Boas a todos
Aqui fica as conclusões de 8 anos de experiência a instalar e utilizar chips de potência em ACs... Se em 2010 existia alguma margem para duvidas, hoje tenho certezas e conclusões:
Conclusões:
1- O chip de potencia que utilizo e tenho montado a muitos companheiros, tem uma reprogramação especifica para baixos e médios regimes de motor. Não é um chip modelo que se pode adquirir na net.
2- Nem todos os chips são iguais, uns podem entrar exageradamente na margem de segurança do motor, outros podem ter um poço de resposta entre o carregar no acelerador e o acelerar. Outros podem estar mais vocacionados para velocidade e desempenho e só o condutor notar a diferença do meio pedal para baixo, o que não interessa a quem conduz uma AC...
3- O Chip adequado para uma AutoCaravana, deve mostrar o seu desempenho em binário a baixos regimes e economia. Neste caso sente se a diferença desde as 1200rpms até cerca das 2800rpms. É precisamente a faixa de utilização de um motor de uma AC em estrada... O que me interessa? se um chip mostra o seu desempenho apartir das 3500 ou 4000 rpms... simplesmente não interessa, porque não utilizo esses regimes em AC...
4- O que se deve esperar de um chip? Poder rodar em estrada em 5ª ou 6ª velocidade apartir dos 50 a 60Kms/h sem ter necessidade de recorrer á caixa de velocidades para subir ou ultrapassar. basta carregar no pedal.
5- Economia e consumos, pelo feed back que tenho dos companheiros com estes chips instalados, a economia varia entre 0,5L a 2litros... Sendo que as Acs perfiladas tem menores economias e as ACs Capucine com as maiores, existindo relatos de companheiros 3 litros de economia, tendo estes consumos sem chip de 15l e passaram para uma media de 12l... Ainda assim afirmo que 2l de economia em ACs de capucine é o que deve ser esperado..
6- Velocidade de ponta, aumenta em todas as ACs em 20 a 30Kms/h... Existe um companheiro nosso que não vou identificar que tem uma 2.8jtD que já marcou em recta 170kms/h... Segundo ele experiência a não repetir porque foi devida a uma situação de emergência... Na minha modesta opinião nem sei como o capucine não voou... Atenção ao seguinte, este chip não está vocacionado para melhorar a velocidade de ponta, no entanto este é o real desempenho... Neste caso não existe economia e o consumo aumenta...
7- Justifica se o investimento num chip, sem duvida... depende da economia real verificada, mas entre 5000 a 20000kms percorridos o chip está pago... E o prazer e a experiência de condução é totalmente diferente, com ou sem..
8- Este Chip demonstrou ser totalmente seguro, ninguém teve qualquer avaria devido á utilização do chip, em 8anos e muitos instalados em companheiros aqui do forum, ninguém teve qualquer avaria no chip ou devido ao chip..
9- Grau de satisfação do utilizador Chip, deve rondar os 99%, acrescento que existiram companheiros que trocaram de AC e já instalei chips nas novas máquinas de 2016.
10- Todos os argumentos que utilizei ao longo destes 8 anos de post, considero válidos e reforço, que prefiro este Chip a qualquer reprogramação de centralina, seja ela feita por um especialista ou um mero curioso e neste ultimo caso nem sequer arriscaria...
Esta experiência tem como base todos os motores da gama Fiat JTD desde 2001 a 2016.
Cumps a todos, qualquer duvida disponham...