémos foi-nos dito pelo stand que foi feita uma revisão geral ao motor (distribuição, correias, filtros, óleo, travões, etc), e que o motivo da chapa por baixo do motor ter óleo (eu meti lá o dedo para confirmar o que seria) era da revisão que tinha sido feita e que tinha sujo aquilo tudo. Em relação ao chiar o que me disseram era que os tensores tinham de ser regulados, antes de levar a AC.

A outra situação que detetei foi que num dos tubos do gasóleo perdia ligeiras gotas (que eles se prontificaram a substituir), ora pela minha ideia (e que eles disseram o mesmo) esse gasóleo escorre e passa nesse óleo que está lá na chapa e pinga no chão. Logo aí, caso fosse esse o caso, bem que o motor poderia estar em boas condições para rodar muitos mais kms e ter sido somente devido ao motor a não estar limpo e devidamente preparado pelo mecânico que intervencionou a AC.

Isso foi o que me pareceu, mas por via das dúvidas optei por hoje ir lá com esse mecânico amigo que conhece bem aqueles motores.

Se ele pode ser enganado, ou não detetar nada anormal aparte do normal idade dum motor daqueles? Pode, mas pelo menos muito mais do que eu ele percebe, e tem largos anos de experiência.

E relativamente à garantia eu é que ía com as ideias de "motor e caixa" (falámos disso mas até fui eu que puxei assunto, daaah) a pensar que estava a ganhar algo, quando na verdade estaria a reduzir aquilo que tenho direito. Informei-me melhor e basta a fatura do stand para serem automaticamente de 2 anos (Deco, etc, etc), desde que não me apareçam com papel para assinar de "Garatia de 1 anos motor e caixa", a não ser que lá tenham os componetes todos descriminados.

Confesso que estou hiper entusiasmado, mas acima de tudo mantenho a frieza e imagino é logo uns meses à frente se estivesse a célula toda partida e eu comprasse numa de "eu depois arranjo" (aqui não é o caso, está impecável), ou de avançar de qualquer maneira com o motor e depois ter o sonho parado por problemas mecânicos.


Vou dando noticias da evolução do processo, uma vez mais obrigado a todo(a)s
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor danibeja » segunda Oct 07, 2013 1:22 pm

Boa tarde,

Tive durante 4 anos e meio uma AC muito parecida, mas sem turbo.

Quando vendi, com cerca de 208.000Km o motor estava impecável, e para uma Autocaravana com 2.300Kg o motor era suficiente, apesar de nas subidas ter que reduzir para 4ª e às vezes para 3ª velocidade...

Não devemos comparar com um motor 2.5td, mas...., apesar de terem mais ou menos os mesmos cavalos ( a 1.9TD com motor FIAT tem cerca de 90Cv), mas a diferença de peso também ajuda... as Acs 1.9td de 1991 (motor FIAT) e as 2.5td de 1991 (motor PSA) tem pouca diferença de andamento, na 2.5td também reduzem para 4ª e às vezes para 3ª...

Para mim é uma viatura excelente, a que pretende comprar... porque já estive na sua situação... mas tem que ter noção que é um veiculo antigo, e com isto quero dizer que para ficar ao seu gosto, vai de certeza, ter intenções de gastar uns dinheirinhos em várias coisinhas... nunca estão como nós queremos.... os autocaravanistas são assim..... portanto prepare-se...... não tenha medo.

Em relação a fugas, para mim é normal, as borrachas, os oringues, os silicones ( a cola & veda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) não dura a vida toda, é mudar e fazer-se à estrada, esses motores são mesmo muito bons, é muito raro alguém ter queixas, mas também as Á.

A correia chiar acontece muito nesses modelos, mas também se resolve...... volto a dizer, é um veiculo antigo.

Daqui por uns anos vai ver que adorou a experiencia, e vai querer comprar uma mais ao seu gosto... no entanto, muito mais $$$$$$$$$$$$$$$.....

Muitas felicidades, com essa ou com outra AC,

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( Sigmund Freud )

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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor Lealbino » segunda Oct 07, 2013 7:36 pm

:)

Ter feedback de quem já teve similares ajuda a perceber melhor o que vou sentir nesta que à partida vou mesmo comprar, e em termos de condução assenta mesmo no que procurávamos. Os anos, o desempenho, o lado "clássico", as dimensões qb, todos esses pontos desde que seja sem problemas mecânicos não serão pontos negativos para nós.

Em relação ao desempenho por acaso acabei por há umas semanas ir de viagem uns dias com amigos numa AC FIAT 2.5 das com 5 camas e não sei se era por causa do peso (com 4 pessoas) ou dos 250 kkm mas arrastava-se muito mais que as duas 1.9D (uma supostamente TD, já explico à frente) que conduzi recentemente.

Testeui duas Talento Hymer Camp 1.9, e quando fiz o test drive na 1ª AC Fiat Talento Hymer 1.9 D (que supostamente tinha sido mexida) e que andava muito satisfatoriamente, ela em plano andava bem, e a subir fez-me lembrar carros antigos em que era questão de jogar balanços e usar caixa e ter noção dos limites, mas perfeita para o que eu queria.

Na outra AC Fiat Talento Hymer 1.9 que fiz o test drive (a que pretendo comprar), supostamente o motor é 1.9 TD e digo supostamente porque tem Turbodiesel no capot e só a conduzi um pouco, mas além do local de ensaio ser diferente (só se podia andar numa zona a 50 km/h) a ideia inicial foi que não era tão solta (mas talvez tivesse a ver com a direção, o piso, etc.), mas depois quando apanhei estrada livre ela disparou e bem, inclusive numa ligeira descida facilmente começou no inicio a ir logo aos 110 mas de imediato abrandei. Mas gostei da resposta que senti. :lol:

Ou seja, em termos de desempenho este motor/peso era o que procurava, comparando com as velocidades e arrastamento que senti na 2.5 senti que esta era a escolha pelo menos para a entrada. Em termos das recuperações e arranjos já estou habituado e adoro fazê-las, a questão é que a célula desta AC está praticamente como nova, ou seja o ponto de partida julgo que não poderia ser melhor. Mas já estão umas alteraçãozinhas em mente, vinis, grade inox de tejadilho e escadas de acesso, mas isso será lá mais para a frente. 8)

Amanhã olhando melhor para o motor e para a documentação da AC vou esclarecer o facto de ser uma Talento e não uma Ducato, e de se é uma "TD" ou uma "D" (no capot está Talento TD, mas no anuncio inicial está 1.9 D mas que podem ter baralhado na descrição, e eu confesso que não me lembro do que vi no motor, daaahh...), além de ver as questões de pneumáticos montados/homologados, e de ver o motor com o mecânico que vai comigo (alterámos a data). Consumos ligeiros de óleo, pequenos caprichos próprios da idade não considero um problema (já tive a fase de veículos que de propósito me permitiam, desmontar peças e fazer eu as manutenções revisões, e alguns consumiam óleo), mas pingar óleo no chão e haverem problemas maiores, barulhos e chiares, aí sim já são coisas que além de me chatearem ( :mrgreen: ) podem comprometer avançar com o negócio.

Mas acredito e espero que tudo se resolva, e que o aval global amanhã seja positivo. ;)


Abraços
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor danibeja » segunda Oct 07, 2013 8:38 pm

Boa noite,

É muito fácil ver se tem turbo ou não, o motor é muito pequeno debaixo daquele capot, logo basta ver se tem uma espécie de caracol agarrado à saída de escape ( normalmente com aspecto ferrugento ) que se encontra na parte de trás do motor.

E todas as 1.9 TD têm intercooler, que é um radiador de arrefecimento do ar do turbo, que se encontra ao lado esquerdo (estando a olhar para o motor) do radiador da água, como vê basta abrir o capot e vê logo se é td ou d.

Pelos vistos já experimentou várias, o que é muito bom, já tem uma ideia melhor da realidade...para começar, para quem tem pouca disponibilidade inicial de dinheiro, é muito boa....

Felicidades...

Danibeja
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor RuckFules » segunda Oct 07, 2013 10:54 pm

Boa noite Lealbino.

Quanto à questão Talento ou Ducato tinha somente a ver com o tamanho na versão furgão comercial. A Talento era a "versão mais curta" da Ducato. Existiu entre 1989 e 1994, passando depois a ser só Ducato independentemente do tamanho.

Relativamente ao motor, não o quero induzir em erro, mas acho que não houve AC's (nem sei se furgões) com motor 1.9D (aspirado).
O companheiro Danibeja deixou-lhe uma boa explicação de como ver se tem ou não o turbo.

Abraços e votos de bons negócios
Carlos Marinho e Alice Nunes
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor Lealbino » terça Oct 08, 2013 10:16 am

Bom dia e obrigado a ambos

O próprio mecânico nosso amigo quando lhe falei na semana passada a pedir opinião e para ele ir comigo ver um motor “Fiat Ducato 1.9 D” estranhou e disse que deveria ser TD, e relembrando os escassos momentos que tive a ver o motor da outra vez confirmo, sim, estarão lá os componentes (só não recordo visualmente o radiador de arrefecimento
) e sendo TD o que “puxou” no test drive faz agora mais sentido.

Preferimos fazer a entrada no AC assim, com as dimensões perfeitas para nós (senão teríamos toda a gente a querer alinhar no “autocarro”), com motor prático, com carroçaria clássica que vai dar outro gosto a cuidar, e ao mesmo tempo que à partida não dá tanto nas vistas por ser um bem mais antiquado… 8)

Falta hoje o veredicto final com o mecânico e a verificação de documentação e equipamento montado/homologado, a partir daí o processo deve ser:

- Verificação nas finanças, por eventuais “obrigações”;
- Por questões de comodidade ter o veículo estacionado perto do local do negócio;
- Alteração de nome no notário;
- Contrato compra/venda (confirmar que é vendido pelo stand e não pelo dono do stand);
- Cheque meu a ser depositado pelo vendedor (confirmar na fatura que é vendido pelo stand e não pelo dono do stand)


Uma vez mais obrigado pela ajuda e pelo apoio ;) :wink:

Abraço
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor Lealbino » quarta Oct 09, 2013 4:17 pm

Boa tarde

Finalmente ontem consegui verificar os ultimos pontos e com o mecânico confirmar que à partida não haveria nada grave para a idade que ela tem (sabendo sempre que nada é garantido, nem com veículos novos), ainda se trocaram uns galhardetes iniciais entre vendedor e mecânico mas no final até acabámos todos a partilhar questões de mecânica e ACs. Viu, mexeu, ouviu, falou, conduziu, e dentro do tipo de exame possivel concluiu que para o motor com a idade que tinha não detetava à partida nada de problemático.

Fiquei mais descansado para algo que me pudesse ter escapado, e as questões de gasóleo a pingar e ultimos pontos a arranjar já estavam tratados. O motor poderia ter sido lavado e evitar a questão de confundir com o óleo, mas isso são outros detalhes.

Ou seja, falta só assinar tudo amanhã e... vai começar esta forma de liberdade. :D

O próximo ponto vai ser o do eventual alarme (se tiverem sugestões desde já agradeço), e pelo menos numa fase inicial vai ficar estacionada num parqueamento mesmo atrás de casa. É numa zona sem saída de carros e com vários lugares de estacionamento mas que estão sempre vazios, com praticamente nenhum trânsito (zona de garagens e parque), com chão asfaltado, e sem obstáculos à volta que possam cair-lhe em cima. De ambos os lados tem conjuntos de prédios que dão vista para o local.

Como "extra" pensei ter uma câmara em filmagem contínua a partir da minha casa (vê-se de cima / 45º) e/ou ativada por eventual detetor de movimento dentro da AC que liga a câmara via wireless, e pelo sim pelo não estava a pensar colocar um "aviso" na AC em várias linguas (por exemplo nos bancos caso espreitem, e mais discretos nas janelas) de que a filmagem está a acontecer para evitar sequer a tentativa. Acima de tudo quero evitar ter de perder tempo com assuntos destes, e depois encontra os autores e fazê-los perceber que não valia a pena terem mexido na AC...

Conto pelo menos 1 vez por mês ela sair do local (deve ser bem mais mesmo pela questão dela funcionar, e mesmo pela questão dos 30 dias), mas já me aconselharam a avisar as autoridades que ela é de um morador por questões de tranquilidade, pelo sim pelo não.


Em breve darei noticias, um abraço a todo(a)s


PS: A questão dos alarmes e segurança fez-me lembrar há uns tempos em que um amigo nosso tinha (e tem) uma AC e falava do receio de assaltos, e certo dia com outros amigos chegamos a uma praia lá por fora e vimos um casal que apeava duma AC naquele momento. Nós chegámos de carro com pranchas e tal, mas houve ali qualquer coisa que era estranha numa outra carrinha lá parada...

O casal desapareceu, e nós fomos até à praia e aquilo a remoer na mente, e nós decidimos voltar à zona de estacionamento... já adivinham, estavam 3 a assaltar a AC e já com um portátil na mão, uma mala, TV, sei lá. Olharam para nós com ar de poucos amigos e ainda mandaram umas bocas de não ser o nosso país e tal, intimidações... só nos lembrámos do nosso amigo da AC, e o problema (deles) foi que as pessoas podem ser quem menos se pensa. Fico por aqui, mas o casal não perdeu nada e os tais artistas ainda hoje pessoas de lá os recordam daquela tarde.

Se as pessoas se unissem mais e zelassem umas pelas outras, era tudo bem mais fácil para todos :wink:
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor Lealbino » quinta Oct 10, 2013 3:19 pm

Agora sim, sou oficialmente proprietário de uma Fiat Talento Hymer Camp 1.9 TD, fechámos o negócio e assinei os papéis há pouco. :P

Estou em "pulgas" para sair do trabalho e ir buscá-la ao stand, acho que aí é que vou poder conduzi-la à vontade e andar lá por dentro de "casa" a respirar naquele estado oficial de que ela me pertence.

Vou ter de tirar uns autocolantes (sei que o melhor seria com um secador mas não tenho tomadas perto, talvez tente com WD40), e mais uns pequenos detalhes, e imagino que passe a ser aquela fase de descoberta inicial, mas depois tento dar feedback mais completo. 8)


Uma vez mais obrigado a todos os que me ajudaram ao longo deste processo, e obrigado pela partilha das vossas experiências que me fizeram aprender bem mais rapidamente. Um abraço a todo(a)s
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor RMartins » quinta Oct 10, 2013 6:52 pm

Muito feliz por si, ainda bem que tudo correu bem e já é oficialmente sua! até parece que revivo a compra da minha primeira Ac :o :o
Tenho(temos) a certeza de que ira ADORAR esta experiencia, esta nova fase da sua vida.

Agora é aproveitar ao maximo!! Pé na chapa!!!
Aos poucos vai se aprecebendo do que lhe faz falta, não adianta sair por ai a comprar tudo e mais um pouco só porque se usa, pois o que é essencial para os outros a si pode não fazer qualquer falta.

Alguma duvida, estamos por aqui!!

Cumprimentos,
RMartins
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Re: Fiat Hymer Camp 1.9 TD - Últimas Verificações

Mensagempor RuckFules » quinta Oct 10, 2013 8:02 pm

Parabéns companheiro Lealbino.

Parabéns pela realização desse seu sonho. Sei bem como se deve sentir. Está a fazer 3 anos que me meti num avião de mochila às costas para ir buscar a minha à Alemanha. Um sonho que já tinha há anos! (Infelizmente privaram-me desse sonho durante metade do tempo que a tenho).
Recordo como se tivesse sido ontem os 2 milhares e tal de km que fiz com ela em direcção a casa. "É MINHA! Anda! Tudo funciona. Sonho realizado!" era o pensamento que me acompanhava naquela longa viagem de regresso a casa.

Espero que tudo lhe corra bem, que desfrute muito dessas viagens e estadias. Quem sabe um dia nos encontramos por aí, numa daquelas fugas de fim de semana.
Abraço
Carlos Marinho
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