Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor danibeja » quarta set 28, 2016 1:51 pm

Boa tarde,

Em relação á revisão do companheiro danibeja, o companheiro tem aí na foto uma peça da barra estabilizadora da suspensão dianteira, se a vai trocar, é porque sente alguma coisa na autocaravana. Poderia dizer o que o companheiro sente em andamento. Assim se acontecer com a minha já sei que peça precisa de levar.

Ainda estou com o mesmo problema, substituir os pendurais da barra estabilizadora não desapareceu o ruído que por vezes faz a passar em lombas e em locais onde a suspensão faça um curso maior... mas os pendurais originais tambem já não estavam em condições, e custaram apenas 7 € cada... ainda falta substituir os sino-blocos da barra estabilizadora que é muito provavelmente o que provoca esse barulho parasita, quando montei os amortecedores verifiquei todos os outros componentes, e como não vi nada anómalo segui para bingo, o que agora se veio verificar que foi errado........ mas na mecânica é mesmo assim, por vezes é por tentativas.....

Tou aqui com uma duvida, a chave sextavada do bujão, sabem dizer que numero é. Estava convicto que era uma numero 10mm, mas afinal não é, Deve sr uma 12mm ou 13mm, e por consequencia, não tenho maior que 10mm :), alguem sabe a medida exacta para não comprar á toa?

O meu jogo de chaves sextavadas interior é até à chave 12mm por isso deve ser essa a medida, recordo-me que tive que comprar uma chave sextavada de 14mm para mudar os discos, pois as peças de suporte das pinças têm dois parafusos com essas características, mas mudei os discos depois de fazer a retirada dos líquidos....

Acrescento que mudei também todo o liquido travões porque o original era DOT3 e passei para DOT4, esta operação teve que ser na totalidade pois os dois tipos de liquido de travões não são compativeis, tendo também lavado o copo com álcool........

Os parafusos das pinças de travões são freados com cola de roscas, usei a da Tangit ( http://loja.momel.pt/product.php?productid=26210 )

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: motor 3000 da fiat ducato

Mensagempor Luismbmp » quarta set 28, 2016 3:02 pm

danibeja Escreveu:Bom dia,

De forma nenhuma tive intenção de colocar em causa a sua palavra, mas efectivamente, os dados que tenho são contraditórios em relação aos seus...

O programa Autodata é reconhecido internacionalmente, e serve como base para as pequenas e grandes oficinas efectuarem as revisões programadas das marcas...

Em relação aos períodos de revisão, é mesmo muito estranho, pois existem verificações que tem que ser feitas (independentemente dos quilómetros) de dois em dois anos, e os óleos totalmente sintéticos tem validade de 2 anos, assim como é recomendável substituir liquido refrigerante de 2 em 2 anos...

É claro que não vamos fazer uma revisão só porque diz no papel, mas deve-se efectuar as revisões com conta peso e medida, mais de 3 anos sem efectuar revisão é exagerado ( na minha opinião )... mas cada um sabe do seu veiculo automóvel....

Grande abraço,

Danibeja




Boa tarde companheiro,
sabe, as nossas meninas andam sempre com peso, podem andar sem agua, sem bilhas do gáz, sem tralha nenhuma, só a celula, já é o bastante de andar quase nos 3000kgs ou mesmo acima dos 3000kgs. Quer isto dizer que com esse peso permanente, torna-se dificil de conseguirmos detectar de onde aparece certas folgas nas rodas dianteiras, porque como o companheiro disse, so faz em lombas, e quando a suspensão é mais utilizada. Esse sintoma quase sempre vem de alguma rotula da suspensão ou das borrachas dos triangulos. O mais chato é que a olho nu, quase sempre não se consegue ver se tem folga ou não. No caso das rotulas da suspensão, o fole pode estar em boas condições mas no interior pode ja estar estragado, e só se consegue ver quando se desmonta a peça. Ja as borrachas dos triangulos consegue-se ver se estão estragadas, se estarem gretadas, é sinal de estarem estragadas, mas o sintoma já é mais notorio, sente-se nos buracos, a travar, a acelerar, ja a rotula sente-se mais nas lombas, ou seja quando a suspensão sobe e desce.
Esse sintoma tinha a minha ex-iveco e era precisamente as rotulas da suspensão dianteira.

Obrigado pela informação da chave sextavada.

Abraço
Editado pela última vez por Luismbmp em quarta set 28, 2016 5:08 pm, num total de 1 vez.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor Luismbmp » quarta set 28, 2016 4:58 pm

Boas,
pronto confirma-se o numero 12 da chave sextavada para o bujão do carter de uma fiat ducato modelo 244, 2.8jtd.

Para quem quizer mudar o oleo da vossa autocaravana fiat ducato já não tem que perder tempo á procura do numero da chave para abrir o bujão :)


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor danibeja » quarta set 28, 2016 9:20 pm

Boa noite,

Esse sintoma quase sempre vem de alguma rotula da suspensão ou das borrachas dos triangulos. O mais chato é que a olho nu, quase sempre não se consegue ver se tem folga ou não. No caso das rotulas da suspensão, o fole pode estar em boas condições mas no interior pode ja estar estragado, e só se consegue ver quando se desmonta a peça. Ja as borrachas dos triangulos consegue-se ver se estão estragadas, se estarem gretadas, é sinal de estarem estragadas, mas o sintoma já é mais notorio, sente-se nos buracos, a travar, a acelerar, ja a rotula sente-se mais nas lombas, ou seja quando a suspensão sobe e desce.


Quando mudei os amortecedores tirei triângulos e as rotulas de direcção, e estavam demasiado bons para produzir aquele barulho... daí continuar desconfiado que será da barra estabilizadora.

Mas de qualquer forma é rápido e barato tirar as dúvidas....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor Luismbmp » quarta set 28, 2016 9:47 pm

Então se todas essas peças que mencionei estão em boas condições, veja então os casquilhos da barra estabilizadora.
Eu não sei onde se encontram, ainda sou novato com a fiat ducato, não sei onde estão localizados.
O que noto entre a ex-iveco e a fiat ducato, a ex-iveco tinha espaço abundante debaixo do motor, conseguia-se ver tudo, na fiat ducato, acho os componentes mais juntos e compactos, temos que fazer mais ginastica para chegar a certos componentes.
A mudança da correia de distribuição + correia do alternador + bomba de agua, foi um castigo, não digo da correia dentada, mas esta bomba de agua, para saca-la foi um castigo, está acopolada ao apoio do motor, temos que desmontar o apoio e como a bomba de agua está atras do motor, fez-se uma ginastica tremenda. Daqui a longos anos é que se volta a mexer na bomba de agua :)
Por isso a ex-iveco para fazer manutenção era um espectaculo, bastava 4 parafusos para tirar o radiador para fora e a grelha da frente, e tinha a frente toda aberta para aceder a tudo.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor fluis » quinta set 29, 2016 8:45 am

Bom dia,

A minha também fazia alguns barulhos vindos da suspensão traseira, primeiro levou os pendurais da barra estabilizadora, e os ruídos ficaram mínimo, para além disso o que costumo fazer é colocar um pouco de massa consistente entre as laminas da mola e o ruído do ranger reduz-se, costumo colocar o macaco hidraulico na parte da mola e o subir até as folhas se abrirem na parte de trás e depois inverto, faço essa operação uma vez por ano, e as molas ficam mais silenciosas, há só que ter o cuidado da massa não apanhar as borrachas já que as afecta.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor jfneves » quinta set 29, 2016 10:25 am

Bom dia,

Por vezes também tenho esse problema do ruído nas molas traseiras. Faço o mesmo tratamento que descreveu o companheiro fluis e o barulho desaparece completamente.

Um certo dia vinha em estradas secundárias do Alentejo, tendo visitado o Pulo do Lobo em estrada de macadame, logo com muito pó, o dia com temperaturas muito elevadas, começando a suspensão a fazer um ruído deveras enervante. Sendo sábado, parei junto a uma oficina, mas como estavam fechados, tive a sorte do dono ter lá ido naquele momento. Não podendo executar o serviço, que seria colocar massa consistente nas molas, deu-me uma opinião deveras interessante que aqui deixo para informação de todos e que deu muito bom resultado, não eliminando totalmente o ruído mas quase, e como situação de emergência: com uma mangueira molhar o mais possível as molas e os sinoblocos da suspensão e barra de torção se a houver.
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: Propriedades Óleo-Intervalo de Manutenção

Mensagempor Luismbmp » quinta set 29, 2016 11:11 am

jfneves Escreveu:Bom dia,

Por vezes também tenho esse problema do ruído nas molas traseiras. Faço o mesmo tratamento que descreveu o companheiro fluis e o barulho desaparece completamente.

Um certo dia vinha em estradas secundárias do Alentejo, tendo visitado o Pulo do Lobo em estrada de macadame, logo com muito pó, o dia com temperaturas muito elevadas, começando a suspensão a fazer um ruído deveras enervante. Sendo sábado, parei junto a uma oficina, mas como estavam fechados, tive a sorte do dono ter lá ido naquele momento. Não podendo executar o serviço, que seria colocar massa consistente nas molas, deu-me uma opinião deveras interessante que aqui deixo para informação de todos e que deu muito bom resultado, não eliminando totalmente o ruído mas quase, e como situação de emergência: com uma mangueira molhar o mais possível as molas e os sinoblocos da suspensão e barra de torção se a houver.



Bom dia, pode molhar para tirar todo aquele pó, depois de andar um pouco com a AC, e já estar tudo seco, é meter um pouco de bala nas molas, fica descançado para o resto das ferias, depois pode efetuar esse trabalho como o companheiro fluis mencionou.

Na minha AC o que não pode faltar é um tubo de cola e veda, uma lata de wd-40, fusiveis, braçadeiras, uma chave estrela, um alicate e um conjunto de roquete :)

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes

cron