Ajuda baterias AGM

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda baterias AGM

Mensagempor caraujo » sábado dez 03, 2011 12:15 pm

Bom dias Companheiros,

Tenho uma Autocaravana com 2,5 anos e últimamente tenho verificado algo de estranho no comportamento das minhas baterias, pois não sou de muito consumo energético (muitas horas de TV, pôr tudo e mais alguma coisa a carregar, pouco uso do conversor e nem luzes acessas toda a noite, etc) e quando acordo de manhã o painel de instrumento está a reclamar valores de bateria muito baixo...11V e picos.

Com o painel solar, que tenho montado, e quando ligo o painel de controlo encontro valores de baterias a rondar os 13,8V---13,6V, e depois de ligar o circuito de luzes e da bomba de água, rápidamento desço para valores de 12V e picos...e colocando o painel de controlo, na função "consumo" apresenta valores de -2,5A, mas o facto é que não tenho nada ligado nesse instante, que justificasse esse consumo, pois isto é com todos os aparelhos eléctricos desligados.

Já agora tenho duas betrias AGM Autosil Série EE de 100Ah cada uma, o que acho que me devia fornecer energia sem quaisquer problemas, para o tipo de consumo que faço.

Se algum colega me poder dar uma dica, do que poderei verificar ou controlar, para uma melhor análise do problema agradeço.

Um grande abraço,

Carlos
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor alexandrechora » domingo dez 04, 2011 1:06 pm

Boas a todos

Companheiro Caraujo, o problema é que tem um sistema electrico continuamente a consumir, mesmo desligado no interruptor, ou seja deverá existir uma passagem á massa ou um relé/circuito que deixou de funcionar.... é daquelas avarias que pode dar muito trabalho resolver..... espero que não...

Comece por tirar fusivel a fusivel de cada circuito e ir consultando se o consumo dos 2,5ah termina na totalidade ou em parte. Apartir daqui é verificar apenas o circuito que lhe origina o consumo, parece fácil mas não é... se quiser pode telefonar-me que tentarei ajuda-lo á distancia....

Cumps e bom trabalho e pressistência........ mas ataque o problema o quanto antes senão as AGM vão-se.... elas tem grande resistência a ciclos profundos mas também têm limites....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor caraujo » domingo dez 04, 2011 3:35 pm

Boas Alexandre,

Obrigado pela ajuda.

Vou tentar atacar o problema durante a próxima semana, para aproveitar o facto de estar em casa de férias.

Se me fornecer o seu número de telemóvel (por MP) agradeço, pois assim posso entrar em contacto consigo já hoje e tentar "atacar" o problema já amanhã de manhã.

Mais uma vez obrigado.

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor Gomes de Sousa » segunda dez 12, 2011 11:28 pm

A todos os Companheiros:

A bateria da célula da minha autocaravana, este fim de semana, começou a fumegar e aqueceu demasiado. Pelo que me é dado deduzir, entregou a "alma ao criador". Um amigo, também autocaravanista, diz-me que há baterias próprias para autocaravanas, barcos, etc. Aconselhou-me a comprar uma de 100 Ah, (a que estava instalada tinha 105 Ah e era de ácido. Tenho ouvido falar de bateria de Ácido, Deepcycle, Gel, AGM. Como não percebo nada, alguém me pode aconselhar o que devo comprar, para não gastar dinheiro mal gasto?
Obrigado a todos pela ajuda.
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor alexandrechora » segunda dez 12, 2011 11:57 pm

Boas a todos

Companheiro Gomes antes de mais é preciso perceber porque aqueceu a bateria e eliminar a origem do problema, por exemplo o alternador pode estar a carregar demasiado e o dispositivo de corte de corrente estar avariado, ou falta de electrolito da bateria ou regulador de carga solar avariado, ou... ou.... muitas coisas podem acontecer e tem de ser resolvidas antes de investir numa bateria, o melhor é ligar-me. De qualquer forma se tem de gastar dinheiro é numa bateria AGM de 2ªa geração, mas precisa de ter painel solar e regulador com ajuste de voltagem de carga. Uma Bateria AGM de 105 ah é cerca de 210eur, é o topo e ainda não existe á venda em Portugal e quando cá chegarem, o preço vai...... especulativo claro.....

Ligue-me se necessitar de mais esclarecimentos

cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor caraujo » quarta dez 14, 2011 10:14 am

Bons dias Companheiros,

Tenho andado com muito pouco tempo para vir ao Fórum, e por isso ainda não tinha postadao as novidades sobre o meu problema.

Após uma manhã bem passada com o Alexandre (um grande bem haja a ele) e depois de uma série de testes, executados por ele, fica o diagnóstico:

-o regulador de carga do painel solar não é apropirado às minhas duas baterias de AGM de 100Ah cada, ou seja, o regulador montado de fábrica é para baterias de ácido ou de gel, e por isso nunca deixam passar os tais 14,5V que as estas baterias precisam. Não sendo isto suficiente, vinha regulado, de fábrica, para ácido e por isso, para uma com uma voltagem ainda inferior;
----Solução: colocar um regulador digital, que me permite ajustar os valores de carga, debitados pela energia solar, para valores mais apropriados a estas baterias. Desta forma aumento a carga disponível no dia a dia, e mais importante, aumanta-se a longividade das baterias.

-o painel solar, que tenho montado, é insuficiente, para o "apetite" de energia das duas baterias;
----Solução: colocar mais um painel solar igual ao que já está montado. Aqui surge um problema, pois não tenho muito espaço disponível no tejadilho, devido às claraboias existentes (4), ao painel já montado e o local que quero reservar para montar uma futura antena parabólica. Desta forma o Alexandre procurou e já encontrou uma possível solução no mercado, pois em fez de um painel igual, passo a montar um mais pequeno e que se ajuste ao espaço existente.

-as baterias...ai e as baterias...bem após os testes, concluiu o Alexandre que elas estão de boa saúde, só precisam é de começar, aos poucos e poucos, receber um pouco mais de carga....sendo para isso fundamental o tal novo regulador digital.

Fico desta forma muito mais descansado, pois não preciso de substituir baterias!

O Alexandre vai ainda fazer o favor de encomendar o material necessário, para num futuro próximo se executar as montagens.

Muito obrigado ao companheiro Alexandre, pois permitiu-me diagnosticar, com eficiência, a "doença" e também apresentar o "remédio" para o problema.

Um grande abraço e viva o espírito de entre ajuda dos companheiros autocaravanistas.

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor Gomes de Sousa » segunda dez 19, 2011 10:24 pm

Companheiros:

As baterias AGM (célula) precisam de algum regulador especial, sinalizador, ...(o que quer que seja) quando ligadas ao painel solar? Pergunto isto porque, ao que tudo indica, a bateria da minha célula "foi-se", e, agora, aconselham-me em colocar uma AGM. O que vejo no interior da minha autocaravana, é simplesmente um indicador com três leds (verde, amarelo e vermelho). Ou devo pôr uma bateria de ácido igual à que trazia? Agradeço desde já a todos, e todos os conselhos e ajudas possíveis. Obrigado.

Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor calexandre » terça dez 20, 2011 4:59 pm

Gomes de Sousa Escreveu:Companheiros:

As baterias AGM (célula) precisam de algum regulador especial, sinalizador, ...(o que quer que seja) quando ligadas ao painel solar? Pergunto isto porque, ao que tudo indica, a bateria da minha célula "foi-se", e, agora, aconselham-me em colocar uma AGM. O que vejo no interior da minha autocaravana, é simplesmente um indicador com três leds (verde, amarelo e vermelho). Ou devo pôr uma bateria de ácido igual à que trazia? Agradeço desde já a todos, e todos os conselhos e ajudas possíveis. Obrigado.

Gomes de Sousa



Estou na mesma situação que o colega.
Penso que o regulador que tem é para baterias ácidas ( carrega a 13,80 Volts ), vai ter que comprar um
que faça a carga a 14,80 Volts ( baterias AGM ).
A pessoa indicada para confirmar esta situação é o Sr. Alexandre Chora, que quando vir este " post ", irá
se prenunciar..., pois o pessoal agradece........

Carlos Alexandre
Cumprimentos

Imagem
Avatar do Utilizador
calexandre
 
Mensagens: 718
Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm
Localização: Maceira/Leiria Capital da Poeira e da Pedrada

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor alexandrechora » terça dez 20, 2011 9:35 pm

Boas a todos

Todos os equipamentos para funcionarem correctamente e terem a vida util esperada indicada pelo fabricante, devem ser utilizadas correctamente e cumprindo determinados requisitos.... As baterias não são excepção.... então aqui vai a voltagem de carga (floating) de acordo com os diversos tipos de baterias:

1 - Bateria de Acido normal com ou sem manutenção (baterias de Arranque) 13,7volts (13,6 a 13,9volts) só disponibilizam cerca de 50% dos amperes indicados pelo fabricante, ou seja uma bateria deste tipo de 100ah, só são utilizaveis cerca de 50ah.

2 - Bateria de Acido de Ciclos profundos vulgarmente designada Deepcycle, com ou sem manutenção (baterias solares ou de lazer) 13,7volts (13,6 a 13,9volts) só disponibilizam cerca de 50% dos amperes indicados pelo fabricante, ou seja uma bateria deste tipo de 100ah, só são utilizaveis cerca de 50ah. No entanto para o uso em autocaravanismo, o seu desempenho é melhor porque vão disponibilizam a energia de forma mais lenta, dando a sensação de maior desempenho que as anteriores, e na realidade até sim, servem melhor a nossa utilização, também suportam melhor a descarga profunda.

3 - Bateria de Acido Gel, sem manutenção (baterias de Gel) 14,2volts (14,1 a 14,3volts) disponibilizam cerca de 60% a 70% dos amperes indicados pelo fabricante, ou seja uma bateria deste tipo de 100ah, são utilizaveis cerca de 60 a 70ah. No entanto não recomendo a instalação destas baterias a ninguém, porque frequentemente a temperatura ambiente superam os 30 graus Centigrados e neste caso o desempenho é pior que as anteriores. Também porque são baterias sensiveis a cargas muito fortes com muitos amperes envolvidos e muitas deterioram-se com muita facilidade, muito honestamente não são opção para o nosso clima e para o uso que a maioria dos Acs lhe dão....

4 - Bateria de Acido AGM 1ª Geração, sem manutenção (baterias AGM ou secas) 14,5volts (14,4 a 14,7volts) disponibilizam cerca de 90% dos amperes indicados pelo fabricante, ou seja uma bateria deste tipo de 100ah, são utilizaveis cerca de 90ah. Isto é excelente, resiste a temperaturas elevadas 60ºC, assim como temperaturas negativas -30ºC. Obrigatoriamente requerem uma carga por painel solar com um regulador de carga Programavél para terem uma esperança de vida util entre os 8 a 10anos. Podem ser montadas em qualquer posição, porque não libertam qualquer tipo de gás ou electrolito. Apenas têm uma limitação são de descarga lenta e de pico apenas disponibilizam 80ah.....

5 - 4 - Bateria de Acido AGM 2ª Geração, sem manutenção (baterias AGM starter) 14,8volts (14,7 a 14,9volts) disponibilizam cerca de 90% dos amperes indicados pelo fabricante, ou seja uma bateria deste tipo de 100ah, são utilizaveis cerca de 90ah. Isto é excelente, resiste a temperaturas elevadas 60ºC, assim como temperaturas negativas -30ºC. Obrigatoriamente requerem uma carga por painel solar com um regulador de carga Programavél para terem uma esperança de vida util entre os 8 a 10anos. Podem ser montadas em qualquer posição, porque não libertam qualquer tipo de gás ou electrolito. Não têm a limitação das anteriores podem fornecer de pico 800 a 900ah... ou seja podem ser utilizadas também como arranque mantendo todas as vantagens das anteriores. Simplesmente fenomenal e isto é o futuro, os carros topo de gama Ferrari, Porches, já utilizam estas baterias e os seus alternadores debitam cerca de 15volts ao contrário dos nossos que debitam cerca de 14volts. Ou seja temos de ter obrigatoriamente painel solar e regulador computorizado para estas baterias poderem exteriorizar o seu potencial.... ainda não existem á venda em Portugal e custam cerca de 200eur vindas da Alemanha..... Já existem a circular entre nós cerca de 8 baterias destas umas de 105ah e outras de 90ah, iniciei os testes á cerca de 3meses, e até agora nada a apontar de limitativo.

Dúvidas!!!!!!!!

Cumps, não é falta de vontade para postar é o tempo disponivel nesta fase....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor mirsa » quarta mar 13, 2013 12:23 pm

Companheiro Alexandre,

Depois de ter falado consigo ao telefone e continuando o processo de decisão sobre que bateria comprar, fui por acaso ao site da Autosil para verificar as medidas da bateria que eu tinha.
Entretanto reparei nas folhas das caracteristicas da bateria (como lhe disse tinha uma deepcycle Leisure de 110ah http://media.wix.com/ugd//a56f3a_5f567a ... 77c1d1.pdf) que a tensão de carga que eles aconselham é entre 14.0 e 14.8 V.
Procurei então este tópico onde me lembrava de ter visto referido as tensões de carga das diferentes tecnologias. De facto este valor não corresponde ao que o Alexandre tinha referido aqui. O meu objectivo não é, logicamente, criticá-lo mas apenas trazer isto a discussão porque talvez não possamos generalizar estes valores mas verificar caso a caso com o fabricante de cada bateria.
Entretanto, para o meu caso isto poderia ser um bom sinal, porque poderia significar que o mesmo regulador que carregava a bateria deepcycle poderia carregar uma AGM.
Ainda não tive oportunidade para confirmar a tensão de carga do meu regulador mas suspeito que se passe o contrário, ou seja, provavelmente a minha bateria deepcycle teve a sua vida encurtada por o regulador não a carregar com a tensão recomendada pelo fabricante.
Deixo a discussão aberta para se este meu raciocínio estiver errado e deixo também o alerta para quem tiver uma bateria deste modelo confirmar a tensão de carga do regulador.
mirsa
 
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 07, 2012 2:01 pm
Localização: Oeiras

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor alexandrechora » quarta mar 13, 2013 6:56 pm

Boas a todos

Companheiro Mirsa, a voltagem de carga das baterias dependem do tipo e das indicações do fabricante, existem sempre as excepções á regra naturalmente, no seu caso o fabricante aconselha a tensão de carga entre os 14 e os 14,8volts, atenção que este intervalo de carga pode ser o utilizado para fazer a equalização dos vasos e acontece durante um determinado e limitado periodo de tempo 10minutos, 30minutos, não mais que isso.... Agora a carga de standby deve andar pelos 14volts tavez até aos 14,2volts não mais que isso, porque caso contrário, acontece a evaporação do electrolito acima dos 14,4 volts esse processo é evidente e a sua bateria é Deepcycle, mas não é excepção e em tudo é igual a todas as outra baterias deepcycle.... Muitas vezes a bateria do motor e da célula, avariam, porque o controlador de carga do alternador, deixa passar uma tensão mais alta, e a longo prazo rebenta com as baterias, ou seja o electrolito ferve e evapora-se, libertando hidrogénio e alguns gases sulfatados que são extremamente perigosos....

O fabricante da sua bateria quando indica o limite máximo de 14,8volts é concerteza para climas com temperaturas negativas, para compensar as perdas devido á baixa temperatura e evitar o congelamento do electrolito, mas isto é um caso muito especial, e não corresponde ao nosso caso.... Por isso é que os bons reguladores solares fazem a carga com compensação de temperatura e aumentam e baixam a tensão de carga das baterias.....

Portanto se o seu alternador e regulador solar faz 14 volts, está tudo ok e não foi daí que a sua bateria morreu..... se a carregasse a 14,8volts teria morrido muito mais cedo, mas acredite no que quiser....

As baterias das ACs morrem prematuramente por desconhecimento ou negligência do proprio autocaravanista, que quer tirar mais da bateria do que ela tem para dar, ou seja faz descargas muito profundas, e geralmente a carga de recuperação é tardia originando a sulfatação da bateria, muito tenho experimentado e concluo que a longevidade das baterias está directamente relacionado pelo respeitar a voltagem de utilização da bateria que se situa até os 12 volts, quando estamos a utilizar a bateria e ela baixa abaixo dos 12volts, estamos a matá-la aos poucos e a tirar-lhe ciclos de vida..... Por outro lado a longevidade da bateria está na recuperação e manutenção de carga e isto acontece com potencia solar.....
Todas as baterias deveriam atingir a carga máxima uma vez por dia, e na minha opinião na gama da sua bateria Deepcycle não deverá ultrapassar os 14- 14,2volts para uma temperatura ambiente de 25graus.

Espero o ter esclarecido

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor vitor » quarta mar 20, 2013 9:55 am

Se, numa de poupança, comprar uma bateria normal de 90 ou 95 amp para a célula, ela não terá uma longevidade semelhante às deep cycle ou AGM (a actual, normal, ainda activa, dura já há 6 ou 7 anos)?
Bem sei que terei que ter um consumo menos exigente, mas tenho já vários pontos de iluminação com lâmpadas led de 2w. O grande consumidor continuará a ser a bomba de água (e o ventilador do Webasto, mas apenas no Inverno).
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor maisalentejo » quinta mai 09, 2013 5:44 pm

BOA TARDE A TODOS
SE PUDEREM ESCLARECAM-ME O SEGUINTE:
É POSSIVEL OU NÃO CARREGAR A BATERIA AGM COM O NOSSO PAINEL SOLAR QUE OUTRORA CARREGAVA A BATERIA DE ACIDO?

TEMOS DE ALTERAR ALGUMA COISA NA INSTALAÇÃO DA NOSSA AUTOCARAVANA?

OBRIGADO
O Autocaravanismo é uma forma de descobrir, partilhar e crescer...
Avatar do Utilizador
maisalentejo
 
Mensagens: 68
Registado: terça ago 24, 2010 9:07 am

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor Ricardohiena » terça Oct 03, 2017 9:49 am

Olá bom dia amigo, gostava de tirar umas dúvidas, tenho uma autocaravana van uma Fiat ducado, mas a bateria que trás e agm mas de 50ah , gostava de por um painel solar mas como tejadilho tem pouco espaço para tudo queria por um de 140w máximo acho eu que chega??e depois a bateria troco a que está ou ponho outra ficando com duas? Agradeço ajuda obrigado.
Ricardohiena
 
Mensagens: 12
Registado: terça mai 17, 2016 4:13 pm

Re: Ajuda baterias AGM

Mensagempor danibeja » terça Oct 03, 2017 10:15 pm

Boa noite,

Apesar de tarde, para o companheiro Maisalentejo aconselho a colocar um controlador solar MPPT pois um controlador de carga PWM pode não carregar a/s baterias correctamente e provocar danos na/s bateria/s .

Para o companheiro Ricardohiena aconselho a ter cuidado com os paineis com dimensões superiores a 90W pois costumam ser frágeis e ovalizar, logo ficam em avaria em algumas células... os paineis de 140W nas ACs devem ser reforçados quando novos, colocando uma cantoneira ao centro colada com cola e veda e colocar seis apoios...... mesmo assim se puder comprar um bom painel de 90/100W pode ficar muito melhor servido....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes