Bateria de apoio da AC.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Bateria de apoio da AC.

Mensagempor Vet » quarta dez 07, 2005 12:44 am

Boas companheiros!!!

Estou a precisar de substituir a 2ª bateria da minha AC, e gostava que me informassem qual a melhor opcção a nível de marcas e potência.

Já ouvi falar em baterias de Gel, as quais são mais potentes que as normais, são de descarga lenta e não são muito grandes no que concerne ao tamanho físico das mesmas.

Sinceramente não conheço, e serve este meu post, para pedir aos mais entendidos o favor de me darem umas dicas acerca deste assunto.

Abraços!

Vet.
Avatar do Utilizador
Vet
 
Mensagens: 11
Registado: terça dez 06, 2005 11:44 pm
Localização: Algueirão-Sintra

Mensagempor Aleluia » quarta dez 07, 2005 1:39 am

Boa noite companheiro Vet.

Em relação à questão da segunda bateria, penso que não será necessário uma bateria de Gel, pois são extremamente dispendiosas.
Uma bateria normal de carro é suficiente. Eu tenho uma de 75Amp, que me dura à vontade para 3 dias.

De momento, ainda não tenho PAINEL SOLAR, mas estou pensando seriamente em vir a colocar, pois ficamos com uma manutenção indefenida, o que nos deixa mais descansados.

Cumprimentos:

Luis Aleluia.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Paulo » quarta dez 07, 2005 10:54 am

Vet,

O que é recomendado, não quer dizer que seja a mlhor opção, é que se a bateria estiver instalada dentro da célula é aconselhável a bateria de gel, porque as de ácido podem ter derrames ou libertação de gases tóxicos. Esta é a parte da segurança.

A parte da durabilidade, vem agora. A bateria de gel em princípio deverá ter mais durabilidade, porque admite maior número de descargas profundas (no entanto as mesmas são desaconselhadas). A bateria deve ter uma quantidade de carga residual mínima de 20%. As de gel têm também uma maior imunidade às vibrações.

Estas baterias são de carga/descarga lenta, pelo que são as indicadas para sistemas solares fotovoltaicos.

As baterias que compramos usualmente nos hipermercados são muito mais baratas, pois são normalmente adaptadas aos automóveis.

Penso que o mínimo que deveremos ter são 90Ah (idealmente 120Ah se saírmos de Inverno e tivermos muitas horas de TV ligada).

A lógica da maior parte das pessoas é: Enquanto compro uma bateria "de hipermercado" por 80€, as de gel custam-me quase 200, pelo que mais vale comprar mais vezes das mais baratas...

Eu tenho de origem da AC de GEL e quando trocar, irei colocar novamente de gel.

Podremos dar uma explicação mais técnica, mas penso que só vai confundir.


Uma abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor rui_martins » quarta dez 07, 2005 5:14 pm

Olá,

Começo por dizer que não tenho experiência pessoal e directa com o uso de baterias de gel...
As sucessivas auto-vivendas e auto-caravanas que fui tendo ao longo dos anos não utilizavam baterias de gel.
Num dos casos, optei na altura por uma bateria "especial" com características mais adequadas a processos de carga/descarga lentos e tenho que dizer que apesar de ter sido bastante mais cara do que as "normais" baterias de arranque, o seu comportamento foi muito bom ( sobreviveu sem qualquer tipo de problemas a duas descargas completas, fruto de ter deixado um equipamento ligado por esquecimento, e que só foram detectadas cerca de 3 semanas depois... Numa bateria "normal", estas situações significam invariavelmente o fim da sua vida... ).

De qualquer modo, gostaria de deixar aqui algumas notas sobre este assunto:

1 - De acordo com as especificações técnicas e construção, as baterias de gel estão melhor preparadas para uma utilização que envolva processos de carga/descarga lentos mas prolongados e para suportar períodos longos sem utilização. São também, geralmente, aptas a trabalhar em posições de elevada inclinação ( ou mesmo deitadas ! ) e apresentam melhor resistência às vibrações.

2 - Deve, contudo, ser tido em atenção que mesmo nas baterias de gel há modelos diferentes e para aplicações diferentes !
Umas são vocacionadas quase exclusivamente para enfrentar situações de descarga lenta durante largos períodos, enquanto outras suportam também situações em que é necessário fornecer correntes bastante elevadas durante períodos curtos.

3 - Convém ter ainda em consideração que as baterias de gel mais habituais ( por exemplo as Optima ou as EXide ), para além de serem consideravelmente mais caras dos que as habituais baterias de arranque para automóvel, têm ainda capacidades relativamente reduzidas ( normalmente têm capacidades entre os 50 Ah e os 75 Ah ).
É claro que também é possível instalar mais do que uma bateria ( desde que haja espaço e dinheiro... ) e, desta forma, ter potencialmente a capacidade que se quiser...

4 - Não passando de uma opinião meramente pessoal e que posso até vir a alterar se fôr caso disso, penso que na maioria dos casos a utilização de uma baterial "normal" ( as baterias de arranque para automóvel ) é perfeitamente satisfatória e, provavelmente, com melhor resultado em termos de relação "custo/benefício".


Um abraço amigo,
Rui Martins
Braga
Bürstner T615
rui_martins
 
Mensagens: 38
Registado: terça nov 15, 2005 6:46 pm
Localização: Braga

Mensagempor Vet » quarta dez 07, 2005 11:32 pm

Olá Companheiros!!

Desde já agradeço ao rui_martins ao Aleluia e ao Paulo pela atenção que tiveram em responder ao meu apelo.

Assimilei a informação que me deram e, deu para concluir que, mediante o uso que efectivamente dou á AC, e neste caso, o uso que a minha esposa dá ao televisor, talvez seja boa ideia comprar a bateria de Gel de 120 Ah.

Assim, e se algum companheiro souber informar-me onde posso adquirir a bom preço a mencionada bateria, na zona de Lisboa/Sintra ficaria muito grato mais uma vez.

Muito obrigado e abraços do

Vet.
Avatar do Utilizador
Vet
 
Mensagens: 11
Registado: terça dez 06, 2005 11:44 pm
Localização: Algueirão-Sintra

Mensagempor zecarso » quarta dez 07, 2005 11:49 pm

Companheiros.
Não podendo comparar os dois tipos de baterias, quero realçar que em tempos troquei a segunda bateria e comprei de gel, pois para além de muitos dos benefícios atrás descritos também não tem manutenção. Estou bastante satisfeito e a diferença para uma (marca Boa) das outras não era significativa.
Um abraço
zecarso
zecarso
 
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 14, 2005 11:01 pm

Mensagempor EMAN » sexta dez 09, 2005 4:36 pm

Boas

Tive uma AV e durante muito tempo usei só baterias de automóvel, e para o equipamentpo que tinha e uso que dava, era suficiente.

Agora na minha nova AC tenho a bateria auxiliar de automóvel c/ 95 Ah.
Durante as férias portou-se bem (por acaso tenho painel solar :) ) mas o agente quando da compra da dita, disse-me de que esta bateria tem comportamento que satisfaz.

Perante a questão que na altura lhe coloquei sobre as baterias de gel, o concessionário disse-me que segundo o ponto de vista dele o uso de uma bateria normal satisfaz, mas aconselha de 95 Ah para cima (isto sem placa solar, porque com esta então melhor).

Em relação à gel, o único inconveniente é o utilizador comprar uma bateria mais cara e será uma opção do mesmo. Aqui a única coisa que aconselha é tentar comprar em local c/ preço mais acessível, normalmente em concessionário de AC, e que é o caso da Camping2000.

Pessoalmente quando chegar a altura de comprar outra irei analisar o tempo que durou a que tenho, e conforme o seu tempo de duração, verei se mantenho o mesmo tipo de bateria ou não, analisando para isso quanto me custará uma gel.

Saudações rolantes e bom FS.
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 29 visitantes